Total de visualizações de página

sábado, 22 de maio de 2021

Lição 9 - A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

       



 
 










Pr. Éder Tomé

Subsídio




Texto Áureo
"As benignidades do Senhor cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração." (Sl 89.1)

Verdade Aplicada
Podemos descansar na fidelidade, bondade e veracidade do Senhor, pois Ele não muda.

Texto de Referência
Salmo 89.2,3,5,8,24,33
2 - Pois disse eu: a tua benignidade será editada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo:
3 - Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi:
5 - E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua fidelidade também na assembleia dos santos.
8 - Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?
24 - E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.
33 - Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade.

Introdução
Não deixe de frisar para seu aluno que estamos estudando algumas características ou atributos de Deus,  que estão divididos em atributos comunicáveis e incomunicáveis de Deus, é interessante mencioná-la ao alunos, facilita o aprendizado.

Atributos Comunicáveis são aqueles que são compartilhados com o ser humano, em alguma medida (a pessoa pode ter em menos grau). Por exemplo, A Fidelidade, Deus é perfeito em Fidelidade (Nm 23.19; Sl 145.13; 1Jo 1.9), mas os seus servos também podem ser fiéis (Pv 12.22; Ef 4.25; Cl 3.9-10).

Atributos Incomunicáveis são aqueles que enfatizam a distinção entre Deus e a criatura, só Deus é que possui, ou seja, não pode ser comunicados e/ou compartilhados com o ser humano. Por exemplo, somente Deus é onisciente, onipresente e onipotente.

O comentarista nos leva primeiramente ao estudo dos atributos comunicáveis de Deus nas lições:
Lição 4 - Amor
Lição 6 - Misericórdia
Lição 7 - Santidade
Lição 8 - Justiça
Lição 9 - Fidelidade, Bondade e Veracidade (Verdade)
Lição 10 - Sabedoria

O comentarista nos leva a estudar os atributos incomunicáveis de Deus nas lições:
Lição 10 - Transcendência e Imanência
Lição 11 - Soberania, Imutabilidade, Eternidade
Lição 12 - Onisciência, Onipresença e Onipotência

Portanto nesta Lição 9 vamos avançar no entendimento de mais três atributos comunicáveis de Deus: Fidelidade, Bondade e Veracidade.


1 - A Fidelidade de Deus
A fidelidade de Deus é a base sólida da sustentação de nossa confiança e relacionamento com Ele.
"A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, até as nuvens a tua fidelidade." (Sl 36.5).
A fidelidade é uma das gloriosas perfeições do Senhor, uma vestimenta do próprio Deus (Sl 89.8). Tudo o que há acerca de Deus é grande, vasto e incomparável, assim é também Sua fidelidade (Sl 36.5). (Revista CPAD - 1T - 2015).
"Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?" (Sl 89.8)
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1.9)
"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não faria? Ou falaria e não o confirmaria?" (Nm 23.19).

1.1 - Deus é fiel a Si mesmo


A Fidelidade é parte inerente do ser divino e Ele tem enorme satisfação em revelar-se a seu povo como Deus fiel (Dt 7.9). O apóstolo Paulo afirma que nem mesmo a infidelidade humana pode alterar a fidelidade divina (2Tm 2.13).(Revista CPAD - 1T - 2015).

1.2 - Deus é fiel nos Seus propósitos


O salmista Davi compreende uma revelação da perfeição divina (Sl 103.26,27), por meio da qual Deus não está sujeito a qualquer mudança, não somente em Seu Ser, mas também em Suas profecias, propósitos e promessas (Hb 6.13,14).
A fidelidade de Deus está expressa em Sua coerência moral e pessoal no seu relacionamento com as pessoas. Por isso, Deus é comparado a uma rocha (Dt 32.4). Ele permanece sempre na mesma posição. Ele é eternamente o Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (Tg 1.17). (Revista CPAD - 1T - 2015).



1.3 - Deus é fiel nas Suas promessas




2 - A Bondade de Deus


A Bondade de Deus está presente em tudo o que Deus criou e também no relacionamento com o ser humano: "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam" (Sl 86.5)

2.1 - Deus é bom em todo o tempo


Deus compartilha e o homem pode experimentar ser bondoso, porque é uma virtude do fruto do Espírito: "Mas o fruto do Espírito e´: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gl 5.22)

2.2 - A bondade de Deus se manifestou em Jesus Cristo


2.3 - A bondade de Deus se manifesta pelo Seu socorro


3 - A veracidade de Deus
Tudo o que provém de Deus é verdade, confiável e infalível:
"E a vida eterna é esta, que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3).
Deus é coerente consigo mesmo, que ele é tudo que deveria ser, que ele se revelou como realmente é e que sua revelação é totalmente confiável.
Deus é verdadeiro, portanto não pode mentir (Tt 1.2) e é sempre confiável. Deus não pode fazer nada que contradiga sua própria natureza e não é possível que quebre sua palavra ou que não cumpra suas promessas (2Tm 2.13) (fonte: www.igrejaredenção.org.br)

3.1 - O Senhor Deus é a própria verdade


3.2- A verdade de Deus nunca mudou nem mudará


3.3 - A veracidade e a fidelidade de Deus são inseparáveis



Conclusão
1 - A fidelidade e a bondade de Deus são completadas em nós, quando damos atenção às Suas palavras e cremos em Jesus Cristo como único enviado do Pai.
2 - A nossa fidelidade não é declarada em contrato assinado em papel, mas lavrada nas tábuas do nosso coração.




    









14 comentários:

  1. Parabéns por nós ajudar a fazer uma aula com conteúdo e qualidade vcs são benção pra nossa vida ,oro sempre pra Deus abençoa vcs cada vez mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe pela palavras de incentivo e pelas orações. A Equipe agradece !

      Excluir
  2. Sempre grato por disponibilizarem esse material , que Deus abençoe ��

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por disponibilizarem este auxílio para nos ajudar na preparação e na ministração das lições da EBD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgar, A Equipe é que agradece pela confiança no nosso trabalho !

      Excluir
  4. Sou grato, em Deus pelos subsídios a nós professores, material de excelente qualidade que facilita e dinamiza o ensino de nossas EBD's, nossas aulas não são mais as mesmas, com a presença inegável do Santo Espirito e servindo-nos dos elementos de pedagogia. desenvolvemos o melhor para Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Glória , Deus abençoe por este retorno tão importante para continuidade deste trabalho !

      Excluir
  5. Parabéns por mais está aula, pois tem me ajudado muito, muito obrigado mesmo Deus vos abençoe sempre, com muita saúde,e sabedoria.

    ResponderExcluir
  6. Só não consigo passar por PDF para poder imprimir

    ResponderExcluir
  7. Boa noite e paz do Senhor,

    Sou grato ao Senhor pela vida dos irmãos que tem disponibilizado todo o material da EBD Betel, porem não estou mais conseguindo baixar a apresentação devido a proteção inserida, segue a mensagem:

    O proprietário do www.slideshare.net configurou seu site incorretamente. Para proteger suas informações de serem roubadas, o Firefox não pode conectar a este site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos , esta tendo dificuldade para baixar ? deseja receber o Slide por Email ? favor passar o seu email para eder.tome68@gmail.com solicitando o recebimento dos Slides da BETEL. Fico no Aguardo !

      Excluir