Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2022

Lição 6 - O Livro do Trono

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - O Trono

Primeira Polêmica entre os teólogos
Os capítulos 1 a 3 de Apocalipse, o apóstolo João, teve a visão da igreja, a visão do Jesus glorificado tratando da Sua Igreja através das mensagens às sete igrejas da Ásia; Aqui nosso comentarista coloca que João teve esta visão na ilha de Patmos e afirma que no capítulo 4 foi diferente, pois João foi arrebatado ao céu e lá continuou a receber a revelação, foi onde teve a visão do trono de Deus : "E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono" (Ap 4.2).
Alguns teólogos não vê essa mudança de ambiente (de Patmos para o céu), pois no capítulo 1 João também escreveu que "foi arrebatado em espírito", vejamos o que o apóstolo João escreveu no capítulo 1:
"Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem ..." (Ap 1.10-13).

Segunda Polêmica entre os teólogos
Existe diferença em "ser arrebatado em espírito" da expressão "ser arrebatado ao céu" ? Para alguns teólogos, existe diferença:
Arrebatado ao céu é subir ao céu fisicamente e contemplar o que existe lá.
Arrebatado em espírito é não subir fisicamente ao céu, mas ter um visão do céu.

É onde surge o questionamento: João realmente foi arrebatado ao céu ? Muitos teólogos afirmam que João não foi arrebatado ao céu fisicamente, pois nenhum corpo humano aguentaria ver o que João viu, ou seja, João nunca saiu de Patmos, ele não foi arrebatado ao céu, ele foi arrebatado em espírito, e teve suas visões.

Esta questão é um mistério tão grande da parte de Deus, que o apóstolo Paulo ao contar que um homem foi arrebatado até o terceiro céu, se referindo a si mesmo escreveu:
"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que o homem não é lícito falar." (2Co 12.1-4)
Paulo ao relatar a visão celestial, em outras palavras afirma, não sei se fui arrebatado fisicamente até o céu ou se o meu espírito foi até o céu, só sei que fui até o céu, Deus o sabe como cheguei até o céu. Como vimos, nem o apóstolo Paulo desejou entrar nessa polêmica.

O Importante meus irmãos é que João foi arrebatado e viu o trono de Deus, os personagens em volta do trono e nos apresentou as características de Cristo no Seu trono, ao qual vamos estudar nesta lição.

1.1 - Trono Alto e Sublime
João viu o Trono de Deus no céu como a visão de Isaías :
"Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo (Is 6.1)
Isso significa que NOSSO DEUS GOVERNA. Todo poder, domínio, proteção, honra e autoridade pertence ao nosso Deus. É nosso Deus que controla todas as coisas, que governa o universo, que conduz a história ... nada sai do controle de suas mãos.
"O Senhor está no seu santo templo; o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens." (Sl 11.4)
"Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus," (Mt 5.34)
"Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade" (Sl 47.8)
"O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo." (103.19)

1.2 - Trono de Justiça e Juízo
"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto" (Sl 89.14)
Nossos atos como cristãos devem ser influenciados pelas características do governo de Deus: Justiça, retidão, misericórdia (amor) e verdade, mesmo porque, qualquer ação humana intolerante, injusta, cruel, corrupta, violenta, desonesta não vem de Deus.

Ao oposto da base do governo divino ou das características do governo de Deus, a história é marcada por governos humanos que foram :
Totalitários como o governo de Adolf Hitler que assassinou 6 milhões de judeus (1939-1945) sem expressar nenhum sentimento de Justiça e misericórdia. 
Injustos como o governo de Stálin que resolveu transformar a Ucrânia e sua produção de Trigo numa fortaleza do comunismo, para isso assassinou 5 milhões de ucranianos (1932-1933) para realizar seus intentos.
Cruéis como o governo de Mao Tsé-Tung, o revolucionário comunista chinês, fundador da republica popular da China, que marcou a historia da humanidade nos anos 1958-1960 pela sua crueldade, fazendo uma reforma agrária forçada, levando á fome e morte milhões de pessoas.
Corruptos como alguns governos que passaram por diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde os políticos e poderes constituídos vivem à custa da miséria da maioria da população. Onde já se viu um dos poderes constituídos no Brasil gastar 481 mil reais  em lagostas e vinhos, enquanto falta recursos em diversas áreas como educação, saúde e segurança pública ?  Leia mais  Nem tudo o que é Legal é também Moral.   
Violentos como o governo de Pol Pot (1925-1998) Lider do Khmer vermelho em Camboja, país da Ásia, esse partido comunista vitimou quase 2 milhões de pessoas como o lema "Manter você vivo não nos traz nenhum benefício. Destruir você não será nenhuma perda para nós". Anticomunista eram fuzilados na hora sem nenhuma cerimônia, outros eram levados a campos de reeducação e trabalhavam até a morte. Não admitia nenhuma forma de oposição, tolerava apenas um partido, exigia a completa subserviência do cidadão ao Estado.
Haverá o dia do julgamento de todos :
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" (Ap 20.12)

1.3 - Trono de Davi
Deus disse a Davi, que o trono do seu reino seria para sempre :
"Agora, pois, assim dirás ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o chefe sobre o meu povo, sobre Israel." (2Sm 7.8)
"Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre" (2Sm 7.12-13)
O salmo 89 também fala da promessa de Deus de preservar os descendentes de Davi e conservá-los no trono para sempre. 
"A sua descendência durará para sempre, e o seu trono será como o sol perante mim; será estabelecido para sempre como a lua; e a testemunha no céu é fiel." (Sl 89.36-37)
Certamente, que este salmo é profético, visto que Jerusalém foi destruída e acabou-se o período monárquico em Israel, todavia, no futuro Jesus Reinará no Trono de Davi :
"Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra" (Sl 89.27)
"e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra." (Ap 1.5)
O anjo Gabriel enviado por Deus anunciou a Maria:
"Eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim." (Lc 1.31-33)
Jesus Cristo morreu, ressuscitou e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12.2), Ele venceu a morte, o diabo, a carne e o mundo. Em breve, depois da grande tribulação, voltará, e implantará o seu governo, seu trono será de juízo e luz para as nações (Lc 3.32).

2 - Em Volta do Trono
João viu vários personagens, neste tópico vamos conhecê-los e entender o seus respectivos significados.

2.1 - Os Vinte e Quatro Anciãos
João conta a visão :
"E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentado sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro" (Ap 4.4).
No mesmo Livro de Apocalipse, em outros versículos, eles aparecem :
"Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus." (Ap 11.16).
Mas, Quem são os vinte e quatro Anciãos que aparece na visão ?
Há várias interpretações, duas são as mais apontadas por teólogos:
1 - São anjos, motivo: vestem roupas brancas, possuem classes e 
      hierarquias e aparecem reunidos.
2 - São representantes do povo de Deus que surgiram no decorrer da 
     historia de Israel e da Igreja: Doze são os representantes de cada tribo 
     de Israel e Doze são os apóstolo de Jesus Cristo. 
Para John Wesley, Joseph Benson, Stanley M.  Horton a interpretação mais aceitável é a 2, pois possui argumentações mais plausíveis, até mesmo na grande cidade e santa Jerusalém, descreve esta mesma interpretação, vejamos:
"E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." (Ap 21.10,12,14).
O teólogo Simon Kistemaker também reforça a interpretação 2, os vinte e quatro anciãos são representantes do povo de Deus, apontando em seus argumentos que os santos sentarão com Cristo no seu Trono e terão poder de julgar: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono" (Ap 3.21) "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar;" (Ap 20.4).

2.2 - Os Quatro Seres Viventes
João conta a visão :
"E havia diante do trono um como mar de vidro,  semelhante ao cristal. E, no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás." (Ap 4.6).
Para John Wesley "Esses quatro animais também parecem ser retirados dos querubins nas visões de Isaías e Ezequiel (Ez 1.4-6] e no santo dos santos." [6]
Compare a visão de João com a visão de Ezequiel :
"Seus corpos, inclusive as costas, as mãos e as asas, estavam completamente cheios de olhos, como as suas quatro rodas. Cada um dos querubins tinha quatro rostos: Um rosto era o de um querubim, o segundo , de um homem, o terceiro, de um leão, e o quarto, de uma águia." (Ez 10.12,14)

2.3 - As Sete Lâmpadas de Fogo
"E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus." (Ap 4.5)
Para Stanley M. Horton as sete lâmpadas de fogo são os sete espírito de Deus, o que deixa João ciente que o Espírito Santo estava, e está, presente no trono.[4]

Quanto aos relâmpagos, trovões e vozes. 
Para John Wesley, os Relâmpagos afetam a vista, as Vozes afetam a audição, e os Trovões fazem o corpo todo tremer. Os homens fracos consideram tudo isso terrível; mas para os moradores do céu é uma mera fonte de alegria e prazer, misturada com reverência à Divina Majestade.[6]

3 - No Trono 
João conta a visão :
"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono." (Ap 4.2)
Aqui Deus é visto no seu esplendor, majestade e Glória[4]
Albert Barnes comenta: "É notável que João não descreva quem estava no trono, nem indica quem ele era pelo nome. Nem Isaías nem Ezequiel tentam descrever a aparência da Deidade, nem existem intimações dessa aparência dada a partir das quais uma figura ou imagem possa ser formada" [6]
Joseph Benson comenta: "Eis que um trono estava posto no céu - representa o trono de Deus abençoado ... de forma e aparência majestosas, e vestidas de glória como rei, governador e juiz. Aqui está descrito Deus, o Todo-Poderoso, o Pai do céu, em sua majestade, glória e domínio." [6]

3.1 - Como Jaspe e Sardônica
"E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda" (Ap 4.3)
Para John Wesley : "a pedra de jaspe transparente e branco brilhante, com uma mistura de cores bonitas, pode ser um símbolo da pureza de Deus. A pedra sardônica, de cor vermelho-sangue, pode ser um emblema de sua justiça e a vingança que ele estava prestes a executar contra seus inimigos." [6] , veja abaixo a visão que provavelmente João teve :


Na nossa revista nosso comentarista mostra uma ligação interessante, que também vem de encontro ao comentário de John Wesley :

 
3.2 - Arco Celeste
"E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda" (Ap 4.3)
Li diversos comentários de vários teólogos sobre o Arco Celeste, a comentada na revista foi a melhor para o nosso entendimento.
Pr. William Barros com muita propriedade comentou na nossa Revista :
"Quando Noé e sua família saem da Arca, Deus estabeleceu Seu arco no céu como sinal permanente da promessa de não destruir mais a terra com água (Gn 9.8-16) trazendo esperança e restauração depois da destruição do dilúvio. Agora na visão de João, o arco celeste aparece aqui novamente indicando que, mesmo com toda a destruição que está prestes a vir, haverá restauração e vida" [4] 

3.3 - Semelhante à Esmeralda
"E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda" (Ap 4.3)
Se após o diluvio, Noé e sua família viu um arco de sete cores, agora João vê um arco com uma cor única : Esmeralda.
Albert Barnes comentou : "a esmeralda é verde, e essa cor predominou no arco que parecia ser feita dessa espécie de pedra preciosa. Ezequiel também viu o arco na sua visão [6], vejamos : "Como aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava." (Ez 1.28)


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Dicionário Oxford Languages 
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[6] versículoscomentados.com.br


5 comentários:

  1. Muito grata a DEUS por esse canal tem me ajudado muito , que Deus continue abençoando a sua vida professor

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Deus continue te abençoando sempre vc e sua família , Paz grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Oh glórias a Deus, te louvo e te agradeço por esses estudos e pela vida dos professores para nós ajudar

    ResponderExcluir