Total de visualizações de página

domingo, 19 de janeiro de 2025

Lição 4 - O Puritanismo - Um Movimento de Pureza Espiritual e Vida Dedicada a Deus

                        

                                    CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Hebreus 12.1-2,12,13 
1 - Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos, como paciência, a carreira que nos está proposta.
2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
12 - Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados.
13 - E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.

1 - O Movimento Puritano

1.1 - O Início do Movimento

Duas Igrejas Cristãs Predominavam
Como vimos na lição anterior, no século 13, a Igreja Católica Romana se apoderou de toda comunidade cristã da Europa na pessoa do papa Inocêncio III (1198-1216), o momento de maior poder papal. 
Na época Roma e Constantinopla eram sedes do Império Romano, e a Igreja Católica de Roma caminhava junta com a Igreja Católica de Constantinopla.
Em 1054 a Igreja Católica de Constantinopla (hoje Istanbul na Turquia) rompe com a Igreja Católica de Roma, e surge a igreja Ortodoxa como resultado de disputas políticas e religiosas. Os ortodoxos questionavam o Papa como autoridade suprema, discordavam da veneração de imagens e da origem do Espírito Santo.
Até o século 16, eram somente duas igrejas cristãs que predominavam na Europa e no Oriente: a Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa respectivamente. Todavia, estudiosos apontam que essas não eram as únicas igrejas ou comunidades de cristãos que existiam no século 16, e que havia grupos do movimento cristão primitivo como os Montanistas, Novacianos, Donatistas, Albigenses, Valdenses, Anabatistas, e outros grupos bem menores também existiam na época.
Em 1517, Martinho Lutero, um monge católico, da Ordem dos Agostinianos, de nacionalidade alemã, também questionou o poder absoluto do papa, e relacionou todos os erros da igreja Católica. Essa ação deu início ao movimento da Reforma Protestante. A partir de então, o Cristianismo dividiu-se em diversas igrejas diferentes: Luteranas, Presbiterianas, Metodistas, Congregacionais, Batistas e Anglicanas.

A Igreja Anglicana
Enquanto a Reforma Protestante ia acontecendo, outra reforma estava em andamento na Igreja da Inglaterra. No objetivo de fortalecer a aliança Espanha contra a França, o Rei Henrique VII propôs casamento de seu filho Artur, herdeiro do trono, com a princesa espanhola Catarina de Aragão, todavia, depois de quatro meses do casamento, Artur faleceu, e foi proposto que o irmão de Artur (futuro rei Henrique VIII) se casasse com a viúva, todavia, dessa união não veio o nascimento de um novo herdeiro para o trono, então o Rei Henrique VIII pediu para o papa Clemente VII que anulasse o casamento com Catarina, para se tornar livre para um novo casamento, o que não foi concedido.
Muitos acreditam que a Igreja Anglicana surgiu porque não foi concedido a permissão para o rei Henrique VIII se casar novamente, sendo o único motivo do rompimento da Igreja da Inglaterra com a Igreja Católica Romana, mas isso não é verdade, estudiosos apontam que desde o século 14 já havia uma insatisfação dos ingleses em prestar contas ao papa e pagar tributos a Roma, pois esse dinheiro era revertido à França para financiar guerra contra os próprios ingleses, tudo isso somado a Reforma Protestante de Lutero, que chegou na Inglaterra com força através de literatura clandestina, fez surgir a Igreja Anglicana que até os dias de hoje é subordinada ao rei da Inglaterra, hoje Charles III.

O Movimento Puritano
Conforme vimos, o rei Henrique VIII, rompeu com a Igreja Católica Romana, e deu início a Igreja Anglicana. Uma parte dos ingleses queriam que a Igreja Anglicana continuasse na doutrina católica, e outra parte queria que adotasse a nova doutrina da Reforma Protestante.
Esse impasse, só foi decidido no reinado da rainha Elizabeth I (filha do rei Henrique VIII com Ana Bolena). A fim de agradar a todos e estabilizar seu reinado, Elizabeth I, tomou a seguinte decisão: A Igreja Anglicana deve manter o culto dominical na liturgia católica para o povo, todavia, para que a burguesia e a elite econômica ficassem satisfeitas com as mudanças previamente solicitadas, a Igreja Anglicana deveria adotar para eles a Teologia Protestante.
Só que uma minoria de pessoas não gostaram desse posicionamento da Igreja Anglicana de ficar em cima do muro, o que deu inicio a um movimento para purificá-la. Esse movimento queria que a Igreja Anglicana deixasse todas as práticas da Igreja Católica Romana e ficasse totalmente purificada. Esse era o movimento dos chamados Puritanos.
Ouve conflitos entre os interesses do Puritanismo e os Reis que vieram posteriormente a Rainha Elizabeth I. Esses conflitos resultou em um processo de migração de puritanos para uma colônia da América do Norte, da qual surgiu os Estados Unidos no século XVII (a partir de 1601).
Enquanto o Brasil estava sendo colonizado de forma exploradora pelos Portugueses, fazendo uso de mão de obra escrava e catequizado pelos jesuítas da Igreja Católica Romana; os Estados Unidos estava sendo colonizado na forma de povoamento, fazendo uso de mão de obra livre pelos ingleses e sendo doutrinados pelos puritanos que chegaram aos Estados Unidos em 1620 em busca de liberdade religiosa, longe da Igreja Anglicana, portanto eles foram os primeiros colonos dos Estados Unidos (A nova Inglaterra).

1.2 - O Descontentamento com a Igreja

O movimento dos puritanos queriam uma reforma completa da Igreja Anglicana, eles estavam descontentes pelos seguintes motivos :
a) Para eles essa Igreja estava reformada pela metade, uma parte era católica e outra Protestante, e isso não estava certo.
b)  Havia muita interferência do rei na Igreja Anglicana, isso tinha que acabar, era revoltante essa situação
c) O rei impunha a religião anglicana aos puritanos
  
1.3 - O Cuidado com o Indivíduo

As visões dos puritanos incluíam : 

Aliança com Deus
Os puritanos acreditavam que tinham uma promessa com Deus para reformar a igreja Anglicana.

Santidade
Os puritanos acreditavam que era necessário viver uma vida piedosa e que tinha que buscar viver em Santidade.

Pregação
Os puritanos acreditavam que a pregação era fundamental e que as escrituras e a experiência cotidiana eram importantes.

Reforma Social
Os puritanos acreditavam em reformas democráticas e na criação de uma sociedade cristã disciplinada.

Autoridade da Bíblia
Os puritanos acreditavam que a Bíblia era a única autoridade em questões de fé e prática.

2 - Um Movimento Visionário

2.1 - Evangelização

Para os puritanos a Evangelização, era um instrumento de Deus para que o povo viesse a ter o conhecimento de Deus e da sua vontade. Para eles o evangelho tinha o poder de transformar a vida das pessoas e causar mudanças na sociedade.
Eles acreditavam que a Evangelização, era um instrumento de Deus para purificar a Igreja Anglicana, para que cada um dos ingleses pudessem alcançar uma vida cristã autêntica de forma duradoura e constante.
Toda a evangelização era feita baseada na Bíblia Sagrada, de forma prática e experimental, e não apenas de forma doutrinária, era um chamamento ao arrependimento e à reconciliação com Deus.
Ensinavam as pessoas a estudar a Bíblia e a aplicá-la em toda as áreas da vida.
      
2.2 - A Pregação Expositiva

Os puritanos eram pregadores que usavam o método de pregação expositiva, fazendo uma exposição da Bíblia de forma detalhada e lógica.
Os seus sermões eram repletos de argumentos, provas e demonstrações que partiam das Escrituras.

Características da pregação puritana
a) Expositiva, ou seja, expunha a Bíblia de forma detalhada
b) Lógica, ou seja, expunha a verdade linha por linha, preceito por preceito
c) Aplicada, ou seja, apresentava a verdade do texto bíblico de forma a ser 
    aplicada à vida dos ouvintes
d) Doutrinal, ou seja, centrada em Cristo e na sua doutrina
e) Popular, ou seja, tinha um estilo popular
f) Incisiva, ou seja, tinha uma aplicação incisiva
g) Poderosa, ou seja, tinha uma forma poderosa [8]

2.3 - A Paixão por Cristo

Um dos maiores puritanos foi Thomas Goodwin, um Congregacional. Escrevendo sobre o céu, Goodwin disse: "se tivesse que ir ao céu e descobrisse que Cristo não estava lá, eu sairia correndo imediatamente, pois o céu seria o inferno para mim sem Cristo".
O céu sem Cristo não é o céu, e se Cristo não estiver lá, eu não tenho desejo de estar lá. Os Puritanos eram pessoas apaixonadas por Cristo.
James Durhan escreveu em seu esboço de sermão: "Se Cristo é amor como um todo, então todo o resto é repulsivo como um todo". 
Queremos um pouquinho de Cristo, mas também um pouquinho de várias coisas. Mas o verdadeiro cristão quer Cristo e nada além de Cristo.
 
3 - Alguns Aspectos do Puritanismo e do Pentecostalismo

3.1 - A Doutrina Puritana do Espírito Santo

Os Puritanos ministravam sobre a relevância da ação do Espírito Santo:
a) O Espírito Santo é o autor das Escrituras
b) O Espírito Santo é o agente que permite que os eleitos compreendam as verdades espirituais

Os Puritanos enfatizavam a obra transformadora do Espírito Santo no processo de Salvação, e isso tem influenciado fortemente o Evangelicalismo moderno. Evangelicalismo é um palavra que enfatiza ter uma relação pessoal com Jesus Cristo, onde o perdão de Cristo, faz a pessoa renascer espiritualmente.

Os Puritanos buscaram e experimentaram o avivamento, isso resultou em uma vasta edição de livros devocionais puritanos, livros piedosos.
John Owen, escreveu uma obra de 24 volumes, incluindo a sua grande obra sobre o Espírito Santo.
George Whitefield  disse acerca dos Puritanos: "Embora mortos, por seus escritos ainda falam". Seus escritos ainda têm poder, influenciou vários movimentos cristãos ao longo dos séculos e continua influenciando hoje.

3.2 - A Missão do Povo de Deus

Os Puritanos desenvolveram seu próprio catecismo, credos e confissões de fé e se envolveram na missão de anunciar o evangelho. A fé e prática dos puritanos influenciaram a cultura e o caráter dos norte-americanos e o desenvolvimento do Cristianismo na América do Norte da mesma forma que o sal dá sabor e a luz faz diferença em meio as trevas.
      
3.3 - A Bíblia: Regra Infalível de Fé e Prática

Os puritanos acreditavam que a Bíblia era a autoridade final em todas as questões de fé e prática. Eles eram homens de oração que amavam a Bíblia.
Por fim, o grupo de puritanos era muito diversificado. Parte deles adotaram o Calvinismo, surgindo a Igreja Presbiteriana, parte defendia que ao nascer a criança deveria ser batizada, surgindo a Igreja Congregacional e ainda outra parte defendia que somente os adultos deveriam ser batizados, surgindo os Batistas. 
Ainda na linha Batista tinha os que queriam a teologia calvinista (chamados Batistas Particulares), mas tinham os que defendiam a teologia de Armínio (chamados Batistas gerais). 
A diferença dos "Batistas Particulares" e dos "Batistas Gerais" baseava-se na doutrina da Salvação.
É importante deixar claro que para alguns estudiosos os "Batistas Gerais" não vieram dos puritanos e/ou da reforma protestante, mas sim dos Anabatistas, que foi um grupo de cristãos oriundos da igreja primitiva fundada pelos apóstolos.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revistas Lições Bíblicas - Ano 2 - CPAD - A História da Igreja
[8] De acordo com IA (Inteligência Artificial) - Google
[9] História dos Evangélicos - João Oliveira - Ed. Valentina

12 comentários:

  1. Eu gosto muito desse estudo mais demora muito pra editar ele completo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Que Deus continue lhes dando Graça, Sabedoria e Disposição para nos trazer estes conteúdos.

    ResponderExcluir
  3. Que estudo maravilhoso, esclarecedor, abençoador DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Deus continue o abençoando

    ResponderExcluir
  5. Excelente estudo!! Glória a Deus

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a lição Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Quero agradecer a todos que deram um retorno sobre nosso trabalho, incentiva continuar e melhorar nossas postagens ! Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Ant3s de mais nada agradeço a Deus por ter me escolhido como professora da EBD e a vocês com esse trabalho maravilhosa que nos dá um norte de como ensinar. Comecei agora na EBD e confesso que não sabia direito de onde partir. Procurando o assunto da lição 04, encontrei vocês com slides e tudo. Essa é minha terceira aula, e nunca ministrei com tanta segurança como hoje. Muito obrigado, irmãos Betel; Deus os abençõe poderosamente!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada,quero agradecer pelo estudo da palavra de Deus,continuem nos ajudando não desistam.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Muito bom, o estudo.

    ResponderExcluir