Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2022

Lição 10 - A Volta do Grande Rei

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - A Volta Iminente do Rei dos Reis

Nesta Aula falaremos da Segunda Vinda de Jesus, conforme já estudamos a Segunda Vinda de Jesus se dará em duas fases, a saber :
Primeira Fase  - Arrebatamento
Segunda Fase - Volta de Jesus, o Grande Rei em Glória
Pois bem, Na Lição 4 estudamos sobre a primeira fase, ou seja, sobre a realidade do arrebatamento, e agora na Lição 10 vamos ter a rica oportunidade de estudar sobre a segunda fase, ou seja, A volta em Glória de Jesus Cristo. No nosso slide não adicionamos o quadro abaixo, mas seria interessante fazer o acréscimo deste comparativo para deixar bem claro ao aluno as diferenças apontadas:


O termo grego Parousia aparece 24 vezes no Novo Testamento com o significado de aparecimento (1 vez), chegada (2 vezes), Presença (3 vezes) e Vinda (18 vezes).   Clique Aqui - Leia mais sobre Parousia

Vamos para um texto como exemplo, observe a palavra em vermelho :

Bíblia ARC - João Ferreira de Almeida
E, estando assentado no monte das oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mateus 24:3)

Bíblia No Grego
Kathiménou dé aftoú epí toú órous tón Elaión prosílthon aftó oi mathitaí kat’ idían légontes Eipé imín póte tafta éstai kaí tí tó simeíon tís sís parousías kaí synteleías toú aiónos (Matéous 24.3) 

Bíblia Original Grego

Agora vamos ver o que a concordância Bíblica Strong fala sobre o termo Parousias :
Paurosias: estar presente, chegar para entrar em uma situação, vindo, a chegada do proprietário que sozinho pode lidar com uma situação, faz referência à visita de um rei ou algum outro oficial.
Paurosia é usado no oriente como uma expressão técnica para a visita real de um rei, ou imperador.
Paurosia em resumo fala da presença, da chegada, da vinda ... aqui tratando especialmente da segunda vinda de Cristo. [7]

Para Esequias Soares, o termo "Parousia" significa: vinda, chegada, presença, volta, visita real, advento, chegada de um rei. No aspecto escatológico "Parousia" se refere tanto ao arrebatamento da Igreja como à vinda de Cristo em glória com sua Igreja. [11]

1.1 - Todo Olho o Verá
Conforme notamos no quadro acima, enquanto o arrebatamento ocorreu em segredo só para a Igreja de Cristo marcando um tempo de alegria antes da Grande Tribulação, a Vinda de Cristo ocorrerá depois da Grande Tribulação de forma pública onde todo o olho o verá, este dia será marcado por lamentos, atentemos para este fato:
"Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO E VERÃO o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." (Mt 24.30)
"Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se LAMENTARÃO por causa dEle. Assim será! Amém. (AP 1.7).

SOBRE O RELÂMPAGO
"Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem." (Mt 24.27)
Assim como um relâmpago sai do Oriente e o seu brilho mostra no Ocidente, Jesus virá em Glória e será visto por todos, brilhará em todo o hemisfério. 

SOBRE A LAMENTAÇÃO
Albert Barnes:  O Senhor Jesus, quando voltar, virá acompanhado de nuvens. As nuvens são símbolos apropriados de majestade, e Deus é frequentemente representado como aparecendo dessa maneira. Até entre os pagãos, era comum eles representarem sua divindade como aparecendo vestidas de um nuvem. O objetivo de introduzir essa representação do Salvador, e da maneira como ele aparecerá, parece impressionar a mente como um senso de majestade e glória. Ele será visível em sua glória a todos os que habitam na terra; a todos os filhos dos homens. Ele virá agora como juiz, chegando ao julgamento.
As tribos da terra se lamentarão (chorarão) pelas grande calamidades que lhes sobrevêm, ou todas as nações do mundo lamenta (chora) quando ele julga. Todos os iníquos lamentarão com a perspectiva de sua destruição. A causa de sua lamentações no dia do julgamento será principalmente porque eles perfuraram, mataram, rejeitaram o Salvador e que eles merecem a condenação que lhes sobrevém. [5]
"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido." (Zc 12.10-11)
Saullo Stan: Talvez a chave para entender se esse lamento expressa arrependimento ou resposta a um juízo condenatório esteja em aceitar as duas coisas. O Texto de Zacarias 12:10-14 refere-se ao arrependimento de Israel, mas o de Mateus 24.30 não faz menção a isso, apresentando um tom de reclamação ou horror em face de um julgamento[9]

1.2 - Virá com a Igreja
Para nós que somos adeptos da corrente escatológica pre-tribulacionista cremos que A Igreja de Cristo será arrebatada, nesse evento encontraremos com Jesus Cristo nos ares e  no céu iremos participar do Tribunal de Cristo e das Bodas do Cordeiro, enquanto que Israel e os ímpios estarão na terra no período de tribulação sob o governo do Anticristo. No final desse período de 7 anos, ou da septuagésima semana profetizada pelo profeta Daniel, Jesus Voltará para terra em Glória e virá com a sua Igreja. Mas a pergunta que fica: Aonde é que está escrito que Cristo virá com a Igreja ? Esequias Soares cita : 
"para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos" (1Ts 3.13)
"Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios ..." (Jd vv14)
Hernades Dias Lopes: Os salvos que estiverem na glória virão com Ele entre as nuvens, como vencedores.[4]

1.3 - Pisará no Monte das Oliveiras


Charles Dyer : Daniel, Joel e Zacarias identificam Jerusalém como o local onde ocorrerá a batalha final entre Cristo e o Anticristo. Os três predizem que Deus interferirá na história do seu povo e destruirá o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias profetiza que a batalha terá fim quando o Messias voltar à terra e seus pés tocarem o Monte das oliveiras. Esta batalha será concluída com a segunda vinda de Jesus [15]

2 - Propósito da Sua Vinda
Qual é o Propósito da segunda vinda de Cristo?
1 - Socorrer Israel, derrotando o Anticristo, o falso profeta e o exército formado por todas as nações inimigas de Israel. Aqui Cristo punirá também os ímpios (Jd vv.14,15).
2 - Cristo irá se revelar a Nação de Israel como o verdadeiro Messias prometido e aguardado. 
3 - Cristo estabelecerá o seu Reino Milenial que culminará no estabelecimento do Reino Eterno de Cristo.

Elinaldo Renovato: Ele voltará para dar fim às catástrofes mundiais, acabar com a Grande Tribulação e seus aliados e implantar o seu Reino Milenial. Com a sua vinda em Glória, Ele preparará o mundo para o Milênio.[10]

Esequias Soares:  O propósito da vinda de Cristo em glória é :
1 - Julgar as nações (Jl 3.12-14; Mt 25.31,32)
2 - Restaurar o trono de Davi (Zc 12.8-14)
3 - Destruir a besta e o falso profeta (2Ts 2.8; Ap 19.19-20)
4 - Estabelecer o seu reino de justiça e paz na terra, o reino de Deus de 
      mil anos (Is 2.4; Ap 20.2,3)  [11]

2.1 - Vencer o Anticristo
Para que o Reino Milenial de Cristo seja estabelecido, antes disso, Cristo tem o propósito inicial em sua segunda vinda de pesar sua mão contra o Anticristo, o falso profeta e contra o exército formado por todas nações inimigas de Israel que se uniram com o objetivo comum de exterminar da terra o povo da Aliança Abraâmica e Davídica. Pastor William Barros destaca: Um dos propósito da segunda vinda de Cristo é derrotar o Anticristo, o falso profeta e seus confederados [4]
"E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre." (Ap 19.20)
"E, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;" (2 Ts 2.8)
Em Apocalipse 19.15-21, vemos como será a derrota do Anticristo e seus exércitos. Cristo vai fazer juízo sobre a impiedade do Anticristo, falso profeta e confederados que irão cercar Israel. O Exército de Cristo derrotará todos eles, tanto o Anticristo como o Falso profeta serão lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre.
"E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira de Deus Todo-Poderoso." (Ap 19.15)
Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, diferentemente do dia do arrebatamento da Igreja, agora irá reger as nações com vara de ferro, símbolo de autoridade absoluta.

2.2 - Revelar-se a Israel
Na primeira vinda de Jesus a Terra, Israel rejeitou Jesus como o Messias:
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (Jo 1.11)
Para Claudionor de Andrade no exato momento em que o Senhor Jesus estiver intervindo em favor dos Israelitas, estes, de imediato, haverão de reconhecê-lo como o seu Messias. Com a derrota do Anticristo e seus exércitos, Israel verá que Aquele a quem rejeitaram na primeira vinda, não é outro senão o seu Messias.[12]
"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e toda as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém." (Ap 1.7)

2.3 - Inaugurará Seu Reino
"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre." (Ap 11.15)
A nação de Israel era governada por um Rei invisível  (governo divino) : o próprio Deus. No período teocrático de governo, Israel era diferente das outras nações, e essa era a vontade de Deus para aquela nação. Todavia, o povo pediu um rei visível (governo humano) : "constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que governe, como o têm todas as nações" (1Sm 8.5)
Deus atendeu, e a nação de Israel passou do governo Teocrático para a Monarquia ungindo rei Saul como rei, todavia, agora na sua segunda vinda a terra, prosseguirá no seu propósito maior com o povo de Israel e demais habitantes da terra, que é  estabelecer o seu governo Teocrático, ou seja, estabelecer o Reino Milenial (estudaremos na lição 11) que culminará no estabelecimento do Reino Eterno de Cristo.
As características do Reino Milenial por Elienai Cabral [13] :
1 - Justiça (Mt 25.37; Is 60.21; Is 26.2; Ml 4.2; Is 46.13; Is 51.5)
2 - Obediência 
3 - Conhecimento universal de Deus (Is 11.9; Jr 31.34)
4 - Paz e Prosperidade (Is 2.4; 35.1,2)
5 - Longevidade (Is 65.20,21,22; 33.24)

3 - A Grande e Terrível Batalha do Armagedom
A Grande e Terrível Batalha do Armagedom ocorrerá quando o Anticristo e seus exércitos marcharem contra Jerusalém, Deus entrará em ação e Jesus voltará para resgatar o seu povo, Israel. O Senhor, com seu exército angelical, destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e lança-los-à no lago de fogo (Ap 19.11-21) [15]

3.1 - O Local da Batalha
Enfrentamento bélico-espiritual que se dará entre as nações de Cristo e as do mal na derradeira etapa da Septuagésima Semana de Daniel (Ap 16.14-16). A batalha terá como palco as montanhas de Megido, localizadas a 24 quilômetros de Nazaré. No vale de Megido, foram travadas as memoráveis batalhas de Israel. Aqui, Baraque obteve grande vitória sobre os cananeus, e Gideão, sobre os midianitas (Jz 4,5 e 7). Também em Megido morreram dois reis hebreus: Saul e Josias (1Sm 31.8; 2Cr 35.22) [14]

Elionaldo Renovato: Os exércitos do Anticristo se reunirão para destruir Israel, no vale do Armagedom: "E os congregaram no lugar que em hebreu se chama "Armagedom" (Ap 16.16) [10]
Pr. William Barros: Armagedom é nome hebraico que significa "Monte Megido" ... nessa região, há uma importante base aérea militar Israelense. [4]

3.2 - Os Inimigos serão Destruídos
Elionaldo Renovato: O objetivo (do Anticristo e seus exércitos) é exterminar Israel. A batalha durará  só um dia. Será uma batalha  em que Israel não terá condições de vencer pelas armas humanas. Um terço dos judeus morrerá (Zc 13.8), mulheres serão violentadas (Zc 14.2) e a situação de Israel será muito crítica (Ap 14.20). Jesus então descerá para socorrer Israel (Zc 14.3-5). Ele destruirá as nações "que vierem contra Jerusalém" (Zc 12.8,9). Só então Israel reconhecerá que Jesus é o Messias (Ez 37). [10]

3.3 - Jesus, O Rei que Breve Virá
Louis Berkhof: A segunda vinda de Cristo, ainda que pessoal e visível, será muito diferente de Sua primeira vinda. Ele não voltará no corpo de Sua humilhação, mas num corpo glorificado e com vestes reais ... Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, triunfante sobre todas as forças do mal, havendo posto todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés [8], leia Apocalipse 19.11-16 abaixo :
11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.
13 - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 - E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 -  E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira de Deus Todo-Poderoso.
16 - E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág. 1838
[7] Strong Concordância Bíblica
[8] Teologia Sistemática - Louis Berkhof
[9] Saullo Stan - Palestrante - Seminário Batista Livre - 2020
[10] Elinaldo Renovato - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.65 - 1T - 2016
[11[ Esequias Soares - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.54 - 3T - 2017
[12] Claudionor de Andrade - Lições Bíblicas - CPAD ´Pág.64 - 4T - 2004
[13] Elienai Cabral - Lições Bíblicas - CPAD - Pág.63 - 3T - 1998
[14] Dicionário de Profecia Bíblica - CPAD - Pág.31
[15] Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica - 2008 - CPAD - Pág.68


24 comentários:

  1. A paz do Senhor irmão!
    Estudo maravilhoso, tem nos ajudado muito Deus continue abençoando a sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe vocês pelo excelentíssimo trabalho!🙌🏾🙏

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor meu amado irmão que Deus abençoe grandemente tem nos ajudado bastante estes slides que o irmão que toda a equipe tem feito e postado para nós gratidão Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdemar, a paz do Senhor, fico feliz em conseguir ajudar em algo !

      Excluir
  4. Paz meu irmão, Deus te abençoe pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Um excelente trabalho que abre cada vez mais a mente daqueles que procuram entendimento da palavra de Deus.👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe pelo retorno, é mui importante para nós !

      Excluir
  6. Maravilhoso estudo da palavra do Senhor, Deus continue abençoando esse servo de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém , Pretendo até o dia do Arrebatamento estar aqui estudando a Palavra de Deus com os irmãos !

      Excluir
  7. Parabens excelente contribuição, para professores da EBD.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor. Vocês não produzem mais slides das lições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betel está acima o link para Baixar, da CPAD favor entrar no whatsapp (11)98180-6767 para esclarecimentos

      Excluir
  9. Benção pura, glória a Deus.

    ResponderExcluir
  10. Paz do Senhor Jesus
    Sou grato a Deus pela vida de vcs que estão ajudando a melhorar nossa EBD.

    Eu uso os slides de vcs para dar aula e para os vídeos do meu canal do YouTube

    Se for possível gostaria de receber os slides antes pois faço os vídeos com eles também.

    eralderas80@hotmail.com
    eralderas@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a PAZ DO SENHOR JESUS MEU PASTOR o subsídio da lição 11 da Betel apocalipse será postado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente , atrasamos esta semana :( - Já estou postando no site

      Excluir