domingo, 26 de março de 2017

Lição 1 - O Chamado de um Profeta

Aula presencial dia 2 de abril de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal  traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Apreciar que Deus escolhe e capacita pessoas para Sua missão;
2 - Reconhecer que a convocação tem que partir do Senhor;
3 - Mostrar aos alunos que Deus conta com homens fiéis na Sua obra.


 Texto Áureo
“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, 
antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações 
te dei por profeta” (Jeremias 1:5)

Verdade Aplicada
É preciso que primeiro reconheçamos avocação que nos é 
dada por Deus e, assim, cumprirmos a missão. 
  
Motivo de Oração
Ore pela liderança da igreja.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

141 - Guia-me Sempre, Meu Senhor

166 - Deixa Entrar o Rei da Glória

394 - A mão do arado


Jeremias  1:4-8
4 - Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei às nações te dei por profeta.
6 - Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

Segunda-Feira –  Jeremias 1:9 
1 : 9E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca 

Terça-Feira –  Jeremias 1:10 
1 : 10Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares

Quarta-Feira –  Jeremias 1:12 
1 : 12E disse-me o SENHOR: Viste bem

Quinta-Feira –  Jeremias 1:17 
1 : 17Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar
  
Sexta-Feira –  Jeremias 1:18 
1 : 18Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. 

Sábado –   Jeremias 1:19 
1 : 19E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS

TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !


ESBOÇO DA LIÇÃO
Esboço da Lição
Introdução
1. Um profeta eleito por Deus.
2. Um profeta comprometido com Deus.
3. o Profeta e a vontade de Deus
Conclusão


Segue meus comentários em Vermelho
TENHA UM BOM ESTUDO !


INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos o livro do profeta Jeremias, cuja mensagem foi direcionada, inicialmente, ao reino de Judá, para que o povo se arrependesse dos seus pecados e voltasse a sua adoração ao Senhor.
Bem vindos ao 2º trimestre, agora estudando o livro de Jeremias que é um dos livros mais lindos, pois trata do cuidado de Deus com o seu povo escolhido, neste caso especifico o reino do sul, Judá. Veremos que Jeremias foi um canal de comunicação entre Deus e o  povo. Não pretendo esgotar o tema logo na primeira lição pois temos mais 12 lições para detalhar o livro. Que o Espírito Santo nos ajude neste maravilhoso estudo que é um resumo para uma aula de 50 minutos. 
TEXTO ÁUREO
“Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta" (Hebreus 12:1)
Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica nab é traduzida por ‘profeta’ cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava ‘anunciar’ ou ‘falar’. (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. RJ: CPAD, 2005, pp.261-62)
Segundo pastor Ezequias Soares (CPAD) o sentido etimológico da palavra é incerto, mas o verdadeiro significado é possível pelo uso nas escrituras. (Ex4.14-16)esclarece o sentido do termo,o qual é: falar em nome de Deus,ser porta voz,um embaixador.

VERDADE APLICADA
É preciso que primeiro reconheçamos avocação que nos é dada por Deus e, assim, cumprirmos a missão.  Vocação: Do lat. vocatione. Talento, aptidão. Comente com a classe que a vocação de Jeremias veio de Deus desde o ventre.

1. UM PROFETA ELEITO POR DEUS.
Para eleger líderes, Deus se fundamenta na Sua soberania. A eleição de Jeremias como profeta é descrita por um chamamento do próprio Deus (Jr 1.5) A Bíblia corrobora que Deus levantou profetas para executar os Seus planos para a nação de Judá. Ele escolhe Jeremias, que a princípio tenta recusar o chamado.
Quando Deus chama Jeremias ele tinha pouca idade, não sabemos sua idade exatamente, mas a palavra no original hebraico na'ar pode significar menino, adolescente ou jovem.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou uma criança. ( Jr 1.6 ).
Se você se sente incapaz diante da obra que o senhor te confiou você esta no caminho certo, o mesmo aconteceu com Moises, com Isaias e com muitos homens de Deus que foram usados poderosamente. Infelizmente Deus hoje não usa muitos homens  porque se sentem capazes, auto-suficientes , pasmem mas os tais se consideram  controladores da igreja que é de Jesus.O resultado são cultos sem mensagem,invencionices para ocupar o tempo como: cutuca seu irmão,diga para quem está do seu lado,profetize,declare etc,etc.
Para aqueles que se consideram incapaz Deus fala como falou com Jeremias:
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; (Jr1. 9)
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jr33.3)  

1.1. Autoria do Livro.
O autor do livro é Jeremias (Jr1.1) Ele mesmo registrou parte de suas profecias (Jr 36.1,3). Depois de profetizar durante anos em Judá, Jeremias foi comissionado por Deus a deixar a sua mensagem por escrito (Jr 36.2) Mais tarde, vai se valer do seu escriba, Baruque, para redigir suas palavras (Jr 36.4). Assim sendo, a autoria do livro de Jeremias é fato comprovado. A Bíblia nos informa que outras pessoas atribuem a autoria do livro de Jeremias: Daniel e Esdras (Dn 9.2; Ed 1.1). (extraído da lição)

1.2. As origens do profeta.
Comente com a classe que Jeremias sendo filho de sacerdote,pertencente à linhagem sacerdotal,poderia desfrutar de muitos privilégios inerentes ao cargo.Segundo o historiador Flávio Josefo, os sacerdotes eram honrados como se pertencessem à nobreza.
Jeremias abriu mão de viver uma vida confortável para sofrer as conseqüências de falar a verdade em tempos de decadência espiritual,política e até mesmo moral que vivia o povo de Deus.
Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.(Jr1:18,19)

1.3. O profeta não foge à luta.
Comente com a classe que Deus colocou Jeremias como profeta sobre as nações,portanto sua palavra não se restringia apenas ao povo de Deus. A principio Jeremias apresenta a Deus algumas razões tentando convencer o Senhor que ele não era a pessoa que ele procurava, mas ouviu a seguinte resposta: Santifiquei-te desde o ventre, Te dei por profeta “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”(Jr 1.5)

2. UM PROFETA COMPROMETIDO COM DEUS.
O profeta Jeremias viveu em um período que tinha como cenário político disputas por um território muito importante, conhecido como Crescente Fértil. Diante destas disputas, Jeremias se manteve fiel ao Deus de Israel, diferentemente dos líderes da nação, que estavam envolvidos em um grau de depravação moral sem fim (Jr 2.11).
A Chamada de Jeremias se deu em um cenário indescritível de depravação que viria a levar o povo cativo à Babilônia, mas quando lemos o livro de Jeremias é notório que o seu compromisso era fazer o que lhe tinha sido confiado independente de qualquer coisa ou opinião contraria.

2.1. O profeta da esperança.
Quando lemos o texto abaixo, percebemos que o profeta estaria levando palavras que poderiam mudar o rumo da nação caso fosse aceita e colocada em pratica.
“Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares” (Jr 1.10).

2.2. Chamado em tempos de crise.
A palavra de Jeremias certamente confrontaria políticos, religiosos e muitos que não pensavam segundo a vontade de Deus.
Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? (Jr 2.5)
Qual será o posicionamento da Igreja ante a eminência de tanto pecado como nunca visto. As leis que estão sendo aprovadas dizem que é proibido proibir,tudo é licito.A sociedade está aos poucos concordando com preceitos que até pouco tempo era repudiado.Comentei com minha classe que está chegando ou chegou o momento da Igreja (universal) que é invisível sofrer como Jeremias por estar focada unicamente na palavra de Deus.

2.3. Desafios da chamada no mundo contemporâneo.
Hoje ser cristão no Brasil é status, afinal quantos artistas, esportistas, políticos e outros professam a mesma fé. Cristianismo sem calvário não é verdadeiro, vida afastada do Espírito Santo é sinal que não  houve novo nascimento sem o qual não se pode ser salvo.(Jo3.3).E mais, sem pentecoste não há eficácia nas mensagens e testemunhos...
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.  (At 1.8) 

3. O PROFETA E A VONTADE DE DEUS.
Ao estudar o livro de Jeremias, notamos que Deus apresenta um determinado propósito para ele: ser profeta (Jr 1.5). Isto é, ser porta-voz de Deus para a nação de Israel.
Nosso estudo nos deixou bem claro que Jeremias era profeta (tinha a mensagem de Deus), fato que autentica um profeta.
Cuidado nunca profetize para alguém se não possuir a mensagem de Deus para esta pessoa, isto é heresia e atitude de um falso profeta.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. (Jr23.16)

3.1. Escutando a  voz de Deus.
Era comum antes das mensagens cantarmos o hino 210 da harpa cristã “Fala fala senhor nesta hora” e literalmente aguardar a mensagem. Algumas igrejas a mensagem não é mais a prioridade,em outras muitos pregadores estão calados,não tem mais oportunidade enterrando em alguns casos o talento... Senhor tenha misericórdia de nós.

3.2. Jeremias e seu encanto pela voz de Deus.
Quando alguém é instrumento de Deus, torna-se dependente em agradá-lo e sua vida perde o sentido fora deste propósito. Veja exemplo de Paulo;
Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. (1 Co 9:16,17) 

3.3. Uma história  de fé e esperança.
[Jeremias foi profeta no período de vários reinados, mas sempre falando ou profetizando as palavras de Deus, não se vendeu não se corrompeu, não trocou o privilegio de ser servo de Deus a ser alguém importante vivendo na luxuria. Que exemplo!
Em contrapartida há pregadores hoje que eu não teria dinheiro suficiente para paga-los pela sua mensagem. Amados aprendemos que digno é o obreiro de seu salário,mas nunca encontramos base bíblica para nos enriquecermos do evangelho, enquanto muitos passam necessidade.Jesus foi o maior pregador de todos os tempos e não tinha onde reclinar sua cabeça.
E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mt 8:19,20)
.E Paulo que até fazia tendas para não ser pesado para a igreja.
E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. (At.18.3)
  Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. (1Ts 2.9)

CONCLUSÃO
O profeta Jeremias foi levantado por Deus e anunciou o castigo que viria sobre o reino de Judá, caso o povo não se arrependesse. Jeremias foi açoitado, torturado, preso e até denunciado pelos próprios amigos. Entretanto, nada disso o fez desistir de sua chamada.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
Comentário Bíblico Beacon. Vol 4: Isaías a Daniel. RJ: CPAD, 2005




1. As profecias de Jeremias foram conduzidas a qual reino?
R: Ao reino do Sul, Judá (Jr 1.2-3).

2. Quando Deus chamou a Jeremias, o rei Josias tinha quantos anos de reinado?
R: 13 anos (Jr 1.2).

3. Quem é o autor do livro de Jeremias?
R: Jeremias (Jr 1.1).

4. Quais foram os reis de Judá que presenciaram as profecias de Jeremias?
R: Josias Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias (Jr 1.1-3).

5. O que são cisternas rotas?
R: Cisternas que não retêm água (Jr 2.13).

                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.



                 
                                                                                                                                                                                        
[     
A paz do Senhor Jesus, vamos iniciar um novo trimestre ...


Bibliografia
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/


                                                         MUSICAS ESCOLHIDAS DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

Jeremias
Tempo: 4:00 Minutos - Elaine Martins


                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário