Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2024

Lição 6 - Ordenança para uma vida de Obediência e Submissão

 

                                    CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Romanos 13.1-2 
1 - Toda alma esteja sujeita às potestades superiores, porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que já foram ordenadas por Deus.
2 - Por isso, quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus e os que resistirão sobre si mesmos a condenação.

Hebreus 13.17 
17 - Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que háo de dar conta delas, para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

1 - Obedecer é melhor do que Sacrificar
Obedecer a Deus é abrir mão de nossa vontade para fazer a vontade do Pai. Nos sujeitamos a vontade de Deus através da obediência às Sagradas Escrituras tendo a confiança que ele sempre tem o melhor para nós.
Quem ama a Deus, guarda e obedece os mandamentos de Deus (Jo 14.21).

1.1 - Obediência é um Princípio
Jesus nos chama para uma vida de obediência, assim como Ele mesmo foi obediente ao Pai: "E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (Fp 2.8).
A obediência a Deus e a tudo que foi ordenado em sua Palavra nos proporciona uma vida abençoada, bem sucedida, abundante aqui na terra, e não apenas na terra, mas também a garantia da Vida Eterna com Ele para todo o sempre: "E tendo Ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hb 5.9).
A obediência é uma ordem expressa de Deus: "Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno" (Dt 27.10), ao ser humano foi dado o livre arbítrio, quem não obedece pagará o alto preço da condenação eterna.

"Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à Palavra do Senhor?" (1Sm 15.22)
Um sacrifício era um ritual de transação entre uma pessoa e Deus, que demonstrava, fisicamente, um relacionamento entre eles. Mas se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido, ou se ela não amasse verdadeiramente a Deus, o sacrifício era um ritual vazio, a menos que sejam realizados com uma atitude de amor e obediência. "Ser religioso" (ir a igreja, fazer caridade) não é suficiente, se não agirmos com devoção e obediência a Deus. [6]

1.2 - Obediência é um Plantio
Desde criança somos observados e conforme vamos crescendo também começamos a observar tudo o que está a nossa volta, principalmente o comportamento das pessoas, começando pelos nossos pais, a quem geralmente tomamos como exemplo de vida.
É interessante que somos observados em todo o tempo, e nós como cristãos temos que dar um bom exemplo, um bom testemunho, nossa vida tem que ser como uma carta aberta que pode ser lida por todos e que todos vejam Cristo em nós: "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações e lida por todos os homens, estando já manifesta como carta de Cristo, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente" (2Co 3.2-3). Portanto, neste mundo, onde é inevitável ser observado, quando obedecemos aos nossos superiores, as pessoas que estão sob nossa liderança também nos obedecem. Quem planta obediência colhe obediência.
 
1.3 - Obediência é uma Porta Aberta
Deuteronômio 28 traz razões poderosas para nós obedecermos aos mandamentos de Deus, o capítulo traz um panorama das bênçãos que aguardam para os que obedecem e a maldição que recairá sobre os desobedientes.
Deuteronômio 28:1-14 fala das bênçãos da obediência, a prosperidade e a vitória sobre os inimigos.
Deuteronômio 28:15-68 fala das maldições de forma detalhada pela desobediência.

"Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome" (Ap 3.8)
Deus abriu as portas para a igreja de Filadélfia porque ela guardava (obedecia) a Palavra de Deus.


2 - Quem resiste à autoridade resiste a Deus
Neste tópico trataremos sobre ao ato de HONRAR.
Honrar tem a ver com a consideração, dar o crédito ou merecimento, respeitar, obedecer. Quem honra trata com empatia, humildade e gratidão.
O ato de honrar vai além de obedecer, aliás, a honra traz um valor ao ato de obedecer, portanto, quando você honra alguém, você necessariamente obedece as ordens. Já o ato de obedecer nem sempre envolve a honra.
Você pode obedecer a ordem de uma autoridade por não ter outra opção ou por pura obrigação, no entanto, quando você honra uma autoridade, você obedece porque tem respeito, consideração e amor por essa pessoa. Notou a diferença ? 

Primeiro Caso Prático
Certa vez um amigo me disse uma frase que eu não esqueci mais em relação a obediência aos seus pais: "Obediência até os Dezoito é por obrigação, depois é por honra". Esse é um dos pontos a que quero chegar ... Quando obedecemos porque somos dependentes ou menores de idade, obedecemos porque é nossa obrigação obedecer, não é opcional, não está relacionado com nossa moral ou consideração; fazemos porque isto é imposto a nós. Agora, quando obedecemos mesmo sem ter tal obrigação, isso caracteriza a honra. Tem a ver com o respeito, a consideração que você tem por quem está te passando a ordem e até mesmo que você sente por essa pessoa. [7]

Segundo Caso Prático
Quando um chefe ou um professor dá uma ordem ou passa alguma designação, você obedece por obrigação. Você faz porque é necessário fazer, independente da pessoa que está te mandando. Quando seu líder ou seu pastor te dá uma direção, uma tarefa ou uma ordem, você obedece porque honra essa pessoa, entendeu a diferença? Você obedece seu chefe por ele ser seu chefe, apenas isso. Mas você obedece seu líder ou seu pastor porque tem consideração por essa pessoa, com a moral dessa pessoa diante de você, pelo que ela representa na sua vida. O seu chefe é alguém que se você não obedecer, poderá ficar sem seu emprego. O seu líder ou pastor é alguém que não te tira nada nem causa prejuízo se você não obedecer, mas você honra essa pessoa porque ela é importante pra você. [7]

Honra em relação a Deus
Deus não é um chefe em nossas vidas. Quando Deus nos dá uma ordem, um mandamento na Palavra ou uma direção do que fazer, nós não o obedecemos porque Ele pode nos tirar alguma coisa. Nós o obedecemos porque honramos a autoridade que ele tem sobre nossas vidas, porque somos gratos pelo seu amor, porque o consideramos soberano, porque o amamos também ... Quem ama a Deus, obedece aquilo que ele deixou como ensinamento e ordem para nós. Obedecer a Deus por medo de ir pro inferno é mero respeito, mas obedecer a Deus porque você sabe que Ele é o Rei na sua vida, o considera  seu Pai e você o ama, isso é HONRA. [7]

2.1 - Orem por todos que exercem Autoridade
"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência..." (1Tm 2.1-2)
O cristão deve orar por todas as pessoas, as que estão em evidência com cargos governamentais devem ser lembradas particularmente diante de Deus em nossas orações, pois nossa condição de vida, paz pública, liberdade religiosa e pautas importantes (Ex. Aborto, Legalização das drogas, ideologia de gênero) estão em suas mãos.
"Toda a alma esteja sujeita às potestades (autoridades) superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação." (Rm 13.1-2)
Pr. Zildemar Godoy: Esta é uma lei espiritual, honrando aqueles que Deus instituiu sobre nós, estaremos honrando a Deus; que por sua vez, nos honrará. Devemos ser submisso a todos, contudo é preciso ter ciência de que a obediência jamais deverá nos levar a pecar contra o nosso Deus Altíssimo! Em Daniel 3.16-18 vemos o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles honraram a Deus e ao rei. Se lermos todo o capítulo, veremos que o rei Nabucodonosor havia ordenado que todos deveriam se prostrar diante da imagem, porém vimos que eles não obedeceram ao decreto real. Eles eram servos do Deus Altíssimo e conheciam a sua Palavra. Eles não obedeceram, porém trataram aquela autoridade com respeito e educação. Qual foi o resultado? Foram salvos por Deus e ainda receberam um galardão do rei (Dn 3.30)  [10]
     
2.2 - Obedecei a vossos Pastores e sujeitai-vos a eles
"Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que háo de dar conta delas, para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hb 13.17)
Devemos honrar nossos pastores (honrar é mais que obedecer) pois possuem autoridade espiritual para zelar pelas nossas vidas. Os verdadeiros pastores apascentam o rebanho com cuidado e amor, protegendo e dando amparo, sem autoritarismo e sem avareza, a esses honrai, sujeitando-os.
Aos pastores ou qualquer autoridade religiosa que não andam conforme a Palavra de Deus, que se apostatam da fé, que passam a ensinar um outro evangelho, não obedeçais. Quando os apóstolos foram levados ao Sinédrio e o sumo sacerdote ordenou para que não ensinassem mais no nome de Jesus: "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29)
Pr. Zildemar Godoy: A Bíblia instrui a nos submetermos de forma incondicional aos nossos pastores; no entanto, ela nos ensina a obedecê-las de forma condicional. Devemos ser submisso a todos, contudo (a condição) a obediência jamais deverá nos levar a pecar contra o nosso Deus Altíssimo!  [10]

2.3 - Obedecei a vossos Pais, pois isto é justo
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempos sobre a terra" (Ef 6.1-3)
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor" (Cl 3.20)
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êx 20.12)
Elinaldo Renovato: Aqui está a orientação da Palavra de Deus para os filhos. Isto tem mais a ver com os filhos ainda dependentes dos pais, mas todo filho, não importa a sua condição, tem o dever de cumprir o quinto mandamento de honrar pai e mãe (Êx 20.12), ratificado no Novo Testamento, como em Efésios 6.1-3. Naturalmente, como em toda a comunidade cristã, existem problemas entre pais e filhos, e entre filhos e pais. O apóstolo diz aos filhos que eles devem obedecer a seus pais em tudo, ou seja, em todas as áreas da vida. É lógico, à luz da Bíblia, que os pais não devem exigir dos filhos o que não seja condizente com os princípios bíblicos. A obediência dos filhos aos pais é, como já vimos, um mandamento com promessa de vida abençoada ("para que te vá bem), e de longevidade. [8]

Quando a ordem do pai ou da mãe ao filho(a) levar o filho(a) a pecar contra Deus, também deve ser obedecida ? Claro que não !
Pr. Zildemar Godoy: Imagine um pai que manda o filho mentir. Por exemplo, o telefone toca e o pai diz: "diga que eu não estou". O que o filho faz ? Obedece ou não ? Claro que não deverá mentir (A Palavra de Deus diz para não mentir, leia cl 3.9), isso não significa que o filho deve pegar o telefone e dizer "O pai mandou dizer que não está", essa exposição do erro do pai seria uma desonra! [10] (sempre existe uma saída para não pecar, o filho poderia responder "No momento meu Pai não pode atender, poderia ligar mais tarde?" ou algo do tipo). Aqui o filho foi desobediente a ordem do pai, mas foi submisso, é preciso entender que a submissão nem sempre significa obediência. A autoridade de Deus está acima de qualquer outra autoridade e devemos sempre obedecer a Deus.
Jônatas era filho do rei Saul. o rei queria matar Davi, porém seu filho Jônatas por várias vezes o livrou. Jônatas sabia da vontade de seu pai e rei, mas também sabia da vontade de Deus. Depois eu Saul e seu filho Jônatas morreram, os descendentes de Jônatas foram recompensados pelo rei Davi (1Sm 20.33-34; 2Sm 9.6-7) [10]
 
3 - Obediência e Submissão
Obediência e Submissão tem significados diferentes, embora que em alguns dicionários são colocadas como palavras Antônimas.
Obediência é cumprir as ordens das autoridades superiores, sejam elas verbais ou escritas, envolve o entendimento, inteligência.
Submissão é aceitar cumprir as ordens com o coração, abrindo mão até mesmo da nossa vontade. Ser submisso é ter um espírito humilde para acatar de boa vontade a ordem.
Na verdade a Obediência e Submissão devem andar juntas, embora seja possível haver Obediência sem Submissão, Exemplos:

Exemplo 1
O pai manda o filho sentar senão apanha. Ele senta contrariado, para não apanhar, e diz: "Eu estou sentado, mas por dentro estou de pé".  Eis aqui um caso de obediência sem submissão, o intelecto do filho obedeceu a ordem, mas o coração (submissão) ficou de fora. Este tipo de obediência não funciona com Deus. Ele considera o coração, e não apenas o que se faz com o exterior.

Exemplo 2
Êxodo 20.14 diz "Não cometa adultério", se eu literalmente não adulterar estarei obedecendo a palavra, todavia, se avistar uma mulher e desejá-la no coração, Jesus esclarece que também estou desobedecendo ao mandamento, visto que, o que as intenções do coração é o que mais importa (Mt 5.27,28). Eis aqui um exemplo de que a obediência e a Submissão devem andar juntas na nossa caminhada cristã para que sejamos abençoados.

3.1 - Obediência sem Submissão esconde interesse pessoal
O Exemplo 1 que passei acima, retrata bem a obediência sem Submissão, o filho obedeceu o pai contrariado, amargurado, murmurando, fez como um castigo, por imposição pois não queria apanhar.
É exatamente isso que a obediência sem a submissão gera: Amargura, Murmuração, Penitência e Conveniência.
Quando se obedece forçadamente por puro interesse pessoal, se obedece sem a submissão.

3.2 - Submissão reconhece os que presidem e ajuda na missão
Como podemos observar a Submissão é uma das importantes atitudes que o cristão deve desenvolver, pois revela que a pessoa possui uma fé sincera, ao qual é possível viver na direção do Senhor e desfrutar das bênçãos de Deus. Quem tem a atitude de Submissão respeita a autoridade e desejos de outros, manifestando sua Fidelidade, Lealdade, Dedicação e cooperação.
      
3.3 - A Submissão firma a Obediência
O segredo da submissão é que você voluntariamente decide obedecer. Não é algo que se obedece por motivos de ameaças ou porque foi ordenado pela força, mas se obedece por uma decisão do coração de reconhecer o outro como acima.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[8] Revista Lições Bíblicas - 3T - 2004 - CPAD
[9] Revista Lições Bíblicas - 2T - 2022 - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário