Total de visualizações de página

domingo, 14 de janeiro de 2024

Lição 2 - Namoro, Noivado e Casamento

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Deuterônomio 20.7 
7 - E qual o homem que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e torne-se à sua Casa, para que, porventura, não morra na peleja, e algum outro homem a receba.
1 Coríntios 7.2,9
2 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
9 - Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
1 Tessalonicenses 4.3
3 - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.

1 - O Namoro Cristão

1.1 - Conceito de Namoro Cristão  
Pr. Eliezer Lira - Namorar é literalmente "despertar amor em alguém". O termo é uma redução ortográfica do verbo enamorar. Namoro, no sentido sério, é uma fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar ... é evidente que estamos a tratar de namoro responsável, de compromisso, de duas pessoas que estão com o propósito de casar e estabelecer uma família... Não estamos a falar aqui de duas pessoas irresponsáveis, imaturas e compulsivas,  que encaram o namoro como um passatempo sem propósito ... [9]
Revista Lar Cristão - Deus criou homem e mulher para serem companheiros um do outro, e os dois criaram o namoro. O namoro inicia quando o rapaz (homem) escolhe a moça (mulher), ou vice-versa, pela qual tem maior simpatia e se encontra com ela. 
O namoro é o mais importante passo na vida românica das pessoas, é a fase estabelecida para que haja o CONHECIMENTO MÚTUO, não há vínculo matrimonial, portanto, biblicamente não deve ocorrer atividades sexuais.
Antoine S. Exupery definiu : "Amar não é olhar um para o outro, mas olhar juntos na mesma direção" , o namoro é uma tentativa, um treino sério de um homem e uma mulher saírem de si mesmos e olharem juntos na mesma direção. Isso exige tempo e nem sempre se concretiza. [7]
Durante essa fase será possível detectar imperfeições, erros, coisas que agradam e desagradam; tudo isso envolve o conhecimento do passado dos envolvidos, temperamento, caráter, o modo que os envolvidos tratam as pessoas, etc. De grosso modo, A fase de namoro poder passar por dois momentos :
(1) Momento da Paixão, que é o momento de encantamento do casal, que 
     pode durar até dois anos, após este período pode ter dois caminhos ou 
     o relacionamento acaba ou transforma-se em Amor.
(2) Momento do Amor, os vínculos se tornam mais estreitos, ambos olham 
      para a mesma direção, surge a maturidade e o casal supera limites 
      aceitando o outro como ele é.

Portanto, é durante a fase do namoro que o encantamento nascido de uma Paixão em um ambiente cordial, pode romper ou pode crescer para  o sentimento de AMOR, ou seja, pode ir para a fase do noivado e casamento.

1.2 - Quando se deve Começar o Namoro
Nancy Van Pelt, especialista sobre o assunto, diz que há dois tipos de idade: física e a emocional. A idade emocional tem a ver com o grau de maturidade da pessoa, enquanto que a física tem a ver com os anos de vida. Para iniciar um namoro, a idade emocional é muito mais importante do que a idade física. Há adolescentes de 13 ou 14 anos que têm maturidade de Jovens de 18 anos, enquanto que alguns jovens de 18 têm maturidade de adolescentes de 13 anos. Os dados indicam que, quanto mais cedo começa o namoro, mas cedo ocorrerá o casamento, quanto mais cedo o casamento, maiores as probabilidades de engrossar a estatística de divórcio.  [8]
Dessa forma, é muito difícil responder a essa pergunta em termos de idade física, cabe apenas entender que o namoro exige que a pessoa esteja madura o suficiente para entrar em uma relação amorosa, pois a mesma requer respeito, confiança e responsabilidade. 
O namoro prematuro jamais deve interromper os estudos e as pretensões de realização profissional, se ocorrer isso, esse namoro não esta sendo saudável.
 
1.3 - Namoro Escondido e Prolongado
O Namoro deve ser transparente, o compromisso de ambos deve ser levado perante a família. 
Os pais devem preparar os filhos para a vida objetivando torná-los pessoas responsáveis e capazes de tomar decisões, proibir o namoro pode gerar problemas maiores.
Quanto ao tempo de namoro não existe uma formula matemática exata, deve ser um tempo suficiente para que o casal de namorado se conheça bem, discuta sobre valores e objetivos de vida, tomando a decisão de passar ou não para a fase do noivado e casamento.
Namoro Prolongado não garante um casamento indissolúvel, os namorados cristãos estão mais sujeitos a ter relações sexuais antes do casamento e pode entrar na fase de acomodação, levando o objetivo do casamento a não se concretizar.
Reflita com seus alunos duas coisas mencionadas na revista do professor:
(1) Não continuar o namoro se já enxergou que não vai dar certo
      Não ficar iludindo a pessoa, deve desvencilhar logo a situação
(2)  Não namorar sem gostar, apenas como pirraça ou para esquecer a 
      pessoa do namoro anterior

O Namoro Cristão
Eliezer Lira: Infelizmente no namoro de hoje em dia, tem deixado de ser romântico e doméstico, quase não há mais namoro realmente afetivo, e sim de motivação instintiva; logo, há envolvimento sexual. [10]
O Namoro Cristão não deve ser assim, resume-se a uma fase de conhecimento mútuo e biblicamente não pode ter relações sexuais.

Jugo Desigual
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2Co 6.14)
A Bíblia recomenda o cristão não namorar com pessoas descrentes, isso pode levar a um casamento infeliz, repleto de problemas.
Eliezer Lira - A doutrina bíblica é esclarecedora: "Casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor" (1Co 7.39). O namorado incrédulo não tem compromisso com a doutrina bíblica, com a vontade de Deus, com a santidade, com a pureza de atitudes ... o caráter cristão não se coaduna com o caráter tortuoso de quem não teme a Deus. [9]

2 - O Noivado Cristão

2.1 - O Noivado é a Fase do Planejamento
Eliezer Lira - Nos tempos bíblicos, o noivado já era  a primeira fase do casamento (e não o namoro), e portanto não podia ser desfeito banalmente como hoje. Enquanto noivos, antes das bodas, o rapaz e a moça residiam normalmente com os seus pais, sem qualquer envolvimento sexual. [9]
Hoje, quando o namoro dá certo, ou seja, quando ambos tomam consciência de que o amor se inseriu em sua vida, os envolveu, vem o desejo de avançar para o noivado que é a fase do planejamento do casamento.
Esta é a hora do primeiro compromisso social mais sério: o noivado, onde os dois fazem promessa de casamento. Noivado ainda não é casamento; é o primeiro passo para o matrimônio e deve ser um gesto de maturidade. É uma decisão amadurecida, um "sim" que implica em muitos "nãos". É a promessa bilateral entre duas pessoas capazes de um casamento futuro.
Para um jovem cristão, esta promessa de casamento é feita e aceita no temor de Deus e com o mútuo desejo de ajudar um ao outro na fé e na vida cristã. Para noivos cristãos, será um procedimento normal procurar o consentimento e a bênção paterna.
O noivado, por ser um compromisso maduro, sério e solene, não pode ser rompido por motivo qualquer ou por simples alterações de sentimentos. Trata-se de um compromisso de honra e veracidade. Jovens cristãos, no entanto, podem errar no seu julgamento devido a falhas humanas. Neste caso, é melhor terminar um noivado que faz antever uma vida matrimonial fracassada. [7]

Perguntas que devem ser feitas no Noivado
Embora não se tenha um regra do tempo para namoro e noivado, pesquisas indicam a média ideal de 3 anos para o namoro e que 2 anos para o noivado é suficiente para os preparativos da casa e do casamento.
O comentarista da revista colocou muitas perguntas que deverão ser respondidas pelos noivos nessa fase, por exemplo:
- Onde vamos morar ? A residência será própria ou alugada ?
- Como será os Móveis e quais eletrodomésticos ?
- Quantos filhos pretendem ter ?
- Vão realizar festa de casamento ? 
- Onde vão passar a Lua de Mel ?
- Vão continuar estudar ? Quais as pretensões profissionais ?
- Onde pretende congregar depois de casados ?

Aconselhamento pré-marital
Eliezer Lira - Os noivos deverão a todo custo buscar aconselhamento pré-marital na igreja, sob a forma de curso ou reuniões específicas para isso, e também conversar com o pastor da igreja sobre o assunto. Isso feito com oração e propósito dos noivos de viverem nos caminhos do Senhor, conforme Efésios 5.21-33; 6.1-4 objetivando estabilidade e felicidade do casamento. [9]
Em algumas cerimônias de casamento evangélico, tem se percebido o aconselhamento pré-marital no momento da cerimônia, isso torna a cerimônia cansativa para os convidados, o que poderia ser feito entre o limite de 30 minutos até 1 hora, as vezes passa de 2 horas, é louvável que o ministrador faça o aconselhamento pré-marital antes da cerimônia.
  
2.2 - A Compreensão de que cada um leva um tipo de Bagagem para o Casamento
Não há como negar que o Casamento é um recomeço para o casal, o Amor maduro e a vida a dois, traz novidades e felicidades, todavia, embora não se deva levar bagagens para dentro do casamento, é possível que alguns tipos de bagagens sejam levadas para o casamento, e isso deve ser superado pelo casal. Cristo nos Liberta !
Nosso comentarista cita na revista algumas bagagens:
Traumas, Frustrações, Assédios e Abusos, Abandonos, Separação dos Pais, Falta de Infância, Molestamentos, Órfãos, Doenças Congênitas ou hereditárias, outras ... 
Podemos pagar caro se trazermos bagagens para nosso casamento e não sabermos lidar com elas de forma saudável.
Ambos devem deixar para trás qualquer tipo de bagagem relacionada ao histórico sexual, a dor nos relacionamentos passados e problemas familiares.                    >>> Clique Aqui para Continuar Lendo

2.3 - A Consciência de que está começando uma nova Família
Conforme já estudamos na lição passada, o casamento exige um deixar físico-emocional, geográfico e econômico. A Nova Família deve desligar da influência e das interferências.

3 - O Casamento Cristão
Como já estudamos, durante a fase de Namoro será possível detectar imperfeições, erros, coisas que agradam e desagradam; tudo isso envolve o conhecimento do passado dos envolvidos, temperamento, caráter, o modo que os envolvidos tratam as pessoas, etc.
Todavia, o casamento não é uma eterna lua de mel, surgem novas imperfeições, erros, defeitos não evidenciados no namoro, opiniões contrárias, discordâncias, atitudes que desagradam, e agora, como lidar com tudo isso sem gerar conflitos ?
O casal deve buscar reajustes na relação se entregando, renunciando e aprendendo com as diferenças ... são desafios a ser superados quando se propõem a encará-los de frente e resolvê-los em conjunto.

3.1 - O Casal cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros
Como já estudamos na Lição anterior, o matrimônio é uma instituição divina. Na Bíblia encontramos a comparação do amor íntimo do Salvador com a comunhão dos fiéis sob a ilustração de noivo e noiva, de marido e esposa. 
Os cônjuges, além de se amarem e confiarem um no outro, devem-se sustentar, amparar, ajudar mutuamente e, em fidelidade, compartilhar prazeres e pesares. A Palavra de Deus não conhece "matrimônio a prazos". Segundo a santa vontade divina, este estado deve durar até que a morte separe os dois parceiros (Rm 7.2), fora disso existem poucas exceções que foge essa regra.
O casal conhece o seu casamento, ninguém mais, portanto, não se deve pedir conselhos alheios para resolver seus conflitos, poucos tem estrutura e preparo para dar conselhos conjugais. Os Amigos e Familiares podem ter até boa intenção, mas infelizmente, podem oferecer soluções fora da orientação Bíblica, e isso pode agravar as dificuldades do casal.
O Manual do Casamento é a Bíblia Sagrada, ela tem respostas para diversos conflitos familiares, todavia, dentro da igreja local, pode-se buscar ajuda através do Conselheiro Pastoral, ou fazer a escolha de conselheiros indicados pela liderança para tal, são eles que podem tornar o aconselhamento mais eficaz.          >>> Clique Aqui para Continuar Lendo

Pr. Antonio Junior, fala sobre o Cuidado com os conselhos para o seu Casamento, vale a pena fazer uma leitura, ele ensina a fazer quatro perguntas para detectar se o conselho é bom ou ruim, a saber :
(1) Este Conselho é baseado na Bíblia ?
(2) O meu Conselheiro tem um Casamento Saudável ?
(3) O Conselheiro se preocupa tanto com o meu cônjuge quanto comigo ?
(4) Esse Conselho é o melhor para o meu Casamento e minha Família ?

3.2 - Os Cônjuges precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro
Quem tem um Tesouro: Cuida, Protege e Guarda !
Quem negligencia o seu Tesouro, tratando de qualquer maneira acaba deixando-o exposto e vulnerável, podendo perdê-lo a qualquer momento.
A Bíblia ensina que a esposa deve ser a pessoa mais importante para seu marido e, da mesma forma, o marido deve ser o mais importante para a sua esposa, sendo assim: É preciso que o marido valorize a esposa, e que a esposa valorize seu marido, mais do que qualquer outra pessoa !
Quem valoriza, dedica, não deixa de lado, não abre mão !
Pr. Antonio Junior ressalta que muitas pessoas crescem no ministério e aconselham muitas pessoas, transformam vidas, mas deixam de lado a esposa e os filhos. Acredito que esta nunca será a vontade de Deus! [9]

3.3 - O Casal cristão precisa dar Bom Exemplo da União Conjugal
Por mais imperceptível que seja, as pessoas observam o comportamento do casal dentro da casamento. Não se pode perder a oportunidade de mostrar nosso casamento como exemplo para os filhos e netos, parentes, vizinhos, amigos e irmãos da igreja. O Casal já se perguntou :
- Como os vizinhos nos veem ?
- Como a igreja nos vê ?
- Como os parentes nos veem ?
- Nosso Casamento serve de exemplo para outros casamentos ?
- Nosso Casamento é um referencial para futuros casamentos ?

O propósito de Deus no casamento:
(a) Felicidade em geral do casal (Sl 128.2)
(b) Companheirismo, intimidade e complementação mútua do casal
     (Gn 2.18,24; 1Co 11.11) 
(c) Dar origem a novos lares. Novas famílias para a preservação da raça 
      humana (Mt 19.5)
(d) Vitaliciedade (Mt 19.6)
(e) Testemunhar de Cristo e da sua Igreja (Ef 5.31,32)

Quando o Casal dá Bom Exemplo da União conjugal consegue cumprir o propósito de Deus para o casamento. 


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Extraído da Revista Lar Cristão - Jaime Kemp - 1978
[8] biblia.com.br - qual é a idade certa para começar a namorar
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2004 - Pág. 20-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário