Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Lição 9 - Família, Primeiro Ministério e Maior Patrimônio

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE 


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

1 Timóteo 3.4,5 
4 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.
5 - Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?

1 Timóteo 5.8,16
8 - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.
16 - Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

1 - Família, Meu Primeiro Ministério
A família é a primeira instituição criada por Deus e, por isso, é o nosso Primeiro Ministério, pela qual devemos amorosamente zelar.
A família é tão importante que o apóstolo Paulo classifica de "pior que o infiel" quem dela não cuida (1Tm 5.8)  [8]

1.1 - Precisamos Governar primeiro a nossa Família
A Palavra de Deus diz que se alguém não cuida de sua família não se encontra preparado para liderar a Igreja de Cristo :
"Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)" (1Tm 3.4,5)

Há uma hierarquia muito clara para que a mordomia com a família seja plenamente atendida. O Cristão precisa ter as prioridades corretas da vida.

Normalmente, há muitos crentes e, até mesmo pastores, que priorizam a seguinte ordem:
1 - Deus
2 - Igreja Local
3 - Seu Cônjuge
4 - Seus Filhos

Biblicamente, o crente deve priorizar:
1 - Deus 
2 - Sua Própria Vida
3 - Seu Cônjuge
4 - Seus Filhos
5 - A Igreja Local   [8]

1.2 - Precisamos Conquistar primeiro a nossa Família
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1Tm 5.8)
É muito triste quando o obreiro encontra-se empenhado em ganhar outras famílias para Cristo, mas perde sua própria casa por falta de atenção, zelo e amor [8]

Elinaldo Renovato: Muitos obreiros, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se à Obra de Deus. A família, porém, não pode ser esquecida, pois ela é o primeiro rebanho do pastor (1Tm 3.1-7; 5.8; 1Co 7.32-34). [7]

Luciano Subirá: Muita gente tem errado ao pensar que a igreja ou o ministério vem logo depois de Deus. Na verdade, a família vem em segundo lugar. Conheci, quando ainda era um adolescente, uma senhora (do interior de São Paulo) que disse que Deus a chamou para uma missão e desapareceu de casa por mais de um mês. Quando os irmãos da congregação perceberam o que estava acontecendo, tiveram que cuidar dos filhos dessa mulher, que não tinham o que comer e nem vestir. O marido estava furioso porque roupas chegaram a apodrecer no tanque enquanto a família aguardava ansiosa o término da "missão". Isto é um absurdo! Uma mulher destas, ainda que se intitule missionária, não conhece a Bíblia. [9]
 
1.3 - Precisamos Restaurar primeiro o altar da nossa Família
A bíblia relata a importância de se manter a comunhão vertical (com Deus) e horizontal (com o próximo), não é possível manter a comunhão com Deus se não tivermos a comunhão com nosso próximo:
"Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta" (Mt 5.23-24)
Não adianta querer estar bem com Deus, se na nossa família temos diferenças não resolvidas, não tente oferecer nenhuma oferta a Deus enquanto estiver em espírito de inimizade contra qualquer pessoa, isso inclui membros da nossa Família. 
Reflita com os Alunos: Enquanto as intrigas, inimizades, mágoas, raiva, ódio, espirito de vingança estiver no nosso coração, Deus não aceitará nenhum ato de adoração, é preciso restaurar primeiro o altar da nossa Família. Procure reconciliar-te com teu Pai, com tua Mãe, com teu irmão, com teu sobrinho, com teu tio, enfim, quando ocorrer a reconciliação, Deus te aceitará.

2 - Família, Meu Maior Patrimônio

2.1 - Compreendendo o significado de Patrimônio
A palavra patrimônio do latim "patrimonium" é uma junção da palavra "pater" (pai) e "monium" (recebido), portanto, na sua origem tem a ideia de herança, ou seja, tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos.
No geral, patrimônio pode ser entendido como algo de valor, objeto precioso, herança, riqueza, diamante lapidado, joia rara.
A família é portanto nosso Maior Patrimônio, nossa maior riqueza, é através dela que temos nosso porto seguro, que temos nosso ponto de apoio para tudo que enfrentamos diariamente nessa vida.

2.2 - Como guardar bem o Tesouro Incomparável
A nossa família é um Tesouro dado por Deus, como já vimos em outras lições, ela sofre constantes ataques, por isso precisa estar protegida.
O Marido deve cuidar de sua esposa e dos filhos, da mesma forma, a Esposa também deve proceder em relação ao Marido e filhos.
Reflita com os alunos: Assim como devemos estar em oração e vigilância, guardando nosso tesouro chamado "Salvação" e não sermos negligentes e infiéis para não sermos privados da glória eterna, da mesma forma, devemos guardar o nosso outro tesouro chamado "família".

Elinaldo Renovato: Satanás tem mobilizado os sistemas deste mundo para desestruturar a vida familiar. Não podemos nos esquecer que estamos lutando contra principados e potestades (Ef 6.12). Se desejarmos uma vida familiar vitoriosa, precisamos viver em total dependência do Senhor. Carecemos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e desafios do nosso tempo. [7]

O profeta Miquéias profetizou como estaria as famílias nos últimos dias :
"porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa" (Mq 7.6). 
Essa profecia foi confirmada pelo apóstolo Paulo pelo Espírito Santo:
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" (2Tm 3.1-5)
O que faz um filho desprezar o seu pai, a filha se levantar contra a mãe, a nora se levantar contra a sogra, o tio se levantar contra o sobrinho, o sogro se levanta contra o genro ? A Bíblia é clara, nossa luta não é contra o sangue e a carne (Ef 6.12), ou seja, contra nossos familiares, mas contra nosso inimigo espiritual. Esse inimigo espiritual não é o ladrão ao qual Jesus se referenciava em João 10, no contexto fica claro, que Jesus se referia aos maus pastores (falsos mestres), todavia, esse inimigo espiritual age como um ladrão ou mau pastor que não entra pela porta no aprisco para  tentar roubar, matar e destruir as ovelhas, assim ele também procede em relação as famílias.

2.3 - A Indispensável Solidez do Patrimônio
O Padrão Bíblico para o Casamento envolve a Monogamia, Heterossexualidade e  a indissolubilidade. A Família é um Patrimônio para sempre, não se desfaz, não se divide, deve possuir Solidez, durabilidade. Foi o criador quem planejou o matrimônio, uma união indissolúvel e permanente (Gn 2.24). Uma vez que o pecado e o sistema do mundo tenha ruído o princípio do casamento, separando a família através do divórcio, é possível que uma família cristã tenha Solidez, ou seja, esteja solidificada e resistente às adversidades e ataques do inimigo no dia a dia, e isso acontece quando cada membro da família obedece a Deus, aos ensinos da Bíblia Sagrada, se propõe a cumprir seu dever, age com humildade e esteja pronto para perdoar.
 
3 - A Consciência de Proteger a Família

3.1 - Precisamos Restaurar a nossa Consciência
"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé" (1Tm 1.19)
É impossível salvar o ministério e a família se não houver boa consciência.
Albert Barnes: Uma boa consciência é aquela que está bem informada sobre o que é certo e onde seus ditames (suas regras, doutrinas) são seguidos honestamente [5]
O cristão pode destruir sua fé por não manter uma boa consciência, saindo dos ensinos bíblicos, assim também se dá na destruição da família, todavia, se escolher seguir o certo que é seguir as orientações bíblicas será fácil salvá-la. A inversão de valores e de prioridades acarreta uma infinidade de problemas na família e no ministério.

3.2 - Instruções Bíblicas para Preservar a Família
A Bíblia contem muitas instruções bíblicas para preservar a Família, e essas instruções são direcionadas para cada membro da família: Pai, Mãe e filhos; não fica ninguém de fora, cada um deve obedecer as instruções dada por Deus para que a Família seja bem sucedida e preservada.
Sem ser repetitivo as instruções já mencionadas pelo nosso comentarista da lição na nossa revista, segue mais algumas instruções sem querer esgotar o assunto :

Para o Homem (Marido)
Elinaldo Renovato: Você honra o seu cônjuge? Há maridos que se envergonham de suas esposas. O profeta Malaquias advertiu o povo de Deus, para que ninguém fosse "desleal para com a mulher da sua mocidade" (Ml 2.15). Envelhecer junto à mulher amada é um privilégio [7]
Eliezer Lira: O Marido deve assumir seu papel, muitos maridos e pais acham que basta gerarem filhos e tão somente marcarem sua presença em casa. Entretanto, se ele não cumpre seu papel como referencial para os filhos do sexo masculino, bem como na liderança em geral da família, é como se estivesse ausente, de maneira a não imprimir nos filhos um padrão de formação e comportamento social ideal. Se este homem é um cristão, está desqualificado para exercer qualquer função na casa de Deus (1Tm 3.4,12) [10]

Para a Mulher (Esposa)
Elinaldo Renovato: Há mulheres que, com o passar do tempo, deixam de se interessar e honrar seus maridos. A Bíblia, porém, recomenda a esposa a reverenciar o marido (Ef 5.33). Os muitos afazeres levam algumas mulheres a se esquecerem de seu papel junto ao marido. Honre seu cônjuge, dando-lhe o apreço e o respeito necessário. [7]
Eliezer Lira : Muitas famílias estão arruinadas por causa da má administração, desleixo ou preguiça das mulheres. É papel da mulher ser prudente e diligente nas questões do lar. As ocupações da mulher na igreja não devem sacrificar este deveres. Do contrário, ao invés de edificar a sua casa, ela a destrói. Novamente colocamos que não é proveniente do Pai celestial um cristão trabalhar tanto que prejudique a família. A prioridade da mulher casada é cuidar dos seus encargos familiares e agradar a seu marido (1Co 7.34) [10]

Para os Pais
Na mordomia da família, alguns cuidados devem ser tomados a fim de que os filhos sejam criados na "doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6.4)
Os pais devem realizar o culto doméstico. Além de zelo espiritual, os pais devem ser exemplos de amor conjugal, paternal e maternal. [8]
Elionaldo Renovato: Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação dos filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. [7]
A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos. Sem a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas. Muitas vezes elas convivem com pessoas que não têm a menor capacitação para educá-las. Por outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em frente da "babá-eletrônica", a televisão, ou com a mestra eletrônica, a internet. Ali, são "educadas" pelos heróis artificiais. As figuras do pai e da mãe presentes estão cada vez mais escassas. Tal ausência é sentida quando os nossos filhos entram na adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas [7]

Para os Filhos
Eliezer Lira: O dever essencial dos filhos é obedecer aos pais "no Senhor". Não à moda dos pais, mas segundo o ensino do Senhor nas Escrituras. (Ler Efésios 6.23 e Colossenses 3.20) Obedecer não é uma opção dos filhos; é uma ordem de Deus. Muitos filhos hoje sofrem, inclusive de maneira misteriosa e inexplicável, por ter quebrado esse preceito divino (Êx 20.12). A má sementeira da desobediência e rebeldia dos filhos trará logo mais a sua colheira de males (Gl 6.7) [10]

Para o Casal (Marido e Esposa)
Elinaldo Renovato: Você aprecia seu cônjuge? Ter apreço significa vê-lo como algo valioso. A Palavra de Deus nos diz  que "onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lc 12.34). Se o seu cônjuge é o seu tesouro, ou seja, uma joia que você protege e zela com carinho e respeito, o adultério não terá vez em sua vida. Há esposas e maridos que cuidam bem da casa, do carro, da conta bancária, da igreja, mas não têm cuidado nem interesse pelo seu cônjuge. Valorize-o e alegrem-se juntos no Senhor. Não busque jamais beber água de outra cisterna (Pv 5.1-23). 
      
3.3 - Cuidar da Família é um Privilégio para cada um de nós
Vamos ler o texto abaixo de Lucas 12.42-48
42 - E disse o Senhor: O qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43 - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: o meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - virá o Senhor daquele servo no dia em que não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
47 - E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.
48 - Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

Deus nos privilegiou e confiou a mordomia dos bens materiais e espirituais; por isso, sejamos vigilantes e zelosos, porque, em breve, Ele nos chamará a prestar contas de tudo quanto recebemos. Deus nos deu : 
- Corpo (Dimensão Material e Espiritual)
- Alma e Espírito
- Igreja Local
- Família
- Tempo
- Trabalho
- Recursos Financeiros, outros ...
A mordomia, na bíblia, refere-se à administração dos bens materiais e espirituais que Deus nos deu, portanto, como anda a mordomia da Família, ou seja, como anda o nosso cuidado com a Família ?
Reflita com seu Aluno: Você tem sido um mordomo fiel e prudente no trato com a sua família ? Ou tem sido negligente, espancador, beberrão, infiel e imprudente ? Jesus vai voltar e vai requerer de nós a nossa família ! 

"Além disso requer-se dos despenseiros (mordomos) que cada um se ache fiel" (1Co 4.2)
É esperado que todos os mordomos sejam fiéis ao seu senhor a quem serve, a quem confiou seus bens, para que deles cuide, zele e conduza tudo em ordem. A Ezequias deu confiou o Reino de Judá e chegou o dia que Deus requereu essa nação dele, pedindo para ele colocar em ordem, resolvendo as pendências (2Rs 20.1).

Sua Família está em ordem ? Tem pendências ? 
Em relação a Mordomia da sua Família, você tem sido fiel e prudente ?


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - 1734
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2013 - Pág.26,42,43
[8] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2019
[9] https://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos/a-importancia-da-familia-por-luciano-subira/
[10] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2004 - Pág.43,44

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário