Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Lição 2 - Um Homem de Fé e Coragem

          

 

 










Pr. Éder Tomé

Subsídio




Texto Áureo
"Então disse: Não se chamarás mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste." (Gn 32.28)
Verdade Aplicada
Após encontrar-se com Deus, o homem nunca mais é o mesmo, pois experimenta a vida abundante que somente Deus pode proporcionar.

Texto de Referência
Gênesis 25.19-23
19 - E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque.
20 - E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Parã-Arã, irmã de Labão, arameu, por sua mulher.
21 - E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
22 - E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E se foi a perguntar ao Senhor.
23 - E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

                             Introdução

1 - A Rivalidade de Esaú e Jacó


1.1 - Uma Revelação



1.2 - O Direito de Primogenitura
Apesar de muitas atitudes erradas, Jacó demonstrou grande interesse pelas coisas espirituais. Existem sinais de que ele sempre demonstrou inclinação pelo sagrado, ao contrário de Esaú, que a Bíblia chama de Profano. (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág.49)


Esaú se mostrou desinteressado, indiferente a algo tão valioso, pois, o primogênito tinha o direito as bênçãos especiais, bem como a uma herança espiritual e material do pai.
"E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura." (Gn 25.34). 
Quando fazemos uma analogia do prato de guisado de lentilhas com a salvação, percebemos que muitas pessoas agem como Esaú, por causa dos bens materiais, dos prazeres mundanos abrem mão da salvação de Jesus. Esaú não desprezou somente sua primogenitura, mas sabedor que seu pai Abraão recebera de Deus a promessa de fazer dele uma grande nação (Gn 22.15-18), acabou desprezando também essa bênção de Deus.

1.3 - A Troca de Papéis
A importância da primogenitura era tão grande que, mais tarde, havendo chegado o momento de Isaque abençoar seu primogênito, Rebeca usou uma estratégia que levou Jacó a receber a parte mais importante da bênção paternal, a qual cabia ao primogênito.
Nessa ocasião, Jacó cometeu quatro terríveis enganos, ele:
(1) mentiu quando afirmou ser Esaú;
(2) mentiu quando declarou que havia feito como seu pai lhe pedira;
(3) enganou Isaque, dizendo que o Senhor tinha trazido a caça até ele
(4) enganou seu pai, passando-se por Esaú, quando aceitou a estratégia de sua mãe e revestiu suas mãos e seu pescoço com pelos, simulando ser seu irmão.
Nunca houve uma época em que uma mentira, de qualquer espécie, pudesse ter agradado a Deus. A Palavra de Deus, do início ao fim, reprova a prática de mentir (Sl 31.18; Pv 12.22) (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 50)



2 - Uma Nova Etapa


2.1 - Deus está neste Lugar
Ao fugir de casa, visando escapar da morte, Jacó chegou a um lugar onde passou a noite e teve um sonho (Gn 28.10-22), o qual foi um marco em sua vida. Nesse sonho, Jacó viu uma escada que tocava o céu (Gn 28.12).
Tal escada indica que o altíssimo não perdeu o contato com a terra nem o interesse por ela. 
A escada que Jacó viu também pode ser entendida como uma alegoria que aponta para o fato de o mundo espiritual ser composto principalmente de progresso e de disciplina, não de mera euforia, imediatismo ou automatismo. Ele não sonhou com um elevador, que poderia conduzir uma pessoa automaticamente do primeiro ao vigésimo andar, privando-a da experiência de todos os andares predecessores. Precisamos ter experiências com Deus e gastar a nossa energia na subida de cada um dos muitos degraus que nos levarão à comunhão com o Senhor e ao ponto culminante do plano de Deus para nós.
Fazer votos com Deus, como fez Jacó (Gn 28.20-22), é uma atitude recomendada pela Bíblia, desde que seja feita como sabedoria, fé e moderação. (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 51)
"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que votes do que votes e não pagues." (Ec 5.4,5)

2.2 - Servir por Amor


Jacó trabalhou sete anos para que Raquel lhe fosse dada a ele como esposa. Contudo, depois de todo esse tempo de trabalho, Labão enganou Jacó entregando-lhe sua filha mais velha, Leia, como esposa. Porém, tal era o amor de Jacó por Raquel que ele decidiu trabalhar mais sete anos por ela (Gn 29.18-30). Aqui Jacó também nos ensina a importância da perseverança no trabalho que realizamos. A igreja não pode ser um lugar de ociosos. A Palavra de Deus recomenda exaustivamente que as pessoas sejam trabalhadoras diligentes, a fim de serem abençoadas e ajudadas por Deus (2Ts 3.10-12; Pv 6.6). (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 51)

2.3 - A Lei da Semeadura


3 - O Surgimento de uma Nação


O relacionamento de Jacó com Labão parece ter se deteriorado aos poucos, passando a ser profundamente inviável. Depois de alguns anos, o patriarca desejou partir.
A Bíblia menciona que Deus abençoou Jacó poderosamente enquanto ele esteve na terra de seu sogro. Ele permaneceu nela até o tempo de retornar à Terra da Promessa. (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 54)

3.1 - Gileade, lugar de Testemunho


3.2 - Vau de Jaboque, lugar de Mudança


O nome Jacó significa suplantador e, nos episódios com Esaú, foi exatamente isso que ele havia feito: suplantou o irmão.
No caminho de volta ao passar pelo vau de Jaboque, Jacó se encontrou com um Anjo. Foi uma noite marcante para aquele que, ao romper da alva, teve seu nome definitivamente mudado para Israel.
A Bíblia confere muita importância ao significado do nome de uma pessoa. Nos registros bíblicos, Deus mudou o nome de alguns de seus servos.
Uma vez que o Senhor mudou o nome de Jacó para Israel, os judeus não se chamam jacobitas, mas israelitas. (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 51)

3.3 - El-Betel, Lugar de Adorar a Deus




Conclusão

Jacó nasceu como suplantador, mas morreu como Israel, príncipe com Deus. Podemos resumir sua vida em uma simples frase: nasceu lutando, viveu suplantando e morreu adorando. Bendito seja, pois, para sempre, o Deus de Jacó. (Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel Ano 7 nro.14 - Pág. 51)



    










Nenhum comentário:

Postar um comentário