CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Lucas 10.25-28
25 - E eis que se levantou certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 - E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 - E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.
1 - O Primeiro e Grande Mandamento
1.1 - Deus é Amor
Vamos Ler o texto de Mateus 22.36-40
36 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei ?
37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento.
38 - Este é o primeiro e grande mandamento.
39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Perguntaram para Jesus qual era o grande mandamento, e Jesus citou
(1) Amar a Deus Sobre todas as coisas
(2) É Amar ao Próximo
Os fariseus, que haviam classificado mais de 600 leis, frequentemente tentavam distinguir o mais importante do menos importante. Assim, um deles, um "doutor da lei" pediu que Jesus identificasse a lei mais importante. Jesus citou Dt 6.5 e Lv 19.18. Ao cumprir esses dois mandamentos uma pessoa cumpre todos os demais. Eles resumem os Dez mandamentos e as outras leis morais do Antigo Testamento.
Jesus disse que se amarmos verdadeiramente a Deus e ao nosso próximo, naturalmente cumpriremos os mandamentos. Isto é considerar a lei de Deus de maneira positiva. Em vez de nos preocuparmos a respeito do que não devemos fazer, devemos nos concentrar em tudo o que podemos fazer para mostrar o amor que temos a Deus e às outras pessoas. [6]
Embora o AMOR divino seja incondicional, imutável e perfeito por se tratar de um atributo de Deus da qual denominamos de atributo comunicáveis, Deus compartilha com o ser humano em certa medida.
Atributos Incomunicáveis (ou Naturais)
São os atributos que só encontramos em Deus :
- Onipotência
- Onisciência
- Onipresença
- Eternidade
- Imutabilidade
- Asseidade
Atributos Comunicáveis (ou Morais)
São os atributos que Deus compartilha com o ser humano :
- Sabedoria
- Justiça
- Bondade
- Misericórdia
- Amor
- Fidelidade
O amor é a prova de que estamos em Deus e Ele em nós :
"E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; quem está em amor, está em Deus, e Deus nele" (1Jo 4.16).
Eliezer de Lira e Silva: "Deus é Amor" - Essa é uma das declarações mais sublimes da Bíblia. O amor não é apenas dos atributos de Deus; é a sua própria essência e natureza. O amor divino é totalmente diferente do humano, uma vez que é incondicional, imutável e perfeito. Ainda que o homem o ame menos ou mais, o amor de Deus não sofrerá alteração alguma, porque é da natureza dEle amar. Em tudo o que faz, seu amor é demonstrado. Até mesmo quando corrige, o Eterno o faz porque ama (Hb 12.6). A partir dessa verdade, a Bíblia declara que é impossível alguém conhecer a Deus e não amar (1Jo 4.8). Ora, assim como um filho possui características de seu pai, nós, como filhos de um Deus que ama, naturalmente devemos amar como Ele amou (2Pe 1.4; Jo 15.12). Do contrário, não seremos considerados seus filhos [9]
1.2 - O Amor que Deus exige de nós
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. (Mt 22.37)
Deus exige de nós um amor devotado, isto é, amar a Deus com todo fervor possível, com todas as faculdades ou poderes, como uma brasa viva.
Amá-lo de todo o coração é fixar as afeições supremamente em Deus, mais fortemente do que em qualquer outra coisa. É esse Amor que Deus exige de nós.
1.3 - Amando de Todo o Coração
Quem Ama a Deus conhece a Deus, já está familiarizado com a sua natureza, perfeições e comando.
Quem Ama a Deus obedece a Deus porque o conhece, está disposto a submeter-se a vontade de Deus, ao seu ensino e orientações ao ponto de trabalhar em prol do Seu Reino e para glória de Deus.
Essa disposição só se encontra em quem nasceu novamente em Cristo, pois este, produz fruto do espírito e não pratica as obras da carne (Gl 5-16-26).
Eliezer de Lira e Silva: Quando somos salvos, transformados por Deus e feitos seus filhos, passamos a ter o seu amor dentro de nós. [9]
2 - O Segundo Mandamento
2.1 - O Amor ao Próximo
O cristão que verdadeiramente nasceu de novo tem um bom relacionamento vertical (com Deus) e horizontal (com seu próximo).
"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gl 5.14).
Albert Barnes: O Apóstolo Paulo, é claro, aqui alude à Lei no que diz respeito ao nosso dever para com o próximo, já que esse era o ponto que ele particularmente impõe. Ele está dizendo que esta lei neutralizará todas as más ações da carne, e se isso fosse cumprido, todo o nosso dever para com os outros seria cumprido. Um sentimento semelhante que ele expressou no Texto abaixo :
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resumo: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13.8-10).
Eliezer de Lira e Silva: O ato de amar ao próximo é uma prova da nossa nova natureza e filiação. Aquele que já experimentou o amor divino consequentemente ama o seu semelhante. É por isso que o apóstolo afirma com tanta segurança e certeza que quem não ama, não conhece a Deus! (1Jo 4.12,13) [9]
2.2 - Amando como Ele Amou
Estamos dispostos a cumprir com essa forma de amor ?
O amor mútuo é a prova de que nascemos de novo :
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.35)
"Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão, até agora está em trevas" (1Jo 2.10).
"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros" (1Jo 4.11)
2.3 - Amando como a Nós Mesmos
Aquele que produz o fruto do espírito na sua vida ama o seu próximo como a si mesmo, não somente suprindo suas necessidades materiais, mas estendendo também ao socorro espiritual, conduzindo-o a verdade da Palavra de Deus.
Eliezer de Lira e Silva: "... Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor" (1Jo 4.12). Deus não é apenas o nosso exemplo de amor ao próximo (Jo 13.15), mas também aquele que nos capacita a amar mediante o Espírito Santo que em nós habita (Rm 5.5; 8.9; 2Co 1.22). Além disso, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós, porque somos os seres nos quais Deus manifesta esse amor [9]
3 - O Amor com toda a Intensidade
3.1 - Amando a Deus de Todo o Coração
Como mencionando anteriormente somente Ama a Deus que verdadeiramente o conhece, para conhecer a Deus, a pessoa deve buscar ter intimidade com Ele através da oração, da leitura da Bíblia Sagrada, e colocar em pratica Suas orientações. Quem Ama a Deus, obedece a Ele e compartilha o plano de Salvação através de Jesus Cristo com as pessoas que venha a se relacionar, sem perder as oportunidades.
3.2 - Amar como Ele no Amou
Eliezer de Lira e Silva: As Palavras registradas por João (Jo 3.16) são retomadas em 1 João 4.11. No entanto, aqui, o apóstolo o faz de forma bem mais aplicada e pessoal. Ele avalia a grandeza do amor de Deus em dar o seu Filho para morrer em nosso lugar e nos encoraja a fazer o mesmo (1Jo 3.16) [...] De acordo com as Sagradas Escrituras, não há alternativa para nós, pois está escrito que, como filhos de Deus, temos de agir com Ele (1 Jo 4.7,8). Além disso, não é apenas a forma de amar que João ensina, mas também a quem devemos amar. Se o Pai, o Deus Todo-Poderoso, o Criador, nos amou antes de ser amado por nós, muito mais nós, seres humanos, que já experimentamos tão maravilhoso amor, devemos amar ao nosso próximo, conforme nos ensina a Parábola do Bom Samaritano (Mc 10,29-37) [9]
3.3 - Quem é o meu próximo?
Nosso próximo é qualquer pessoa que precise de ajuda, independentemente de raça, religião, amizade ou parentesco.
Lembre-se ao nasce de novo, fomos moldados para Amar nosso próximo,
amar como o samaritano mencionado na parábola e Jesus (Lc 10.29-37).
Havia um homem espancado por salteadores, ao qual permaneceu na estrada em estado quase morto e ninguém lhe dava a devida atenção, nem mesmo os levitas. Mas, um samaritano, se compadeceu, fez um curativo e o levou para uma estalagem e pagou para que cuidassem dele. Jesus derrubou as cercas entre samaritano e judeus, entre crentes e incrédulos, mostrando que nosso amor deve ser incondicional, deve haver entre nós a misericórdia sem limites estabelecidos para com nosso próximo.
Eliezer de Lira e Silva: O crente, que é morada do Espírito Santo de Deus (1Co 3.16,17; 6.19), cumpre seus mandamentos, é santo, tem comunhão com Deus, permanece nEle e ama o seus próximo. Enfim, confia plenamente no amor que o Eterno em por si e na sua salvação em Cristo. Por isso, está seguro em relação à vida eterna [9]
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Betel Jovens e Adultos - 3T - 1996 - Pág.12
[8] Revista Lições Bíblicas Adultos - 1T - 2015 - Pág.76-82
[9] Revista Lições Bíblicas Adultos - 3T - 2009 - Pág.80-83
Paz do Senhor Pr. Éder Tomé! Excelente Explanação, Parabéns! Estou encontrando dificuldade em achar a aula em pdf, somente verifiquei que existem os pdf em formas de slides !
ResponderExcluirPaz do Senhor Prof. Jairo, já atualizei o link !
Excluir