
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR
CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
João 17.15,17-21
15 - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
18 - Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 - E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;
21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Destinatário da Terceira Epístola de João
Estudaremos neste trimestre a Terceira Epístola de João que foi endereçada a Gaio : "O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade amo" (3 Jo 1).
Autoria da Terceira Epístola de João
A autoria dessa Terceira Epístola é do apóstolo João, o mesmo que escreveu o Evangelho e o Livro de Apocalipse.
Época em que a Epístola foi Escrita
Depois da morte do Imperador romano Domiciano no ano 96 d.C., João voltou do exílio da Ilha de Patmos, e saiu em viagens missionárias visitando igrejas e ordenando presbíteros. Estudiosos apontam que tanto a Segunda como a Terceira Epístola de João foram escrita depois do Livro de Apocalipse estando em idade avançada, provavelmente em Éfeso.
Esboço da Terceira Epístola de João
Versículo 1 ao 2 : Saudação
Versículo 3 ao 8 : Elogios a Gaio
Versículo 9 ao 10 : Condenação de Diótrefes
Versículo 11 : Exortação a Gaio
Versículo 12 : Exemplo de Demétrio
Versículo 13 ao 14 : Conclusão
O que vamos aprender nessa primeira Lição
1) Apresentar ao Aluno uma Visão Geral da Terceira Epístola de João
ao qual vamos estudar neste último trimestre do ano 2023
2) Deixar Claro quem são os personagens citados no livro:
João, Gaio, Demétrio e Diótrefes
3) Vamos tratar a necessidade de Andar, Defender e Amar a VERDADE
4) Deixar Claro de onde vem o Poder para Ensinar, Liderar e Servir
1 - João, Gaio, Demétrio e Diótrefes
1.1 - Quem foi João
O apóstolo João tinha a profissão de pescador, era filho de Zebedeu (Mt 27.56) e irmão de Tiago que também era discípulo de Jesus.
Daniel Conegero: Possivelmente Tiago era mais velho do que João, visto que ele sempre é citado primeiro (Mateus 10.2-4). Provavelmente Salomé era a mãe de João (Mc 16.1-2 compare com Mt 27.56), a tradição cristã associa Salomé como sendo irmã de Maria, mãe de Jesus (Mt 27.56 compare com Jo 19.25). Se essa afirmação estiver correta, então o apóstolo João era primo do Senhor Jesus. Antes de se tornar um dos discípulos de Jesus, o apóstolo João era seguidor de João Batista (Jo 1.35-37). João teve um primeiro encontro com Jesus, e depois de um pequeno intervalo de tempo, se tornou um de seus discípulos regular (Mc 1.16; Lc 5.10) [8]
João foi tratado pelos cristãos como o "apóstolo do amor", parece que João tinha uma natureza ao qual era fácil ser "amoroso", mas não foi sempre assim, tanto João como seu irmão Tiago foram chamados pelo próprio Senhor Jesus como "Filhos do Trovão" :
"e a Tiago, filho de Zebedeu, a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão" (Mc 3.17)
No episódio narrado pelo evangelista Lucas, em que o Senhor e os seus discípulos estavam de viagem para Jerusalém, o caminho alternativo para encurtar a rota levava-os a passar justamente por Samaria (Lc 9.51-56).
Devido à animosidade que havia entre os samaritanos e judeus, os discípulos que precederam o Senhor não foram recebidos. A reação dos "Filhos do Trovão" foi não somente intempestiva e arbitrária, como odiosa e vingativa: "Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?" (Lc 9.54). Esse comportamento não se parece em nada com o João amoroso das epístolas. Na realidade é a mesma pessoa, entretanto, há uma diferença: Aquele era o João carnal, querendo fazer justiça com as próprias mãos, e o das epístolas é o homem que nasceu de novo e foi transformado pelo Senhor Jesus Cristo. [12]
1.2 - Quem foram Gaio e Demétrio
Quem foi Gaio
Gaio é o destinatário da Terceira Epístola de João.
É difícil saber a qual Gaio o apóstolo se referia, se ao Gaio de Macedônia (At 19.29), Gaio de Corinto (Rm 16.23; 1Co 1.14) ou quem sabe ao Gaio de Derbe (At 20.4). Há várias pessoas com esse nome na Bíblia. [7]
Os irmãos traziam notícias ao apóstolo João na chegada de suas visitas, e mencionavam que Gaio dava um bom testemunho da verdade.
João elogiou a Gaio por haver ajudado financeiramente os irmãos para que continuassem sua jornada. Esses irmãos saíram pelo mundo por causa do Nome de Cristo e mereciam ser acolhidos pelas igrejas [7]
Portanto, Gaio era :
a) Presbítero amado do qual apostolo João se referiu na Epístola
b) Dava bom Testemunho como cristão
c) Era um servo de Deus hospitaleiro, recebia os irmãos
Quem foi Demétrio
Demétrio foi citado na Epístola no versículo abaixo:
"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro" (3 Jo 12).
Demétrio era um pessoa de caráter ilibado. Todos davam bom testemunho dele. [7]
Nada sabemos a respeito de Demétrio, exceto que ele pode ter levado essa carta de João a Gaio. O Livro de Atos menciona um artesão efésio, chamado Demétrio, que se opôs a Paulo (At 19.24), mas este é, provavelmente, outro homem. Em contraste com o corrupto Diótrefes, Demétrio tinha grande consideração pela verdade. João personificou a verdade, como um testemunho do caráter e do ensinamento de Demétrio. Em outras palavras, se a verdade pudesse falar, falaria em defesa de Demétrio. Quando Demétrio chegou, certamente Gaio abriu sua casa para recebê-lo. [6]
Na epístola de Paulo aos Coríntios temos algumas características de bons obreiros como Gaio e Demétrio, a saber :
a) Obreiro Plantador de semente da Palavra (1Co 3.6-8)
b) Obreiro Regado da Planta (1Co 3.6-8)
c) Obreiro Cooperador com os demais (1Co 3.9)
d) Obreiro Edificador (1Co 3.10)
Os obreiros Gaio e Demétrio davam bom Testemunho cristão.
Claudionor de Andrade: Testemunho cristão é a postura ética e bíblica que o crente exerce na sociedade em que vive. É, segundo a Bíblia, a santidade cristã em toda maneira de viver. Ao discorrer sobre o testemunho cristão, asseverou o teólogo Agostinho: "Aquilo por que vivo, comunico". O que estamos comunicando com a nossa vida? Pode o mundo ver Cristo em nós? Vejamos, pois, quais objetivos do testemunho cristão:
1. Glorificar o nome de Deus
2. Protestar contra as más obras
3. Agir como Luz do mundo e Sal da terra
4. Ajudar na propagação do Evangelho [9]
1.3 - Quem foi Diótrefes
Vamos ler os versículos abaixo de 3 João 9-10 :
9 - Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 - Por isso, seu eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
João reclama a respeito de Diótrefes, certamente um líder da igreja que "não nos dá acolhida". Diótrefes falava mal do apóstolo, referindo-se a João com palavras maliciosas. E, pior, não acolhia na igreja os que falavam bem de João, e se algum irmão da igreja tentasse hospedar ou receber esses irmãos, Diótrefes os expulsava da igreja. O estudante perceberá que no ministério este problema diotrofiano ainda perdura na igreja. há Líderes que expulsam de suas congregações qualquer pessoa que tenha opinião contrária às suas. [7]
Na epístola de Paulo aos Coríntios temos algumas características de péssimos obreiros como Diótrefes, um obreiro destruidor (1Co 3.17), que não falava palavras agradáveis, temperada com sal.
Elinaldo Renovato: A Palavra agradável e temperada com Sal é a palavra que mantém o ouvinte atento à fala ou à mensagem transmitida. É a palavra com unção de Deus. Há pessoas que querem pregar e ensinar. Mas, como são exageradas em sua maneira de ser, não são ouvidas, são rejeitadas; têm sal demais; há outras que tem sal de menos, ou seja, são "insípidas" em seu viver [14]
Charles Colson tem razão quando nos lembra que muitas pessoas tomam uma resolução acerca do evangelho baseado em nosso estilo de vida. Todos conhecemos pessoas que nos dizem que foram "desligadas" pela igreja, em virtude de falta de integridade ou por farisaísmo hipócrita. Não precisamos rememorar os escândalos de muitos cristãos [...] Devemos nos esforçar em favor desta virtude mesmo a grande custo pessoal. Se os cristãos não forem conhecidos pela integridade através de seu testemunho cristão, é duvidoso que sejamos conhecidos por outra coisa. A integridade está no centro de famílias fortes; é o fundamento de ministérios eficazes e de nosso testemunho no mundo [10]
O apóstolo João menciona que Diótrefes proferia contra eles palavras maliciosas, ou seja, palavras enganosas, palavras com fingimento, palavras com intenção maldosa.
Pr. Jorge Linhares: Na maioria das vezes, a pessoa que usa de malícia, de engano, trama algo para tirar proveito da situação. Sempre trabalha em proveito próprio. São pessoas egoístas que usam de astúcia e artimanhas para alcançar seus objetivos, não se importando com o que possa suceder ao próximo [11]
2 - O que é a Verdade
Quem é a Verdade segundo a Bíblia
a) Jesus é a Verdade
"Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém
vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14.6)
b) As Escrituras Sagradas é a Verdade
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17)
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para
que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tg 1.18)
A Palavra de Deus santifica e por ela fomos regenerados em Cristo.
2.1 - Andar na Verdade
Andar na Verdade é andar e viver os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo em observância a Bíblia Sagrada. A Bíblia, é sempre atual, esta carta de João vem de encontro as necessidades das Igrejas locais de todas as épocas, principalmente agora, mais do que na época de João, em que muitos irmãos estão se distanciando da verdade, dando lugar a um evangelho falsificado.
Atualmente, o Evangelho verdadeiro na maioria das vezes tem sido substituído pela mentira, esse Evangelho falsificado, que só oferece vantagens tem adentrado em muitas igrejas de forma sutil, conseguindo atrair multidões, todavia, por vezes fere os pilares principais de nossa fé, sem produzir a transformação da vida das pessoas.
O apóstolo João ao tomar conhecimento de que Gaio havia permanecido firme e continuava andando na verdade em todo o trajeto desse caminho que leva para o céu, muito se alegrou :
"Não tenho maior alegria do que esta, a de saber que meus filhos andam na verdade" (3 Jo 1.4).
Albert Barnes: O versículo acima é a expressão de João aos que aderem à verdade e que vivem de acordo com ela. Essa é a linguagem que foi usada por um apóstolo idoso ao falar daqueles que haviam sido convertidos por sua instrumentalidade e que o consideravam pai; e podemos, portanto, deduzir que Gaio havia sido convertido sob o ministério de João e que ele provavelmente era um homem muito mais jovem do que ele. [5]
Eliezer de Lira e Silva: Há condições básicas para que o cristão sempre ANDE NA VERDADE, mantendo-se fiel até a volta de Cristo: ter o contato permanente com a Palavra de Deus, permanecer na Luz e cultivar o seu amor pelos irmãos. Nestes últimos dias da Igreja na terra, ela deve estar atenta a investida satânica de falsas doutrinas (1Tm 4.1,2; 2Co 11.13-15; 2Tm 3.1-5). A Igreja deve andar embasada somente na verdade que é a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. [12]
2.2 - Defender a Verdade
Não basta andar na Verdade, precisamos também anunciar e defender a Verdade: "Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido" (At 4.20).
Apóstolo Paulo ensinou a combater com ânimo pela fé do evangelho:
"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho" (Fp 1.27)
Defender a Verdade é um dos maiores desafios da atualidade, onde constantemente às igrejas tem que lidar com novas heresias, modismos, invencionices e comportamentos pecaminosos que tentam de forma sútil adentrá-las como justificativa da necessidade de adesão a modernidade, novas ideologias, novos conceitos de vida que ignoram completamente os ensinos da Bíblia Sagrada.
O Apóstolo João ao receber notícias de que Gaio permanecia firme na verdade e no mesmo combate aos falso mestres, falsos profetas e falsas doutrinas, muito se alegrou, pois esse é o papel de um verdadeiro cristão.
2.3 - Amar a Verdade
Vamos ler 3 João 9-11 , que diz :
9 - Tenho escrito à igreja, mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los e os lança fora da igreja.
11 - Amado, não siga o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
Quem Anda, vive e defende a Verdade é porque Ama a Verdade.
Gaio era submisso a autoridade do apóstolo João, um homem de Deus que foi prova ocular do ministério de Jesus, todavia, conforme lido, havia um líder de Igreja chamado Diótrefes que não andava, não vivia, não defendia a verdade e que não se submetia as orientações do apóstolo João.
Adam Clarke: Diótrefes poderia ter sido um judeu convertido, que não estava disposto a receber os gentios na igreja; ou um cristão judaizante, que desejava incorporar a lei ao Evangelho, e caluniava os apóstolos que ensinavam o contrário. esse homem altivo e insensível não daria nenhuma importância aos gentios convertidos; tão longe disso, que ele não receberia nenhum deles, proibiu outros a fazê-lo e excomungou ou excluiu aqueles que haviam sido recebidos na Igreja pelos apóstolos. Este parece ser o significado de nem ele próprio receber os irmãos, e proíbe os que o receberiam e os expulsa da igreja. [5]
O relativismo na filosofia é uma corrente que afirma que não existe uma verdade absoluta, afirmam que "Há tantas verdades quanto há pessoas no mundo" e que "Cada pessoa tem a sua Verdade". Estava lendo um artigo sobre os malefícios do relativismo no presente século, e o autor destacava que o Relativismo é um gás invisível, inodoro e mortal que está poluindo a Terra.
Enquanto Jesus disse que é o caminho, a VERDADE e a vida (Jo 14.6) e que ao conhecer a verdade seremos livres (Jo 8.32) no relativismo ensinam que a tal "Verdade é uma algema".
Pela misericórdia de Deus chegamos ao conhecimento da Verdade, andamos, vivemos, defendemos e amamos a verdade, e há pelo menos 7 razões para AMAR A VERDADE que quero destacar :
1 - A Verdade Salva (1Tm 4.16; At 20.26-27; 2Ts 2.10
2 - A Verdade Liberta (Jo 8.32; 2Tm 2.24-36)
3 - A Verdade Transmite Graça e Paz (2Pe 1.2)
4 - A Verdade Santifica (Jo 17.17; 2Pe 1.3,5,12; 2Tm 3.16-17)
5 - A Verdade Serve ao Amor (Fp 1.9)
6 - A Verdade Protege do Erro (Ef 4.13-14)
7 - A Verdade é a Esperança do Céu (1Co 13.12)
3 - O Poder de um Autêntico Discípulo
3.1 - O Poder para Ensinar
O apóstolo Paulo a Timóteo, escreveu :
"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2Tm 3.16,17).
A Bíblia é proveitosa para ensinar, mas quem nos ensina ?
O Espirito Santo habita no cristão, é Ele que nos convence do pecado, garante a salvação, produz fruto, e nos ensina :
"Mas, quando o Espírito da Verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir" (Jo 16.13)
Além de nos guiar, ensinar e capacitar, o Espírito Santo nos dá autoridade e poder para ensinar a verdade.
3.2 - O Poder para Liderar
Vamos ler 3 João 8, que diz:
"Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade" (3 Jo 8).
Esta carta nos proporciona uma importante informação a respeito da vida da Igreja primitiva. Endereçada a Gaio, 3 João destaca a necessidade de mostrar hospitalidade a pregadores viajantes e a outros obreiros.
Enquanto 2 João enfatiza a necessidade de recusar hospitalidade a falsos mestres e pregadores, 3 João incentiva a contínua hospitalidade aos que ensinam a verdade. A hospitalidade é um forte sinal de apoio às pessoas e ao seu trabalho, e significa dar uma parte dos seus recursos a elas, para que sua estadia seja confortável e seu trabalho e sua viagem sejam mais fáceis. Procure ativamente formas criativas para mostrar hospitalidade aos obreiros de Deus. Pode ser na forma de uma carta de incentivo, de um presente, de um apoio financeiro, de um apoio financeiro, da atitude de recebê-los em uma visita à sua casa, ou de uma oração [6]
Vamos ler 3 João 9-10 , que diz :
9 - Tenho escrito à igreja, mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los e os lança fora da igreja.
A carta também adverte contra um homem (Pastor de Igreja, chamado Diótrefes) que desejava se tornar um ditador na igreja (este homem não recebia os pregadores e missionários enviados pelo apóstolo João, um sinal de total insubmissão). [6]
Comparando o líder Gaio com Diótrefes, podemos notar uma diferença muito grande no modo de liderar, totalmente oposta, Gaio se colocava na posição de servo e na disposição do Espírito Santo que lhe conferia o poder de liderar com excelência, era submisso as orientações do apóstolo João a quem considerava como pai espiritual, era submisso a Palavra de Deus, era submisso as orientações do Espírito Santo que produzia fruto (Gl 5.22) na sua vida. Gaio era hospitaleiro com os irmãos que visitavam a igreja local, demonstrava amor em todo trato com irmãos.
Tudo o que sabemos, a respeito de Diótrefes, é que ele queria controlar a igreja. João denunciou :
(1) sua recusa em ter algo a ver com os outros líderes espirituais
(2) sua calúnia feita aos líderes
(3) seu mau exemplo recusando-se a receber pregadores e missionários
(4) sua tentativa de excluir aqueles que se opunham à sua liderança.
Pecados como orgulho, inveja e calúnia ainda estão presentes na igreja e, quando um líder tem o hábito de encorajar o pecado e desencorajar as ações corretas, ele deve ser detido. Se ninguém se manifestar, grandes danos podem acontecer à Igreja. Devemos confrontar o pecado na igreja. Se ignorarmos, ele continuará a crescer. Um verdadeiro líder cristão é um servo, e não um autocrata! [6]
Elinaldo Renovato: O obreiro aprovado por Deus é equilibrado, vivendo em pureza e humildade diante do Senhor e diante dos homens. Obreiros aprovados por Deus :
1. Pregam e ensinam sem engano
Paulo exortava a igreja através da mensagem do evangelho,
mostrando-lhes as verdades desconhecidas. Para os novos crentes ele
tornou conhecido o "mistério de Deus" - Cristo (Cl 2.2)
2. Pregam com Pureza
Paulo pregava o amor a Cristo. Jesus era o seu alvo,
Atualmente, há muitos falsos obreiros que só visam lucro e bens
financeiros. Estes se aproveitam da fé dos fiéis para obter ganhos.
Pedro também exortou que o obreiro deve apascentar o rebanho do
Senhor "tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem
por torpe ganância" (1Pe 5.2).
3. Não buscam a glória de homens
Paulo ensinou que não buscavam a glória de Homens (1Ts 2.6).
Paulo não buscava elogios, glórias para si.
Paulo não era movido a elogios e bajulações.
Isso é um perigo para o ministério pastoral e para qualquer servo ou
serva de Deus. [13]
3.3 - O Poder para Servir
O próprio Jesus ordenou que seus discípulos buscassem o revestimento de poder, Jesus disse:
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49)
Em Atos 1, Jesus fala um pouco mais sobre esse momento :
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8)
Em Atos 2 temos o cumprimento dessa promessa:
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar, e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles" (At 2.1-3).
E através do revestimento de poder do Espírito Santo que:
a) temos coragem e firmeza para permanecer na fé
b) temos força para vencer as batalhas espirituais
c) temos força para pregar a Palavra de Deus com ousadia e coragem,
mesmo em meio a tantas dificuldades e perseguições
d) Somos capacitados para Ensinar, Liderar e SERVIR
Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos poder de SERVIR.
O poder do Espirito não é para o nosso deleite ou para nos dar posição, status. Ele é dado para servir. Os cristãos foram revestidos de poder para cumprir a missão integral através de obras práticas (diaconia), demonstrando autoridade e poder de Deus através de sinais e prodígios, proclamando o Evangelho de forma eficaz pela Palavra de Deus debaixo da unção do Espírito. Todos cristãos independentemente de ter ou não Dons Espirituais e Ministeriais estão encarregados dessa tarefa.
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 1821
[7] Apostila Epístolas - CETADEB - Pág. 169-170
[8] estiloadoracao.com - https://estiloadoracao.com/apostolo-joao/
[9] Revista Lições Bíblicas - 2T - 2008 - CPAD - Pág.75
[10] Quem é você para jugal? - CPAD - 2005 - Pág.237-239
[11] Lições da Bíblia - Revista 5 - Ano 2 - Central Gospel - Pág.65
[12] Revista Lições Bíblicas - 3T - 2009 - CPAD - Pág.8,10
[13] Revista Lições Bíblicas - 3T - 2015 - CPAD - Pág.58-59
[14] Revista Lições Bíblicas - 3T - 2004 - CPAD - 81
Maravilha, parabéns!
ResponderExcluirHoje dia 27 acabamos de Editar o Estudo ! Deus abençoe pelo retorno !
ExcluirA Paz do Senhor! Este trimestre será mais que abençoado, a começar por uma lição tremenda como essa! Que Deus Abençoe poderosamente Pr. Éder Tomé, seu ministério!
ResponderExcluirDeus Abençoe pela Visita ao nosso Site !
ExcluirA Paz do Senhor Jesus. Deus abençoe pelo subsídio. Muito rico e preciso nas colocações! Que Deus faça prosperar sua casa e família!!!
ResponderExcluirDeus Abençoe pelo Retorno, é importante para nós !
ExcluirQue benção esse subsídio. Que o Senhor abençoe vcs!
ResponderExcluirDeus abençoe pelas palavras de incentivo !
Excluirno slide 2.3 está errado a referência, está atos 4.20 mas é 1 coríntios 13.6
ResponderExcluirObrigado vou corrigir
Excluirmuito obrigada por nós proporcionar estas leituras ,e aprendizado, Deus continue abençoando vcs poderosamen5e
ResponderExcluir