Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Lição 2 - Deus cuida dos que se dedicam a Ele

 Aula presencial dia 8 de abril de 2018 



Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !


1 - Incentivar a busca da sabedoria divina quanto a administração do tempo;
2 - Destacar a necessidade de estabelecer prioridades;
3 - Mostrar que precisamos estar sempre avaliando a verdadeira motivação de nossa a Deus.

 Texto Áureo
“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e 
todas essas coisas vos serão acrescentadas”.(Mateus 6.33)

Verdade Aplicada
   A razão da nossa existência é estarmos em comunhão 
com Deus e servi-lo em todo o tempo.

Motivo de Oração
Ore por todos os que se esforçam em levar o Evangelho.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

4 - Deus Proverá

33 - Com Tua Mão Segura

578 - Sossegai





 Mateus 6:31-34 
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos? ou: Que beberemos ou: Com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

 1 Pedro 5:7 
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.



Segunda-Feira –  Josué 24:15 
24 : 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Terça-Feira –  1 Samuel 2:18 
2 : 18 Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.

Quarta-Feira –  Romanos 6:13,19 
6: 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
6: 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

Quinta-Feira –  Romanos 11:36 
11: 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
  
Sexta-Feira –  Filipenses 4:19 
4: 19  O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Sábado –    Colossenses 4:5 
4 : 5  Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !




ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. O uso do tempo dado por Deus.
2. É preciso estabelecer prioridades
3. A importância do discernimento.
Conclusão
Clique aqui para Visualizar o PAE (Plano de Aula Expositiva) da Editora Betel



                   


TEXTO ÁUREO
“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.(Mateus 6:33)
Professor aproveite o texto áureo para sintetizar a situação econômica atual que se encontra o nosso país. Situação que foi causada por decisões políticas, corrupções e principalmente por decisões macroeconômicas que resultaram em prejuízos incalculáveis para a nossa nação.
Na economia doméstica também,quando não há uma conscientização e controle quanto aos gastos,ou seja, os gastos superam a renda familiar, certamente se instaurará um caos financeiro com conseqüências traumáticas. Uma outra situação também são as crises causadas por desempregos ou imprevistos,doenças ou até mesmo provações.mostre para os alunos que Deus é soberano e poderoso para dar o livramento e socorro nos momentos onde não enxergamos uma solução humana, nossa parte é priorizar o Reino de Deus e a sua justiça, e o nosso Pai Celestial agirá em nosso favor,mesmo quando erramos na gestão econômica.

VERDADE APLICADA
A razão da nossa existência é estarmos em comunhão com Deus e servi-lo em todo o tempo.
Tem você sede de Deus? Anela por sua presença? Suspira por seus átrios? Anseia aprofundar com Ele a sua comunhão? Aliás, sabe você o que é, realmente, a comunhão com Deus?
1. Definição. A comunhão com Deus é a intimidade que o crente, mediante a obra redentora de Cristo e por intermédio da ação do Espírito Santo, desfruta com o Pai Celeste, e que o leva a usufruir de uma vida espiritual plena e abundante (Rm 5.1; 2 Co 13.13).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 2º Trim)
Obs. comunhão, do grego koinōnia, também tem o sentido de "relacionamento íntimo"

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1 - Incentivar a busca da sabedoria divina quanto a administração do tempo;
2 - Destacar a necessidade de estabelecer prioridades;
3 - Mostrar que precisamos estar sempre avaliando a verdadeira motivação de nossa a Deus.

TEXTO REFERÊNCIA
Mateus 6.31-34
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos? ou: Que beberemos ou: Com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
1 Pedro 5.7
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

INTRODUÇÃO
É um desafio vivermos numa época caracterizada por “não tenho tempo”, sendo discípulos de Jesus. Precisamos rever constantemente como está a relação prioridade e rotina em nossa vida (Mt 6.33).
O dia tem vinte e quatro horas,utilizamos cerca de um terço para descansar,vejamos como estamos administrando os dois terços restante...

1. O uso do tempo dado por Deus.
Como estamos usando nosso tempo? Como discípulos de Jesus Cristo precisamos lembrar que Deus é o Senhor do tempo (Sl 31.15; At 17.26). Portanto, somos tão somente mordomos do tempo. Precisamos buscar a sabedoria divina quanto às nossas atividades e administração do mesmo (1Cr 12.32; Ec 8.5-6).

1.1. Voltando ao princípio da humanidade.
É importante destacar que, quando o ser humano foi criado, o Senhor Deus já tinha estabelecido “tempos determinados” e “dias e anos” (Gn 1,14). Deus não criou o ser humano e o colocou na terra, deixando-o à mercê de suas próprias percepções e descobertas, mas o abençoou, capacitou, instruiu, designou tarefas e mantinha relacionamento contínuo com ele (Gn 1.28; 2.5, 8, 15-17). Não só criou, como mantém (Is 42.5). O Senhor Deus nos criou para Ele. Para O buscarmos e nos relacionarmos com Ele (Is 43.7; At 14.15-17; 17.25-28).
Nosso modo de viver neste mundo é reflexo do entendimento que temos acerca de nossa origem e propósito de vida. Por isso, precisamos das Escrituras Sagradas, pois somente é possível ter esse conhecimento a partir da revelação de Deus. Quando o seu humano desconhece ou não crê na Palavra de Deus, vive em uma constante crise existencial ou resume sua vida apenas a aspectos materiais e à sua própria capacidade intelectual.
Amados, sejam objetivos, pergunte para seus alunos quanto tempo estão reservando para Deus diariamente? Incentive-os a iniciarem a prática da oração e meditação da palavra de Deus todos os dias. Fiz este trabalho em minha classe e alguns irmãos tem me relatado o quanto estão sendo abençoados e edificados.Glorificado seja o nome do Senhor!
Este é um dos objetivos da EBD.
"A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo" (Sl 84.2).

1.2. Deus supre as necessidades.
Interessante notar que, enquanto o primeiro homem se dedica às tarefasdesignadas pelo Criador (lavrar a terra; guardar o jardim; nomear os animais – Gn 2.15, 19-20), Deus percebeu a importância de Adão ter uma ajudadora (Gn 2.18, 21-23). O Criador continua atento à Sua criação. Ele não apenas percebeu, mas agiu para suprir. O Senhor Deus é Jeová-Jireh – “O Senhor proverá). De si mesmo, o homem não consegue perceber todas as suas necessidades. Nem sempre sabemos o que realmente é bom ou não para nós. Importante estarmos cientes de nossas limitações, até para conhecermos tudo acerca de nós mesmos. Não fomos feitos pelo Senhor para vivermos separados dEle.
Deus cuida do seu povo (Êx 16.4; Dt 29.5). O Senhor não mudou, Ele cuidou do seu povo na travessia pelo deserto e também cuida de nós em todo o tempo (Hb 13.5). Confie no Senhor e não murmure como fez o povo no deserto, pois o Pai cuida de nossa provisão. Em o Novo Testamento, Paulo faz uma séria recomendação, a fim de que não venhamos nunca a seguir o exemplo de Israel: “E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor” (1Co 10.10). Murmurar é falar mal de alguém ou algo. A murmuração é um grave pecado contra Deus (Fp 2.14).
Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.(Hb13:5)
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.(1Pe 5.7)

1.3. Faraó associou adoração com ociosidade.
Em Êxodo 5.8, 17 encontramos o registro da associação que Faraó fez entre ociosidade e adoração e serviço ao Senhor. O rei do Egito, ao ouvir a mensagem de Deus, por intermédio de Moisés e Arão, para que deixasse o povo de Deus ir ao deserto para celebrar uma festa em honra ao Senhor (Êx 5.1), imediatamente interpretou que o povo hebreu estava muito ocioso e por isso pensava em sacrificar ao Senhor Deus.
Interessante como até hoje muitos continuam fazendo a mesma associação, até mesmo, às vezes, de maneira imperceptível. Quando dizemos: “não tenho tido tempo para ler a Bíblia e dedicar-me à oração” (práticas da vida devocional diária), será que estamos achando que a vida devocional só é possível quando sobra tempo? Será uma questão de tempo ou de prioridade? É preciso refletir sobre como está nossa rotina diária. Quando refletimos à luz da Palavra de Deus, é possível mudarmos. A estratégia de Faraó foi aumentar o trabalho, manter o povo mais ocupado, para que não ouvisse a Palavra de Deus (Êx 5.8-9), e, assim, continuasse escravo.
O nosso comentarista nos deixa bem claro este tópico, mas ainda é importante refletir se o Diabo não está utilizando a mesma estratégia utilizada por faraó na vida de muitos cristãos...

2. É preciso estabelecer prioridades.
Num contexto de correria e muitas ocupações para suprir as necessidades fundamentais da vida, há a tendência de nos afastarmos de nossas responsabilidades no cuidado da vida espiritual e no serviço no Reino de Deus.

2.1. A garantia dada pelo Senhor.
O Senhor Deus nos conhece. Ele sabe da tendência humana à insegurança, dúvida e instabilidade diante da realidade da vida. Por isso, Ele se revelou por intermédio da Palavra. Nas Escrituras encontramos a mensagem de Deus que vem ao encontro dos nossos mais íntimos questionamentos. Até mesmo aqueles que ainda não afloram em nós. Vejamos o texto bíblico em Êxodo 34.24. O contexto do citado versículo é o povo de Israel junto ao Monte Sinai aguardando Moisés descer. Lá estava o servo de Deus recebendo instruções sobre como o povo de Deus deveria proceder nas diversas situações durante a peregrinação no deserto e quando tomasse posse da Terra Prometida (Canaã).
Quanto à adoração, a instrução divina foi: “...ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor, teu Deus” (Êx 34.24). Deus estaria cuidando do Seu povo enquanto eles se dedicavam à adoração. A tendência é que o excesso de preocupação com a aquisição, guarda e cuidado de bênçãos materiais e temporais, nos faça negligenciar nossa dedicação ao Deus que tem nos abençoado. Além de demonstrar ausência de fé Naquele que tudo provê aos Seus. Assim, Deus já estava alertando quanto a uma tendência futura. A Palavra de Deus continua atual! Deus cuida dos que se dedicam a Ele.(Revista do professor)

2.2. O Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar.
“Mas buscai primeiro...” (Mt 6.33), disse Jesus . “Primeiro”, no grego, é “próton”, que, em sentido figurado, refere-se a dignidade ou importância, o primeiro de todos, principalmente, antes de tudo. Interessante que, antes deste versículo, o Senhor faz menção a tesouros (na terra e no céu) e a senhores (Deus e Mamom). Será determinante no estabelecimento das prioridades a definição que precisamos ter quanto a estes dois aspectos: que tesouros acumular e a quem queremos servir? Em Mateus 6.32, Jesus diz que os não nascidos de novo estão focados e ambicionam tão somente  os aspectos materiais da vida. Ou seja, somente a vida “debaixo do sol”.
Somos discípulos de Jesus Cristo, então devemos atender ao Seu chamado e nos submetermos ao Seu senhorio. Fomos adotados na família de Deus. Temos o Espírito Santo e um relacionamento com Deus (como filho e Pai). Então, nosso sistema de crenças e valores é diferente do mundo. O Senhor não negou nem desprezou as necessidades físicas. Não se trata de negar ou viver na terra como se estivesse no céu, mas estabelecer prioridades, tendo como base a Palavra de Deus e a fé em Jesus Cristo. É viver na terra conscientes do aspecto da transitoriedade, como forasteiros e peregrinos, sabendo que nossa existência não se limita à realidade debaixo do sol
O Reino de Deus em primeiro lugar (v.33). É valorizar as coisas relativas a Deus, à Igreja, acima das coisas terrenas. É cuidar da evangelização, das missões, do discipulado, da ajuda aos necessitados, da libertação dos oprimidos pelo Diabo e tudo o mais que diz respeito ao domínio de Deus. Notemos que essa busca não deve ser irracional, a ponto de alguém deixar de cuidar da família, do cumprimento dos deveres, para só viver nas reuniões da igreja local. É antes de tudo, uma prioridade espiritual. Devemos lembrar que o Reino de Deus começa em nossa casa (ler 1 Tm 5.8).
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.(1 Tm 5:8)
A justiça de Deus em primeiro lugar (v.33). O Senhor não nos manda só trabalhar em prol do seu reino, mas, também, buscar a sua justiça. Jesus deu o exemplo, no cumprimento de “toda a justiça” (Mt 3.15), e ensinou que a nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Assim, devemos viver em justiça e santidade, a começar pelo relacionamento com os familiares, com os amigos e irmãos, demonstrando que vivemos segundo a justiça de Deus perante os descrentes. Isso fala da integridade que deve marcar o testemunho cristão, não só diante dos líderes da igreja, mas diante do mundo (vide Fp 2.12,13). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2000 » 2º Trim)
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.(Fl 2:12,13)

2.3. Aproveitar as oportunidades.
A palavra “oportunidade” tem relação com o termo em latim “ob portus”, que significa “para o porto”, indicando a possibilidade de uma embarcação chegar ao porto desejado, aproveitando uma ocasião favorável. O texto de Efésios 5.16 em duas versões (BKJ e NTLH), é traduzido no sentido de aproveitar bem cada oportunidade. O contexto é quanto à importância de andar como sábios (Ef 5.15), incluindo o uso adequado do tempo, tendo em vista que “os dias são maus”.
Talvez um dos grandes desafios da presente geração seja lidar com as distrações. São muitos os atrativos do presente século que tem contribuído para que as pessoas tenham dificuldade de manter o foco. Como discípulos de Jesus Cristo, precisamos vencer tal tendência e procurar entender a vontade de Deus para nós: “vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente” (Tt 2.12), ou seja, uma vida dedicada a Deus.(Revista do professor)
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra.(Ecl 11:1,2)
[...]Para “lançar o pão sobre as águas”, é preciso ter fé. A fé “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1).[...]. Não tenha medo de lançar sementes, pois Deus “é poderoso para fazer além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Ef 3.20). Ao invés de olharmos somente para as nossas carências e necessidades, venhamos a olhar para aqueles que estão necessitados da nossa ajuda.
Embora tenhamos fé, não podemos prever o nosso amanhã. Viver é contar com os imprevistos; por isso, acredito que “lançar o pão sobre as águas” é, diante do inesperado, procurar agir de maneira sábia, fazendo o que é bom para ajudar o próximo.(SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO,CPAD)

3. A importância do discernimento.
Nossa dedicação a Deus deve ser resultado da ação transformadora da Palavra de Deus e do Espírito Santo em nós, para não incorrermos no erro de achar que podemos barganhar com Deus, ou simplesmente cumprir nossas “obrigações religiosas” para garantir a bênção de Deus e “blindar” nossa vida contra as adversidades e aflições. O Senhor Deus não se engana. Ele sonda e conhece os nossos corações e pensamentos (Sl 139.1-4; Jo 16.33; Hb 4.12-13).

3.1. Úma dedicação só de aparência.
O povo de Israel chegou ao ponto de participar das cerimônias religiosas e cumprir o calendário litúrgico, porém com a mente voltada para seus próprios interesses, focando o que era material e secular (Am 8.5-6). Achavam que bastava observar dias e cumprir “só de aparência” as obrigações religiosas para serem agradáveis a Deus. Porém o coração, a mente e o interesse não estavam ali. O texto faz referência à festa da lua nova (Am 8.5), quando eram suspensas as atividades comerciais. Como discípulos de Cristo precisamos estar sempre avaliando a verdadeira motivação de nossa dedicação a Deus.
O profeta Isaías também denunciou uma dedicação a Deus sem sentido, somente exterior (Is 1.2-20). O povo tinha o templo, tinha as Escrituras e as cerimônias religiosas, porém isso não produziu conhecimento íntimo de Deus, interesse pela Palavra de Deus e adoração viva. Eram atitudes que se limitavam apenas a um momento, não faziam parte da vida cotidiana. Era uma religiosidade sem sentido.(Revista do professor)
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.(Is 1:11)

3.2. "Aplicai os vossos corações".
Encontramos esta exortação em Ageu 1.5, 7; 2.15. Ageu é considerado um dos profetas da restauração, junto com Zacarias e Malaquias, pois exerceu seu ministério após o retorno dos judeus do cativeiro babilônico. Os que regressaram do exílio encontraram destruição e pobreza. Era grande o desânimo do povo, depois de um início de reconstrução (Ed 3.4). Contudo, “cessou a obra da casa de Deus” (Ed 4.24). E o povo estava excessivamente preocupado com o bem-estar pessoal (Ag 1.4). O Senhor, então levanta Ageu e adverte o povo para que reavalie suas prioridades.
Duas vezes no capítulo 1 o profeta Ageu usa a expressão: “Aplicai os vossos corações”, ou seja, “dedicar o seu coração”, “considerai”, “reflitam, pensem bem”. É indispensável refletir à luz da Palavra de Deus. Assim, também nos dias de hoje, não podemos permitir que as dificuldades, opositores, distrações e demasiada preocupação com os cuidados com a vida física desviem nossa atenção da importância de nos dedicarmos a Deus e ao Seu Reino. Em que tempo estamos vivendo? (Ag 1.2-4). Em seu comentário bíblico J. G. Baldwin escreveu sobre Ageu 1.4: “Que valor eles estavam dando a Deus se deixavam seu templo em ruínas?...O conflito entre despesas com luxo em casa e sustento condigno do trabalho do Senhor persiste até hoje entre nós”.(Revista do professor)

3.3. Esclarecimentos à luz da Bíblia.
Em todo o tempo precisamos refletir sobre os diversos aspectos da vida de discípulos de Cristo à luz da Palavra de Deus, para evitarmos conclusões precipitadas, interpretações particulares e expectativas pessoais equivocadas (pois, caso não se cumpram, podem gerar decepções, frustrações e desânimo). Assim, também, devemos atentar quando tratamos da dedicação a Deus e o cuidado divino, pois o cuidado de Deus não é sinônimo de ausência de aflições, oposições e adversidades.
Por questão de espaço registraremos somente dois exemplos: Jeremias e Paulo. Dois homens que podemos considerar como exemplos de vidas dedicadas a Deus. Contudo, passaram por  perseguições, privações, sofrimentos, prisões e incompreensões. O cuidado de Deus também se manifesta concedendo a graça, o poder, a força e a capacidade necessárias para suportar e perseverar mesmo em momentos difíceis e adversos (Jr 1.19; 2Co 12.7-10; Fp 4.11-13). O próprio Jesus Cristo disse: “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33). Deus também cuida na aflição! É preciso destacar que Jeremias e Paulo somente findaram seus dias na terra depois que cumpriram o ministério que receberam do Senhor.(Revista do professor)

Estamos vivendo tempos de crise! A Palavra de Deus relata várias vezes que esses tempos não seriam uma novidade para a Igreja de Cristo: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2Tm 3.1). Seriam tempos marcados pela avareza dos homens, presunção, soberba, blasfêmia, ingratidão, profanação, desobediência aos pais, calúnia, traição, obstinação. Um tempo onde o ser humano olhará mais para si mesmo do que para o outro. Entretanto, nas palavras de Jesus, que é espírito e vida, há uma exortação para nós: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Em Cristo somos convidados a ter paz em meio à “guerra” e às demais lutas enfrentadas em nosso dia a dia. Por quê? Ora, as Escrituras Sagradas nos apresentam um Deus onisciente, isto é, que sabe de todas as coisas, que não é pego de surpresa e que em tudo conhece a nossa fragilidade e limitação.
As Escrituras também nos mostram um Deus pessoal, que apesar de ser onipotente, transcendente, soberano e todo-poderoso, se aproxima do seu povo, pois “eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido agravado, para não poder ouvir” (Is 59.1).
A lição do presente trimestre traz uma proposta para o povo de Deus refletir a respeito de um Deus que provê. Aqui há uma excelente oportunidade de nos reencontrarmos com um tema sempre presente ao longo da teologia prática da igreja pentecostal. Nossa mensagem sempre proclamou a intervenção de Deus na história.
(SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO,CPAD)

CONCLUSÃO
Para que a nossa vida seja dedicada a Deus, nós, discípulos de Cristo, precisamos pertencer a Ele, para vivermos segundo a Sua vontade e para Sua glória. Portanto, precisamos nos render ao plano de Deus, pois somente assim discerniremos a verdadeira razão de nossa existência e encontrarmos paz!


Bibliografia
[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2018, ano 28, número 107 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/

1. Quem é o Senhor do tempo?
R: Deus (Sl 31.15; At 17.26).

2. Quanto às nossas atividades e administração do tempo, o que precisamos buscar?
R: A sabedoria divina (1Cr 12.32; Ec 8.5-6).

3. O que Jesus diz em Mateus 6.32?
R: Que os não nascidos de novo estão focados e ambicionam tão somente os aspectos materiais da vida (Mt 6.32).

4. Como discípulos de Cristo, o que precisamos estar sempre avaliando?
R: A verdadeira motivação de nossa dedicação a Deus (Am 8.5).

5. De acordo com Ageu 1.4, como o povo estava?
R: Excessivamente preocupado com o bem-estar pessoal (Ag 1.4).

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

[ Aguardado Postagem ]




                                                                                                                                                                              
[     

Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio para nossos estudos !

CLIQUE AQUI - OBREIROS ENVOLVIDOS OU OBREIROS COMPROMETIDOS


                                                                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário