Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2022

Lição 9 - As Duas Bestas da Grande Tribulação

  


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - As Bestas do Apocalipse

Na lição passada, estudamos que após o arrebatamento da Igreja de Cristo, será aberto o primeiro selo onde terá início a Septuagésima Semana da profecia de Daniel, então ocorrerá a manifestação da besta que sobe do mar (Anticristo) :
"E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador" (Dn 9.27). (vide lição 5)
É importante frisar que essa última semana da profecia de Daniel é uma semana de anos, equivale ao período de 7 anos. O Anticristo firmará um aliança com Israel, e durante três anos e meio haverá paz que terá fim com a quebra dessa aliança, então é que se dará o início da GRANDE TRIBULAÇÃO (período da outra metade da semana, ou seja, três anos e meio). Se na primeira metade do período dos sete anos o Anticristo foi um pacificador, um homem que trouxe a falsa paz para a terra, agora na segunda metade (Grande Tribulação) ele será um enganador que dominará as nações do mundo todo com muita eloquência no seu governo único mundial.

Se nos anos 80 e 90 tínhamos apenas um ensaio sobre a possibilidade de formação de um governo único no mundo, hoje não, conforme estudamos na lição 7, o cenário para o Anticristo já está preparado, "diversos grupos têm trabalhado febrilmente nos bastidores em prol de um governo único, sempre em nome da paz mundial. Tais condições estabelecerão as bases para a subida do Anticristo ao poder" [10]
Após o arrebatamento, a besta que sobe do mar (o Anticristo) se manifestará ao mundo contando com o suporte humano que é a besta que sobe da terra (o Falso Profeta) e também com o suporte espiritual do dragão (Satanás). Alguns comentaristas chamam esses personagens de Tríade do Mal ou Trindade Satânica.

1.1 - São Chamados de "Besta"
No Novo testamento temos muitos versículos que utilizam o termo grego θηρίων (Thiríon ou Therion). As passagens bíblicas (Mc 1:13; At 10.12; At 11.6; At 28:4; Atos 28:5; Tt 1.12; Hb 12.20; Tg 3.7) utilizam esse termo grego para feras, réptéis, víboras e animais.
No Livro de apocalipse encontramos o termo grego θηρίων (Thiríon ou Therion) 35 vezes com o significado de besta, conforme o exemplo abaixo :

Tradução João Ferreira de Almeida (ARC)
"Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia" (Ap 13.1).

do Grego
"eído anavaíno ek thálassa thiríon écho déka kéras kaí eptá kefalí kaí, epí kéras, déka diádima kaí, epí kefalí, ónoma vlasfimía."

Original Grego
"εἴδω ἀναβαίνω ἐκ θάλασσα θηρίον ἔχω δέκα κέρας καί ἑπτά κεφαλή καίἐπί κέραςδέκα διάδημα καίἐπί κεφαλήὄνομα βλασφημία."

Como pudemos observar no texto acima o versículo Ap 13.1 é um texto simbólico profético que faz alusão as duas bestas que atuarão no período da Grande Tribulação. A palavra "besta" nas revelações do Livro de apocalipse representa o poder religioso e político.

1.2 - Serão Duas Pessoas
No período da Grande Tribulação as duas bestas ou duas pessoas irão representar ou personificar o mal a saber: A besta que sobe do mar (Anticristo) e a besta que sobe da terra (Falso profeta).
Apocalipse 13 apresenta dois cúmplices de Satanás(Dragão): a besta do mar  e a besta da terra (Ap 13.1). Juntos os três seres malignos formam uma trindade profana em oposição direta à Santíssima Trindade de Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo.[6]
Claudionor de Andrade define o Anticristo como o "representante máximo de Satanás. Trata-se de um homem que, aliciado pelo Diabo, colocar-se-á à sua inteira disposição, com  o intuito de governar o planeta em seu nome. As nações, fustigadas pela globalização, suspiram por um líder com poderes ilimitados a fim de reordená-las econômica e politicamente." [7] Quanto ao Falso Profeta : "O Falso profeta tornar-se-á o líder do sistema religioso mundial que o Anticristo estabelecerá" [8]. 
O Dragão que é o próprio Satanás levará os seres humanos a grande apostasia: adoração ao Anticristo.


O Anticristo terá poder político, o Falso Profeta terá poder religioso e fará milagres, sinais e curas; Eles se unem objetivando vencer Deus, mas todo o esforço será em vão, este plano culmina no fracasso e essas duas pessoas terá um final terrível, serão lançadas no lago de fogo:
"E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre." (Ap 19.20).

1.3 - Receberão Poder Maligno
Como já mencionei anteriormente: O Dragão, O Anticristo e O Falso profeta serão as forças malignas que irão atuar na grande tribulação.


O Dragão. A Bíblia descreve o Dragão:
"E viu-se outro sinal do céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre as cabeças, sete diademas" (Ap 12.3). O Dragão (Satanás) dará poder para o Anticristo e para o Falso Profeta: E o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio" (Ap 13.2). O Dragão será adorado por dar poder ao Anticristo e ao Falso Profeta: "E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?" (Ap 13.4).

O Anticristo é o homem do pecado (2Ts 2.3), aquele que dissemina a ideologia de gênero, homossexualismo, legalização do aborto, eutanásia, legalização das drogas ... irá usar meios naturais e sobrenaturais dado por Satanás para desconstruir as verdades bíblicas para a humanidade, tudo isso com a permissão de Deus: "E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade." (2Ts 2.11-12)
Será um homem tomado pelo poder satânico. Lutará contra Deus e tudo o que é de Deus apoderando-se do poder político sobre todas as nações.

O Falso Profeta. 
Russel P. Shedd : "A segunda besta sai da terra (Falso Profeta), é aliada a besta que sai do mar e ao dragão formando a trindade satânica. Pode ser uma possível tentativa por parte do diabo de duplicar a realidade da Santíssima Trindade. O Dragão entrega sua autoridade ao Anticristo assim esta primeira besta reparte seu poder ao Falso Profeta. A atividade do Falso Profeta tem o alvo de levar os homens a adorar o Anticristo (comparar o Espírito Santo que glorifica a Cristo, Jo 6.14 com Ap 13.12), recebe poder sobrenatural para operar milagres e enganar a população pagã do mundo (Ap 13.13,14)" [11]

2 - A Besta que Sobe do Mar


"E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio" (Ap 13.2).

2.1 - Nomes e Títulos do Anticristo
Pr. William Barros pontuou alguns nomes e títulos do Anticristo, ao qual revelam sua natureza e caráter, outros comentaristas também fazem essas atribuições, a saber :
1 - "O Anticristo" (1Jo 2.18,22; 1Jo 4.3; 2Jo 1.7)
2 - "O príncipe, que há de vir" (Dn 9.26)
3 - "Assolador" (Dn 9.27)
4 - "Ponta pequena" (Dn 7.8)
5 - "O homem do pecado (2Ts 2.3)
6 - "O filho da perdição" (2Ts 2.3)
7 - "O Iníquo" (2Ts 2.8)

2.2 - O Retrato-falado do Anticristo



Pr. William Barros trouxe um retrato do animal e seu significado :


Severino Pedro da Silva : "O Anticristo sumariará todo o brilho da Grécia, todo o poder maciço e passado da Pérsia, todo o domínio absoluto real e autocrático da Babilônia que os gentios já conheceram. Essa Besta combina características das primeiras três feras de Dn 7.2 , A força e brutalidade do império babilônico, medo e persa aparecem  também no império romano. A vigilância felina do leopardo, o poder lento esmagador do urso e o rugido do leão, que eram características familiares para os pastores da Palestina" [12] Ver Figuras Gráficas - Profecias de Daniel

2.3 - Características do Anticristo
Lendo vários comentários de artigos e Lições de Elinaldo Renovato, Claudionor de Andrade, Elienai Cabral sobre as características do Anticristo, há consenso entre eles e o que foi pontuado pelo Pr. William Barros, a saber : 


Claudionor de Andrade pontua as bases doutrinárias a ser implantada pelo Anticristo, o homem do pecado:
1 - Substituir Deus pelo Diabo
2 - Criar um Messias para Israel
3 - Receber adoração que é exclusiva do Todo-Poderoso [9]

3 - A Besta que sobe da Terra


3.1 - Imitará o Espírito Santo com Sinais Malignos
O Falso Profeta, esse líder religioso obterá poder satânico, e irá convencer as pessoas através de sinais, milagres e prodígios mentirosos. Paulo diz que o Falso Profeta irá fazer fogo cair do céu: "a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor de verdade para se salvarem" (2Ts 2.9-10)
João também escreveu:
"E faz grande sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens" (Ap 13.13).
Pelo poder de Satanás, o Falso profeta fará dois grandes sinais para espantoso e admiração da humanidade:
Primeiro Sinal : Falsa ressurreição do Anticristo
"E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou..." (Ap 13.3)
Segundo Sinal : Dará vida à estátua, que se porá a falar
"E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta" (Ap 13.15)

Importante: Sinais, milagres e curas não autentica que Deus esteja operando em determinado local ou usando uma determinada pessoa.
Deus usa o seu poder para amar e edificar, o Falso Profeta usará o poder para manipular as pessoas, chamando a atenção para si e assim promover os planos malignos. Muitos serão enganados [6]

3.2 - O Sistema Único Financeiro Mundial


Irmãos para entender bem este tópico, sugiro a leitura abaixo:

Claudionor de Andrade pontua a Missão do Anticristo : 
1 - Criar uma Religião (Sistema Único Religioso Mundial)
     (Leia Ap 13.11-18)
2 - Estabelecer uma Economia fortemente centralizada
     (Sistema Único Financeiro Mundial)
    "para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver 
     sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há 
     sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, 
     porque é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e 
     seis." (Ap 13.17-18)
3 - Destruir as bases da religião divina
    "O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se 
     adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, 
     querendo parecer Deus." (2Ts 2.4)
4 - Enganar Israel
     "E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade 
      da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a 
      asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o 
      que está determinado será derramado sobre o assolador" (Dn 9.27).
5 - Destruir os que hão de converter durante a Grande Tribulação
      (Leia Ap 7.9-17)
6 - Multiplicar a iniquidade no mundo [9]
     "Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim 
     sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, 
     o filho da perdição" (2Ts 2.3)

3.3 - O Sistema Único Religioso Mundial

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1838
[7] Revista Lições Bíblicas - 2T - 2012 - Pr. Claudionor de Andrade
[8] Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer - CPAD
[9] Revista Lições Bíblicas - 4T - 2004 - Pr. Claudionor de Andrade
[10] Enciclopédia Popular de Profecia Bíblia - RJ - CPAD - Pág, 249
[11] Escatologia do Novo Testamento - Russel P. Shedd
[12] Apocalipse Versículo por Versículo - Severino P. Silva - CPAD - Pág.92
[13] Apostila Apocalipse - Universidade da Bíblia - Pág.60

21 comentários:

  1. A paz do Senhor. O PDF tá como a lição 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que o Subsídio da Lição 9 estiver pronto, farei a correção ! Grato !

      Excluir
  2. Graça e Paz! Os subsídios da Lição 9 estão com as informações da Lição 8
    Jorge Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que o Subsídio da Lição 9 estiver pronto, farei a correção ! Grato !

      Excluir
  3. Bom dia está aparecendo a lição 8 qnd abaixa

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor....excelente material Pr Eder....grande abraço de seu amigo e irmão...

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor! Quando vamos fazer o download do material, está aparecendo a lição nº 8! aguardo correção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz a correção ! pode baixar !

      Excluir
    2. A Paz do Senhor! Obrigado Pr. Éder Tomé! Deus Abençoe!

      Excluir
  6. A paz do SENHOR JESUS gostaria de agradecer pelo conteúdo, tem sido uma benção para nossa classe.

    ResponderExcluir
  7. Estudo a lição somente por aqui...que benção!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Glória ! Deus abençoe pela confiança no nosso Trabalho !

      Excluir
  8. Graça e Paz! Obrigado pelo apoio recebido através da Lição e subsídios, que o Senhor continue abençoando essa obra! Jorge Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmão Jorge Luiz ! Estamos juntos nessa nobre missão !

      Excluir
  9. QUE EXTRAORDINARIO ESSA DISPOSIÇÃO EM CONTRIBUIR COM PRIMEIRO A OBRA DO SENHOR JESUS E NOS AJUDAR A FAZER MELHOR ESSA OBRA REDENTORA. MUITO OBRIGADO E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO GRANDEMENTE A TODA EQUIPE.

    ResponderExcluir
  10. Bom como amo estudar Escteologia Deus abençoe por este e muitos outro estudos

    ResponderExcluir