Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2022

Lição 7 - O Mundo Preparado para o Anticristo

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - O Mundo Preparado para o Anticristo

Nosso comentarista pontua três significados para a palavra "Mundo": 
1 - O Universo 
2 - O mundo constituído de pessoas 
3 - O sistema corrompido pelo pecado 
Nessa lição o comentarista dá um destaque a palavra "Mundo" significando "O sistema corrompido pelo pecado" [4]

Tanto no Calvinismo como no Arminianismo há um consenso: a humanidade está num estado de depravação total.
A doutrina de pecado original nos diz que nós não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores, nascidos com uma natureza escravizada pelo pecado [7]
Adão viveu 930 anos (Gn 5.5), Noé viveu 950 anos (Gn 9.29),  porque não vivemos tantos anos como eles? A Bíblia responde essa pergunta:
"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" (Gn 6.5)
"Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos" (Gn 6.3)
Podemos observar que a geração pós-dilúvio teve seu tempo de vida reduzido para 120 anos devido a corrupção do Gênero humano.
Os seres humanos daquela época escolheram o pecado e a morte ao invés de ter um relacionamento com Deus, e isso não mudou com o dilúvio, de lá para cá, o coração do homem piora a cada dia ao invés de melhorar.
Podemos observar que já no tempo do rei Davi, o tempo de vida dos seres humanos caiu para aproximadamente 70 à 80 anos:
"A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos." (Sl 90.10)
Não há sombra de duvida que o aumento do pecado e ou o aumento da corrupção do gênero humano tenha contribuído para essa diminuição gradual dos anos de vida dos seres humanos.
Para Albert Barnes em relação ao Sl 90.10, diz: "É provável que a vida humana tenha diminuído gradualmente até se fixar no limite que agora a limita e que permanecerá como a grande lei em relação à sua duração na Terra" [6]
Se por um lado temos nosso tempo de vida fixado em torno de 70 anos e o que passar disso é canseira e enfado, o que dizer sobre o aumento da corrupção do gênero humano, o pecado tem aumentado no mundo em que vivemos? No tempo de Noé o pecado era tamanho que Deus limpou a terra, poupando apenas a vida de Noé e sua família; E hoje, no século XXI, vivemos no "Sistema corrompido pelo pecado", onde nossa geração está corrompida tão quanto, ou até mais, que nos dias de Noé.
"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais de sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios." (2Pe 2.4-5)
Em Sodoma a pratica do homossexualismo era algo normal, a Bíblia diz que alguns homens tentaram atacar a casa de Ló desejando abusar do anjos mensageiros enviado por Deus (Gn 18.17-22).
Os dias de Ló simboliza os dias em que vivemos, em 2011, no Brasil, a união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida como legal.
"Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar" (Lc 17.28-30)
Nem o sangue do seu filho Jesus está sendo respeitado pela humanidade, o "Mundo" continua a se corromper a cada dia a ponto do cheiro do pecado e violência estar chegando às narinas de Deus como nos tempos de Noé.[8]
Destaca nosso comentarista que o "Mundo" ou "Sistema corrompido pelo pecado" mostra a humanidade em rebelião contra Deus e destinada ao juízo vindouro [4]
Nossa defesa ao Evangelho, aos ensinos de Cristo e aos valores fundamentados na Palavra de Deus tem mostrado que o "Mundo" ou "Sistema corrompido pelo pecado" a cada dia que passa se torna intolerante a nós Cristãos, principalmente devido nossa recusa a pauta como ideologia de gênero, legalização do aborto, liberação das drogas, celebração de casamentos homossexuais.

1.1 - O Perigo do Relativismo
Relativismo é o conceito que afirma que nada é absoluto, tudo é relativo.
Já ouviu a frase "Nada é errado, se te faz feliz" , pois é, no relativismo cada pessoa define a sua verdade como lhe convém. Isso é uma afronta ao que é moral e a nossa fé cristã.
No Relativismo não existe norma, não existe certo e errado, pode e não pode; cada um determina seu padrão de moralidade mesmo que lhe custe inverter valores e desconstruir princípios.
As pessoas deixam de andar segundo a Bíblia Sagrada e passam a andar segundo o que sente no seu próprio coração objetivando satisfazer sua concupiscência (cobiça ou apreço por bens materiais assim como os prazeres sexuais):  
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, perverso; quem o conhecerá" (Jr 17.9)
Nossa verdade absoluta é a Palavra de Deus, a Bíblia, e ela não aceita o Relativismo, O profeta Isaías escreveu :
"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Is 5.20).
Sem duvida alguma, a Igreja de Cristo, tem sofrido neste mundo, por defender as Sagradas Escrituras como verdade absoluta e por impedir que essa corrente ideológica denominada relativismo seja estabelecida de uma forma generalizada na nossa sociedade.
"Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2Tm 4.3-5)
No texto acima, podemos notar que nos últimos dias haverá resistência a verdade até mesmo dentro das igrejas, vale a pena comentar com seus alunos os pontos levantados por Warren W. Wiersbe (coloquei no Slide) que afirma que estamos nesse tempo, onde os cristãos :
1 - Não querem a "sã doutrina"
2 - Querem entretenimento Religioso
3 - Buscam novidades
4 - Buscam palavra que agradam os ouvidos
5 - Transforma Artistas Gospel em Celebridades
6 - Ignoram os ensinos da Bíblia
7 - Afastam da Verdade e creem nas fábulas criadas pelo homem, 
     tornando-se "surdos" [4]
Irmãos não podemos perder ou negociar nossa identidade cristã, os que querem pronunciar palavras saborosas e agradáveis aos ouvidos, acabarão se apostatando da fé genuína em Cristo, a palavra de Deus não se negocia, não podemos criar um evangelho "alternativo" com a finalidade de obter simpatia e adesão das pessoas em detrimento de abrir mão do compromisso com Jesus e ao evangelho verdadeiro.

1.2 - Doutores segundo suas próprias Concupiscências
"Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2Tm 4.3-5)
A verdade incomoda, traz coceira nos ouvidos, porque aponta pecados e requer renúncia, mudança de vida, entrega; a cada dia que passa as pessoas estão menos propensas a fazer isso. Elas não suportam a verdade, resistem a Palavra, preferem ouvir doutores que massageiam o ego (consciência), que trazem palavras agradáveis aos ouvidos.
O profeta Jeremias no seu tempo anunciava o Exílio Babilônico como resultado da desobediência, sua mensagem provocava comichão nos ouvidos como nos dias de hoje em relação ao verdadeiro evangelho, o povo de Judá rejeitou a sua mensagem, não se converteu da sua maldade, ao contrário, foi atrás dos falsos profetas que lhe anunciava um futuro maravilhoso, onde haveria esperança e paz para todos e o final já conhecemos: foram levados pelo rei Nabucodonosor.
Hoje as pessoas rejeitam o verdadeiro evangelho, ouvem e seguem falsos profetas que distorcem a Palavra de Deus de forma carnal para satisfazerem seus próprios desejos e concupiscências. Muitos se voltam a fábulas, ao evangelho do triunfalismo, da prosperidade material, dos amuletos, da mistura judaizante, onde pouco se ouve sobre a volta de Jesus Cristo, onde pouco se prega sobre o combate aos erros e pecados.

1.3 - A Agenda do Anticristo em Curso
Não é uma especulação ou uma conspiração, existe uma agenda em curso preparando o caminho do futuro governo do Anticristo, tudo está ocorrendo de forma rápida e insolente, a tecnologia da Informação e Comunicação avançada tem mostrado possibilidades do cumprimento da agenda, da globalização e do governo mundial. O Palco está sendo formado, em breve ao Anticristo será dado o “poder sobre toda tribo, e língua, e nação” (Ap 13.7).

Os meios de comunicação já falam abertamente sobre a necessidade de um governo único, de uma moeda única.

“A elite governante mundial está se tornando mais unificada em sua visão de um governo global como solução para aquilo que aflige a humanidade ... o lado feio da globalização é a ideia de que a autoridade mais centralizada é uma coisa boa ... não há nada como uma boa crise para fazer mudanças que nos movem para mais perto de um poder governamental mais global” Leia Mais

A Globalização não visa somente formar blocos econômicos, diminuir barreiras econômicas e imigratórias entre os países, embora a Globalização seja caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo, ela também dita tendências, modas, padronização de ideias e valores; tudo isso é perigoso para a fé cristã.

O anticristo será a completa personificação de Satanás, não vou adiantar nada neste momento porque na Lição 9, nosso comentarista trata sobre as características do Anticristo e do falso profeta, bem como, detalhes acerca do sistema único financeiro e religioso no âmbito mundial.

Quem está atrás desses projetos de organizações mundiais, direitos humanos, globalização, moeda única, religião única e pautas políticas para mudança das leis a favor do casamento homoafetivo, legalização do aborto, liberação das drogas, legalização da prostituição é o Diabo.

É interessante ler o material abaixo, é só clicar :

Saiba mais: O Grande Reset Mundial

Saiba mais: Projeto de lei quer acabar com dinheiro físico no Brasil em cinco anos

Saiba mais: É hora de pensar um governo global democrático?



2 - A Desconstrução do Ser Humano
Já vimos que o Relativismo é a falsa filosofia que predomina nesse mundo do pós-modernismo: Nega Deus, seus desígnios e suas leis absolutas :
"Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem." (Sl 53.1).
Nesta visão deformada e deturpada pelo qual o mundo caminha no pós-modernismo, o ser humano formula sua conduta e estilo de vida deixando Deus de fora, como se Ele não existisse. Vivem cego em trevas, a questão do que é "certo" e "errado" faz parte de uma escolha pessoal, isso leva a desconstrução dos valores e princípios cristãos como nunca se viu antes.
Nós cristãos somos sal e luz para influenciar, resistir e combater essas filosofias desse  sistema corrompido pelo pecado. A Igreja de Cristo deve ser guardiã dos valores e princípios cristãos, deve continuar a denunciar o pecado, doa a quem doer, e deve amparar os feridos.
Geremias do couto: "Assim a ideia de família desses tais alienados de Deus não é o mesmo das Escrituras. O conceito de união conjugal viola os padrões bíblicos, que o delimitam como algo restrito ao homem e à sua mulher. A noção de respeito à vida exclui as pessoas gravemente doentes (sendo a favor da eutanásia), bem como os nascituros (sendo a favor do aborto). E o corpo humano é tratado meramente como uma questão técnica. Tudo é reduzido pura e simplesmente a verdades relativas"

2.1 - A Desconstrução da Família
O Casamento bíblico deve ser monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Bem sabemos que este modelo está sendo atacado como nunca no mundo em que vivemos, pois uma das pautas do anticristo, é a desconstrução da Família tradicional.
Igrejas fortes, Nações fortes se constroem sobre famílias fortes, ela é a célula mater, o principal meio social humano, daí o motivo por ser tão atacada como nunca vimos antes.
O inimigo enfiou na cabeça das pessoas que é normal uma família homoafetiva (formada por casais do mesmo sexo), inclusive é legal, possui reconhecimento jurídico. 
Logo acontecerá o mesmo com uma família poliafetiva (união conjugal formada por mais de duas pessoas convivendo em interação e reciprocidade afetiva entre si) dentro do direito civil.
Recentemente uma família trisal (o trisal ou triângulo é uma configuração da familia poliafetiva que envolve três pessoas) entrou na justiça para conseguir registrar um bebê com o nome do pai e duas mães em cartório, pois tiveram que fazer o registro apenas com o nome dos pais biológicos.  Leia Mais  Esse mundo está cada vez mais confuso, essa confusão é fruto do afastamento de Deus e seus princípios contidos na Bíblia Sagrada.
Somado a esse novo conceito de família que desconstrói a formação da família tradicional, vem outros fatores que contribuem para a destruição e enfraquecimento da família: Abandono de filhos, Desrespeito aos pais, ataque à disciplina no lar, ensinos de ideologia de gênero às crianças, infidelidade conjugal, divórcio, abandono do cônjuge.

2.2 - A Destruição Emocional e Psicológica
Como já vimos anteriormente o afastamento de Deus leva a desconstrução de valores e princípios e também culmina  em problemas de ordem emocional e psicológica.
A depressão é a doença do século XXI, a psicologia classifica a depressão como uma doença grave, muito além de uma condição de tristeza profunda, ela deve ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
A Ansiedade também é uma doença emocional do século XXI, a psicologia classifica como um estado emocional doloroso, marcada pelo medo e pela inquietude, com perturbações no sistema nervoso, veja quadro abaixo :


Wagner S. Cury : "O Medo é o sentimento que melhor caracteriza o presente século. Os homens vivem inquietos, sem paz e desesperados por causa da insegurança do mundo (Sl 27.1-3; 121; 124). As fobias cada vez mais se multiplicam em razão do estresse e da angústia provocados pela desorganização da vida moderna (Mt 10.28,30,31; Lc 21.26; Jo 16.33). Os medos mais comuns do homem moderno são: medo do insucesso, da morte e do futuro"

Estamos vivendo ainda no pós-pandemia o maior medo coletivo dos últimos tempos, medo que mudou a rotina das pessoas, seus relacionamentos e vida social. O medo da morte é natural, todavia o que se viu e vê ainda em muitas pessoas é uma tanatofobia, de acordo com o impa (Instituto psicologia aplicada), tanatofobia é uma fobia caracterizada pelo medo irracional e exagerado da morte. As pessoas com essa fobia temem morrer e perder pessoas queridas para a morte, porém, de maneira exagerada [9]. 

Wagner S. Cury : "Os que temem a morte são justamente aqueles que não confiam na obra expiatória de Cristo, nem no poder de sua ressurreição (Jo 5.24; 11.23-27; 1Co 15.55-57). 
Quanto mais a pessoa for distante de Deus, mais ela terá medo do insucesso, medo da morte e medo do futuro. A agenda do anticristo sabe disto, é quer fragilizar as pessoas pelo medo, pelo pânico, pelo terror ... as pessoas com medo aceitam qualquer imposição totalitária, como obrigatoriedade de ser vacinado em detrimento de ser penalizado por não possuir o passaporte sanitário e suas possíveis consequências e impossibilidades , eis aqui um belíssimo teste feito para o futuro governo totalitário do anticristo: "E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." (Ap 13.16-17).
Sem passaporte sanitário nada se faz, sem sinal do anticristo nada se fará:
Há alguma duvida que será super fácil a implantação desse sistema neste mundo pelo governo mundial do anticristo ? Nenhuma.

2.3 - Urgente necessidade da Palavra de Deus
"Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreenda e encoraja com toda paciência e sã doutrina" (2Tm 4.2)
Uma das ordens de Jesus foi que pregássemos e ensinássemos :
"E lhes ordenou: Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!"  (Mc 16.15-20)
Diante da volta de Jesus Cristo, o que vamos fazer ? Não podemos ficar parados, olhando para o teto ou ficar de braços cruzados vem as pessoas morrerem sem salvação. Baseado no comentário do Pr. William Barros, fiz o quadro abaixo:


3 - Não vos Conformeis com este Mundo 
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2)

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejais capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2) NVI

3.1 - Não aceite a Fôrma do Mundo
A maior evidência de que não aceitamos a fôrma do mundo e que fomos moldados pelo caráter de Cristo é quando produzimos o fruto do espírito (Gl 5.22), ou seja, quando temos: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Quando estamos aceitando a Fôrma do Mundo, é quando estamos manifestando as obras da carne na nossa vida, a saber: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gl 5.19-22)

3.2 - Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento
O cristão precisa ser moldado pelo caráter de Cristo, é o Espírito Santo que molda o caráter do cristão (2Co 3.18) para que o mesmo possas ser um referencial, um exemplo neste mundo. Jesus disse:
"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.15)

3.3 - A Obediência a Cristo reflete em todas as áreas da vida
No Sermão do Monte (Mt 5,6 e 7), Jesus revela a ética do Reino de Deus, a essência de um verdadeiro seguidor, fala sobre o caráter cristão, e ensina que seus discípulos não devem ficar somente na teoria quanto aos seus ensinamentos, senão vivê-los na pratica, não há alternativa.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Dicionário Oxford Languages 
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[6] versículoscomentados.com.br
[7] Bíblia de Estudo Genebra, Editora: Cultura Cristã
[8] Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
[9] https://inpaonline.com.br/blog/medo-de-morrer/


14 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo meu irmão. Muito obrigado pelos slides. Que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o subsídio, estão de parabéns Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus!
    quero louvar a Deus pela sua vida, Deus te abençoe sempre, ótimo slide, excelente comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe pelo retorno e incentivo ao nosso trabalho semanal

      Excluir
  4. Que o senhor continue abençoando sua vida, gostei muito excelente comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vossa aula amanhã seja uma Bênção ! A Equipe agradece !

      Excluir
  5. Muito bom o trabalho estão de parabéns

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este trabalho ajudar muitos os professores

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor meu pastor. Muito obrigado pelo os conteúdos. Tem me ajudado muito nas aulas. Que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor, tem me ajudado muito na escola dominical. Que o Senhor continue lhe abençoado grandemente.

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor Jesus Cristo, o senhor não está mais criando slides da lição adulto cgadb,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para maiores informações whatsapp (11)98180-6767 aguardo !

      Excluir