
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Habacuque 3.1-2,17-18
1 - Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 - Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
17 - Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,
18 - todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
1 - A Relevância do Avivamento
1.1 - O Significado do Avivamento
Para os pentecostais, avivamento significa um período de renovação espiritual marcado por um intenso mover de Deus.
Esse conceito está relacionado a uma maior manifestação do Espírito Santo na vida dos crentes, levando a um aumento da fé, arrependimento, santificação e dons espirituais, como profecias, curas e línguas.
Os pentecostais acreditam que o avivamento pode acontecer individualmente ou em comunidades inteiras, resultando em um crescimento da igreja e na transformação de vidas. Exemplos históricos incluem o Avivamento da Rua Azusa (1906), que impulsionou o movimento pentecostal moderno.
1.2 - A Urgente Necessidade de Avivamento
A Igreja evangélica tem uma necessidade urgente de avivamento porque enfrenta desafios espirituais, morais e sociais que enfraquecem sua fé, testemunho e impacto no mundo. O verdadeiro avivamento traz renovação, santidade, paixão por Deus e transformação genuína. Precisamos de um Avivamento Urgente por algumas razões :
(1) Porque muitos cristãos estão Frios Espiritualmente
Muitos crentes vivem uma fé morna e sem compromisso, precisamos de um avivamento para reacender a paixão por Deus : "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.15-16).
(2) Porque a Oração e a Santidade estão sendo Negligenciadas
O avivamento desperta a igreja para a oração fervorosa e uma vida de santidade diante de Deus : "vigiais e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26.41)
(3) Porque há uma grande necessidade de Poder Espiritual
Sem o poder do Espírito, a igreja se torna fraca e incapaz de cumprir a missão de evangelizar com ousadia : "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas" (At 1.8).
(4) Porque a Igreja precisa de Unidade e Amor Verdadeiro
O avivamento cura divisões, restaura relacionamentos e traz um espírito de unidade e amor entre os irmãos : "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13.35)
(5) Porque o Mundo precisa ver o Poder Transformador de Deus
A Igreja precisa ser uma referência de vida transformada, mente renovada (Rm 12.2), e o avivamento traz essa renovação espiritual
(6) Porque muitas igrejas estão comprometendo o Evangelho
O Avivamento restaura o compromisso com a verdade do Evangelho, sem distorções ou concessões ao pecado : "Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências" (2Tm 4.3)
(7) Porque o Avivamento prepara a Igreja para a Volta de Cristo
Uma igreja avivada vive em santidade e vigilância, pronta para a volta de Jesus: "Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Eis aí o noivo! saí-lhe ao encontro" (Mt 25.6).
Portanto, A igreja precisa urgentemente de um avivamento para volta ao primeiro amor, buscar santidade, viver com poder espiritual e cumprir sua missão de transformar o mundo. Esse avivamento começa no coração de cada crente, através da oração, arrependimento e da busca sincera por Deus.
1.3 - O Avivamento da Igreja
O crente que não busca o Avivamento pessoal esta vivendo com autoconfiança excessiva e negligência espiritual.
O apóstolo Paulo alerta : "Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia" (1Co 10.12).
Paulo nos ensina que não devemos ter autoconfiança e negligência espiritual, pois ninguém está imune à queda, e que todos devem vigiar para não se afastarem da vontade de Deus. A caminhada cristã exige constante atenção e dependência de Deus, pois todos estão sujeitos a tentações e fraquezas. Quando alguém se acha espiritualmente forte e inabalável, corre o risco de relaxar e cair. Sendo assim, individualmente, devemos buscar de forma contínua por uma avivamento espiritual, pois o verdadeiro sustento espiritual vem de Deus, não de nossa capacidade. Precisamos depender do Espírito Santo diariamente.
Quando a chama espiritual se apaga, o crente está muito suscetível a ceder e praticar as obras da carne, deixando de produzir o fruto do espírito (Gl 5.22) e este o ponto de maior perigo, pois o crente pode se desviar da fé e perder a salvação. Biblicamente, há pessoas que estavam na fé, mas, se afastaram e caíram da graça.
2 - As Condições para Ocorrer o Avivamento
2.1 - Arrependimento, um Caminho para o Avivamento
Na prática, o avivamento é buscado por meio da oração intensa, jejuns, arrependimento e busca pela presença de Deus, com a expectativa de que Ele se manifeste de maneira poderosa.
A Bíblia mostra claramente que o arrependimento é um caminho para o avivamento. Sempre que Deus trouxe renovação espiritual ao Seu povo, o arrependimento foi um fator essencial. Aqui estão alguns exemplos bíblicos que confirmam essa relação : "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2Cr 7:14).
Veja que Deus promete restauração quando há humilhação, oração e arrependimento. Davi buscou um avivamento pessoal através do arrependimento genuíno : "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito reto ... torna a dar-me alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário" (Sl 51.10-12).
O arrependimento traz tempos de refrigério, tempo de renovo espiritual : "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor" (At 3.19).
Portanto, o arrependimento prepara o coração para que Deus opere com poder. Quando há confissão sincera e abandono do pecado, o Espírito Santo pode agir livremente, trazendo avivamento tanto individual quanto coletivamente.
2.2 - O Avivamento é Precedido de Oração
A Bíblia ensina que o avivamento é precedido pela oração. Sempre que houve um grande mover de Deus, encontramos homens e mulheres buscando-O intensamente em oração.
A Bíblia mostra claramente que o Avivamento é precedido de Oração.
Antes do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em oração : "Todos estes perseveravam unânimes em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos." (At 1.14)
O Avivamento da Igreja Primitiva veio enquanto eles estavam unidos, buscando a Deus : "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso... E todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2.1-4).
Deus promete restauração e avivamento para aqueles que se humilham e oram : "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2Cr 7:14).
Após a oração, houve um renovo espiritual e ousadia para pregar : "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus" (At 4.31).
Portanto, A Bíblia deixa claro que todo grande avivamento é precedido de oração fervorosa. Quando o povo de Deus busca Sua presença em unidade, arrependimento e súplica, Ele responde com poder, trazendo renovação espiritual e transformação.
2.3 - Avivamento pela Palavra
Biblicamente, o avivamento pode ocorrer pela leitura e obediência à Palavra de Deus. A história bíblica mostra que, sempre que o povo de Deus voltou-se para as Escrituras com sinceridade, houve um renovo espiritual.
Quando Esdras leu a Lei para o povo, eles choraram, se arrependeram e buscaram a Deus. Esse momento marcou um grande avivamento em Israel : "Todo o povo se ajuntou como um só homem na praça... e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés ... Ele leu no livro, diante da praça ... desde a alva até ao meio-dia ... e todo o povo estava atento ao livro da Lei" (Ne 8.1-3,8-9).
O rei Josias promoveu um grande avivamento quando descobriram o Livro da Lei e decidiram seguir fielmente a Palavra de Deus : "Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na casa do Senhor ... Assim que o rei ouviu as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes" (2Rs 22.8-11; 23.1-3).
O Ensino da Palavra trouxe convicção de pecado, mudança de vida e crescimento espiritual: "Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas obras. Muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos... Assim a Palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia" (At 19.18-20).
O salmista reconhece que a Palavra de Deus tem o poder de trazer renovo e vida : "A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra" (Sl 119.25).
Portanto, a Bíblia mostra que o avivamento pode ser despertado pela leitura, ensino e obediência à Palavra de Deus. Quando as pessoas entram em contato com as Escrituras e respondem com arrependimento e compromisso, o Espírito Santo age poderosamente, trazendo renovação espiritual.
3 - Os Resultados do Avivamento
3.1 - O Avivamento nos Mantém Cheios do Espírito
O avivamento nos mantém cheios do Espírito Santo, mas é importante entender que ele não é um evento isolado, e sim um processo contínuo de busca por Deus. Para permanecermos cheios do Espírito precisamos manter um vida de oração, santidade e obediência à Palavra.
No original grego a expressão "Enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18), indica uma ação contínua, ou sejad, precisamos buscar constantemente estar cheios do Espírito Santo. Mesmo após Pentecostes, os discípulos continuaram sendo renovados e fortalecidos pelo Espírito : "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam a Palavra de Deus com ousadia" (At 4.31).
O Apóstolo Paulo enfatiza que a Palavra de Deus deve habitar em nós abundantemente (Cl 3.16) e que devemos orar sem cessar (1Ts 5.17), isso porque, o avivamento não deve depender apenas de emoções momentâneas, mas deve ser sustentado por uma vida de oração e meditação na Palavra. Um verdadeiro avivamento não apenas enche de poder, mas também transforma o caráter dos crente : "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio" (Gl 5.22,23).
3.2 - O Avivamento nos Faz Andar em Espírito
O avivamento nos leva a andar em Espírito, pois renova nossa comunhão com Deus, nos fortalece espiritualmente e nos ajuda a viver segundo a vontade do Espírito Santo. Quando há um verdadeiro avivamento, há um verdadeiro avivamento, há um desejo maior de santidade, oração, obediência à Palavra e manifestação do fruto do Espírito.
Quando estamos cheios do Espírito devido ao avivamento, nossa carne perde força e passamos a viver segundo Deus : "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis e concupiscência da carne" (Gl 5.16).
Quando estamos avivados, nos tornamos mais sensíveis à voz de Deus e mais dispostos a obedecer à Sua vontade : "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Rm 8.14).
Portanto, o avivamento nos ajuda a andar no Espírito porque nos aproxima de Deus, nos fortalece contra o pecado, desenvolve em nós o caráter de Cristo e nos torna mais guiados pelo Espírito Santo. Porém, para manter esse estilo de vida, é necessário continuar buscando ao Senhor em oração, na Palavra e em comunhão com os irmãos.
3.3 - O Avivamento nos Faz Viver uma Vida Abundante
O avivamento nos leva a viver uma vida abundante em Cristo, pois nos renova espiritualmente, fortalece nossa fé e nos faz experimentar a plenitude da presença de Deus. Jesus prometeu essa vida abundante para aqueles que o seguem de perto.
O avivamento nos ajuda a viver essa vida plena, pois nos aproxima de Deus e nos enche do Espírito Santo : "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10.10).
O avivamento nos dá força espiritual e renovação diária, permitindo que vivamos sem desânimo ou estagnação : "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão" (Is 40.31).
Quem tem vida abundante tem paz e alegria verdadeira, independentemente das circunstâncias da vida : "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17). "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto a vide ... todavia, eu me alegrarei no Senhor ..." (Hb 3.17-18).
A vida abundante não é apenas receber bênçãos, mas ser frutífero no Reino de Deus e cumprir o chamado divino : "Eu sou a videira, vós sois os ramos; quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5)
Portanto, o avivamento nos conduz a uma vida abundante porque nos enche do Espírito Santo, nos fortalece espiritualmente, nos dá alegria, paz e propósito. No entanto, essa abundância não se resume a coisas materiais, mas sim a um vida plena na presença de Deus, vivendo para Sua glória.
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
A Paz do Senhor Jesus. Não foi disponibilizado o subsídio da Lição 13 em arquivo word!
ResponderExcluirEsse comentário ficou excelente! Que Deus continue abençoando a sua vida, Pr. Éder Tomé.
ResponderExcluir