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terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Lição 1 - Marcos e o seu Evangelho

 


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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência : 

Atos  12:9-12
9 - E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo. mas  cuidava que via alguma visão.
10 - E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua,  e logo o anjo se apartou dele.
11 - E Pedro, tornando a si; disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12 - E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

Teremos neste primeiro trimestre de 2023 a oportunidade de estudar o Evangelho segundo Marcos, um dos quatro evangelhos que além de ter sua importância como documento histórico, apresenta Jesus a todas as pessoas como o Cristo, o Filho de Deus. Marcos foi um cristão usado por Deus e inspirado pelo Espírito Santo para registrar a história de Jesus e seus ensinamentos para as futuras gerações.
Ao longo de nosso estudo, lição por lição, ficará evidente que Marcos enfatizou no seu evangelho que Jesus é o SERVO que cumpriu sua missão como o MESSIAS que foi profetizado de acordo com os profetas.
"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Mc 10.45).

1 - Quem foi Marcos?
a) Marcos foi o autor do Evangelho que leva o seu próprio nome.
b) "João Marcos" ou apenas "Marcos" (At 12.12) pertenceu à primeira 
     geração de cristãos. 
c) Marcos era sobrinho de Barnabé (Cl 4.10)
d) Marcos era filho de uma mulher cristã chamada Maria, cuja residência 
     era utilizada para reuniões da igreja primitiva e oração (At 12.12). 
     Parecia ser uma família com boas condições financeiras, devido a casa 
     ter um lugar para as reuniões, e ter pelo menos uma criada de nome 
     Rode (At 12.13) 
e) Marcos foi um cooperador do ministério de Barnabé (At 15.39) e do 
     apóstolo Paulo (At 12.25) e Pedro (1Pe 5.13). 
     William Hendriksen destaca que Marcos não foi um grande líder ou um 
     notável construtor, mas sim um seguidor e um ajudador.
f)  Marcos acompanhou Barnabé e o apóstolo Paulo em sua primeira 
     viagem servindo como um auxiliar, por imaturidade os abandonou e 
     voltou para Jerusalém (At 13.5,13)
g)  Marcos foi reprovado e recusado por Paulo para ir em sua segunda 
      viagem missionária (At 15.38). Paulo levou Silas no lugar, 
      considerando Marcos um desertor.
h)  Marcos Afastou-se temporariamente de Paulo (At 13.13; 15.37-39)
i)  Barnabé, deu chance para Marcos, levando-o para Chipre
j)  cerca de dez anos depois o Apóstolo Paulo reconheceu o valor de 
     Marcos recomendando-o aos colossenses (Cl 4.10).
l)   Sua amizade com Paulo foi depois restaurada
     "Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é 
       muito útil para o ministério" (2Tm 4.11)
m)  Marcos tinha seus defeitos ou fraquezas, todavia, os relatos de Atos 
     dos apóstolos mostra que ele foi vencedor e teve um papel significativo

1.1 - Marcos teve a Graça de Viver em um Lar Cristão
"E, considere ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam" (At 12.12)
Esse versículo mostra para nós que Marcos vivia em um lar cristão, Maria sua mãe era cristã, e ela cedia um local em sua residência para reunião e oração dos irmãos da igreja primitiva, quando Pedro foi solto da prisão, veio diretamente para a casa deles.
Adam Clarke: Quando Pedro ficou totalmente satisfeito com a interposição Divina, foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, autor do Evangelho, onde parece que muitos estavam reunidos fazendo oração e súplica, e provavelmente pela libertação de Pedro. [5]

1.2 - Marcos teve um Lar a Serviço do Reino de Deus
A casa de Marcos era utilizada na obra de Deus em um momento delicado, na ocasião havia perseguição e morte aos cristãos. Os cristãos eram perseguidos pelos líderes religiosos e pelos romanos, daí nem podemos mensurar os riscos que essa família estava correndo por amor a obra de Deus, prestando esse serviço ao Reino de Deus.
 
1.3 - Marcos é a Prova Clara de que o Exemplo vem de Casa
Marcos foi influenciado pela vida e exemplo de sua Mãe, todavia, podemos destacar que provavelmente ele tenha sido convertido pelo ministério de Pedro e discipulado por Barnabé, vejamos:
"Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos" (At 12.25).
Em atos, Lucas menciona João Marcos como um auxiliar, um assistente de Barnabé e Paulo, para Albert Barnes, João Marcos acompanhava Barnabé é Paulo na sua primeira viagem como um amigo e companheiro, um ajudante para tomar as providências e suprir as necessidades eventuais durante a viagem. John Calvin ainda destaca que João Marcos era um ajudante na pregação do Evangelho, não que o grau de honra fosse igual ao de Barnabé e Paulo, mas porque o trabalho era comum a todos; por qual causa ele teve a menor desculpa depois, visto que abandonou o chamado sagrado. Por certo, Barnabé, o mestre, durante sua caminhada tenha discipulado João Marcos complementando toda base que tenha recebido sobre Cristo por parte de sua mãe.

2 - Particularidades do Evangelho de Marcos

a) Evangelho de Marcos foi o primeiro Evangelho a ser escrito
b) É o mais curto dos quatro Evangelhos
c) Contém muitos detalhes que não aparecem nos outros evangelhos
d) Marcos fala da divindade de Jesus sem se aprofundar na doutrina
e) Marcos fala com frequência dos sentimentos humanos de Jesus como
    indignação (Mc 3.5), cansaço (Mc 4.38), afeto (Mc 10.21)
f) Marcos enfatiza as obras poderosas de Jesus, registrou dezenove 
    milagres realizados pelo poder sobrenatural de Jesus.
g) Diferentemente do Evangelho de Mateus, o Evangelho de Marcos diz 
    pouco acerca das profecias objetivando os leitores judeus.
h) O Tema principal do Evangelho de Marcos é Cristo, o incansável servo 
     de Deus e do homem.

2.1 - Contexto Histórico do Evangelho de Marcos
O Evangelho de Marcos foi escrito no momento em que os cristãos estavam sendo perseguidos tanto por lideres religiosos como pelos romanos. Era uma ocasião em que o relacionamento entre os cristãos judeus e os lideres das sinagogas se tornava difícil na medidas que os cristãos judeus rejeitavam as antigas tradições.
Dewey M. Mulholland: A incipiente perseguição das autoridades romanas ganhava força com a alegação de que a lealdade a Jesus Cristo e o seu reino colidiam com a lealdade a César. Sofrendo com as tensões internas e ataques externos, a comunidade cristã em Roma necessitava de ajuda. É o pensamento deste escritor que Marcos escreveu este Evangelho tendo em mente aqueles cristãos.  [7]

2.2 - Data
Dewey M. Mulholland: As datas propostas para o surgimento deste Evangelho em sua forma definitiva vão do ano 39 até um pouco antes da destruição de Jerusalém em 70 a.C. Parece-nos razoável que João Marcos tenha começado a escrever seu Evangelho em Roma com a colaboração de Pedro, e, possivelmente Paulo, e que o tenha concluído após martírio deles (65 a.C), antes, porém, do início da guerra dos judeus contra Roma (67 - 70 a.C).  [7]

2.3 - Destinatários
Bíblia Thompson: Acredita-se que o escritor, ao preparar o seu livro, teve em mente os cristãos gentios. Parece clara que não foi adaptado especialmente aos leitores judeus, pelo fato de conter poucas referências às profecias do Antigo Testamento. Ademais, a explicação de palavras e costumes judaicos indica que o autor tinha em mente os gentios [8]
Podemos ver em alguns versículos que Marcos explica para os gentios o significado de palavras judaicas, exemplo:
"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talitá cumi, que, traduzido, é Menina, a ti te digo: levanta-te." (Mc 5.41)
Podemos ver em alguns versículos que Marcos explica para os gentios os costumes judaicos, exemplo:
"E, reuniram-se em volta dele os fariseus e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos não comem sem lavar as mãos muitas vezes;" (Mc 7.1-3)

3 - do Início Ruim a um Fim Honroso
"E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da  Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém" (Atos 13.13)
Albert Barnes: Barnabé foi com Paulo em sua primeira viagem, também João Marcos acompanhou eles nessa viagem, era comum que muitos dos convertidos ao cristianismo viajassem com os apóstolos. Por que João Marcos se afastou de Barnabé e Paulo e voltou para Jerusalém é desconhecido. Pode ter sido por medo do perigo ou por estar tão longe em regiões desconhecidas. Mas está claro em Atos 15.38, que foi por alguma causa que foi considerada culpada, e que sua conduta agora era de tal modo que Paulo não estava disposto a novamente tê-lo como companheiro. [5]

3.1 - Marcos recuou, mas não Abandonou a Fé
"Mais a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé levando consigo a Marcos, navegou para Chipre." (At 15.38-39)
Como podemos notar acima, houve uma contenda entre Barnabé e Paulo acerca de Marcos ter os abandonado na primeira viagem na Panfília e ter voltado para Jerusalém. No planejamento da segunda viagem missionária de Paulo e Barnabé, enquanto o apóstolo Paulo recusou a ida de Marcos junto com eles, Barnabé queria que Marcos fosse com eles, dando-lhe uma nova chance. Como não entraram em acordo, Barnabé e Paulo se apartaram um do outro. Paulo fez sua segunda viagem missionária acompanhado de Silas, enquanto que Barnabé navegou para Chipre acompanhado de seu sobrinho Marcos.
Marcos cometeu um erro por falta de maturidade, isso é fato, todavia, podemos notar que ele nunca abandonou a fé, ao contrário, se redimiu de seu erro, mostrando ser um verdadeiro cristão, por isso teve o seu valor na obra de Deus, inclusive o apóstolo Paulo reconheceu a sua importância e restaurou sua amizade com Marcos: "Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" (2Tm 4.11)

3.2 - Marcos, um Obreiro restaurado na Obra de Deus
"Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho" (1Pe 5.13)
Porque Marcos agora aparece com Pedro? Essa razão é desconhecida, tudo indica que Marcos estava sendo útil na obra de Deus, agora na companhia do apóstolo Pedro que o chama de filho, segundo Albert Barnes, a palavra filho é um título de afeto e é usada por Pedro com referência à sua própria idade superior.

Por certo Marcos estava restaurado na obra de Deus, tanto é, que agora neste cenário, Paulo recomenda Marcos aos Colossenses:
"Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o" (Cl 4.10)
Albert Barnes: João Marcos, em relação a quem Paulo e Barnabé haviam anteriormente discordado tanto a ponto de causar uma separação entre Barnabé e Paulo. Agora nesse cenário, vemos Paulo mencionando Marcos com carinho ... Marcos provavelmente se tornara mais decidido (restaurado), e Paulo não nutria sentimentos cruéis e implacáveis [5]
Adam Clarke: Embora tenha havido alguma diferença entre o apóstolo Paulo e Marcos, descobrimos que eles estavam totalmente reconciliados [5]

3.3 - Marcos, de Desacreditado a Benéfico
Marcos foi um cooperador  do ministério de Barnabé  (At 15.39)  e do  apóstolo Paulo (At 12.25) e Pedro (1Pe 5.13). William Hendriksen destaca que Marcos não foi um grande líder como Paulo, Barnabé e Pedro ou um notável construtor, mas sim um seguidor e um ajudador, todavia, Marcos teve um papel significativo no desenvolvimento da Igreja e na pregação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, papel que foi reconhecido pelo apóstolo Paulo que escreveu:
"Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" (2Tm 4.11)
Paulo criticou Marcos por abandonar a missão (At 15.37-39). Mas Marcos escreveu o Evangelho que tem seu nome e, posteriormente, foi aclamado por Paulo como um auxiliar vital para o crescimento da igreja primitiva. [6]

Albert Barnes: O apóstolo Paulo não menciona de que maneira Marcos seria útil, nem se sabe por que Marcos estava naquele tempo com Timóteo. Pode-se observar, no entanto, que essa é a linguagem que Paulo poderia usar de Marcos, depois do que ocorreu, conforme registrado em Atos 15.38. Ele sentiu que esta prestes a morrer. Se ele suspeitasse que houvesse por parte de Marcos alguma apreensão persistente de que o grande apóstolo não estivesse inteiramente reconciliado com ele, ou guardasse uma lembrança do que ocorrera anteriormente, nada seria mais natural do que isto, neste momento difícil de sua vida. Paulo deve convocá-lo ao seu lado e expressar para ele as emoções mais gentis. Acalmaria qualquer irritação persistente na mente de Marcos ao receber essa mensagem. [5]

Thomas Coke: O grande valor que o apóstolo Paulo reteve para Marcos, até o último, é aqui expresso em termos claros e fortes; pois isso foi escrito pouco antes do martírio do apóstolo, quando quase todos os seus companheiros o abandonaram; e, no entanto, ele fala mais afetuosamente de Marcos, como alguém que não o abandonaria, mas lhe seria particularmente útil em sua situação atual e promoveria grandemente o evangelho. [5]

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1553
[7] Marcos - Introdução e Comentário - Dewey M. Mulholland - Vida Nova
[8] Bíblia Sagrada - Edição Thompson

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