Total de visualizações de página

sábado, 18 de junho de 2022

Lição 13 - Um Novo Céu e uma Nova Terra

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE

                            

Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.

Introdução

Nesta Lição vamos estudar o Texto de Apocalipse 21:1-4, vejamos :
1 - E Vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4 - E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

1 - A Vontade Perfeita de Deus

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso conhecimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2)

Qual era a boa, agradável e perfeita vontade de Deus quando o ser humano foi criado na terra ?
Deus criou o homem com uma mente cujo pensamento estava voltado para o bem em um mundo agradável e perfeito. A vontade de Deus é que o homem vivesse em um mundo prospero, com segurança e justiça, um mundo sem guerras e os povos vivessem em paz.
Havia uma condição para que o ser humano experimentasse a boa, agradável e perfeita vontade de Deus; a condição era que de todos os frutos de todas as árvores se podia comer, exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal: "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gn 2,16-17).
Deus não deixou registrado na Bíblia Sagrada o motivo de ter colocado a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim, o interessante é que Deus colocou esta árvore no meio do jardim juntamente com a árvore da vida. Enquanto uma resultava em morte a outra resultava em vida. Deus criou o ser humano com a liberdade de fazer escolhas. Quando Eva e Adão desobedeceram a ordem de Deus "da árvore do bem e do mal, dela não comerás" eles saíram da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A partir de então o ser humano passou a ter o seu pensamento dividido entre o bem o mal, Satanás conseguiu enganar o homem como sempre fez. Resultado: O ser humano passou a sofrer da morte física, perdeu a comunhão com Deus (morte espiritual), passou a ser dominado pelo pecado, passou a enfrentar as enfermidades, e por diversos fatores, acabou-se o mundo de prosperidade, segurança, justiça e paz.

Quando a pessoa aceita Jesus como seu Salvador pessoal, Ele resgata e transforma, faz uma mudança radical, completa no seu interior para o exterior, renova a mente da pessoa e ela passa a experimentar boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Todavia, Em Apocalipse 21 e 22, ao estudarmos podemos aprender que Deus estabelecerá algo muito mais além para todos os que aceitarem o seu plano de Salvação e forem salvos: 

1) Um Novo céu e uma Nova Terra
2) A Formosa Jerusalém Celestial

Tudo o que temos hoje, o céu, a terra e o mar desaparecerão, e Deus criará um novo céu e uma nova terra. Nos dará um lugar agradável, prospero, com segurança, com justiça e paz; um lugar onde sua boa, agradável e perfeita vontade se estabeleça entre nós de forma PLENA, como foi almejado no Éden.

Vamos nos situar no conteúdo escatológico ?
Pois bem nas lições 1 até 10 estudamos a figura abaixo, que vai do arrebatamento da Igreja de Cristo até a Volta Gloriosa de Cristo, bem como a batalha do Armagedom:


Da Lição 11 até 12 podemos identificar graficamente do número (1) até (4) onde estudamos: O Julgamento das Nações, O Milênio, a Batalha de Gogue e Magogue e o Juízo do Grande Trono Branco.
Nessa Lição 13 desta semana, vamos falar sobre um novo céu e um nova Terra, identificada graficamente no número (5) e (6) abaixo:


1.1 - Novos céus e Nova Terra
Ao apóstolo João, foi revelado um novo céu e uma nova terra:
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Ap 21.1)
Ao Apóstolo Pedro também foi revelado que o céu e a terra que conhecemos se desfará:
"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios." (2Pe 3.7)
"Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão" (2Pe 3.10)
"aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em  fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (2Pe 3.12-13)
Jesus também afirmou:
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Mc 13.31).
Ao Profeta Isaías for revelado também que o céu e a terra que habitamos se desfarão:
"Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra de baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como uma veste, e os seus moradores morrerão como mosquitos; mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada" (Is 51.6)


1.2 - As Primeiras Coisas são Passadas
A leitura bíblica em classe (Ap 21-1-4) e os versículos que acabamos de ler no subtópico anterior, deixa bem claro para nós: Deus não vai renovar ou restaurar os céus e a terra, Deus vai criar tudo de novo:
"Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão" (Is 65.17)
Esequias Soares: O velho mundo vi desaparecer por causa da sua contaminação; os céus e a terra não poderão resistir à santidade e à gloria de Deus: "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles (Ap 20.11). O universo físico não se susterá  diante da pureza, santidade e glória daquele que está assentado sobre o trono[ 7]

"E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas." (Ap 21.4)
Jesus venceu o Anticristo, o falso profeta e Satanás, e agora derrotará por definitivo o último inimigo do homem: A Morte
"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (1Co 15.54)
Habitaremos para sempre com Jesus Cristo:
"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus." (Ap 21.3)

1.3 - Promessa ao que Vencer
Todos os aspectos da bênção celestial são para os crentes fiéis, para os vencedores em Cristo; Somente os tais participarão :
1 - Do Arrebatamento da Igreja de Cristo
2 - Do Tribunal de Cristo (Galardão)
3 - Das Bodas do Cordeiro
4 - Do novo céu e da nova terra
5 - Da Cidade Celestial (Nova Jerusalém)

Abaixo, mais algumas promessas para os vencedores em Cristo:

"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus" (Ap 2.7)
Adão e Eva foram desobedientes, e escolheram satisfazer sua própria vontade em vez da vontade de Deus, ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal,  o pecado entrou no mundo. Se eles tivessem comido do fruto da árvore da vida, ao qual não foram proibidos de comer, teriam recebido a vida eterna. Agora, Jesus Cristo promete ao que vencer de comer da árvore da vida e viver eternamente com Ele. 
Grandes coisas Deus tem preparado para os vencedores:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o receber" (Ap 2.17)

"E ao que vencer, e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz às igrejas. (Ap 2.26-28)

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (Ap 3.5)

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." (Ap 3.12)

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu Trono" (Ap 3.21)


2 - Uma Advertência para Nós
Neste tópico Pr. William Barros ressaltar o alerta feito por Jesus Cristo na sua revelação ao apóstolo João mencionando os que não herdarão o Reino de Deus:
"Mas, quanto aos tímidos, e os incrédulos, e os abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é segunda morte." (Ap 21.8)
"Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Ap 22.15)
Entremos pelo caminho estreito, pois a vontade de Deus é que ninguém se perca: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2Pe 3.9)

Na nossa revista Betel Dominical, o comentarista define para nós quem são os tímidos, os incrédulos, os abomináveis, os Assassinos, os Impuros, os Feiticeiros, os idólatras e os Mentirosos mencionados nos versículos Ap 21.8,15. Estaremos nos subtópicos tendo a oportunidade de enfatizar cada um deles para os alunos. Nosso Slide traz um resumo dessa definição para facilitar sua abordagem através de recurso visual.

2.1 - Tímidos, Incrédulos e Abomináveis
Quero aqui apenas deixar a definição de Albert Barnes para complemento ou para melhor entendimento, se é que já não tem ficado claro:
Tímidos : Em outras traduções "medrosos" denotam aqueles que não tinham firmeza em ousar manter seus princípios professados, ou que tinha medo de se declarar amigos de Deus em um mundo perverso. Eles contrastam com aqueles que "vencem" (Ap.21:7)
Incrédulos: Aqueles que não têm fé verdadeira; infiéis declarados; infiéis no coração; e todos os que não têm a fé sincera do evangelho. São aqueles que não creem e não se arrependem.
Abomináveis: O que é abominável excita nojo, se refere a todos os que são detestáveis por causa de seus pecados; são todos aqueles cuja conduta é ofensiva a Deus. Inclui aqui os que praticam todos os tipos de vícios detestáveis. São aqueles que Deus abandonou às concupiscências bestiais, que se degradaram além dos animais, que inverteram toda a ordem da natureza. Adam Clarke destaca que a idolatria produziu todos os tipos de impurezas, os deuses idolatrados pelos romanos como Jupíter, Marte, Vênus ... eram adúlteros, fornicários e prostitutas do tipo mais infame. [5]

2.2 - Assassinos, Impuros e Feiticeiros
Assassinos: Para Adam Clarke, são aqueles que tiram a vida do homem por qualquer causa e aqueles que odeiam um irmão em seu coração.
Impuros: Para John Gill, são aquelas pessoas que se entregam a concupiscências impuras, fornicação, adultério e toda a lascívia. 
Feiticeiros: Para Adam Clarke, Feiticeiros são pessoas que, por drogas, filtros, fumigações, etc., fingem produzir efeitos sobrenaturais, principalmente por ação espiritual.[5]

2.3 - Idólatras e Mentirosos
Idólatras: Para Adam Clarke são aqueles que oferecem qualquer tipo de adoração ou reverência religiosa a qualquer coisa que não seja Deus.[5] 
Mentirosos: Para Albert Barnes, são todos os que são falsos em suas declarações, promessas e contratos. A Palavra abraçaria todos os que são falsos a Deus (Atos 5.1-3), e falsos em relação aos seres humanos [5]

3 - Uma Última Mensagem de Cristo à Igreja
A mensagem do Livro de Apocalipse é sua última mensagem a Sua Igreja
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas, Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Ap 22.16)

3.1 - Testifiquem estas coisas nas Igrejas
Estudamos na Lição 2, que a mensagem do Livro de Apocalipse além de ser a última mensagem a Sua Igreja, ela também deve abranger a nação de Israel e os gentios, sem se limitar ao tempo e lugares.
"E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo." (Ap 22.10)
Enquanto R.N. Champlin ressalta que o livro não foi selado para que pudesse ser comunicado a todos, Pr. William Barros, também na Lição 2, destaca que o Livro de Apocalipse além de ser um chamado a Igreja de Cristo para a Santificação, também nos faz uma exortação à Evangelização.

3.2 - A Mensagem é Urgente
A mensagem de Apocalipse é urgente :
1 - Pois a Volta de Cristo pode ocorrer a qualquer momento
2 - Para preparar a Noiva (Igreja) para a chegada do noivo (Jesus Cristo)
3 - Para nos despertar a Santificação, a ter uma vida mais intima com 
     Deus, mais próxima de Deus.

3.3 - Vem, Senhor Jesus!
"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Ap 22.17).
Tanto o Espírito Santo quanto a esposa, a igreja, estendem o convite a todo o mundo, para que venham até Jesus e recebam as alegrias da salvação em Cristo. Quando Jesus encontrou a samaritana junto ao poço; Ele disse a ela a respeito da água da vida, que Ela poderia fornecer (Jo 4.10-15). Esta imagem é usada, novamente, quando Cristo convida a todos, para que venham e bebam da água da vida. As boas-novas têm escopo ilimitado, podem vir todas as pessoas, de todos os lugares. A salvação não pode ser conquistada, mas Deus dá livremente e gratuitamente. Vivemos em um mundo que está desesperadoramente sedento pela água da vida, e muitos estão morrendo de sede. Mas não é tarde demais. Devemos convidar a todos, para que venham e bebam.[6]

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1858
[7] Lições Bíblicas CPAD Adultos - 3T - 2017 - Pág.59


11 comentários:

  1. Maravilha esses slides e os comentário, que Deus te abençoe meu irmão pelo talento que Deus lhe deu, com certeza você está sendo abençoado nessa vida e será também na vida futura.

    ResponderExcluir
  2. bom dia paz do senhor, poderia me enviar a o slide da lição 2 do primeiro trimestre 2020 família princípios e valores, e-mail gurjose@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. lição 13 a verdadeira indentidade cristã

    ResponderExcluir
  4. A paz queridos! Estou maravilhada com esses estudos. Sendo muito útil na minha igreja. Que Deus abençoe a todos vocês! A paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns queridos pastores, agradeço a todos pelos subsídios é de muita relevância, A paz do Senhor Jesus Cristo, sou muito grata, que Deus abençoe

      Excluir
  5. Graça e paz que Deus continue abençoando a todos só está faltando os questionários de antes

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor! Parabéns por esse trabalho. Os subsídios das lições são muito bons e os slides, idem. Só estranhei um pouco, nessa lição 13, o irmão não colocar uma parte da citação do Antônio Gilberto, feita pelo comentarista, onde está clara a posição do saudoso Pr Antônio Gilberto que é de que a terra não será destruída ou aniquilada.

    ResponderExcluir
  7. Essa revista tá demais, privilegiado é quem se dispôs a aprender acerca desses assuntos que são de grande relevância.
    Eu gostaria de merecer essa revista em PDF.

    ResponderExcluir