Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Lição 6 - Os Cuidados com a Intenção do Coração

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência fica em Mateus 5:21-22;44-45
21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu de sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,
45 - Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Como bem sabemos, podemos estruturar o estudo do sermão da Montanha em cinco grandes discursos, a saber: 
1 - As Bem-Aventuranças (Mt 5.3-12)
2 - Sal e Luz (Mt 5.13-16)
3 - Jesus é o cumprimento da Lei (Mt 5.17-48)
4 - Os Atos de Justiça (Mt 6.1-18)
5 - Declarações de Sabedoria (Mt 6.19 a Mt 7.27)

Esta lição está dentro do terceiro grande discurso de Jesus, na aula passada aprendemos que Jesus não veio anular a lei, nessa lição vamos perceber com mais nitidez que Jesus torna a lei mais completa.


1 - As Atitudes do Coração Humano

1.1 - Combatendo a Raiz do Mal

                      A Lei estabelece: "Não Matarás" (Êx 20.13; Dt 5.17)

Jesus não anulou essa Lei, pelo contrário, completa esse sexto mandamento ensinando que não é apenas quem comete o assassinato que é homicida, mas também todo aquele que se ira contra o seu irmão. 
Thomas Coke: Para uma exposição completa deste mandamento "Não Matarás", nos referimos também a exposição do nosso Salvador. E se não devemos matar outros, certamente não podemos matar nós mesmos, de modo que o suicídio é aqui proibido de maneira clara e absolutamente, bem como, de acordo com a exposição de nosso Salvador, todas aquelas paixões raivosas e ressentidas, não são menos criminosas em si mesmas do que são fatais em suas consequências.[5]
John Wesley: Não farás nada prejudicial à saúde, ou à vida do teu próprio corpo, ou de qualquer outra pessoa. Isso não proíbe nossa própria defesa necessária, ou os magistrados matando os infratores; mas proíbe toda malícia e ódio a alguém, pois quem odeia seu irmão é assassino, e toda vingança daí decorrente; da mesma forma raiva e mágoa ditas ou feitas, ou destinadas a serem feitas com paixão; disso nosso Salvador expõe esse mandamento.

Jesus também faz uma exposição sobre o sétimo mandamento, em ambas exposições, Jesus quer ensinar que o pecado ou a transgressão a Lei, não ocorre somente através de atitudes externas, mas também quando nossos sentimentos e vontades procedem do nosso interior, do nosso coração e da nossa mente.

A Lei estabelece: "Não Adulterarás" (Êx 20.14)

"Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela." (Mt 5.27-28)
Albert Barnes: Nosso Salvador nesses versículos explica o sétimo mandamento. É provável que os fariseus tivessem explicado esse mandamento, como o sexto, como estendendo-se apenas ao ato externo; e que eles consideravam maus pensamentos e uma imaginação devassa como de pouca importância, ou como não proibidos pela lei. Nosso Salvador assegura a eles que o mandamento não considerava apenas o ato externo, mas os segredos do coração e os movimentos dos olhos. Ele declara que aqueles que satisfazem um desejo arbitrário, que aqueles que procuram uma mulher para aumentar sua luxúria, já, aos olhos de Deus, violaram o mandamento e cometeram adultério no coração. [5]

1.2 - O Autocontrole Vence a Ira
"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo;" (MT 5.22a)
"Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado." (Mt 5.22a NTLH).
Como foi comentado anteriormente, você estará sujeito ao julgamento por  homicídio se irar sem motivos contra seu irmão, portanto esse sentimento deve desaparecer rapidamente de si. Você deve ter capacidade e domínio sobre este sentimento.
Albert Barnes: A raiva, ou aquele sentimento que temos quando somos feridos, e que nos leva a nos defendermos quando em perigo, é um sentimento natural, dada a nós:
1. Como expressão apropriada de nossa desaprovação de um curso de má conduta.
2. Para que possamos nos defender quando subitamente atacados.
Quando excitado contra o pecado, é lícito. Deus está zangado com os ímpios, Salmos 7:11. Jesus olhou para os fariseus hipócritas com raiva, Marcos 3.5. Assim é dito: "Fiquem irados, e não peque, Efésios 4:26.
Essa raiva, ou indignação contra o pecado, não é o que nosso Salvador fala aqui. O que ele condena aqui é a raiva sem causa; isto é, injustamente, precitadamente, apressadamente, onde nenhuma ofensa foi dada ou pretendida. Nesse caso, é mau; e é uma violação do sexto mandamento, porque "quem odeia a seu irmão é assassino" 1João 3:15. Ele tem um sentimento que o levaria a cometer um assassinato, se fosse totalmente encenado. [5]

1.3 - O Peso das Palavras Ofensivas
"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." (Mt 5.22)


RACA
Albert Barnes: É uma palavra siríaca, expressiva de grande desprezo. Vem de um verbo que significa vazio, vaidoso; e, portanto, como uma palavra de desprezo, denota cérebros sem sentido, estúpidos e superficiais. [5]
E.W.Bullinger: É uma palavra que expressa a emoção ou o desprezo de uma mente desdenhosa. [5]

LOUCO
Lendo vários comentários de alguns teólogos cheguei a conclusão de que quando se chama alguém de Louco, está classificando esse alguém como Tolo, afirmando que essa pessoa age com ingenuidade, de maneira infundada e boba. O louco ou Tolo age com muita vaidade sem perceber suas próprias falhas morais. Vive se comportando com insensatez, como se Deus não existisse.

2 - Confrontando as Impurezas da Alma

2.1 - A Oferta deixada no Altar
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta" (Mt 5:23-24)
Aqui vemos a importância de estarmos em paz com todas as pessoas, sem guardar mágoas de uma ofensa ou de um mal que recebemos. Já tentou fazer a paz ou obter perdão de alguma pessoa que te ofendeu e que tenta te ignorar? É difícil, todavia, a ordem é para procurar a pessoa e reconciliar independente de qual lado esteja com a razão, pois se assim não fizermos, nossas ofertas não serão recebidas e não terão valor diante de Deus. 
"Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão" (Mt 5:25)
"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" (Rm 12:18)
Pr. Geremias do Couto: Se ao procurarmos alguém para reconciliação, se ele recusar o nosso gesto, a questão foge ao nosso controle, mas naquilo que nos compete, devemos fazer o possível para ter paz com todos os homens . [8]

2.2 - A Cobiça no Coração e o Adultério
"Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela." (Mt 5.27-28)
Complementando aqui o que foi comentado no subtópico 1.1.
Adam Clarke: Muitos detestariam cometer um ato externo diante dos olhos dos homens, em templo de pedra; e, no entanto, não têm medo de cometer uma multidão de tais atos no templo de seus corações e aos olhos de Deus. Jesus apresenta aos saduceus e fariseus a espiritualidade da lei, ao qual os judeus não prestavam atenção; é próprio do fariseu abster-se apenas dos crimes externos. Os homens são muitas vezes menos inquisitivos em saber até que ponto a vontade de Deus se estende, para que possam agradá-lo em executá-la, do que em saber em que medida podem satisfazer suas concupiscências sem destruir totalmente seus corpos e almas por uma violação aberta da sua lei.
Neste subtopico, Bp Abner Ferreira faz uma colocação que deve ser destacada frente a cobiça no coração - A Necessidade de Crucificar a carne: Procurando renovar a mente, buscar a purificação da mente e do coração das impurezas e cobiças carnais, não alimentando os desejos lascivos em nosso interior, pois somos engodados (enganados, fisgados) pela nossa própria cobiça carnal:
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1.14,15)
Thomas Coke: Todo homem é tentado (nesse mau sentido da palavra) pela fraqueza inata de sua própria natureza, em concordância com as circunstâncias da vida em que ele é colocado, sendo seduzido por suas próprias concupiscências; e por querer sabiamente e resolutamente se opor ao primeiro surgimento deles, ele é preso à realidade comissão do pecado [5]
John Wesley: Devemos, portanto, procurar a causa de todo pecado, dentro, não fora de nós mesmos. Mesmo as injeções do diabo não podem ferir antes de torná-las nossas. E cada um tem desejos decorrentes de sua própria constituição, temperamento, hábitos e modo de vida. [5]

2.3 - Os Juramentos
O juramento serve para que a pessoa fale a verdade e cumpra seus compromissos, ou seja, que honre com a sua palavra.

Os juramentos no Antigo Testamento 
Os judeus acreditavam que quando a pessoa fizesse um juramento envolvendo algo espiritual (Deus, Céu, etc) obteria credibilidade, ou seja, tinha mais valor pois algo sagrado estava envolvido.

LEI DO JURAMENTO

Os Juramentos dos Cristãos
"Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mt 5:34-37)
A honestidade do cristão elimina a necessidade de juramentos.
Pr. Osiel Gomes: Um cristão verdadeiro [...] não precisa invocar qualquer elemento como céu e terra para afirmar que o que está dizendo é a verdade, posto que na essência a verdade está no coração" [7]
"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jurei nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação" (Tg 5.12)
Reflita com seus alunos: Qual o valor de uma palavra? muitas pessoas já viveram em um tempo em que a palavra de uma pessoa era suficiente para se concretizar um negócio.
Pr. Osiel Gomes: Jesus foi categórico quando afirma que pelas palavras alguém pode ser justificado ou condenado: "Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado" (Mt 12:37), portanto é preciso ter cuidado ao falar. Falar somente "Sim" ou "Não" significa que devemos como cristão verdadeiro procurar falar com verdade e sabedoria [7]


3 - Construindo Pontes
 
3.1 - Fugindo do Ressentimento
Vamos ler o Texto de Mateus 5:38-42 :
38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Como você reage ao ser ofendido ou prejudicado? Você não pode controlar as atitudes das pessoas em relação à sua pessoa, mas pode controlar suas reações. Pagaremos com a mesma moeda? Olha o que Deus falou através de Moisés:
"Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor" (Lv 19.18)

3.2 - O Amor pelos Inimigos
Disse Jesus:
"Eu, porém, vos digo: Amai o vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mt 5.44-45)
O cristão não deve guardar rancor e nem buscar vingança. Antes, deve vencer o mal com o bem. Dessa forma, ela demonstra que verdadeiramente teve o seu caráter transformado por Cristo. [7]
No texto de Mateus 5.39-44,47 encontramos cinco questões que estão no centro do desenvolvimento da perfeição cristã, a saber:
1 - "Oferecer a outra face"
2 - "caminhar duas milhas"
3 - "não desviar de quem pede emprestado"
4 - "amar o inimigo" 
5 - "saudar quem não é irmão"
Nesse subtópico, estamos tratando da questão "amar o inimigo"
Pr. Osiel Gomes: Ao invés de nos vingar, devemos amar e perdoar. Isso não é uma coisa natural. Somente Deus pode nos dar forças para que amemos como Ele ama. [7]
No Texto que acabamos de ler em Mateus 5:38-42 (vide tópico 3.1), Jesus deixou um novo ensinamento quanto a Lei do Talião, olho por olho, dente por dente (Êx 21.24; Lv 24.20; Dt 19.21). Enquanto os fariseus interpretavam essa lei com o propósito de vingança, procurando ajustar o castigo ao crime, Jesus ensina fazer o bem ao invés de revidar com a vingança, porque essa pertence a Deus:
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensei, diz o Senhor." (Rm 12.19)
"Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo" (Hb 10.30).
Pr. Osiel Gomes: O Cristão não revida o mal de acordo com a Lei de Talião. Ele não se deixa dominar pela vingança. [7]
Pr. Geremias do Couto: O padrão divino sobre o relacionamento com os nossos desafetos começa  com a renúncia. Nesse contexto, renúncia significa conter a reação imediata da retribuição do mal pelo mal, tão comum entre os homens. A renúncia oferece ao crente a oportunidade de testemunhar com suas atitudes. [8]
Jesus ensina que o amor não é seletivo, é fácil amar e estender a mão para nossos amigos e irmãos, todavia, o galardão é de quem faz o difícil, ou seja, daquele que estende a mão para os inimigos.

3.3 - Sede Perfeitos como o Vosso Pai
"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está no céu" (Mt 5.48)
Pr. Osiel Gomes: Parece inatingível o que Jesus elucidou, mas é possível. 
James Nisbet: Agora nosso Senhor eleva nossos pensamentos muito acima de todos os padrões da terra. Muitos de nós simplesmente ignoram as palavras como impraticáveis e impossíveis. "Perfeito!" dizemos, "Perfeito como Deus é perfeito! Impossível".
Adam Clarke: Deus daria uma ordem para nós que seria impossível obedecer? Quando afirmamos: "Isso é Impossível!" estamos reprovando Deus.  

Que "perfeição" é essa mencionada no texto?
Comentário Bíblico Scofield: A palavra "perfeitos" implica pleno desenvolvimento, crescimento para a maturidade da piedade, não perfeição sem pecado (Ef 4.12). Nessa passagem, a bondade do Pai (Amor do Pai), não Sua impecabilidade, é o ponto em questão (Lc 6.35)
Então podemos afirmar que Jesus está ordenando para sermos perfeitos em relação ao seu Amor. Pr. Osiel Gomes completa:  Assim como Deus ama a todos, o cristão também deve amar, ou seja, tomar como medida a perfeição padrão e absoluta de Deus. Esse amor só está no crente porque foi derramado por Deus no seu coração. Essa exigência é incompatível com a natureza humana caída. [7]
"E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5:5)
"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado (perfeito); nisto conhecemos que estamos nele." (1Jo 2.5)
"Ninguém jamais viu Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor" (1Jo 4.12)


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1326
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2022
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2001
[9] Bibliaplus.org - James Nisbet 


6 comentários:

  1. Amém, que DEUS os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Comentário claro objetivo, apontando a direção correta dos pontos da lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Paulo, bom é tê-lo conosco, Deus abençoe pelo retorno !

      Excluir
  3. Respostas
    1. Irmãos Franklin, a paz do Senhor, Estamos Juntos nessa nobre missão EBD

      Excluir