Total de visualizações de página

sábado, 16 de abril de 2022

Lição 4 - A Realidade do Arrebatamento

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN


Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98

Nosso subsídio (comentário da lição) NÃO contem textos ou partes do conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar dos tópicos e subtópicos da Lição. 
Estamos de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

1 - A Esperança para os que morrem em Cristo




1.1 - Cristo, as primícias dos que Morrem
"Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos  que dormem" (1Co 15.20)
O que Paulo estava querendo dizer ao afirmar : Cristo foi feito as primícias dos que dormem?
Primícias significa primeiras coisas de uma série; exemplos: os primeiros frutos de uma colheita, primeiro animais nascidos em um rebanho; primeiros lucros, primeiros livros escritos [3]
Primícias no Hebraico é BIKKUR (primeiro fruto) ou RESHITH (Primeiro).
Na bíblia o significado de Primícias não é diferente, em Levítico 23.10 :
"Fala os filhos de Israel o seguinte: Quando vocês entrarem na terra que eu lhes estou dando e fizerem a primeira colheita de trigo, levam ao sacerdote um feixe do que colherem" [5]
 A festa de Pentecostes era conhecida como a festa das primícias, onde os judeus ofereciam à Deus os primeiros frutos de uma colheita.
Luciano Subirá destaca: "Deus não instituiu as ofertas pelo fato de precisar delas, mas para provar o nosso coração numa das áreas em que demonstramos um grande apego. Com a lei das primícias não é diferente" [6]
Como vimos do mesmo modo que as primeiras colheitas eram levadas como oferta (Lv 23.10), Cristo foi feito as primícias dos que dormem, por ser o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, nos dando a garantia que também iremos ressuscitar para a vida eterna.
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele." (1Ts 4.14).
"A morte de salvo não é Adeus, mas até breve" (Pr. William Bastos) [4]

1.2 - A Ressurreição dos Mortos
Será um dia de grande alegria dos Salvos em Cristo.
Os mortos em Cristo serão ressuscitados, e os salvos que estiverem vivos não precisarão passar pela morte, terão seus corpos transformados em um corpo glorificado, todos encontrarão Jesus Cristo nos ares.
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1Co 15.52)
"E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita." (Rm 8:11)

"Num momento, num abrir e fechar dos olhos"
John Calvin afirmou "Paulo escolheu um movimento do corpo, que supera todos os outros em rapidez; pois nada é mais rápido que um movimento dos olhos" [8]

"ante a última trombeta"
Será que a trombeta soará no sentido literal ? Alguns estudiosos apontam para o sentido metafórico. Eu particularmente creio no sentido literal, perceba que quando era um dia de alegria, de solenidades e nos princípios dos  meses, a ordem de Deus para o povo judeu é que tocassem trombetas (Nm 10.10), assim se dará no grande dia alegre do arrebatamento da Igreja de Cristo.
John Wesley afirma : "A trombeta soará para despertar todos os que dormem"
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (1Ts 4.16)
Pr. Elienai Cabral afirma que no evento do arrebatamento da Igreja, ou seja na primeira fase, a participação do arcanjo será efetuada pela voz de comando e chamamento de todos os santos.
"E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo..." (Dn 12.1)
E na segunda fase, na Vinda Gloriosa de Jesus, Pr. Elienai Cabral afirma que o arcanjo Miguel participará ativamente, quando Cristo descerá sobre a terra rodeado de exércitos celestiais, e então pisará no Monte das Oliveiras (Zc 14.3,4; Ap 1.6,7).

1.3 - Consolai-vos com estas Palavras
O que é a Vida ? Frágil e Breve :
"Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro" (Sl 90.9)
"Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce a sepultura" (Jó 7.9)
"Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando." (102.11)
"Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tg 4.14).

Sabemos como é difícil a dor da perda de um ente querido, mas para o crente fiel, a bíblia nos ensina a aceitar a finitude física da vida:
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança" (1Ts 4.13).
Stanley M. Horton : "A morte não interrompe a comunhão que temos com nosso Senhor." Paulo escreveu :
"nem a morte, nem a vida ... Nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8.36-39)

O que Aguarda o ímpio ? 
"E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno." (Dn 12.2)
"E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros . E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Ap 20.11-12).
"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hb 9.28).
Jesus falou em sua parábola :
"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos, para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E no Hades (inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio." (Lc 16.22-23)
Paulo escreveu sobre o que está reservado para os crentes fiéis :
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2Tm 4.8)

2 - A Igreja e a Esperança do Porvir
A Promessa de Jesus Cristo alcançará dos os crentes fiéis ou santos, de todas as épocas, estando esses mortos ou vivos, essa é nossa esperança.

2.1 - Nem Todos Dormiremos
A ressurreição do Santos que estiverem mortos e o arrebatamento secreto dos Santos que estiverem vivos não é uma utopia, será real.
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." (1Co 15.51)
Nossa geração pode ser a geração do arrebatamento, os sinais da volta de Cristo se confirma no nosso dia a dia. Atentemos !
Quer morramos, quer vivamos, nós os crente fiéis, seremos transformados ao soar da última trombeta.
Despertemos !

2.2 - Não Precederemos os que Dormem
A Bíblia é clara, os Santos que estiverem mortos serão ressuscitados e os Santos que estiverem vivos serão arrebatados para encontrar Cristo nos ares : "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1Ts 4.16-18).
Haverá rigor no dia do arrebatamento, o crente que não estiver com sua vida espiritual alicerçada na Palavra de Deus, será deixado para trás e passarão o período da grande tribulação aqui na terra.
É chegado o momento da Igreja mostrar-se cada vez mais santa, sabemos que o próximo grande evento é o arrebatamento da Igreja. 


2.3 - Todos Seremos Transformados


"que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." (Fp 3.21)
"Porque é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade." (1Co 15.53)
Pr. William Barros comenta : "receberemos corpos não sujeitos à velhice, às doenças, à dor, à morte e à decomposição" [4]
"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo da corrupção, ressuscita-se na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória." (1Co 15.42)

Ressuscita-se na incorrupção
"Nosso corpo está sujeito à fraquezas e doenças. É surrado pelas intempéries do tempo e pela ação das enfermidades. Mas, o corpo da ressurreição não terá corrupção, ou seja, jamais ficará cansado, enfermo ou senil. Será um corpo perfeito, sem defeito, com absoluto vigor." (Hernandes Dias Lopes) [7]

Ressuscita em glória
"Nosso corpo hoje é escravizado por pecados, vícios e mazelas de toda sorte. Sofre o golpe da nossa insensatez e recebe a paga do nosso pecado... o corpo da ressurreição ... jamais ficará envelhecido ou cansado. Será um corpo semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus. (Hernandes Dias Lopes) [7]

É preciso deixar claro para seus alunos que haverá a primeira e a segunda ressurreição:

Primeira Ressurreição
Ocorrerá em três fases:
1 Fase
   Refere-se à ressurreição de Cristo e de muitos santos do Antigo 
   Testamento. Grupo de pessoas de Mt. 27.52,52.
2 Fase
   Refere-se à ressurreição dos mortos dos crentes fiéis do período 
   neotestamentário, ou seja, referente a nova aliança ou novo testamento.
   Ocorrerá no encontro com Cristo nos ares no dia do arrebatamento.
3 Fase
   Refere-se a ressurreição dos mortos dos crentes fiéis que foram 
   mártires no período da grande tribulação.

Segunda Ressurreição
Ocorrerá no fim de todas as coisas após o reino Milenar de Cristo na terra, quando os ímpios serão ressuscitado e então iniciará o Juízo diante do grande trono branco (Ap 20.12; Hb 4.13), também denominado Juízo Final.
Pr. Elienai Cabral afirma em seu estudo que os corpos dos ímpios terão todas as partículas físicas reunidas e transformadas em corpos espirituais, mas sem qualquer glória, eles serão julgados pelas suas obras. "Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão; uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno" (Dn 12.2) [2]

3 - O Mistério do Arrebatamento     


O termo "Arrebatamento" no grego "Harpazo" que significa retirar algo com rapidez e de forma inesperada. 
O termo "Arrebatamento" no latim "Raptus" que significa tirar, tomar das mãos de forma violenta, arrancar.
Entenda, que Jesus Cristo irá tirar a sua Igreja da terra, nossos corpos serão transformados de forma instantânea pelo poder do Espírito Santo, essa é nossa grande esperança. 

3.1 - Será Extraordinariamente Rápido


"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite" (1Ts 5.2)
"Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis" (Mt 24.44)
As pessoas na terra estão vivendo como nos dias de Noé, colocando suas energias nos prazeres deste mundo, até mesmo vemos muitos cristãos preocupados demasiadamente com as questões materiais, não atentando para sua vida espiritual.
Não podemos ficar indiferentes ao que está acontecendo no mundo concernente aos sinais da volta de Cristo: Guerras e rumores de guerras, fomes, pestes, terremotos e tsunamis, furações e tornados. Como ficar indiferente neste mundo com o futuro cinzento que nos espera, onde o egoísmo impera, onde cada pessoa luta pelos seus interesses particulares. Para onde caminha a humanidade, prestes a uma convulsão social, sem direção a seguir. Há países no mundo que o governo não governa frente a graves crises econômicas, desemprego em massa, violência social sem controle, desesperança e futuro incerto. 
Como ficar indiferente a inversão de valores: O que é verdade virou mentira, o que é mentira virou verdade, o certo virou errado, o errado virou certo. Como se conformar num mundo que fabrica seus heróis nos ritmos musicais imorais. Como entender pessoas que defendem seus heróis vindo da corrupção escancarada, seria falta de informação ou falta de valores na vida. Que mundo é esse que estamos vivendo: onde uma mulher desequilibrada, faz sexo consensual com um mendigo na rua e o caso transforma o homem em celebridade?  
Os demônios estão levando as pessoas a superficialidade; as pessoas estão em busca de atalhos que possa levá-los ao dinheiro, fama e sucesso na visão Big Bother, ou seja, sem trabalho, sem estudo, sem dedicação, sem ralar na vida. Sacrifica-se os valores, as prioridades por notoriedade. 
Enquanto muitos estão dormindo, outros buscando notoriedade e entretenimento, as coisas estão acontecendo, tudo sendo preparado para o governo mundial do anticristo.
"Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lc 21.28)
Os sinais que Jesus mencionou sobre os últimos dias antes da sua segunda volta estão acontecendo. Ficai preparado ! É preciso vigilância !

LEITURA COMPLEMENTAR
"E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará" (Dn 12.4).
A tecnologia e a ciência se multiplica de forma assustadora, "A tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana", diz Friedman (Colunista do The New York Times). Muitos teólogos concordam que esse texto de Daniel está relacionado ao crescimento rápido da tecnologia atual. 
Com a Tecnologia 5G teremos uma conexão móvel sem fio na internet cerca de até 100 vezes mais rápida que a atual 4G (a Hiperconectividade substituirá a banda larga fixa e a fibra ótica), isso irá trazer uma revolução na indústria, no agronegócio, na vida das pessoas. As inovações prometidas pelo 5G deixa qualquer um de boca aberta, veja algumas :
- Veículos aéreos autônomos
- Robótica + 5G , irá acelerar a tecnologia de medicina remota, robôs industriais, drones. Teremos inovações no transporte e área da saúde.
- 5G está proporcionando testes de utilização das redes 5G para captação e transmissão de energia, isso é uma possibilidade real (o que poderá eliminar a necessidade de baterias em celulares, notebooks no futuro).
- fortalecerá a chegada com força da tecnologia "Internet das Coisas"  possibilitando que diversos aparelhos se conectem à internet e interajam com ela. O mundo físico e o digital se unem. Teremos controle de máquinas interconectadas, eletrodomésticos, veículos.
- Industria 4.0 será uma realidade (automação industrial com integração da inteligência artificial, "internet das coisas", computação em nuvem e robótica).
- Tecnologia possibilitará o controle global em um governo mundial


NA LIÇÃO 7 - O MUNDO PREPARADO PARA O ANTICRISTO
vamos detalhar essa questão (Agenda 2030, The Great Reseat, e outras)

3.2 - Encontraremos Cristo nos Ares
Quem irá participar do Arrebatamento da Igreja?
Somente os que estão em Cristo irão participar desse evento.

É preciso entender corretamente as duas fases da Segunda Vinda de Jesus. Para isso observe o quadro abaixo :


3.3 - Estaremos para sempre com Cristo


"E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também." (Jo 14.3)
"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu agulhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o agulhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1Co 15.54-57)
Como servos de Cristo, pertencentes a sua Igreja :
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." (Rm 12.12)

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Dicionário Oxford Languages 
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2022
[5] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[6] Luciano Subirá - Orvalho.com
    https://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos/a-lei-das-primicias-2/
[7] Rev. Hernandes Dias Lipes
       https://hernandesdiaslopes.com.br/como-sera-o-corpo-da-ressurreicao/
[8] versículoscomentados.com.br 

10 comentários:

  1. Deus abençoe
    Agora tenho tempo de estudar bastante o material, Apocalipse tema da uma atenção redobrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção ! Tema complexo por existir várias correntes teológicas, mas o Espírito santo nos ajuda a entendermos essa tão grande e importante revelação. Tenha Bom Estudo !

      Excluir
  2. PARABÉNS, PR EDER, COMENTÁRIO DENTRO DA PERSPECTIVA PRE-TRIBULACIONISTA MUITO BEM EXPLICADO, COM CERTEZA OS NOSSOS PROFESSORES TEM EM MÃOS UMA GRANDE FERRAMENTA PUBLICADA POR ESTE SITE QUW TEM SIDO UMA BÊNÇÃO PARA A NOSSA EBD, UM ABRAÇO, PR CARLOS ALBERTO DE GOIÂNIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Carlos Alberto, Deus abençoe por visitar nosso site, pelo retorno, pela confiança nesse trabalho. Estamos juntos nessa nobre missão EBD !

      Excluir
  3. Textos muito esclarecedor e dentro da nossa corrente teológica, do pré tribulacionista, isso é e será um grande alerta para os dias atuais. Pr. Gamaliel castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Gamaliel, Deus abençoe pela participação, Estamos juntos !

      Excluir
  4. Deus abençoe pastor muito bom bem explicado tem ajudado muito nas aulas fico muito agradecido paz presbítero Evaldo lambari Sul de Minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Evaldo, Deus abençoe pelo retorno, é importante para nós !

      Excluir
  5. Eu queria as imagens do livro todo, mas não consigo acesso em lugar nenhum para eu montar o estudo aqui, consegui só até essa sua aqui...

    ResponderExcluir