Total de visualizações de página

domingo, 29 de agosto de 2021

Lição 10 - As Adversidades não Impedem o Crescimento do Cristão

       


 










Texto Áureo
"Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém." (2 Pedro 3.18)

Verdade Aplicada
As Adversidades são métodos pedagógicos de Deus para o crescimento do crente.
Texto de Referência
1 Tessalonicenses 1.7-10
7 - De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.


                             Introdução
Os cristãos em Tessalônica vivenciaram o Evangelho diante das adversidades e souberam aproveitar as oportunidades para viver a fé em Cristo de uma forma exemplar.

1 - A Chegada ao Evangelho em Tessalônica
O apóstolo Paulo, em sua segunda viagem missionária, juntamente com Silas, chega na cidade de Tessalônica para pregar o Evangelho.
               Fonte: CPAD
               Obs. Utilize o quadro e faça uma síntese sobre a segunda viagem
                        missionária de Paulo

1.1 - Resultado da realidade do Pecado
Anfípolis e Tessalônica eram as capitais mais importantes da Macedônia. Keener afirma que a cidade possuía em torno de duzentos mil habitantes, quantidade essa de aproximadamente dez vezes a mais da média das cidades na Antiguidade. Tessalônica era uma cidade livre, autogovernada. Sua população era composta de gregos, oriundos do paganismo e de judeus. Tanto Paulo como Silas viram na cidade uma oportunidade ímpar para pregar o Evangelho [At 17.1-3]. 


1.2 - Esforço e Providência
No relato lucano de Atos, Paulo prega a Palavra por aproximadamente três sábados consecutivos [At 17.2]. No entanto, Paulo afirma que teve que trabalhar para se manter [1Ts 2.9], ou seja, apesar do relato ser bastante sintético, é bem provável que ele tenha ficado na cidade por mais de um mês pregando o Evangelho aos convertidos [Fp 4.15-16]. Paulo estava em pleno campo missionário, mas, mesmo assim, trabalhou para se manter e não ser pesado aos irmãos.

Professor comente com a classe que Paulo deixou um legado.

Legado esta diretamente relacionado à continuidade; isto é, aquilo que recebemos e vamos passar para as próximas gerações. Paulo se preocupou com o legado quando disse:

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.(1Co11.1)

Subsídio do Professor:

Jerome Murphy O’Connor: “A vida do apóstolo dos gentios é digna de ser um exemplo para qualquer pessoa. Paulo, nascido em uma família abastada”, dedicou-se ao estudo da Torá (Pentateuco) desde tenra idade aos pés de Gamaliel [At 22.3]. Segundo Josef Schreiner: “Estudou, as Escrituras nas línguas originais e também na versão dos setenta, a Septuaginta”. Teve um encontro com o Cristo ressurreto no caminho de Damasco [At 9.3], sendo o último dos apóstolos [1Co 15.8]. Contudo, mesmo diante de todo o seu curriculum, Paulo só partiu para sua viagem missionária após catorze anos de sua conversão [Gl 2.1-2], a partir de uma revelação. Podemos observar que a vida de Paulo é pautada em trabalho, preparação e providência de Deus. Devemos ser assim, equilibrando as duas coisas.

1.3 - As Tribulações não impedem o agir de Deus
Mesmo após muitas pessoas se converterem ao Evangelho em Tessalônica, a Bíblia nos informa que muitos judeus, por sentirem inveja dos cristãos, foram à casa de Jason, onde Paulo e Silas estavam hospedados, para prendê-los [At 17.5]. A multidão perseguiu os apóstolos de tal forma que eles tiveram que sair escondidos durante a noite da cidade [At 17.10].

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?(Rm 8:35)

Nos tempos do Império Romano, o culto aos deuses pagãos e ao imperador fazia parte da vida de todo o mundo. Dois problemas surgiam disto. Primeiro, porque eles não participavam dos rituais pagãos, mas tendiam a se isolar, os cristãos eram considerados anti-sociais. Quando a polícia imperial interessou-se por eles, eles se tornaram mais reservados, o que acrescentou ainda mais combustível à fogueira. Eles foram associados aos collegia — clubes ou sociedades secretas — e os líderes suspeitavam desses grupos, devido à ameaça de sedição. Em segundo lugar, visto como os cristãos não queriam participar das atividades religiosas que, conforme se acreditava, aplacavam os deuses, eles tornaram-se uma ameaça à própria felicidade da comunidade. Diante de tudo isso as perseguições e tribulações começaram a surgir.(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2014 » 3º Trim.)

2 - Cumprir a Missão em Meio às Adversidades
Vemos no ministério dos apóstolos que a missão nunca foi fácil e que, na verdade, a adversidade fez parte do ministério deles.

2.1 - A Grande perseguição em Jerusalém
A Bíblia afirma, em Atos 8.1-4, que uma grande perseguição se levantou contra a Igreja em Jerusalém.[...]. Era necessário que a Igreja em Jerusalém saísse de sua zona de conforto e viesse a fazer o “ide do Senhor”. O mundo não pode ser um lugar confortável para o crente. Quando o crente vai se conformando com o mundo, Deus permite uma provação para mostrá-lo que ele não pertence a este mundo [Jo 15.18-19].

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa” (Mt 5.11).

“Os escritos de Basílio sobre a perseguição de Deoclécio dão uma ideia geral do que foram as crueldades e os horrores daqueles dias: ‘As casas dos cristãos eram deixadas em ruínas; seus bens, pilhados. Seus corpos caíam nas mãos dos ferozes lictores, que os dilaceravam como bestas selvagens, e arrastavam as matronas pelos cabelos através das ruas, insensíveis às súplicas por clemência, viessem elas dos idosos ou daqueles de tenra idade. Os inocentes eram submetidos a tormentos reservados apenas aos mais vis criminosos; os calabouços eram lotados com habitantes dos lares cristãos, que agora jaziam desolados; os desertos sem caminhos e as cavernas das florestas enchiam-se de fugitivos, cujo único crime fora a adoração a Jesus Cristo’” (REILLY, A. J. Os Mártires do Coliseu. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.38).

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;", (Mt 16.18)

A Igreja tem promessa de Deus para vencer. O inferno e todas as forças e potestades, que se levantaram e se levantam contra ela, não prevalecerão, porque Jesus está conosco. Se desejarmos ser vitoriosos, precisamos estar em comunhão com Cristo e com sua igreja.


2.2 - Os tessalonicenses, exemplo de fidelidade
Paulo afirma, em 1Tessalonicenses 1.4-7, que os tessalonicenses se tornaram exemplo para os irmãos, tanto na Macedônia, quanto na Acaia. Eles se tornaram dignos de serem imitados, pois, apesar dos sofrimentos, eles receberam a Palavra de Deus com alegria e se tornaram imitadores do apóstolo, assim como ele era do Senhor.

Uma Igreja frutífera

Um exemplo marcante de Igreja frutífera são os cristãos tessalonicenses (1Ts 1.5-8). Eles levaram a grande comissão de Cristo a sério (Mt 28.18-20). Serviram de exemplo para outros cristãos, pois difundiam o Evangelho por onde quer que fossem (1Ts 1.7-8). Levaram o Evangelho para toda a cidade, e, muito além de suas fronteiras físicas, para a região da Macedônia até a região da Acaia. Certamente esses cristãos discipulavam outros crentes e evangelizavam os incrédulos. Sem dúvida, outras igrejas foram fundadas graças à propagação do Evangelho que brotou daqueles irmãos. (Lições BETEL Jovens e Adultos »  2015 » 1º Trim.)

2.3 - Fé operante, amor operante e esperança paciente
Ainda, ao falar aos tessalonicenses, Paulo evidencia três qualidades daquela igreja em 1Tessalonicenses 1.3: a fé que gera obras (“obra da vossa fé” – ARC), fé é fidelidade e atitude; assim como a fé, o amor de Deus (do grego, ágape), que é derramado em nossos corações, desperta em nós o desejo e a vontade de fazer a obra de Deus; e, por fim, a esperança paciente, que juntamente com as outras virtudes, são consideradas pelo apóstolo como virtudes teologais [1Co 13.13]. Essas três virtudes são essenciais na vida do cristão e expressam a ação do Espírito Santo no seu ser, através do Seu modo de agir. Um coração transformado por Deus exige de nós uma vida transformada. Fé e amor são atitudes do dia a dia na vida do crente, enquanto que a esperança é característica intrínseca de seu caráter.

Uma Igreja solidária

A Igreja é um enorme celeiro e um grande depositário de vocações, talentos, recursos e potenciais. Neste sentido, seu papel deve ser o de orientar os membros para o serviço à sociedade. Refletindo o nosso chamado para sermos sal e luz. Temos de avançar na questão da solidariedade através da conscientização. Como no sentido original da palavra “igreja” (que vem do grego “ekklesía” e significa “assembleia de santos”), precisamos recuperar a nossa vocação histórica de agentes de transformação e esperança. (Lições BETEL Jovens e Adultos »  2015 » 1º Trim.)

Subsídio do Professor:

Dicionário VINE: “A palavra virtude (no grego, aretê) expressa a ação de algo que existe no interior do ser humano, denota também aquilo que é estimado”. De acordo com João Evangelista Martins Terra: “No grego antigo, já existia a ideia de que a virtude faz com que as obras sejam enaltecidas”. Portanto, ela é o resultado de uma vida transformada. Sendo assim, fé, amor e esperança são características daquele que teve um encontro com o Cristo vivo.

3 - Adversidades: Crescimento e Fidelidade
Mesmo em meio às adversidades, Deus apresenta Sua fidelidade para com os Seus e dá o crescimento na hora oportuna.

3.1 - Consciência de que a Palavra é de Deus
Em 1Tessalonicenses 2.13, existe uma tensão entre a palavra humana e a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo afirma que a palavra pregada por ele e aceita pelos tessalonicenses não era meramente humana e, sim, Palavra de Deus. Ao “receber” (do grego, paralambano – receber como tradição) a Palavra de Deus pregada pelo apóstolo, eles receberam em si mesmos a eficiência desta, operando eficazmente neles, gerando poder e virtude [1Co 4.20], sendo, também, viva e eficaz [Hb 4.12]. Receber a Palavra é viver uma vida pautada nela, sem restrições. Muitos aceitam da Palavra de Deus somente aquilo que é conveniente a si mesmo, um evangelho diferentemente daquilo que foi vivido pela Igreja Primitiva. Nossa maior esperança não está na prosperidade desta vida, e, sim, de uma vida plena no porvir.

Subsídio do Professor:A palavra humana é caracterizada pelo apóstolo Paulo como persuasiva [1Co 2.4], impregnada de sabedoria humana [1Co 1.17; 2.13], argumentos sem valor [Cl 2.8] e sublimidade de palavras [1Co 2.1]. A palavra meramente humana é o oposto da Palavra de Deus. Enquanto a Palavra de Deus tem como seu foco as coisas espirituais, a palavra humana tem nas coisas temporais e passageiras, que não são eficazes na transformação do ser humano e é despojada de valores perenes. Nos tempos modernos, o que mais vemos é a pregação da Palavra sendo desvirtuada pelos valores humanos, uma busca desenfreada pelo “ter” e “parecer”.

3.2 - É preciso desejar e buscar a vontade de Deus
O apóstolo Pedro faz uma comparação entre o crente com o recém-nascido em 1Pedro 2.2. Ele conclama que o fiel deve desejar ardentemente o “leite espiritual”, termo já utilizado por Paulo [1Co 3.2] e em Hebreus 5.13. O leite, que é o alimento basilar daquele que acabou de nascer, aqui é comparado com a Palavra de Deus. Assim como o bebê que acabou de nascer, o crente também é, pois, nasceu novamente do Espírito Santo [Jo 3.3]. Com isso, Deus se torna manifesto em nossas vidas e revela a Sua vontade.

1 Tessalonicenses 4.2-4, 7, 8

2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,

4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.

7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

Subsídio do Professor: No relacionamento entre o fiel e Deus, o crente deve orar querendo que a vontade de Deus seja realizada plenamente [Mt 6.10]. Deus, portanto, além de se revelar pela Sua Palavra, por ela, Ele torna manifesto o Seu querer em detrimento da vontade humana.

3.3 - É preciso saber lidar com os sofrimentos
Os crentes em Tessalônica sofreram por amor ao Evangelho [1Ts 2.14-15]. No entanto, eles permaneceram firmes diante das adversidades. O apóstolo Paulo também afirma que não devemos nos atentar para as provações, pois elas são pequenas e passageiras [2Co 4.17], logo, seu espírito se renova diariamente, pois as tribulações do tempo presente não são de se comparar com a glória a ser revelada [Rm 8.18]. Não tem como viver uma vida sem tribulações, mas podemos vivenciá-las sabendo que podem contribuir para o nosso crescimento e fortalecimento da fé.

2 Coríntios 4.7-12.

 7 - Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

8 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;

9 - perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

10 - trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.

11 - E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal.

12 - De maneira que em nós opera a morte, mas em vós, a vida.


Conclusão
As adversidades são oportunidades que Deus nos dá para crescermos na graça e no conhecimento [2Pe 3.18].



    







5 comentários:

  1. Paz do senhor o subsídio da lição 10 quando vou abaixar em PDF está saindo a lição 09, está avendo um erro né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só baixar o arquivo em word e mandar imprimir transformando o mesmo em PDF. Eu fiz isso e deu super certo.

      Excluir
  2. Obrigada irmão Carlos Alberto eu fiz isso e deu certo obrigada mesmo

    ResponderExcluir