Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2022

Lição 2 - Humildade, o Alicerce da Felicidade Cristã

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.

Introdução

Nesta Lição vamos tratar sobre as BEM-AVENTURANÇAS, FELICIDADE,  POBREZA DE ESPÍRITO E HUMILDADE, o texto de referência: Provérbios 16:17-21 que diz:
17 - O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
18 - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
19 - Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.
20 -  O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.
21 - O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.
Conforme foi comentado na Lição passada que o Sermão da Montanha escrito em Mateus capítulos 5 até 7, também é encontrado em partes fragmentadas no Evangelhos de Lucas no capítulo 6 e nas cartas e epístolas. E agora nesta lição podemos notar que no Antigo Testamento temos muitos versículos que vem de encontro ao Sermão de Jesus, no texto que acabamos de ler, percebemos Salomão inspirado pelo Espírito Santo nos ensinando sobre a Bem-aventurança da HUMILDADE.

O Texto Áureo que ganha destaque é Mateus 5:3, que diz:
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus"
O versículo acima a frase "pobres de espírito" também é traduzida em outras versões da Bíblia como "humildes de espírito". Hoje vamos estudar a primeira bem-aventurança: Humildade.
As bem-aventuranças podem ser entendidas no mínimo de quatro maneiras:
(1) são códigos de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os crentes.
(2) Contrastam os valores do reino (que são eternos) com os valores mundanos (que são temporários).
(3) Contrastam a "fé" superficial dos fariseus com a fé verdadeira que Cristo requer.
(4) Mostram como as expectativas do Antigo Testamento serão cumpridas no Novo Testamento.
Estas bem-aventuranças não são de múltipla escolhas, ou seja, não devemos escolher aquelas que gostamos e deixar de obedecer àquelas que não nos agradam. Elas devem ser consideradas e estudadas como um todo. As bem-aventuranças descrevem como devemos nos comportar como seguidores de Cristo. [6]

1 - A Felicidade de Acordo com a Visão de Deus

1.1 - O que pode ser Felicidade para algumas pessoas?
Vivenciar a felicidade é desejo de todos seres humanos em todas as épocas da história da humanidade. As pessoas buscam meio de vida que considera adequado para obter a tal felicidade. Há na vida muitos objetos ofertados com a promessa de trazer a felicidade, mas por vezes, são objetos que trazem uma felicidade mascarada, ilusória.
A Felicidade é um tema debatido e refletido em cursos, palestras, livros, revistas, programas de TV, se resume as perguntas: O que é a felicidade ? Qual é a fórmula para obter a felicidade ?
Se fizéssemos uma pesquisa perguntando para as pessoas "o que é felicidade?" teríamos vários tipos de respostas, pois ela é muito pessoal. Todavia, de grosso modo, em senso comum, para as pessoas felicidade é ter saúde, realização profissional, amor conjugal, dinheiro, fama, poder, desfrutar todos os prazeres da vida que lhe faça feliz sem tabus. Há uma definição complexa sobre o que é felicidade, as respostas de diversificam de acordo com aspectos, situações e circunstâncias que cada pessoa esteja vivendo ou deseja viver.

O que é Felicidade na Filosofia ?
Dentro da filosofia, o tema "Felicidade" é muito importante e sensível, pois ela, é um instrumento que ensina o método para a felicidade.

Socrátes (469-399 a.C) deu novo rumo à compreensão da felicidade, postulando que ela não se relacionava apenas à satisfação dos desejos e necessidades do corpo, pois, para ele, o homem não era só corpo, mas, principalmente, a alma. Assim, a felicidade era o bem da alma que só podia ser atingido por meio de uma conduta virtuosa e justa (Cervo, 2016, p.383). Para Sócrates sofrer injustiça era melhor do que praticá-la, conta-se que por fazer crítica à injustiça foi sentenciado a morte, diante de seus discípulos bebeu a taça de veneno e parecia feliz diante dos que assistiam seus últimos momentos.

Aristóteles: A felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário. O pensamento é que a felicidade só pode ser alcançada por meio de uma "excelência de alma". A Felicidade é a meta da vida humana, ou seja, todas as ações têm como finalidade atingir essa fonte de realização suprema.

Na Idade Média, o tema felicidade sumiu da filosofia. Os Teólogos e Filósofos cristãos como Agostinho de Hipona (354-430 d.C) e Tomás de Aquino (1225-1274 d.C)  e demais santos da Igreja Católica, dentro da filosofia cristã apontava que mais importante que a Felicidade nesta vida o que deveria ser levado em conta era a salvação da alma. [8]

O que é Felicidade na Psicologia ?
Na psicologia, Felicidade é estado emocional de uma pessoa feliz e cada pessoa possui uma definição específica para este estado emocional, assim como objetivos de vida e pequenos prazeres que o estimula. Morar em uma casa confortável, comprar um carro de luxo, viajar o mundo, chegar ao topo da carreira e viver um grande romance são alguns dos múltiplos sonhos que prometem levar à felicidade [11]

O que é Felicidade para Deus?
Bp Abner Ferreira: Para Deus, a pessoa feliz é a que reconhece que nada tem e que em tudo depende da Sua graça. [4]
Jesus afirmou: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3)

Qual é a definição da expressão "Bem-aventurados"?
Albert Barnes: A palavra "bem-aventurado" significa "feliz", referindo-se àquilo que produz felicidade, a partir de qualquer parte que venha. [5]


1.2 - O que é Felicidade na Bíblia?
Bp Abner Ferreira: A Felicidade segunda a Bíblia está determinada pela existência da relação com Deus por meio da fé e da obediência que se tenha aos seus mandamentos [4]
Geremias do Couto: Jesus ensinou que a felicidade por Ele oferecida não deve depender do que temos ou fazemos, mas do que somos; e não pode ser importada, mas precisa nascer da alma, do interior [...] se quisermos alcançar a felicidade nesta vida e a eternidade, não nos resta outra alternativa, senão, atentarmos para todos os sublimes ensinamentos do majestoso Filho de Deus.[9]
O pecado de Adão nos separou de Deus, destruiu o nosso relacionamento com Deus, por isso é impossível alguém ser feliz sem ter esse relacionamento restaurado. A pessoa pode ter fama, dinheiro, poder, família bem estruturada, todos os seus desejos realizados nesta vida pensando ser feliz, todavia, isso é uma felicidade mascarada e temporal, quem vive separado de Deus, sem comunhão com Deus, possui um vazio na sua alma. Você já questionou: Porque algumas pessoas ricas se suicidam ? Embora o suicídio ocorra em todos os estratos sociais, eu queria enfatizar as pessoas ricas, que aparentemente têm tudo. Na realidade, eles são motivados por outras razões que não o dinheiro, já que o dinheiro é apenas um fator que satisfaz as necessidades materiais e não as necessidades espirituais dos indivíduos [13]
Esse vazio na alma somente é preenchido quando a pessoa crê em Jesus como Salvador pessoal e segue seu ensinamentos através da fé, somente dessa forma é possível ter o relacionamento com Deus restaurado. Quando nos relacionamos com Deus ou  quando temos comunhão com Deus somos felizes, independente do que temos e fazemos.
Bp Abner Ferreira: Não podemos ignorar que existam pessoas que temporariamente gozem das coisas desta vida, que vivam de festas, que tenham suas necessidades satisfeitas, mas isso não significa que são felizes. [4]
"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (Sl 32.1)
"Bem-aventurado aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado" (Rm 4.7-8)
Este versículo transmite vários aspectos do perdão de Deus: Ele perdoa a desobediência, lança o pecado fora da vista, e apaga nosso registro de culpa. Paulo citou estes versículos em Rm 4.7-8 e em seguida explicou que podemos ter esta feliz experiência de perdão por meio da fé em Cristo. [6]

1.3 - Onde podemos encontrar a Felicidade?
Para vários filósofos e psicólogos é muito positivo quando a pessoa está buscando encontrar, trazer, preservar, aumentar a felicidade, ou mesmo evitar ou acabar com uma infelicidade. O problema é que nesta busca do bem-estar ou da felicidade, muitas pessoas aderem aos comportamentos autodestrutivos, como a dependência do álcool, tabaco, drogas, etc... Que pena que as pessoas buscam a felicidades em lugares errados, como já vimos, somente em Jesus, temos nossos pecados perdoados, nosso relacionamento restaurado e temos a verdadeira felicidade.
Cada bem-aventurança diz como ser abençoado por Deus. Ser abençoado e bem-aventurado significa ser mais do que feliz. Isto implica a condição ditosa ou invejável daqueles que fazem parte do reino de Deus. As bem-aventuranças não prometem risos, prazeres ou prosperidade terrena. Ser "bem-aventurado" por Deus significa vivenciar a esperança e alegria, independentemente das circunstâncias externas. Para encontrar a esperança, a alegria e a forma mais profunda da felicidade, siga Jesus, independentemente  do que isso possa lhe custar [6]

2 - O que é um Pobre de espírito?
Na Lição passada vimos que o Sermão da Montanha pode ser estruturado em cinco grandes discursos [7] , a saber:
1 - As Bem-Aventuranças (Mt 5.3-12)
2 - Sal e Luz (Mt 5.13-16)
3 - Jesus é o cumprimento da Lei (Mt 5.17-48)
4 - Os Atos de Justiça (Mt 6.1-18)
5 - Declarações de Sabedoria (Mt 6.19 a Mt 7.27)

Dentro do primeiro discurso "As Bem-Aventuranças" (Mt 5.3-12) podemos pontuar as Bem-aventuranças ensinadas por Jesus:
1 - Os Humildes herdarão o reino (v.3)
2 - Os que choram serão consolados (v.4)
3 - Os mansos herdarão a terra (v.5)
4 - Os que têm fome e sede de justiça serão fartos (v.6)
5 - Os misericordiosos alcançarão misericórdia (v.7)
6 - Os limpos de coração verão a Deus (v.8)
7 - Os pacificadores serão chamados filhos de Deus (v.9)
8 - Os perseguidos pela justiça herdarão o reino (v.10)
9 - Os que sofrerem pelo evangelho serão recompensados (v.12)
Nesta Lição vamos estudar dentro do primeiro grande discurso a primeira Bem-aventurança ensinada pelo nosso Senhor Jesus: A HUMILDADE.

2.1 - O Pobre é o Humilde que Confia em Deus
Jesus em Mateus 5:3 disse : 
"Bem-aventurados OS POBRES DE ESPÍRITO, porque deles é o reino dos céus"
Lucas citando Isaías 61:1 escreveu: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar OS POBRES, enviou-me a curar os quebrantados de coração"
Em Isaías 61:1 (ARC) : "O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim para pregar boas-novas AOS MANSOS, enviou-me a restaurar os contritos de coração..."

Perceba na marcação acima que Lucas escreveu: Bem-aventurados "OS POBRES" (enquanto Mateus escreveu "OS POBRES DE ESPÍRITO", enquanto em Isaías 61:1 citado por Lucas, está escrito "AOS MANSOS").

O QUE É SER POBRE?
Alberto Barnes: Lucas diz simplesmente: Bem-aventurados os pobres. Tem sido contestado se Cristo quis dizer os pobres em referência às coisas desta vida ou aos humildes. Diz-se que o evangelho é pregado aos pobres:
"O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração." (Lc 4.18)
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho..." (Mt 11.4-5)
Foi predito que o Messias pregaria aos pobres:
"O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres..." (Isaías 61.1 NTLH)
Dizem que eles têm instalações especiais para serem salvos:
"Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus" (Mt 19.23)
"E, vendo Jesus que ele ficara triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus." (Lc 18.24-25).
Bp Abner Ferreira: Para os hebreus, o "pobre" é o "humilde" que põe toda confiança em Deus. [4]

2.2 - O Pobre é aquele que está Vazio de si mesmo

O QUE É SER POBRE DE ESPÍRITO?
Alberto Barnes: Ser pobre de espírito é ter uma opinião humilde de nós mesmos; ser sensato de que somos pecadores e não ter justiça própria; estar disposto a ser salvo somente pela rica graça e misericórdia de Deus; estar disposto a estar onde Deus nos coloca, a suportar o que ele nos impõe, a ir onde nos pede e a morrer quando ele ordena; estar disposto a estar em suas mãos e sentir que não merecemos nenhum favor dele. Opõe-se ao orgulho, vaidade e ambição [5]
Bp Abner Ferreira: A expressão "pobre de espírito" está em oposição ao orgulho espiritual ... Os fariseus eram orgulhosos ao extremo, se considerando justos, de que nada necessitavam ... O orgulho espiritual não é demonstração de santidade, mas de pecaminosidade [4]
Dr. John Dwight Pentecost: A pessoa que se caracteriza por orgulho espiritual não receberá de Deus coisa alguma; a bênção de Deus não pode descer sobre ela, porque o orgulho não serve de alicerce para a justiça." [4]

2.3 - O Pobre é Plenamente Dependente de Deus
Observemos as traduções de Mateus 5.3 e de e Lucas 16.20 do grego para o português. 


A mesma palavra em grego presente nos dois versículos foi traduzido em Mateus 5.3 como "Humilde" e em Lucas 16.20 como "Mendigo", então podemos entender que a palavra não significa unicamente quem vive mendigando, mas também a qualquer pessoa humilde, ou seja, que reconhece sua total dependência de Deus, que reconhece que não tem absolutamente nada, que tudo o que tem vem do Senhor. 

3 - Jesus, nosso maior exemplo de humildade
"Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fp 2.7)
Jesus não abriu mão da sua divindade para se tornar um ser humano, mas, em sujeição à vontade do Pai, Cristo limitou o uso do seu poder. Jesus de Nazaré estava sujeito ao lugar, ao tempo, e a muitas outras limitações humanas. O que tornou sua humanidade única foi o fato de nunca ter pecado. Em sua plena humanidade, Jesus nos mostrou todas as coisas sobre o caráter de Deus que podem ser transmitidas em termos humanos. [6]

3.1 - Jesus se Esvaziou

Definição de Humildade
"Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu" (Rm 12.3)
Uma pessoa humilde é uma pessoa agradável aos demais, não se vangloria sobre os outros (em um patamar mais elevado), mas se colocar na posição de servir, cooperar e se colocar no lugar do outro.[10]
A pessoa que é humilde reconhece suas limitações e suas habilidades sem precisar ficar tocando trombeta, ou seja, anunciando, deixa esta questão de reconhecimento a quem convive a sua volta.

Jesus humilhou-se
Jesus deixou seu trono, sua glória e esvaziou-se, encarnou-se como homem em natureza divina e humana para estabelecer um plano de salvação para toda a humanidade.
"e, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome," (Fp 2.8-9)
A morte de cruz (crucificação) era a pena de morte que os romanos infligiam aos criminosos notórios. Esta execução era extremamente dolorosa e humilhante [...] Como é surpreendente saber que o homem perfeito teve que enfrentar a morte mais vergonhosa para que nós não tivéssemos que enfrentar o castigo eterno. [6]

3.2 - Jesus Lavou os Pés de Seus Discípulos


3.3 - Jesus nos deixou um legado de humildade
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma" (Mt 11.29)
Adam Clarke: Onde está o orgulho e a raiva morem, não há além de trabalho mental e agonia; mas onde a mansidão e a humildade de Cristo habitam, tudo é suave, calmo, pacífico e quieto; pois a obra da justiça é paz, e o efeito da justiça, tranquilidade e segurança para sempre (Is 32.17) [5]
"Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.14-15)
Albert Barnes: Alguns entenderam isso literalmente como instituindo um rito religioso que devemos observar; mas esse evidentemente não era o desígnio; porque:
1) Não há evidências de que Jesus pretendia que fosse uma observância religiosa, como a Ceia do Senhor ou a ordenança do Batismo.
2) Não foi observado pelos apóstolos ou pelos cristãos primitivos como um ritual religioso
3) Era um ritual de hospitalidade entre os judeus, algo comum e bem conhecido, e realizado por servos
4) É o desígnio manifesto de Jesus aqui inculcar uma lição de humildade; ensiná-los pelo seu exemplo que eles deveriam condescender com os mais humildes ofícios em benefício de outros. Eles não devem se orgulhar, ser vaidosos e não querer ocupar um lugar baixo, mas considerar-se como servos um do outro e dispostos a fazer amizade entre si de todas as maneiras. E, especialmente, como eles deveriam ser fundadores da igreja e muito honrados, ele aproveitou a ocasião para alertá-los contra os perigos da ambição e ensiná-los, por um exemplo que eles não podiam esquecer, do dever de humildade. [5]

Bp. Abner Ferreira [4]

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 580, 1327, 1741
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2022
[8] Humanismo Histórico - Cervo, Andreia Ferreira Gomes - Pág.386
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2001
[10] Suélen da Silveira Ilha - colegiometodista.g12.br - Ass. Pedagógica
[11] Thaiana F. Brotto - psicóloga 
            https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/como-se-tornar-responsavel-pela-minha-felicidade/
[12] bibliaplus.org - comentário bíblico de Albert Barnes
[13] Porque é que os ricos se suicidam? David F.C. Hernández


2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho que Deus em Gloria possa retribuir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos irmão Eliéser nesta nobre missão EBD !

      Excluir