CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Atos 2.1-4
1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2 - e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
1 - A Promessa se Cumpre
1.1 - A Promessa no Antigo Testamento
Joel profetizou no Antigo Testamento:
"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terrão visões. E também sobre os servos sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito." (Joel 2.28-29)
Podemos observar no Antigo Testamento que Deus anunciou antecipadamente sobre a Salvação e a Plenitude do Espírito Santo para o seu povo:
"Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." (Isaías 44:3)
Bem sabemos que no Antigo Testamento a atuação do Espírito Santo não ocorria de forma plena para o povo, mas ocorria a capacitação de pessoas para obras especificas, através dos profetas e lideres. O Espírito Santo dava tanto habilidades espirituais como habilidades de liderança:
"E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele." (Números 12.6)
"Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramã." (1Samuel 16.13)
"E veio sobre ele (Otniel) o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão." (Juízes 3.10).
A partir da Vinda do Espírito Santo em Atos 2, a ação do Espírito Santo passa a ocorrer em sua plenitude, o Batismo com o Espírito Santo é para todos os seguidores de Jesus Cristo, em todos os lugares e épocas:
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (Atos 2:38-39).
Quando falamos sobre a importância da vinda do Espírito Santo, logo de início vem a mente quando Jesus durante suas ministrações queria nos ensinar muito mais além do que ensinou, mas sabia que seus discípulos não poderiam suportar sem a ação plena do Espírito Santo:
"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora" (João 16.12).
1.2 - A Vinda do Consolador
Jesus Cristo prometeu enviar o Espírito Santo para ficar conosco:
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim" (Jo 15.26).
"E, eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre." (João 14.16)
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1.8)
Uma observação importante é que para o outro Consolador vir até nós, era necessário Jesus voltar para o céu (ascensão):
"convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá até vós." (João 16.7)
1.3 - O Espírito Santo no Pentecostes
O Dia do cumprimento, Atos 2.1-13 (RCA)
1 - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
Pentecostes significa quinquagésimo, pois é uma festa comemorada cinquenta dias após a Páscoa. Esta festa também é chamada de "Festa da Colheita" ou "Festa das Semanas" [10]
2 - De repente veio do céu um som, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3 - E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
4 - E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
O dias de Pentecostes se tornou muito importante para os cristãos, pois marcou o dia em que Deus colocou o seu próprio Espírito dentro do homem, um tesouro em vasos de barro [10]
No texto acima podemos observar que ocorreu três sinais sobrenaturais no dias de Pentecostes com a vinda do Espírito Santo sobre os crentes que estavam no cenáculo em Jerusalém:
1 - Um som, como vento veemente e impetuoso (At 2.2)
2 - Línguas repartidas, como que de fogo (At 2.3)
3 - Falar em outras Línguas (At 2.4)
Desse três sinais, apenas o (3) terceiro permanece nos dias atuais, ele se repetiu em outras passagens bíblicas como Atos 10.44-47 e Atos 19.6.
A descida do Espírito Santo foi o marco inicial para que os discípulos de Cristo saíssem para mudar o rumo da humanidade mudaram histórias, conceitos e até culturas. Alguns homens cheios do poder de Deus incendiaram o mundo com a Palavra do Senhor. [10]
12 - E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto?
13 - E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
14 - Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 - Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.
16 - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 - E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18 - e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Ser pentecostal significa crer na atualidade das manifestações do Espírito Santo, e isso envolve o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais.
Segundo a "Declaração de Fé das Assembleia de Deus" os Dons Espirituais são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja.
João Batista profetizou sobre o Batismo com o Espírito Santo:
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3.11)
Aqui o Profeta João Batista profetiza que Jesus (o Messias que havia de vir) é o que batizará com o Espírito Santo.
Entende aqui o Batismo com o Espírito Santo como um revestimento de Poder, uma capacitação ao cristão para a propagação do evangelho, testemunho e edificação espiritual.
2 - O Poder do Espírito Santo
2.1 - O Espírito Santo aumenta a Abrangência da Igreja
A vinda do Espírito Santo tem sua importância porque:
1 - É o Espírito Santo que faz o pecador reconhecer Jesus como Salvador
"ninguém pode dizer Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo"
(1Co 12.3)
2 - É o Espírito Santo que convence as pessoas do pecado:
"Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do
juízo" (João 16.8)
3 - É o Espírito Santo que convence as pessoas da incredulidade:
"Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado ... porque os
homens não creem em mim;" (João 16.8-9)
4 - É o Espírito Santo que atua como Advogado junto ao Deus Pai e Filho.
O Espírito Santo é nosso "parákletos" ou seja nosso Advogado,
intercessor, ajudador:
"vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26b)
5 - É o Espírito Santo que convence o mundo do juízo:
"Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do
juízo" (João 16.8)
6 - É o Espírito Santo que nos Ensina:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu
nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto
vos tenho dito" (João 14.26).
7 - É o Espírito Santo que capacita o crente para a Grande Comissão
O Espírito Santo distribui os dons aos crentes "a cada um para o que
for útil" proveitoso para edificação espiritual e crescimento numérico
da igreja. Os dons, portanto, não são atestados de espiritualidade e
nem de santidade. O uso dos dons espirituais é essencial nas reuniões
cristãs, na vida pessoal e no serviço da evangelização.
2.2 - O Espírito Santo nos tira da Zona de Conforto
Uma vez que o crente recebe a capacitação do Espírito Santo, ele é tocado pelo Espírito Santo para pregar a Palavra de Deus com Ousadia.
2.3 - O Espírito Santo age na Vida do Pecador
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1.8)
Como já vimos anteriormente, o Espírito Santo convence as pessoas do pecado, levando-as ao novo nascimento e concedendo uma nova vida. No versículo acima, Jesus também ressaltou que é o Espírito Santo que nos tornará testemunhas dEle para o mundo.
E no versículo abaixo, Jesus também ressalta que o Espírito Santo dá testemunho ao mundo acerca dEle : "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." (Jo 15.26).
O Batismo com o Espírito Santo é uma promessa que abrange os dias atuais para todos aqueles que creem e aceitam Jesus como Salvador:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas" (Mc 16.17).
É uma promessa necessária a todos, pois capacita o cristão a testemunhar com ousadia a ressurreição de Jesus e apregoar a salvação pelo poder do Espírito Santo:
"E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (Atos 4.33).
3 - A Autoridade do Espírito Santo
3.1 - O Espírito Santo nos Reveste de Poder
O Que é o Batismo com o Espírito Santo?
O "Batismo com o Espírito Santo", também chamado de "Batismo no Espírito Santo" é um revestimento de poder do alto que capacita os cristãos na expansão do evangelho e edificação espiritual.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)
Antônio Gilberto: O Batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, com a evidência física inicial das línguas estranhas para o ingresso do crente numa vida de profunda adoração e eficiente serviço a Deus (Lc 24.49; At 1.8; At 10.46; 1Co 14.15,26). O Batismo com o Espírito Santo é para quem já é salvo. O Batismo com o Espírito Santo é a dádiva de Deus para os seus filhos, assim como a salvação é a sua dádiva para os perdidos [11]
Vivemos dias desafiadores, a Igreja evangélica brasileira está diminuindo a importância a este revestimento de poder, com recursos financeiros e tecnológicos, utiliza-se de diversas estratégias (shows, filmes, teatros) e métodos para anunciar o evangelho. Nenhum recurso humano ou material substitui o revestimento de poder. O Pastor Metodista E.M. Bounds escreveu: Estamos à procura de melhores métodos, enquanto Deus está à procura de Melhores Homens. [10]
Incentive seus alunos a buscar o "Batismo com o Espírito Santo" , dirão alguns: "Tenho buscado, porém não recebo" , fale para eles não desfalecerem, para continuar pedindo, buscando em oração e em um momento Jesus os batizará. Muitos hoje não são batizados com o Espírito Santo porque deixaram de buscá-lo.
É tempo de voltarmos a enfatizar, ensinar e orar sobre o Batismo com o Espírito Santo. Diante da frieza e indiferença espiritual dos últimos tempos, a Igreja do século XXI necessita mais desse revestimento de poder. [10]
Esequias Soares: Todas as promessas sobre o Batismo com o Espírito Santo se cumpriu integralmente no derramamento de Pentecostes e continuam até a atualidade. A experiência do Batismo com o Espírito Santo é para todos, em todos lugares e em todas as épocas [9]
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (At 2.38-39).
3.2 - O Espírito Santo nos Encoraja
Quais são os Resultados do Batismo com o Espírito Santo ?
Pr. Antonio Gilberto [11], pontuou quatro resultados ao qual faço um breve comentário sobre cada um deles:
1 - Edificação espiritual individual.
O Cristão que fala em línguas edifica sua própria vida espiritual: "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (1Co 14.4)
2 - Maior dinamismo espiritual.
O Cristão antes do batismo com o Espírito Santo tem menos disposição e coragem para testemunhar de Cristo, Pedro antes do Pentecostes, negou ao Senhor Jesus por três vezes (Mc 14.66-72), mas ao ser Batizado com o Espírito Santo obteve mais disposição e maior coragem na vida cristã para testemunhar de Cristo (At 4.6-20).
3 - Maior desejo e resolução para orar e interceder.
O Cristão batizado com o Espírito Santo tem mais desejo para orar e interceder, podemos observar isso nos apóstolos de Jesus depois do que ocorreu no Dia de Pentecostes.
"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona." (At 3.1).
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.4)
"E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta." (At 10.9)
4 - Maior glorificação do nome do Senhor.
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (Jo 16.13,14)
3.3 - O Espírito Santo nos Capacita
Quais são os propósitos do Batismo com o Espírito Santo ?
1 - Revestimento de Poder para pregar a Palavra de Deus de modo eficaz
"E em meu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas." (Lc 24.47-48)
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)
2 - Revestimento de Poder para testemunhar de Jesus com liberdade e ousadia.
"Mas recebereis a virtude de Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8).
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
Muito bom o estudo panorâmico desse primeiro trimestre de 2025. Pergunto, vcs irão disponibilizar a o panorama da segunda lição quando, sendo-se que já é neste domingo o estudo da lição Em classe?
ResponderExcluirMuito obrigado!
Deus em Cristo vós abençoe grandemente...