Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Lição 8 - A Justiça de Deus

       



 










Pr. Éder Tomé

Subsídio





Lição 8 - A Justiça de Deus

Texto Áureo
"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto." (Sl 89.14)

Verdade Aplicada
A justiça é um atributo de Deus. Ela é para todos, não há privilégios nem acepção de pessoas, porque Ele é imparcial.

Texto de Referência
Atos 17.31
31 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
Romanos 3.21-23,26
21 - Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas,
22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Objetivos da Lição
- Deixar claro que o Evangelho é a justiça de Deus revelada
- Mostrar características da justiça de Deus
- Explicar a aplicação da justiça de Deus

Introdução

1 - A Justiça de Deus revelada




1.1 - A Justiça de Deus se revela no Evangelhos





1.2 - A Justiça de Deus se revela no livre-arbítrio


Volitivo: Em que há volição, poder de escolha (Livre-arbítrio)
(www.dicio.com.br)


1.3 - A Justiça de Deus se revela na oportunidade de reparação




2 - Características da Justiça de Deus
Deus é a própria justiça.
O Senhor Deus é o Juiz de toda a terra (Gn 18.25). Ele é o Juiz de vivos e de mortos (At 10.42). Sua competência e inquestionável (1Pe 4.5). Enfim, o Senhor é um justo Juiz (Sl 119.137). Somente alguém com tais características poderia conduzir o Juízo Final.
(Pr. Claudionor de Andrade - Revista CPAD Adultos - 2T - 2012)

2.1 - A Justiça e o Juízo de Deus são base do Seu trono



"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens." (Tt 2.11)
"que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade." (1Tm 2.4)
   
2.2 - A Justiça de Deus é perfeita


2.3 - A Justiça de Deus é definitiva


3 - Aplicação da Justiça de Deus
Deus aplica a sua justiça de forma imparcial.
Seu juízo será aplicado a todos que não creem e rejeitam o Seu Filho ou desobedecem aos Seus estatutos: "Quem Crê nele não é condenado; mas que não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3.18)
Deus é Amor: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1Jo 4.8)
Mas também é fogo consumidor : "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo." (Hb 10.29´31) "porque o nosso Deus é um fogo consumidor (Hb 12.29).

Deus é amor, mas não permitirá que nenhum pecador impenitente fique impune. O juízo final é o julgamento que o Senhor Deus conduzirá no final dos tempos, para retribuir a cada um consoante às sua obras.
O Juízo Final terá como símbolo o Trono Branco. Será o mais perfeito e justo de todos os julgamentos. E sobre ele assentar-se-á o mais reto dos juízes. (Pr. Claudionor de Andrade - Revista CPAD Adultos - 2T - 2012)
"Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino." (2Tm 4.1)
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritos nos livros, segundo as suas obras." (Ap 20.12)

As bases do Juízo Final é a justiça perfeita e inquestionável de Deus.
(Pr. Claudionor de Andrade - Revista CPAD Adultos - 2T - 2012)
"Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos, juízos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Dt 32.4)
"Deus é um juiz  justo, um Deus que se ira todos os dias" (Sl 7.11)
"E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos." (Ap 16.7)

Deus instaurará o Juízo Final logo após a última apostasia da humanidade, no final do milênio. (Pr. Claudionor de Andrade - Revista CPAD Adultos - 2T - 2012)
"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu logo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo, e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Ap 20.7-10)

3.1 - Ninguém escapará da prestação de contas
Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus: "Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Rm 14.11-12)
"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho." (Rm 2.16)
"e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós, os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos," (1Pe 4.5)
Adolf Hitler foi responsável direto por seis milhões de judeus assassinados e ele não foi levado a julgamento, escapou à justiça humana, mas não haverá de fugir no Julgamento final.

Além do Trono Branco, onde assentar-se-á o Todo-Poderoso, tendo ao seu lado o Cordeiro, muitos outros tronos serão instalados. E nestes estarão os redimidos de todas as eras: "E vi tronos, e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap 20.4)
Milhões e milhões de tronos! Lá nos acharemos, inclusive, para julgar os anjos caídos: "Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?" (1Co 6.3) (Pr. Claudionor de Andrade - Revista CPAD Adultos - 2T - 2012)

3.2- Para distribuir prêmios e entregar galardões


Enquanto a Grande Tribulação acontece na terra; no céu, os santos estarão recebendo a recompensa por aquilo que cada um fez em vida pela causa do evangelho (1Co 3.12-15; Ap 22.12). É o chamado Tribunal de Cristo (2Co 5.10), a premiação dos salvos.
Não se trata de um julgamento para a salvação ou condenação. Todos os presentes já são salvos em Jesus, visto que a salvação é pela graça; aqui se trata de mais uma bênção aos salvos. Em seguida, virá a festa das bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a sua Igreja. (Pr. Esequias Soares - Revista CPAD Adultos - 3T - 2017).

3.3 - Para aplicar punições e efetivar condenações



Conclusão
1 - A justiça de Deus está explicitada em sua carta magna que é a Bíblia sagrada.
2 - Todos os estatutos e mandamentos de Deus estão previamente declarados, ninguém será pego de surpresa.
3 - Mas também não haverá espaço para desculpas no dia do Juízo.





    









Nenhum comentário:

Postar um comentário