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sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lição 2 - Ordenança para participar da Ceia do Senhor

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Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

1 Coríntios 11.23-26 
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
24 - E, tendo dado graças, o partiu, e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Antonio Gilberto: São duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo: O Batismo (que estudamos na aula passada) e a Ceia do Senhor. Com o seu batismo, no rio Jordão, Jesus iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a instituição da Ceia do Senhor, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente (Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser sempre renovada (Lc 22.14,15). [8]

1 - Os Direcionamentos da Ceia do Senhor

1.1 - Direciona para Jesus no Passado
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim" (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos leva a MEMÓRIA, ou seja ao passado. Devemos participar do Ceia do Senhor em memória da morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvário.
Antonio Gilberto: É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (1Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já realiazado (Lc 22.19). Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos. Os católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-la de sacramento [8].

1.2 - Direciona para Jesus no Presente
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes ... " (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos direciona no presente: "Fazei isto, todas as vezes", a ordem de Jesus é para sentar-nos à mesa do Senhor com discernimento, entendendo o que o momento significa.
Antonio Gilberto: A Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela Igreja, mas também um proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia poucos conhecem  a doutrina, pois depende do estudo da Palavra. A Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (1Co 11.23). Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (Gl 1.11,12,15-17). [8]

O Pão e o vinho são os elementos da Ceia do Senhor, nossa doutrina ensina que o pão simboliza ou representa o corpo do nosso Senhor, e o vinho simboliza ou representa o sangue do nosso Senhor Jesus.
Antonio Gilberto: É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras [8]

O Pão
Antonio Gilberto: Por ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se aos seu discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Por conseguinte, quando o pão é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo [8]

O Vinho
Antonio Gilberto: Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt 26.29; 1Co 11.27), o vinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1,18,19). [8]

É preciso deixar claro essa definição sobre os elementos da Ceia do Senhor aos alunos, o elementos não passam por nenhuma transformação, o pão continua a ser pão, o vinho continua a ser vinho, e que existem algumas interpretações incorretas sobre os Elementos da Ceia, como a :

Transubstanciação: Interpretação do Catolicismo Romano que acreditam que o pão e o vinho tenham suas substâncias mudadas e que se transformem, após a oração, literalmente no corpo e no sangue de Cristo.

Consubstanciação: Que foi uma interpretação seguida por Martinho Lutero ao qual ensina que o Pão e o Vinho possuem a presença literal do corpo e do sangue de Cristo, sendo assim, é possível receber o próprio Cristo ao ingerir os elementos.

A bênção advinda da comemoração da Ceia do Senhor consiste somente em reavivar na mente dos participantes a obra de amor de Cristo Jesus, ensejando-lhes oportunidade de examinarem a consciência e de renovarem seus propósitos para com Deus [7]
Jim Robson: A Ceia do Senhor é uma festa memorial de grande poder. Ela tem o poder de levar aqueles que a comem a desejar servir seu Senhor com todo o seu ser [Leia mais]
Antonio Gilberto: Toda Ceia destina-se a alimentar. Devemos participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos novamente alimentados espiritualmente. Santa Ceia é um alimento espiritual. Participar da Ceia do Senhor é uma ocasião propícia ao recebimento de bênçãos: "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? (1Co 10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira ceia (Lc 22.10-13).  [8]
 
1.3 - Direciona para Jesus no Futuro
"Anunciais a morte do Senhor até que venha" (1Co 11.26)
A Ceia do Senhor não é um altar, sobre o qual Jesus Cristo se sacrifica repetidas vezes. Participamos da Ceia, dando graças pela morte sacrificial de Jesus já realizada em nosso favor. Desta forma, continuaremos proclamando a morte dEle até que Ele venha de novo [7]
Antonio Gilberto: A Igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29) [8]

2 - A Importância da Ceia para o cristão
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente. Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A Santa Ceia lembra a paixão e a morte de  Cristo em nosso lugar, bem como a sua segunda vinda. Tendo em vista suas verdades bíblico-teológicas, cabe-nos tomar assento à mesa do Senhor com solenidade e redobrada reverencia [8]

2.1 - A Importância de Examinar a si mesmo
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor" (1Co 11.28-29)

Participe com Exame de Consciência
É preciso que o crente se examine antes de participar da ceia. Isso não quer dizer que deixe de participar, em certas circunstâncias, e sim que se corrija, se estiver em falta, e com novo proposito participe da ordenança [7]
Antonio Gilberto: Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às escrituras [8]

Participe com Discernimento
É preciso que o crente participe da ceia com discernimento, isto é, entendendo o que ela significa e objetiva. Caso contrário, a transformará numa rotina fria e sem sentido [7]
Antonio Gilberto: Participar da Ceia sem discernir "o corpo do Senhor", é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo [8]
     
2.2 - A Importância de Julgar a si mesmo
"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos jugados" (1Co 11.31)
Antonio Gilberto: Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de Deus, quando ao seu estado espiritual.

2.3 - A Importância de Corrigir a si mesmo
"Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1Co 11.30)
Quem não corrige a si mesmo, vive em duplicidade na vida espiritual (Sl 119.113; Mt 6.24; 2Co 6.14), serve a dois senhores, tem a mente cauterizada, já não sabe o que é certo ou o que é errado, é um perigo quando o cristão senta na mesa do Senhor e na mesa dos demônios (1Co 10.21).
 
3 - A Relevância da Ceia para a Igreja
É preciso que o crente participe da ceia reverente e solenemente em virtude do que ela representa, a morte de Jesus. [7]
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um momento de gratidão (1Co 11.24), é um momento de solene devoção e louvor a Deus: "E tendo cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender, nem explicar! [8]
Antonio Gilberto: A Santa Ceia é para os santos em Cristo Jesus, conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, Ele teria chamado a todos sem distinção [8]
As igrejas locais das Assembleia de Deus deveriam celebrar o culto da Ceia do Senhor totalmente voltado para a solenidade, muitas costumam dedicar muito tempo para os louvores, perde-se muito tempo para solução de problemas internos da igreja local (reforma, finanças, agendas, soluções de problemas diversos), as vezes fica pouco tempo para a palavra e ao atingir cerca de 3 a 4 horas de "culto", fica 10 a 15 minutos para a solenidade, então é feita uma rápida distribuição dos elementos da Ceia, e realmente a parte mais importante fica atordoada.  Isso precisa mudar, até quando ? Estou 38 anos na AD vendo isso acontecer. Todas igrejas das Assembleia de Deus que congreguei são assim. Um culto iniciar as 18 horas e terminar quase 22 horas nas condições expostas é Lamentável, precisamos melhorar, e muito ! 

3.1 - A Comunhão da Igreja
A Ceia do Senhor une os crentes da Igreja em amor pela comunhão com Jesus. Veja o que escreveu o apóstolo João: "Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1.7)  [7]
A Ceia foi instituída para ser celebrada pelos crentes biblicamente batizados e que estão em comunhão com sua igreja. Deve ser comemorada exclusivamente em reunião da igreja. Não deve ser celebrada por instituição alguma, a não ser a igreja. [7]
O cristão participante da Ceia do Senhor deve estar em paz e comunhão com outros irmãos (relacionamento horizontal) e também deve estar em comunhão com Deus (relacionamento vertical).
A Ceia traduz-se numa grande oportunidade de adoração e de comunhão com Cristo e com os irmãos [7]

3.2 - A Perseverança da Igreja
"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1Co 11.26)
Precisamos participar com regularidade da Ceia, perseverando nesse Memorial do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós e anunciando Sua morte até que Ele venha nos buscar.
Albert Barnes: A perseverança da Igreja deve ocorrer Até que Jesus retorne para julgar o mundo. Isso demonstra (...) que foi planejado que essa ordenança seja perpetuada e observada até o fim dos tempos. Em toda geração, portanto, e em todo lugar onde há cristãos, deve ser observado, até que o Filho de Deus retorne; e a necessidade de sua observância cessará somente quando todo o corpo dos remidos tiver permissão para ver seu Senhor, e não haverá necessidade desses emblemas para lembrá-los dele, pois todos o verão como Ele é. [5]
      
3.3 - A Esperança da Igreja
"(...) não beberei deste fruto das vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29)
A Esperança da Igreja é estar com Jesus e com ele Cear novamente, a quem não acredita que esse versículo se aplica de forma literal mas alegórica. 
John Wesley: No Texto "não beberei deste fruto da videira até aquele dia que o beba de novo convosco no reino de Pai" ,  Jesus estava dizendo que não provará mais vinho, até que beba vinho de outro tipo no glorioso reino de meu Pai. E disto você também participará comigo. [5] 
A. Lukyn Williams (The Pulpit Commentary): O texto acima é um anúncio misterioso que foi interpretado de várias maneiras, e seu significado deve permanecer incerto ... A solução não explica a nova participação no reino de Deus. Parece, no geral, melhor entendê-lo como uma profecia da grande ceia das bodas do Cordeiro e das alegrias que aguardam os fiéis nos novos céus e na nova terra [Leia mais]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Revista Discipulado - Mestre 2 - Pág.73-77
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2009 - Pág.42-45

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Lição 1 - Ordenança para crer e descer às águas batismais

 

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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Mateus 3.13-17 
13 - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 
14 - Mas João opunhas-lhe, dizendo: Eu gosto de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16 - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 

1 - A Salvação é para quem crer em Jesus

1.1 - Para se tornar filho de Deus, é preciso receber Jesus como Senhor e Salvador
A Graça de Deus é a mais extraordinária manifestação do amor de Deus para com a humanidade. E Deus se manifesta através de quatro tipos de graça, a saber:

1 - A Graça Comum
".... pois Ele é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At 17.25b). Deus dá a todos os seres humanos a vida, a respiração e os meios que proporciona a vida: O Sol, o oxigênio, o dia, a noite, a chuva, os recursos naturais, outros.

2 - A Graça Salvadora 
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tt 2.11). A Salvação de Deus é para toda a humanidade, porém, só será alcançada por aqueles que creem e recebem Jesus Cristo como Salvador pessoal, estes se tornam filhos de Deus.

3 - A Graça Justificadora e Regeneradora
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3.23-24).
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5.17).
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus" (Ef 2.19).

4 - A Graça Santificadora
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). Quando a pessoa aceita a Jesus como Salvador pessoal deve viver em santidade, renunciar a si mesmo e a vida de pecado, caso contrário, a falta de santificação anula os efeitos da graça salvadora, justificadora e regeneradora.

Como podemos observar a Graça é a manifestação da salvação, o ato de receber Jesus Cristo como Salvador pessoal é suficiente para a salvação da pessoa.

O Ato do Batismo nas águas não é suficiente para a salvação de uma pessoa que não recebeu a graça de Deus, mas aos que verdadeiramente receberam a graça de Deus se faz necessário cumprir essa ordenança, é um mandamento do Senhor: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19), todo cristão que recebe a graça Salvadora, Justificadora e Regeneradora sentirá prazer em cumprir esse mandamento, onde em um ato simbólico declarará publicamente a decisão de seguir a Jesus Cristo. Portanto fica claro que : "A admissão no Reino de Deus se dá através da fé no sacrifício de Cristo associada ao verdadeiro arrependimento. Todavia, é o ato do Batismo nas águas que possibilita o acesso à igreja visível (local)" [7] possibilitando participar de outra ordenança que é a Ceia do Senhor e outras atividades que trazem crescimento espiritual.

1.2 - Crer é confiar, conhecer, confessar e obedecer
Muitas vezes a pessoa que aceita a Jesus como Salvador não tem tempo ou está em condições excepcionais que a impossibilita de participar do Ato do batismo nas águas, isso não vai lhe impedir de obter a Salvação.
O malfeitor que estava sendo crucificado ao lado de Jesus (Lc 23.39-43) estava prestes a morrer, e momentos antes, se voltou a Jesus, reconhecendo-o como Salvador, buscou perdão ao reconhecer Jesus como Deus, e Cristo o aceitou e o salvou, demonstrando que a pessoa pode ser salva sem passar pelo ato do Batismo nas águas, é a nossa fé em Cristo, que nos salva.
"Crer" é mais que concordar, intelectualmente, que Jesus é Deus. Crer significa depositar nossa confiança nEle, e ter como certo que somente Ele pode nos salvar. É dar a Cristo o controle de nossos planos atuais e nosso destino eterno. [6]
 
1.3 - Quem crê em Jesus não é condenado
O Texto Bíblico deixa claro que crer em Jesus é essencial para ser salvo :
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.16,18).
O Efeito da maravilhosa graça de Deus faz com que aquele que crê em Jesus seja livre da condenação da morte eterna e se torne herdeiro da vida eterna, porque, pelo sacrifício da morte de Jesus, os pecados são expiados e nada pode impedir que Deus nos reconheça como seus filhos.

2 - Batismo: sepultamento de pecados

Definição
Batismo significa "mergulho", "submersão". É a primeira ordenança de Cristo, através da qual o novo convertido passa a fazer parte da igreja local. [7]

Batismo é uma Ordem
Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21), Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; Sl 85.13).  [8]

Batismo é uma Confissão
O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Cl 3.27; 1Pe 3.18). O batismo se torna para ao crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã - 1Co 10.2). [8]

Conceito
O Batismo nas águas ilustra a experiência da regeneração efetuada pelo Espírito Santo no pecador, experiência esta que se relaciona com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Significa que quando o pecador aceita a Cristo como único e suficiente salvador passa por uma transformação tão radical, que só pode ser explicada como sendo morte e sepultamento do velho ser e ressurreição de uma nova criatura para viver uma nova vida com Deus. Em outras palavras, quando o pecador aceita a morte de Jesus como morte vicária, isto é, para substituí-lo diante da justiça de Deus, morre também com Cristo. Mas, assim como Jesus não ficou na sepultura, antes ressuscitou, o que crê nele ressuscitou com Ele, para viver eternamente. Desse modo, o batismo simboliza a morte para o mundo e a ressurreição para uma nova vida de fé em Cristo Jesus. [7]



IMPORTANTE
No cristianismo há três formas de efetuar o Batismo, a saber:
1 - Imersão: Batismo mediante mergulho na água
2 - Efusão: Batismo mediante o derramamento de água sobre a cabeça
3 - Aspersão: Batismo espalhando gotas de água sobre a cabeça
Nas Assembleias de Deus, o batismo é por Imersão conforme o próprio significado da palavra "Batismo" como já vimos anteriormente, valendo lembrar que mesmo aqueles cristãos que batizam por Efusão ou Aspersão, reconhecem o Batismo por Imersão como a forma usada pela Igreja Primitiva.

2.1 - O Batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
O Batismo nas águas é realizado por homens sob a autoridade de Deus, mas quanto ao nome de quem deve ser atribuído ? Jesus ensina a Batizar da seguinte forma: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19).
Esse texto não dá margem para outras interpretações, todavia, há algumas denominações evangélicas que só batizam em nome de Jesus, baseada na fala de Pedro: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito santo" (At 2.38).
Estaria Pedro no texto acima inventando uma outra forma de batizar, ao fazê-lo "somente no nome de Jesus" diferentemente do que Jesus havia ensinado ? Acreditamos que não, o contexto dessa passagem bíblica mostra que Pedro não estava à beira da água e muito menos realizando o Batismo. Pedro estava diante dos gentios pregando sobre Jesus e não inventando uma nova forma de batismo, é preciso entender essa questão para não entrar em confusão e batizar de forma incorreta.

UM SÓ BATISMO
Vale lembrar que o Batismo deve ser feito uma única vez : "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4.5), todavia, se a pessoa foi batizada através de uma fórmula modificada, incorreta ou não bíblica, pode não ser válida e o ato deve ser repetido de acordo com a doutrina bíblica.
Algumas Igrejas pseudo-cristãs negam a fé na Trindade, outras, negam a divindade de Cristo o que leva a pessoa ao rebatismo.
Nas Assembleias de Deus o batismo infantil não é tido como válido porque só pode receber o batismo aquele que já tem a consciência formada.
Existe uma frase famosa que diz "Se pode complicar, para quê facilitar?" em relação ao Batismo, isso se aplica a Igreja CCB e Adventistas por exemplo, vejamos :
A maioria das denominações evangélicas batizam dizendo: "Eu te Batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" , para a Congregação Cristã no Brasil (CCB), essa formula não é válida e a pessoa deve ser rebatizada, a alegação é de que a formula correta é "Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" , devemos instruir nossos alunos de no caso de sair da denominação Assembleia de Deus deva procurar congregar em denominações que aceitem o nosso batismo.
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, quando o membro abandona a fé e consequentemente tem o nome excluído do livro de membros, quando a pessoa volta para a Igreja, ela somente volta a comunhão e tem o nome inserido novamente no livro de membros mediante o rebatismo, já imaginou esse cenário ?

IDADE PARA SE BATIZAR
Através do Batismo a pessoa está testemunhando publicamente que está disposta a seguir a Cristo, e isso ocorre depois do arrependimento dos pecados aos pés de Cristo.  Para que a pessoa possa ser Batizada, precisa ter essa consciência e tomar a decisão de descer as águas por espontânea vontade. Devido a seriedade do Ato do batismo muitas igrejas  estabelecem uma idade mínima para o candidato ao batismo e também fazem uma palestra para preparar os candidatos e avaliar a sua maturidade para o ato. 
Algumas denominações evangélicas batizam o candidato sem nenhum preparo teológico,  inclusive batizam pessoas que vieram assistir o batismo de um parente ou amigo, pessoas que podem não ter ainda a consciência do que representa o ato do batismo, pessoas que ainda estão envolvidas em vícios e que não tiveram uma experiência do novo nascimento, mas tomou a decisão pela emoção do momento. Tais denominações defendem que Deus pode tocar no coração da pessoa na hora do batismo para ser batizada e salva, pois as águas do batismo tem o poder de purificar os pecados, e fazem isso baseado em um entendimento incorreto de um sermão de Pedro longe das águas batismais :  "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" (At 2.38) 
     
2.2 - O Batismo é um símbolo público de conversão
Eurico Bergstén: O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos 'sepultados' pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em 'novidade de vida' (Rm 6.5; Cl 2.12).  [8]

2.3 - Ao ser batizado, Jesus deixou o Seu exemplo
Eurico Bergstén: Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21), Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; Sl 85.13).  [8]
 
3 - Batismo: crer em Jesus e arrepender-se
É evidente que a regeneração para uma nova vida de fé não se dá no momento em que a pessoa se batiza, mas sim no momento em que a pessoa se submete a Cristo pela fé, crendo em Jesus e se arrependendo dos pecados. O batismo simboliza simplesmente uma realidade já alcançada pelo pecador. [7]
Neste tópico, nosso comentarista formula várias perguntas a serem feitas para os candidatos ao batismo com o intuito de avaliar sua maturidade e consciência sobre o ato. Conforme já comentado muitas igrejas fazem palestras sobre o batismo para os candidatos antes do batismo, a Assembleia de Deus é uma dessas igrejas.
Abaixo deixo um link interessantes sobre algumas questões sobre a profissão de fé.


3.1 - Uma profissão de fé sobre a Palavra de Deus
A profissão de fé sobre a PALAVRA DE DEUS, envolve perguntas ou declarações públicas sobre a Palavra de Deus e seus principais ensinos referente a salvação. Na revista e no Slide, cinco perguntas foram formuladas.

3.2 - Uma profissão da fé sobre a Igreja
A profissão de fé sobre a IGREJA, envolve perguntas ou declarações públicas sobre o estatuto da Igreja no que se refere a usos e costumes, submissão a liderança pastoral, participação da Ceia do Senhor, dízimos e ofertas. Na revista e no Slide, quatro perguntas foram formuladas.
      
3.3 - Uma profissão de fé a própria vida
A profissão de fé sobre a PRÓPRIA VIDA, envolve perguntas ou declarações públicas sobre a nova vida com Jesus no que tange a ser exemplo como cristão, ser imitador de Cristo, fazer a diferença neste mundo de trevas e sem sabor, sendo sal e luz. Na revista e no Slide, quatro perguntas foram formuladas.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada - Versão King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Revista Discipulado - Mestre 2 - Pág.69
[8] Teologia Sistemática - Bergstén Eurico - CPAD - 2005 - Pág. 244-245