Total de visualizações de página

sábado, 24 de junho de 2023

Lição 1 - Mensagens Proféticas Deus Continua Falando

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

2 Pedro 1.16,19-21    
16 - Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade.
19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
20 - Sabendo primeiramente isto; que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Vamos estudar neste trimestre os Profetas Menores, bem sabemos que a Bíblia possui 66 livros (39 Livros no Antigo Testamento e 27 Livros no Novo Testamento), esses Livros estão divididos de acordo com os estilos literários, veja abaixo a divisão do Antigo Testamento : 


Como vimos acima, os livros proféticos são divididos em Profetas Maiores e Profetas Menores, o motivo da divisão ocorre unicamente por causa do volume do seu conteúdo, portanto, os Profetas Menores deve-se ao fato de ter um pequeno ou menor volume literário em comparação aos Profetas Maiores.

Os profetas são divididos entre "profetas escritores", cujas mensagens estão preservadas como livros do Antigo Testamento, e "profetas oradores", cujo ministério é descrito, mas não fizeram nenhuma contribuição ao cânon. A importância de um profeta na história não pode, entretanto, ser medida por essas categorias. Elias e Eliseu são profetas oradores. Contudo, esses dois, com sucesso, resistiram aos vigorosos esforços de Acabe e Jezabel em substituir Yahweh por Baal como deidade 'oficial' de Israel (1Rs 16; 2Rs 10). As obras dos profetas escritores são divididas em duas categorias. Há os profetas maiores, cujas obras são especialmente longas e, os assim chamados profetas menores, cujos trabalhos são menores [7]

Esequias Soares: Os livros dos profetas menores não são secundários, nem os dos maiores mais importantes. Todos são inspirados verbal e plenariamente pelo Espírito Santo. Sem eles, jamais viríamos a entender o plano de Deus para Israel, para os gentios e para a nossa vida em particular. [8]

Agora observe as datas em que cada livro do profetas menores foram escritos e o propósito das mensagens, podemos notar que são mensagens antigas, todavia, são mensagens que tratam vários temas importantes para os nossos dias, como por exemplo: família, sociedade, política e espiritualidade. :


Quanto ao texto de 2 Pedro 1.16-21 utilizado como texto de referência segue algumas colocações.

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade." (2Pe 1.16)
Esequias Soares: O apóstolo Pedro afirma que a revelação ministrada à Igreja era uma mensagem real e abalizada pelo testemunho ocular do colégio apostólico. À semelhança dos apóstolos, os profetas, inspirados pelo Espírito Santo, refletiram fielmente a vontade e a soberana divina acerca da redenção de Israel, em particular, e da humanidade em geral. A mensagem dos profetas é de procedência divina e tem, como cenário, as ocorrências do dia a dia. O casamento de Oseias (Os 1.2-5; 3.1-5) e a visita de Amós a Samaria (Am 7.10-17) são apenas alguns dos exemplos que deram ocasião aos oráculos divinos. Semelhantemente aconteceu aos apóstolos na transfiguração de Jesus no Monte das Oliveiras (Mt 17.5,6; Mc 9.7; Lc 9.34-36) [9]

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas ..."  (2Pe 1.19)
Esequias Soares: Convém ressaltar que a expressão "dos profetas" nessa passagem, não se restringe aos literários e nem mesmo aos Doze. Porque Deus levantou profetas desde o princípio do mundo (Lc 1.70; 11.50,51). O ministério e os escritos proféticos eram tão importantes que, algumas vezes, o termo é usado para ser referir ao Antigo Testamento (At 26.27). Entre os seus escritos, encontramos mensagens da vinda do Messias, orientações para a vida humana, para a nação de Israel e até para o mundo. Há também mensagens que se aplicam à Igreja de Cristo (1Tm 3.16) [9]

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações"  (2Pe 1.19)
Esequias Soares: Quanto a expressão "como a uma luz que alumia em lugar escuro" estaríamos à deriva no mundo sem as palavras dos profetas, pois elas nos levam à luz de Cristo (Sl 119.105). A lei e os profetas anunciaram a vinda de Jesus de Nazaré (Jo 1.45; Lc 24.27). A mensagem dos profetas foi entregue às gerações futuras, preparando-as para o tempo do Evangelho (1Pe 1.12). Por isso, não devemos abdicar de seus ensinamentos, pois a autoridade desses escritos é perfeitamente válida para hoje. [9]

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo"  (2Pe 1.20-21)
Esequias Soares: A mensagem dos profetas não se resume a uma retórica baseada em imaginação humana, nem é algo artificialmente construído. Nenhuma parte dessa revelação "é de particular interpretação". As experiências dos profetas, como as do próprio Pedro no monte da transfiguração, provam a iniciativa divina em comunicar seus oráculos à humanidade. Está escrito que "toda a Escritura é inspirada por Deus (2Tm 3.16). Os termos gregos para "divinamente inspirada" é Theos (Deus) e Pneo (soprar). Isso significa que os profetas foram "movidos pelo Espírito Santo". [9]

1 - Quem eram os Profetas ?
Esequias Soares: Os profetas do Antigo Testamento serviram como canais de comunicação entre Deus e o seu povo, conscientizando-o acerca da vontade e do conhecimento divino. [8]
Elinaldo Renovato: Através da inspiração divina o profeta recebia uma revelação que desvendava o oculto, anunciava juízos, emitia  conselhos e advertências divinas. Expressões como "veio a mim a palavra do Senhor", "assim diz o Senhor" eram fórmulas usuais para o profeta começar a mensagem divina (Jr 1.4; Is 45.1). [10]

1.1 - Diversidade e Unidade dos Profetas 
Os profetas trabalhavam de forma diversificada, alguns trabalhavam individualmente (Elias) e outros se reuniam em "escolas de profetas" (2Rs 2.3-5; 4.38; 9.1). Alguns faziam uso da musica, outros recebiam a revelação através de sonhos e visões, todavia, todos eles tinham o relacionamento intimo com Deus.

1.2 - Características dos Profetas
Os verdadeiros profetas de Deus tinham algumas características, destaco algumas segundo John D. Barnett, saber : 
1 - Chamada Específica: Deus o chamava para um missão especifica, como Moisés (Êx 3.1-4), Oseias (Os 1.2) e Amós (Am 7.14-15).
2 - Consciência da História: Eles conheciam a soberania de Deus quanto ao rumo da história, sabiam que nada sai do controle de Deus. Eles tinham a capacidade de interpretar os acontecimento históricos.
3 - Preocupação Ética e Social: Eles denunciavam as injustiças, as violências, demonstrando preocupação com o bem-estar do povo.
4 - Aconselhamento e Confrontação: Eles além de aconselhar, também confronta os reis e lideres.

Elinaldo Renovato: Num primeiro momento, o profeta exercia um importante papel de conselheiro no palácio real (Natã, 2Sm 12.1; 1Rs 1.8-11). Contudo, após a divisão do reino de Israel, o profeta passou a ser perseguido, pois sua profecia confrontava diretamente a prepotência da nobreza, a dissimulação dos sacerdotes e a injustiça social (Jr 1.18-19; 5.30-31; Is 58.1-12) [10]    
 
1.3 - Os Falsos Profetas
Esequias Soares: Vivemos tempos difíceis, o povo de Deus está faminto pela palavra profética autêntica. Entretanto, nesses últimos dias têm aparecido muitos falsos profetas que enganam até os escolhidos. Que o povo do Senhor tenha discernimento e sabedoria, a fim de reconhecer aqueles que são verdadeiramente autorizados para falar por Ele e em lugar dEle. [8]

No Antigo Testamento já existiam os falsos profetas :
"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." (Dt 18.10-12)

Moisés já orientava o povo sobre os falsos profetas :
"Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Dt 18.22)

Características do Falso Profeta :
1 - São egoístas e arrogantes (Ausência de Simplicidade)
     Só pensam em si, na sua autopromoção, para se dar bem eles mentem, 
     iludem e enganam.
2 - Seus frutos são ruins (Podridão dos seus frutos)
     Querem mostrar performance, promover espetáculo.
3 - Não desempenham seu papel pelo Espírito
     Possuem até eloquência, mas não desempenha o oficio de profeta pelo 
     Espírito, ministram em nome de Jesus, mas são enganadores.
 
2 - Sucessores dos Profetas do Antigo Testamento
As revelações dadas por Deus no Novo Testamento através dos apóstolos se completam com as revelações dada aos profetas no Antigo Testamento.
Esequias Soares: A Igreja submete-se inquestionavelmente à autoridade dos apóstolos, e essa é a vontade De Deus. Pois, os Evangelhos de Mateus e Lucas, ou pelo menos um deles, são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento (1Tm 5.18; Dt 25.4; Mt 10.10; Lc 10.7). O mesmo acontece com as epístolas paulinas (2Pe 3.15,16). Essa é uma forma de se reconhecer definitivamente o Novo Testamento como Escritura inspirada por Deus. Depreende-se, então, que todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau  de inspiração e autoridade. Logo, devemos dar a mesma atenção e credibilidade aos escritos dos Profetas Menores (2Pe 1.19) [9]

2.1 - Através de quem Deus continuou a se Revelar ?

O Profeta do Antigo Testamento

Elionaldo Renovato: O profeta do Antigo Testamento era a pessoa incumbida para falar em nome de Deus. O Altíssimo fazia dele o seu porta-voz, um embaixador que representava os interesses do reino divino na terra. Quando Deus levantava um profeta, designava-o a falar para toda a nação israelita, e até mesmo a povos ou nações estranhas (Jr 1.5). Ao longo de toda a história veterotestamentária o Senhor levantou homens e mulheres para profetizarem em seu nome [...] Através da inspiração divina o profeta recebia uma revelação que desvendava o oculto, anunciava juizos, emitia conselhos e advertências divinas. O Profetismo foi um movimento que surgiu no século VII a.C tanto em Israel quanto em Judá. O objetivo desse movimento era "restaurar o monoteísmo hebreu", "combater a idolatria", "denunciar as injustiças sociais", "proclamar o Dia do Senhor" e "reavivar a esperança messiânica". Foi nesse tempo que os verdadeiros profetas em Israel foram cruelmente surrados, presos e mortos. [10]

Elionaldo Renovato: Podemos afirmar que no Antigo Testamento há vislumbres dos dons divinos concedidos a pessoas peculiares como reis, sacerdotes, profetas e outros. Todavia, os dons divinos não estavam acessíveis ao povo de Deus da Antiga Aliança como observamos no regime da Nova Alainça. [10]

O Profeta no Novo Testamento
Elionaldo Renovato: O Novo Testamento deixa claro que todos os crentes têm acesso direto a Deus através de Cristo Jesus e, por isso, podem receber os dons do Espírito, ou seja, os dons estão a disposição de todos os crentes, com o propósito de edificar a Igreja de Cristo.

No Novo Testamento Deus usa pessoas através do Dom Ministerial de Profeta e também através do Dom Espiritual de Profeta, precisamos entender essa diferença.

Dom Ministerial de Profeta
Esse Dom é relacionado nos textos abaixo: 
"E Ele mesmo deu uns para apóstolos e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para  a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Ef 4.11-12)
"Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas." (1Co 12.27-28)
Elinaldo Renovato: Aquele que tinha o Dom Ministerial do Profeta acompanhava os apóstolos (Ef 2.20; 3.5; 4.11). A Bíblia afirma que os 'concidadãos dos Santos e da família de Deus estão edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas [...]" (Ef 2.19,20). Aqui, a Bíblia denota a importância do ministério de profeta na liderança da Igreja do primeiro século. Seus ministérios no Novo Testamento não consistia em predizer o futuro, adivinhar o presente ou ficar fora de si. Não! [...] conforme instrui-nos a Bíblia de Estudo Pentecostal, seu ofício consiste em proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com vistas à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja (At 3.12-26; 1Co 14.3). "Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17) [...] A função do profeta do Novo Testamento é apresentada por Paulo no mesmo bloco de versículos em que ele menciona os cinco ministérios em Efésios (4.11-16), ou seja, o profeta é chamado por Deus a levar a Igreja de Cristo a uma plena maturidade cristã ... desempenhando suas funções, capacitados e dirigidos pelo Espírito Santo. [10]

Dom Espiritual de Profeta
Esse Dom é relacionado nos textos abaixo: 
"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil e a outro, a operação de maravilhas, e a outro, a profecia, e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas" (1Co 12.7,10)
"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas." (1Co 14.29-32)
Elinaldo Renovato: De acordo com Stanley Horton, o dom de profecia relatado por Paulo (nos textos acima) refere-se a mensagens espontâneas, inspiradas pelo Espírito, em uma língua conhecida para quem fala e também para quem ouve, objetivando edificar, exortar ou consolar a pessoas destinatária da mensagem. Profetizar não é desejar uma bênção a uma pessoa, pois essa não é a finalidade da profecia. Infelizmente por falta de ensino da Palavra de Deus nas igrejas, aparecem várias aberrações, concernentes ao uso incorreto deste dom. Não poucos crentes e igrejas locais sofrem com as consequências das falsas profecias. Apesar de exortar-nos a não desprezar ou sufocar as profecias na igreja local (1Ts 5.20), as Escrituras orientam-nos a que examinemos "tudo", julgando e discernindo, pelo Espírito, o que está por trás das mensagens. Toda profecia espontânea deve ser julgada (1Co 14.29-33) ... pois elas possuem três fontes distintas: Deus, o homem ou o Diabo. Devemos nos cuidar, pois a Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, mostra ações dos falsos profetas. A Igreja de Cristo deve ser conduzida segundo as Escrituras, pois esta é a inerrante Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada, a profecia por excelência, deve ser o manual do líder cristão. Há muitos lideres permitindo que as igrejas que lideram sejam guiadas por supostos profetas, outros erroneamente não tomam decisões sem antes consultar um "profeta" ou "profetisa". [10]

2.2 - Jesus, o ápice da Proclamação Profética
Observemos o Texto abaixo :
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo." (Hb 1.1-2)
Albert Barnes: Aqui o autor de Hebreus não estava disposto a questionar a origem divina dos livros que eram considerados inspirados. Ele admitiu totalmente tudo o que os hebreus haviam segurado naquele coração, e ainda mostrou que a nova revelação tinha reivindicações mais importantes para sua atenção. Deus falou "de muitas maneiras" ou "em muitas partes" , refere-se aqui ao fato de que a revelação anterior havia sido dada em várias partes. Nem tudo tinha sido dada de uma só vez. De tempos em tempos, havia sido comunicado conforme as exigências do povo e como Deus escolheu comunicá-lo [...] A revelação dos profetas do Antigo Testamento era uma coleção de vários escritos, sobre assuntos diferentes, e dados em momentos diferentes, mas agora Deus havia se dirigido a nós por Seu Filho Jesus Cristo, o único grande mensageiro que havia chegado para terminar as comunicações divinas, e para dar uma revelação uniforme e conectada à humanidade. O contraste aqui é entre as numerosas partes separadas da revelação dada pelos profetas, e a unidade dada pelo Seu Filho Jesus Cristo. [5]

2.3 - Os Profetas de Ontem ainda Falam Hoje
Infelizmente os Livros dos Profetas Menores são os menos lidos e conhecidos do Antigo Testamento. Conforme a revista ultimato: "Muitos crentes não têm a mínima ideia a respeito do conteúdo dos profetas menores e da sua relevância para os dias de hoje. De fato, veremos que, apesar de todo o progresso na tecnologia moderna, o mundo dos profetas não é tão diferente do nosso!" , Paulo escreveu :
"Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé" (Rm 16.26)
Esequias Soares: Por ser revelação de Deus, a mensagem dos profetas de ontem é perfeitamente válida para os nossos dias. Na atual conjuntura, os profetas são um verdadeiro esteio da sabedoria divina para a Igreja de Cristo, pois encorajam-nos a militarmos pela causa de Cristo. Os Profetas Menores, como parte das Escrituras inspiradas, não devem ficar em segundo plano ... os Livros dos Profetas Menores possuem temas que se baseiam nas necessidades do mundo de hoje. [9]

3 - A Mensagem Profética
A palavra Profeta no Antigo Testamento é traduzido do termo hebraico "Naby" que significa "porta-voz", esse termo aparece 316 vezes na Bíblia hebraica.  
Enquanto pregava para a própria geração, o profeta também predizia eventos no futuro. O aspecto duplo do ministério do profeta incluía declarar a mensagem de Deus. Assim, o profeta também era chamado de 'vidente' (Roeh no hebraico) porque podia ver eventos antes de estes acontecerem. [11] 

3.1 - Os Profetas e as Escrituras

Os profetas do Antigo Testamento podem ser classificados em profetas escritores (literários) e profetas orais (não-literários).
Os Profetas Escritores, literários ou ainda clássicos, são aqueles que escreveram suas profecias, como os profetas Isaías, Jeremias, Amós, Obadias, e outros, cujos livros estão na Bíblia Sagrada.
Os Profetas Orais (não-literários) são aqueles que não escreveram suas profecias ou seus oráculos, como Samuel, Eliseu e Elias.

No Novo Testamento, temos o Livro de Apocalipse como o único livro profético. Foi escrito pelo apóstolo João quando estava preso na ilha de Patmos, Jesus revelou ao ser servo sobre os acontecimentos futuros em relação ao Final dos tempos. Outros apóstolos também foram usados por Deus com revelações proféticas e Jesus também se referenciou a si mesmo como um profeta (Mc 6.4).

3.2 - Muito Além das Previsões
Esequias Soares: A Bíblia revela que é propósito de Deus, desde Adão, comunicar-se com as suas criaturas racionais para comunhão, direção, ensino, revelação, exortação e para que possamos entendê-lo. O Senhor usou várias formas para se comunicar com os profetas, e estes, com o povo, de modo que a mensagem se tornasse compreensível. A comunicação entre Deus e os profetas dava-se por mensagem ou diálogo direto, sonhos e visões. [8]
Os profetas aconselhava e confrontava os reis. muitas das vezes desempenhava o papel de estadista, nos negócios nacionais.  Eles tinham preocupações referente a ética e ao bem-estar social, denunciava as injustiças e violências cometidas contra o povo.
John D. Barnett: O profeta combinava na pregação tanto proclamação como predição. Os profetas falavam por meio de advertências e encorajamentos concernentes ao presente e ao futuro. As conclamações ao arrependimento (Is 30.6-9) e os apelos à vida de santidade (Is 2.5) estão baseados na visão da ira vindoura divina. [12]

3.3 - Ecos dos Profetas para os Dias de Hoje
A mensagens dos profetas do AT ecoa aos ouvidos para os Dias de hoje denunciando a violência, a exploração, a corrupção, a hipocrisia, o desamparo, a decadência Moral, o pecado no meio do povo, dos reis, dos lideres. Os profetas se preocupavam com essas questões, e nós como cristãos temos essas preocupações ? Estamos dispostos a entregar a mensagem de Deus ? 
John D. Barnett: Como há grande necessidade hoje de mensagens proféticas, denunciando a corrupção, as injustiças sociais, o abuso de autoridade, o afrouxamento dos padrões de moralidade e a frieza espiritual do povo de Deus, tão comum nas mensagens dos profetas menores! [12]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Guia do Leitor da Bíblia - CPAD - 2005 - Pág. 405
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2010 - 3T - Pág.47
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2012 - 4T - Pág.6-8
[10] Revista Lições Bíblicas- CPAD - 2014 - 2T - Pág.50-51
[11] Enciclopedia Popular de Profecia Bíblica - CPAD - Pág. 383
[12] Ultimato : https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/quem-eram-os-profetas/

Um comentário:

  1. Vera Lígia de Araújo Cruz31 de agosto de 2023 às 16:23

    Excelente lição sobre os profetas. Fui ricamente abençoada e edificada. Deus os abençoe ricamente.

    ResponderExcluir