Total de visualizações de página

sábado, 2 de setembro de 2023

Lição 11 - Ageu - Um Chamado para Despertar da Inércia

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Ageu 1.1-4    
1 - No ano segundo o rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2 - Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
3 - Veio, pois, a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo:
4 - É para nós tempo de habitantes nas vossas casas estudadas, e esta casa há de ficar deserta?

Esboço do Livro de Ageu

Parte I - Reconstrução do Templo (Ag 1.1-15)
Capítulo 1.1                 : Introdução
Capítulo 1.2-11            : Primeiro oráculo: exortação para a recomendação do Templo
Capítulo 1.12-15          : Segundo oráculo: resposta e compromisso

Parte II - Esplendor Futuro do Templo (Ag 2.1-23)
Capítulo 2.1-9              : Terceiro oráculo: compromisso e promessas
Capítulo 2.10-23          : Quarto oráculo: decisões e bênçãos futuras

1 - O Cenário do Profeta Ageu

1.1 - Conhecendo um pouco mais o Profeta

De onde era o profeta Ageu ?
Daniel Conegero: É muito provável que o profeta Ageu tenha nascido ainda na Babilônia [10]

Qual é a Data do ministério profético de Ageu ?
Esequias Soares: Ageu foi o primeiro profeta a atuar no pós-exílio. Seu chamado ocorreu cerca de dois meses antes de Zacarias receber o primeiro oráculo: "no ano segundo do rei Dario" em 520 a.C (Ag 1.1; Zc 1.1). O fato de Ageu apresentar-se como "profeta" (Ag 1.1,3,12; 2.1,10) demostra que os contemporâneos reconheceram-lhe o ofício sagrado. 
Ageu aparece duas vezes no livro de Esdras (Ed 5.1; 6.14). [8]
Daniel Conegero: Ageu deve ter nascido na Babilônia e é possível que tenha voltado para Jerusalém após o decreto de 538 ou 537 a.C. por Ciro, rei da Pérsia, a qual permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal (2Cr 36.22,23; Ed 1;1-4) [10]

O que Significa o nome "Ageu" ?
Conforme pesquisa, o nome "Ageu" do hebraico Hag significa "festivo" ou "festival" ou ainda "minha festa de gratidão".
Daniel Conegero: É possível que este nome tenha lhe sido dado por ele ter nascido em algum dia importante das festas judaicas. Se for assim, isto também pode implicar que seus pais eram religiosos [10]

Quem era o Pai de Ageu ?
Não temos essa informação na Bíblia.

Quem era os profetas contemporâneos de Ageu ?
Ageu foi contemporâneo de Zacarias.  

1.2 - A Mensagem do Profeta
O ministério profético de Ageu foi pós-exílio em Judá, na ocasião, os exilados que retornaram do cativeiro tinha começado a reconstrução do Templo no ano 536 a.C aproximadamente, todavia, essa obra estava paralisada, foi quando Deus usou Ageu no ano 520 a.C para exortá-los a continuar a reconstrução.
A situação espiritual do povo de Judá diferentemente do cenário de outros profetas não estava sendo influenciada por sincretismo religioso e muito menos idolatrias, todavia, havia mornidão espiritual, indiferença dos judeus em relação às coisas de Deus, principalmente à Obra de Deus, abandonaram à reconstrução do Templo para priorizar a reforma de suas casas: "Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? disse o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa." (Ag 1.9)
Diante deste cenário, Deus usa Ageu cuja mensagem principal refere-se a continuação da reconstrução do Novo Templo em Jerusalém:
"Subi o monte, trazei madeira, e edificarei a casa; e dela me agradarei, e eu serei glorificado, diz o Senhor" (Ag 1.8)
Deus faz a promessa de abençoá-los se obedecessem a convocação :
"Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não tem dado seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei" (Ag 2.19)

Mensagem Principal do Livro de Ageu
Esequias Soares: A revelação foi dada diretamente por Deus (Ag 1.1,3). Apenas Ageu apresenta com tamanha precisão as datas do recebimento dos oráculos. O tema do livro é a reconstrução do Templo. Dos 38 versículos divididos em dois capítulos, dez falam da Casa de Deus, em Jerusalém (Ag 1.2,4,8,9,14; Ag 2.3,7,9,15,18). [8]

Importância da Mensagem do Livro de Ageu
A Verdadeira profecia liberta o povo da indiferença e do comodismo espiritual.
 
1.3 - Convocação à Reconstrução do Templo
"Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:" (Ag 1.3).
Esequias Soares: O Oráculo (profecia) volta a dizer que a Palavra de Deus veio a Ageu. Ênfase que demonstra ser o discurso do profeta uma mensagem advinda diretamente do Senhor que, inclusive, trouxera Judá de volta a Jerusalém para construir a sua Casa. Mas o povo preocupou-se mais em morar nas casas forradas, enquanto que o Templo, cujo embargo havia ocorrido há 15 anos, continuava em total abandono: "Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?" (Ag 1.4) [8]
 
CRONOLOGIA DA RECONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TEMPLO
Ano 538 a.C - Os judeus começaram a voltar do exílio da Babilônia
                        começaram a reconstruir suas vidas (casas)
Ano 536 a.C - Foram lançados os alicerces para reconstrução do Templo
                        e as obras foram interrompidas
Ano 520 a.C - O ministério do Profeta Ageu durou quatro meses e 
                        mediante sua mensagem profética ocorre o retorno 
                        da reconstrução do Templo pelo povo judeu sob 
                        a liderança de Zorobabel depois de 16 anos
Ano 516 a.C - Quatro anos mais tarde ocorre a finalização da obra do
                        segundo Templo sob a liderança de Zorobabel.

2 - A Necessidade de Arrependimento
    
2.1 - O povo obedece a ordem de Deus
Conforme vimos no tópico anterior, Deus repreendeu o povo pela inversão de prioridades : "Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos" (Ag 1.5).
E o povo recebe e obedece a ordem de Deus :
"Então Zorobabel, filho de Selatiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obececeram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor." (Ag 1.12)
Esequias Soares: Não era comum o povo e as autoridades acatarem a mensagem dos profetas naqueles tempos. Oséias e Jeremias são exemplos clássicos disso, mas aqui foi diferente. O Espírito Santo atuou de maneira tão maravilhosa, que ocorreu um verdadeiro avivamento e a construção do templo prosseguiu sob a liderança de Zorobabel e do sumo sacerdote Josué (Ag 1.4) [8]

2.2 - O Novo Templo
"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." (Ag 1.9)
O Novo Templo seria menor e mais simples do que o Templo de Salomão que era esplendoroso em riqueza, em ouro e prata, todavia, esse Novo Templo seria esplendoroso em glória, porque um dia, o dono do ouro e da prata adentraria nele com a sua glória. 
Daniel Conegero: A promessa de que a "glória desta última casa será maior do que a da primeira" foi finalmente cumprida em Cristo, a maior manifestação da glória e da presença de Deus. [10]

2.3 - Deus promete abençoar o povo
Vamos ler o texto de Ageu 2.18-19 :
18 - Considerai, pois, vos rogo, desde este dia em diante; desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do Senhor, considerai essas coisas.
19 - Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não tem dado seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.
Com a obediência do povo na retomada a reconstrução do Novo Templo, Deus usa o profeta Ageu para comparar a escassez que precedeu a construção do templo e o período de fertilidade e prosperidade que se iniciaria com a retomada da construção.
                                                                                               
3 - Ageu para Hoje
Por intermédio do profeta Ageu o povo foi liberto da indiferença e do comodismo espiritual.

3.1 - Prioridades Erradas
Os judeus estavam indiferentes à obra de Deus, estavam priorizando a construção ou reformas de suas casas ao invés de ajudar na reconstrução do Templo.
Esequias Soares: O templo era o símbolo visível da aliança de Deus com o seu povo. Nesse contexto é que aparece Ageu [...] A mensagem central de Ageu não poderia ser outra: "Israel, reconstrua o Templo para o Senhor!". Os judeus através do ministério de Ageu e Zacarias reconstruíram, e conforme a palavra do Senhor: "a glória da segunda Casa será maior que a da primeira". Como servos do Altíssimo precisamos estar atentos, pois como os israelitas, também podemos negligenciar a obra de Deus e o cuidado com a Casa do Senhor. Que sejamos compromissados com o Reino, trabalhando para o seu crescimento aqui na Terra. Coloque suas prioridades em ordem correta, seguindo as Escrituras Sagradas. [8]
"Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos" (Ag 1.5)
Esequias Soares: Neste versículo vemos um apelo à consciência e ao bom senso, pois é o próprio Deus quem fala. tal exemplo mostra que devemos parar  e refletir, avaliando a situação à nossa volta, percebendo, inclusive, o agir do Senhor. [8]

3.2 - A Importância do Encorajamento Mútuo
Vamos ler o texto de Ageu 2.3-5, que diz :
3 - Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a veste agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?
4 - Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.
5 - Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós, não temais.
Com a permissão para deixar a Babilônia e voltar para sua pátria, o povo judeu ficou animado com a possibilidade de reconstruir o Templo, todavia, com a obra iniciada, ocorreram oposições e a obra foi paralisada; se não bastasse essas adversidades, o projeto do Novo Templo era simples, os materiais que seriam utilizados eram bem inferiores, e o Novo Templo não ficaria magnífico como o que o rei Salomão construiu. Nesse contexto,  essa soma de fatores trouxe um certo desanimo ao povo judeu nesse processo de reconstrução, e o povo começou a se preocupar mais com suas vidas pessoais do que com a obra de Deus. Então, Deus usa Ageu para encorajar o povo judeu  (Ag 1.12) e na sequência Deus  declara a glória que se manifestaria nesse Novo Templo (Ag 2.8-9) :
8 - Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
9 - A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

3.3 - Promessas Valiosas de Deus
Vamos ler o texto de Ageu 2.21-23, abaixo:
21 - Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Farei tremer os céus e a terra; 
22 - E transformarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos dos gentios; e transtornarei os carros e os que neles andam; e os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão.
23 - Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.
A. R. Fausset: "Anel de Selar" - Um anel com um selo nele; o representante legal do proprietário; geralmente de pedras preciosas e ouro, etc., e muito valorizado. Sendo usado no dedo, era um objeto de constante consideração. Em todos os pontos de vista, o povo teocrático, e seu representante, o tipo Zorobabel, e o Messias, seu descendente, o Antítipo, são considerados por Deus. A segurança de Israel até o fim é garantida pelo Messias, em quem Deus os escolheu como Seus (Isaías 42.1; 43.10; 44.1; 49.3). Cristo é o "sinete" (anel de Selar, utensílio que sela documentos) na mão de Deus: sempre na presença do Pai, sempre agradável à vista dele. O sinete de um monarca oriental era o sinal da autoridade delegada; assim é Cristo (Mt 28.18; Jo 5.22-23). [11]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD    
[7] Apostila Profetas Menores - Universidade da Bíblia - Pág.15
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2012 - 4T - Pág.6-8
[9] Apostila Profetas Menores - Academia de Pregadores - Pág. 26
[10] estiloadoracao.com - https://estiloadoracao.com/quem-foi-o-profeta-ageu/
[11] apologeta.com.br - https://www.apologeta.com.br/ageu-2-23

4 comentários:

  1. Paz do Senhor Pr. Éder Tomé! Lição mais que Abençoada! Esta revista jah começa a nos deixar saudades, pois sabemos que ja estamos caminhado para a reta final do trimestre!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor! maravilha o conteudo do livro de Ageu
    Deus abençoe grandemente. precisamos despertar para a obra do Senhor. a sua casa deve ser cuidada por nós. precisamos nos levanta da inércia.

    ResponderExcluir
  3. Grande conteúdo teológica nos traz esses profetas menores, aleluia!

    ResponderExcluir