Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2022

Lição 11 - A Realidade do Milênio



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - Tempo de Profunda e Ampla Transformação

Vimos na lição passada que após o período da grande tribulação, Jesus Cristo voltará em glória e todo olho o verá, nesta ocasião, o Anticristo e seus exércitos travam uma batalha contra Israel no Vale do Armagedom onde há uma importante base aérea militar Israelense.
O Senhor com seu exército angelical irá capturar o Anticristo e o Falso Profeta e irá lançá-los vivos no lago de fogo: "Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre" (Ap 19.20)
Então, Jesus Cristo estabelecerá o seu governo milenial na terra, período que denominamos de Milênio.
No Milênio, Jesus Cristo restaurará o mundo que conhecemos hoje, Ele fará um governo justo, com segurança, com prosperidade, crescimento e paz. O Período do milênio será uma amostra ao homem do que será a eternidade com Cristo [4]
Vamos nos situar no conteúdo escatológico ?
Pois bem nas lições anteriores já estudamos a figura abaixo, que vai do arrebatamento da Igreja de Cristo até a Volta Gloriosa de Cristo, bem como a batalha do Armagedom:


Agora vamos iniciar uma nova etapa, da lição 11 até a 13 estudaremos do Milênio até o Novo Céu e Nova Terra, vejamos:  


Devemos também atentarmos para um evento que ocorrerá antes da implantação do Milênio, simbolizada acima no número (1) o Julgamento da Nações, vamos ampliar este pedaço da figura ilustrativa e deixar um comentário sobre esse evento:


1.1 - Satanás é preso por mil anos
"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." (Ap 20.2)
Conforme o versículo acima, Satanás será preso por mil anos, ou seja, no período do Milênio esse mundo estará livre das ações satânicas.
Hoje Satanás é o sedutor de todo o mundo... o acusador (Ap 12.9-10), o príncipe deste mundo (Jo 12.31), o deus deste século (2Co 4.4), aquele que engana os seres humanos distanciando-os do seu Criador.
Deus estabeleceu um limite para as ações malignas neste mundo (Jó 2.6) ele não pode fazer nada além do que Deus permite (Lc 22.31). Se Deus quisesse, lançaria Satanás agora no lago de fogo, ao invés de fazê-lo no período do Milênio, todavia, Deus tem seus propósitos. A derrota completa de Satanás é certa, sua prisão é apenas o começo.
Satanás mente, cega as mentes dos incrédulos, se transforma em anjo de luz e ministro da justiça (2Co 11.13-15), faz falsos sinais e maravilhas, tenta as pessoas a pecar, arranca a Palavra de Deus do coração das pessoas, sufoca a fé, é o causador de algumas doenças e enfermidades. Imagine um novo mundo sem essas ações satânicas.

1.2 - A partir de Jerusalém, Jesus governará o mundo
"Naquele tempo, chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e toda as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno." (Jr 3.17)
Jerusalém será a capital do mundo sob o governo de Cristo, todas as ordens sairão de lá para as demais nações, todas as leis sairão de lá para todos os povos:
"E virão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor." (Is 2.3)

1.3 - Jesus, o Rei Universal
Conforme o sonho da estátua de Nabucodonosor e a interpretação pelo profeta Daniel, podemos observar que o governo do império Babilônico passou, o governo do império Medo-Persa passou, o governo do império grego passou, o governo do império romano passou, o governo do anticristo e das dez nações aliadas cairá por terra. O Governo de Jesus Cristo será estabelecido no Milênio, uma amostra da obra de Cristo como Rei,  do início de seu governo eterno, Cristo reina para todo o sempre!
"Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre" (Dn 2.44)


2 - Definição do Milênio
O Milênio é o reino triunfante de Jesus Cristo por um período literal de mil anos na terra antes que ela seja destruída. Como já comentamos, as forças Satânicas serão neutralizadas e Cristo estabelecerá um novo governo, uma nova ordem de coisas na terra.


Quais são os objetivos do Milênio?
Claudionor de Andrade pontua:
1 - Exaltar a Cristo e Manifestar o Reino de Deus
2 - Mostrar que o mundo pode ser bem administrado
3 - Provar que os reinos deste mundo pertencem a Cristo [7]

Como será o  Milênio?
Claudionor de Andrade pontua:
1 - Efusão (derramamento) do Espírito e conhecimento da Palavra
2 - Tempo de Paz, saúde, prosperidade e segurança
3 - Recuperação ecológica da terra
4 - Israel estará seguro e de posse do território prometido [7]

Onde a Igreja de Cristo se vai ficar durante o Milênio?
Claudionor de Andrade: Não sabemos exatamente em que lugar encontrar-se-á a Igreja durante o Milênio: se no céu ou se entre a terra e o céu. De uma coisa temos absoluta certeza: com os nossos corpos já glorificados, estaremos reinando juntamente com Jesus. Aleluai! Onde estará o rei, ai também estará o seu reino e os seus súditos [7]

Quem vai participar do reino milenial? 
As pessoas inclusas no reino milenial de Cristo serão os santos do Antigo Testamento (Dn 12.1,2,6,13), os santos da Tribulação (judeus e gentios, tanto vivos como ressuretos; Ap 20.3) e a Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Embora somente os remidos possam entrar no reino do Messias, os santos vivos que escaparem da Tribulação adentrarão o reino em seus corpos naturais e com a capacidade de procriar. As crianças que nascerem durante o Milênio precisarão de salvação, que lhes será oferecida por intermédio de Israel. [11]

2.1 - Derramamento pleno do Espírito Santo
O comentarista da revista Pr. William Barros destaca o cumprimento do versículo Joel 2.28 no período do milênio, vejamos :

Será um tempo de avivamento mundial, haverá na terra a plenitude do Espírito:
"E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor ; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra..." (Is 11.2-4)

Quando ocorrerá o derramamento pleno do Espírito Santo?
De acordo com o Pr. Claudionor de Andrade, quando Israel se prantear, se humilhar, se arrepender e reconhecer Jesus como o Messias a quem rejeitaram na primeira vinda, nesse momento, experimentarão a efusão ou derramamento pleno do Espírito Santo:
"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito" (Zc 12.10)

2.2 - O Tempo da Manifestação do rei
"E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem" (Jo 5.27). 
Os reis que passaram por Israel não conseguiram executar a justiça e fazer com que os reinos da terra reconhecessem a soberania de Deus; 
Claudionor Andrade: No entanto, Deus, através do herdeiro eterno do trono de Davi (2Sm 7.16), Jesus, mostrará às nações, durante mil anos, a excelência de um governo regido com justiça e equidade (Hb 1.8) e orientado pela Palavra de Deus (Is 2.3) [7]

Na oração do Pai nosso fomos ensinados por Jesus a dizer:
"Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu" (Mt 6.10). Esse "Reino de Deus" a quem pedimos vai se manifestar na sua plenitude no Milênio, essa será a exposição mais visível do Reino de Deus na terra.

Deus fez promessas condicionais e incondicionais ao seu povo.
Promessas condicionais são aquelas ao qual o seu cumprimento depende da participação humana, exemplo: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2Cr 7.14)
Promessas incondicionais são aquelas feitas por Deus que ele vai cumprir independente de nós, ou da participação humana, exemplo:
"E o Senhor será Rei sobre toda a Terra; naquele dia haverá um SENHOR, e um nome para ele." (Zc 14.9)
Essa promessa incondicional se cumprirá na implantação do reino de Cristo no milênio. Nesse tempo as leis de Deus serão reconhecidas, toda a humanidade se dobrará somente para o Deus de Israel, haverá apenas um Deus a quem se deva adorar. John Wesley: "Haverá adoração espiritual e obediência calorosa" [5]

2.3 - O Reino de Justiça do Messias
"Dizei entre as nações: O Senhor reina; o mundo também se firmará para que se não abale. Ele julgará os povos com retidão." (Sl 96.10)
Elienai Cabral: Somente os justos serão admitidos no período do Milênio (Mt 25.37; Is 60.21; 26.2). A justiça será sinônimo do Messias (Ml 4.2; Is 46.13; Is 51.5) [8]

3 - Característica do Milênio
Podemos resumir a Característica do Milênio através de 10 pontos:


3.1 - Armas viram instrumentos agrícolas
O Milênio será um período de paz, sem guerras, sem terrorismos, não haverá rumores de guerras e nação com nação. Não haverá necessidade de se gastar com armamentos. 
"Em 2019, os governos do mundo gastaram mais de 1,9 trilhão de dólares em armamentos, valor mais alto desde 1988, segundo o relatório anual do Instituto Internacional de pesquisa da Paz de Estocolmo (sipri - 2020)." [11]
Imagine se estes gastos fossem direcionados para o combate a fome mundial, pois bem, no Milênio esses gastos serão direcionados para  a produção agrícola:
"E ele exercerá o seu Juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear." (Is 2.4)
O Profeta Miquéias, contemporâneo de Amós, Oseias, Jonas e Isaías também profetizou que o Milênio será um tempo de paz universal:
"E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" (Mq 4.3).
Elinaldo Renovato: A Maldição da Terra por causa do pecado desaparecerá (Gn 3.17,18). Não haverá necessidade de agrotóxicos, pois a bênção de Deus estará sobre a produção de alimentos.... Não haverá pestes... terá uma produção agrícola jamais vista. [10]

3.2 - O homem voltará a viver muitos anos
"Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice." (Is 65.22)
Elienai Cabral: Quanto a Longevidade no Milênio, uma vez que o mal estará detido, a vida física dos habitantes da Terra naqueles dias não sofrerá tanto como hoje. É verdade que as pessoas não estarão isentas da morte. Mas viverão muito mais (Is 65.20-22; 33.24). [8]
Será um era de abundante saúde física e mental:
"Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração; Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com  recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiro, no ermo" (Is 35.3-6)
Esequias Soares: A longevidade das pessoas, a garantia do sucesso no trabalho e a resposta imediata às orações são algumas das características do reino do Messias (Is 65.20-25) [9]

3.3 - Toda terra será cheia do conhecimento do Senhor
Hoje não há o reconhecimento da soberania divina pelos povos, não há sede pela Palavra de Deus de forma plena pelos moradores da terra.
Particularmente creio num grande avivamento antes do arrebatamento da Igreja, todavia, nada se comparará ao que ocorrerá no Milênio:
"Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Is 11.9)
"E virão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor." (Is 2.3).
Claudionor de Andrade: Jerusalém será não somente a sede do governo messiânico como também o centro de adoração divina. [7]
"E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas" (Zc 14.16)
Elienai Cabral: O conhecimento estará disseminado e determinado em toda a terra. Na verdade, todas as pessoas terão conceitos corretos sobre Deus, porque o mal estará detido naquele tempo (Is 11.9; Jr 31.34). [8]

Conclusão
Elinaldo Renovato: Deus tem um plano glorioso para o planeta terra, que inclui a restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional. E essa realidade concretizará, no Milênio, quando Cristo implantar o seu reino na terra. Jesus governará o mundo com poder e grande glória, após suplantar todos os reinos e governos do mundo. [10]
Claudionor de Andrade:  Ora, se o Milênio é tão maravilhoso, o que não diremos da Nova Jerusalém? O primeiro, apesar de suas realizações, será imperfeito e temporário; o segundo não, pelo contrário, há de ser eterno e perfeitíssimo. [7]

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1838
[7] Claudionor Andrade - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.68,71 - 4T - 2004
[8] Elienai Cabral - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.63 - 3T - 199
[9] Esequias Soares - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.57 - 3T - 2017
[10] Elinaldo Renovato - Lições Bíblica - CPAD - Pág.74 - 1T - 2016
[11] LAHAYE, Tim. Enciclipédia Popular de Profecia Bíblica - CPAD - P.319
[12] dw.com : https://www.dw.com/pt-br/gastos-militares-globais-t%C3%AAm-maior-aumento-anual-em-uma-d%C3%A9cada-diz-relat%C3%B3rio/a-53260304

13 comentários:

  1. Boa noite, precisa atualizar o arquivo para download . O que está aí é referente a lição passada.
    Desde já Obrigado

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo excelente trabalho

    ResponderExcluir
  3. Amei a aula consegui tirar muitas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção ! Aguardamos vossa visita na próxima Lição !

      Excluir
  4. Bom dia, na paz do Senhor
    Este material está excelente!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Equipe agradece pelas palavras incentivadoras !

      Excluir
    2. AMEI CONHECER MAIS A FUNDO A PALAVRA DO SENHOR,GLORIAS A DEUS! A paz do senhor irmãos!

      Excluir
  5. Entendo na minha concepção espiritual só para agregar o site, por onde gostei muito do estudo, e da maneira que o site expressa estes ensinamentos, que o Milênio seria uma extensão da Graça com um agravante, que seria um dispensação sem misericórdia, ao se tratar de a pessoas se salvarem, porque? Digo! Os povos do milênio serão felizes, e não terão o porque de abandonar Deus, mas após a soltura de satanás muitos serão por ele enganados, e isto não operara a misericordia de D

    ResponderExcluir
  6. Entendo na minha concepção espiritual só para agregar o site, por onde gostei muito do estudo, e da maneira que o site expressa estes ensinamentos, que o Milênio seria uma extensão da Graça com um agravante, que seria um dispensação sem misericórdia, ao se tratar de a pessoas se salvarem, porque? Digo! Os povos do milênio serão felizes, e não terão o porque de abandonar Deus, mas após a soltura de satanás muitos serão por ele enganados, e isto não operará a misericórdia de Deus e sim uma decisão individual, e um grande inimigo nosso é o nosso Eu, assim como o foi com satanás no céu, por onde não tinha o mundo e nem a carne, mas o orgulho de satanás o fez sair da presença de Deus, imagino assim será para essas pessoas, nada os impedirá de servirem a Deus, nem o mundo neste período (serão felizes) e nem a carne, porque vão andar em Espírito, mas o Eu se agigantará sobre alguns, e que trocarão o manjar do céu pelo manjar da terra.

    ResponderExcluir