Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Lição 8 - Silêncio no Céu e o Julgamento Vindouro

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - O Juízo é Inevitável

No capítulo 4 e 5 do Livro de Apocalipse estávamos estudando as revelações no céu e nesta lição nossas lentes volta-se para a terra. O que irá acontecer na terra ? como se dará o juízo de Deus sobre o "Mundo" ou "Sistema Corrompido pelo pecado" ?

Na lição passada o comentarista nos levou a reflexão de que o mundo está sendo preparado para o governo do anticristo, há uma agenda do anticristo em curso em prol de sua manifestação.

Agora em Apocalipse 6 até 8:1, o apóstolo João vê o Cordeiro abrindo os selos. Quando isso começará ? Para nós que somos pre-tribulacionistas isso ocorrerá assim que a Igreja for arrebatada, pois o primeiro selo mostra a manifestação do Anticristo na terra e o início desse governo mundial.

Se nos capítulos 1 a 3 de apocalipse vimos o julgamento começando com a casa de Deus (As sete Igrejas da Ásia), agora finalmente vemos o julgamento alcançando todo o mundo. O Livro de Apocalipse não é um livro de segredos ou de enigmas indecifráveis, ele não é um livro selado, por isso temos uma expectativa de entendê-lo com a ajuda do Espírito Santo que tira o véu para nós.

George Ladd : "O livro de Apocalipse contém as profecias do fim do mundo; o fim não consiste em um só evento, mas em uma série de acontecimentos. Deles fazem parte a ira de Deus que é derramada sobre uma civilização rebelde, o julgamento do Anticristo e a destruição dos seus exércitos, bem como a ressurreição dos mortos e o estabelecimento do Reino de Deus ... o sétimo selo ao ser quebrado abre o livro e inicia a história dos acontecimentos do tempo final; este é o conteúdo do Apocalipse daqui em diante." [9]

 Primeiro Selo 
Manifestação do ANTICRISTO que seduzirá as Nações
"E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos [...] E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer" (Ap 6.1-2)
Esse período do primeiro selo é o período dos primeiros 3 anos e meio da grande tribulação que terá um total de sete anos. O Anticristo será recebido pela humanidade, Israel fará um aliança com o Anticristo reconhecendo-o como Messias. Serão três anos e meio de Paz. Para os Pré-tribulacionistas a Igreja será arrebatada antes da abertura do primeiro Selo. Para os irmãos que são meso-tribulacionistas a igreja passará esse período de três anos e meio de Paz sob o governo do anticristo e antes da abertura do segundo Selo entendem que a Igreja será arrebatada.

 Segundo Selo 
Representa a GUERRA, o sangue que será derramado na terra.
"E, havendo aberto o segundo selo [...] E saiu outro cavalo, vermelho; e aos que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada" (Ap 6.3-4)

 Terceiro Selo 
Representa a FOME.
"E, havendo aberto o terceiro selo [...] E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. E ouvi uma voz no meio dos  quatro animais, que dizia: Uma medida de Trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho" (Ap 6.5-6)

 Quarto Selo 
Representa a Morte 
"E, havendo aberto o quarto selo [...] E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra" (Ap 6.7-8)

 Quinto Selo 
Visão dos Mártires Cristãos que foram mortos na Grande Tribulação, eles clamavam por vingança contra os moradores da terra.
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" (Ap 6.9-10)

 Sexto Selo 
Tremor de Terra, Lua fica Vermelha, Eclipse total do Sol, Estrelas Caem
"E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra ..." (Ap 6.12-13)

 Sétimo Selo 
Sete Anjos tocarão sete Trombetas de juízo que cairão sobre a terra.
"E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas" (Ap 8.1-2)


1.1 - Silêncio no Céu
Conforme já vimos, cada selo aberto trará um juízo sobre a terra, podemos representar este momento pela representação gráfica abaixo :



"E havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora." (Ap 8.1).
“Houve silêncio no céu por cerca de meia hora. Em meio a tantas atividades, esta pausa dramática deve ter parecido durar uma eternidade. Durante este período, a única atividade era as orações dos santos (Ap 8.3-4) ... Podemos crer que Deus nos dará forças e proporcionará a justiça que buscamos contra nossos opressores.”
Se continuarmos a leitura (Ap 8.3-5) veremos que o anjo lançou o incensário sobre a terra, isto significa, que Deus ouviu as orações dos santos que foram mortos e clamaram por vingança, e veio fazer justiça. A vingança nunca deve estar nas nossas mãos, mas nas mãos de Deus.

1.2 - Os Juízos serão consecutivos


No estudo escatológico existe várias correntes de entendimento e interpretação, vejamos:

                     ARREBATAMENTO DA IGREJA                
Pré-Tribulacionismo: Defende que a segunda Vinda de Cristo se dará em duas etapas: secretamente para a Igreja e visível a todos após o período da grande tribulação.
Meso-Tribulacionismo: Há semelhança com o Pré-Tribulacionismo, a maior diferença é que esta corrente escatológica defende que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação, nos primeiros três anos e meio de paz.
Pós-Tribulacionismo: Defende que o arrebatamento e a segunda Vinda de Cristo trata-se de um mesmo evento. Afirmam que a Igreja de Cristo passará o período da grande tribulação.

                                        MILÊNIO                                  
Pré-Milenismo Histórico: Defende que a segunda Vinda de Cristo ocorrerá em um evento único após o período da grande tribulação, acreditam que a igreja passará a grande tribulação e que Cristo reinará literalmente durante mil anos na terra.
Pré-Milenismo Dispensacionalista: Defende o pré-tribulacionismo, ou seja, a Igreja será arrebatada antes da grande tribulação e que a segunda Vinda de Cristo ocorrerá após a grande Tribulação, e Cristo reinará literalmente durante mil anos na terra.
Pós-Milenismo: Defende que a segunda Vinda de Cristo ocorrerá após o milênio, ou seja, após o período de mil anos de reinado de Cristo na terra.
Amilenismo: Defende que o Milênio é o período entre a primeira e a segunda  vinda de Cristo. Não há negação do milênio, mas há um outro entendimento de apocalipse 20.

    INTERPRETAÇÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE    
Preterista : As revelações já foram cumpridas ao longo da história da igreja Primitiva. Preterista radical acreditam que tudo já ocorreu na totalidade a partir do ano 70 d.C durante o império romano com a luta entre a Igreja de Cristo e Roma. Preterista moderado acredita que nem todas as profecias ainda foram cumpridas.
Historicista: As revelações estão se cumprindo ao longa da história, desde a igreja primitiva do primeiro século até a segunda Vinda de Cristo, ou seja, algumas foram cumpridas, outras estão sendo cumpridas e ainda outras serão cumpridas. Muitos Historicista acreditam que Napoleão, no século XIX, foi o anticristo de Apocalipse 13.
Futurista: As revelações do Livro de apocalipse quase tudo acontecerá no futuro, as revelações do capítulos 1 a 3 já foram cumpridas, e do capítulo 4 em diante, ainda nada aconteceu, esta interpretação vai de encontro a corrente escatológica do Pré-Milenismo Dispensacionalista.
Idealista: Define a revelação como simbólica, nada ocorrerá de forma literal.

IMPORTANTE
A doutrina das Assembleias de Deus adere ao Pré-tribulacionismo, Pré-Milenismo Dispensacionalista e interpreta o Livro de Apocalipse na visão Futurista, ou seja, quase nada ainda teve o seu cumprimento.
Para os Historicistas já ocorreu a abertura do primeiro ao quinto selo , já correu o toque da primeira a Sexta trombeta ao longo da história, veja abaixo uma representação gráfica dessa visão:



     JUIZOS DOS SELOS, TROMBETAS E TAÇAS     
Cronologicamente Consecutiva : As séries de Pragas ou Juízos de Deus, a saber: Selos, Trombetas e Taças, vão ocorrer consecutivamente, ou seja, um depois do outro. O Sétimo Selo termina iniciando a Primeira Trombeta, última trombeta envolve o cumprimento do juízo das sete taças antes da segunda Vinda de Cristo visível em Glória com seu exército.
A doutrina Assembleiana defende esta visão cronologica :


Cronologicamente Paralelas e Progressivas: Os capítulos 15 e 16 sobre as sete Taças ocorre paralela aos acontecimento das sete Trombetas, se repete os acontecimentos, o que ocorre são apenas alguns acréscimos de elementos e detalhes. Nessa Visão, a série das taças não se inicia consecutivamente após a série de trombetas, mas se encaixam paralelamente. Enquanto a série de trombeta é o juízo parcial de Deus para exortar o homem ao arrependimento, a série de taças é o juízo total de Deus que derrama a sua ira por falta de arrependimento, aqui há uma destruição total. 

                  PORQUE O NÚMERO SETE ?                 
O apocalipse é o livro do número sete: 
- Sete espíritos diante do trono de Deus
- Sete candeeiros de ouro
- Sete Lâmpadas de fogo
- Sete são os olhos e os chifres do Cordeiro
- Sete Trovões
- Sete cabeças da besta
E nesta Lição deparamos com :
- Sete Selos
- Sete Anjos sopram Sete Trombetas
- Sete Anjos derramam as Sete Taças
Como já estudamos na Lição 1, o número sete é o número da perfeição temporária, enquanto o 12 é o número da perfeição permanente.
"Todos esses "setes" juntos, são usados no livro 56 vezes. Uma vez que esse livro dá o desfecho de como Deus irá tratar os homens na era final" [8]

1.3 - A Revelação na Forma de Pretérito
Os fatos foram narrados como se estivessem ocorrido no pretérito (passado), a presciência de Deus possibilita a revelação do que está por vir, exemplo : 
"E o primeiro anjo tocou ...." (Ap 8.7)
"E o segundo anjo tocou ..." (Ap 8.8)
"E o terceiro anjo tocou ..." (Ap 8.9)

(Revista Betel Adultos 2T 2022)

2 - O Juízo Divino sobre a Natureza


George Ladd : "As pragas das primeiras quatro trombetas atingem primeiramente o ambiente do homem" [9]

2.1 - Um Terço de toda a Vegetação


2.2 - Um Terço de toda Vida Marinha e Embarcações



2.3 - Um Terço de toda a Água Potável e um Terço de todos os luminares




3 - O Juízo Divino sobre a Humanidade


3.1 - A Praga dos Gafanhotos


3.2 - Um Terço da População Mundial




"Se com as trombetas há o juízo acompanhado do convite ao arrependimento, com as taças não há oportunidade mais para se arrepender. As sete taças mostram a ira de Deus sem mistura de misericórdia." [7]
George Ladd : "As pragas das sete taças são bem mais intensas  e devastadoras que as pragas das sete trombetas" [9]
Elinaldo Renovato : "As sete Taças da ira de Deus representam as últimas pragas ou os últimos juízos de Deus sobre a humanidade ímpia"

3.3 - A Oração dos Santos
Nosso comentarista destaca: Antes do juízo das sete trombetas acontecerem Deus nos mostra as orações chegando com incenso a Deus [4]
"E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações desde a mão do anjo até diante de Deus." (Ap 8.3,4)
Albert Barnes: "A ideia é clara: quando as orações dos santos subissem, o anjo também queimaria o incenso, para que subisse no mesmo momento ... todos os santos se uniram invocando a Deus " [6]
Adam Clarke: "Os julgamentos de Deus estão prestes a serem executados; os santos - os genuínos cristãos, oram muito a Deus por proteção. O sacerdote angélico vem com muito incenso, ficando entre os vivos e os entregues à morte, e oferece seu incenso a Deus com as orações dos santos" [6]
George Ladd : "As orações dos santos têm a função de trazer sobre o mundo a manifestação derradeira da justiça e da ira de Deus" [9]
No momento em que estamos vivendo, onde vemos os sinais da iminente volta de Jesus Cristo, devemos estar firmados na Palavra de Deus, anunciar o evangelho e orar por tudo que estamos vendo acontecer.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Dicionário Oxford Languages 
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[6] versículoscomentados.com.br
[7] https://estiloadoracao.com/as-sete-tacas-da-ira-de-deus-no-apocalipse/
[8] Apostila Apocalipse - Universidade da Biblia - Pág. 39
[9] Apocalipse - Comentário - George Ladd - Mundo Cristão Pág.82,154
[10] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1838

9 comentários:

  1. gostei muito parabens Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  3. Excelente estudo!
    Deus lhe abençoe grandemente.
    Lozano Araujo- Campo Grande/MS.

    ResponderExcluir
  4. Tem me ajudado muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Amei o estudo. Nos ajuda compreender um pouco mais o livro de Apocalipse.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o estudo parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo conteúdo.Me edifiquei muito.

    ResponderExcluir
  8. É muito gratificante ler os comentários dos irmãos, que bom que esteja conseguindo ajudá-los nessa nobre missão EBD !

    ResponderExcluir