Enoque andou com Deus, não
uma vez por semana, mas diariamente em meio aos cuidados e as responsabilidades
da vida familiar normal. Enoque começou a andar com Deus com a idade de 65
anos, após o nascimento de seu filho Matusalém, depois para o resto de sua vida
terrena (300 anos). Nunca é tarde demais para começar a andar com Deus (Gn
17.1). Enoque andou no caminho da justiça não como um eremita, mas como um
homem de família que viveu em uma idade pré-diluviana, onde abundou o pecado e
o mal!(BETEL, 2016, 3ºtrim.)
Em uma época marcada pela multiplicação da maldade
e corrupção [Gn 6.5], Noé achou graça aos olhos do Senhor [Gn 6.8], pois era
justo e reto em suas gerações [Gn 6.9]. Que grande desafio deve ter sido a
construção de uma enorme arca (segundo a Bíblia de Estudo NAA, com medidas em
torno de 140m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura) – Gn 6.13-21.
Pela fé, Noé agiu de acordo com o que Deus havia lhe dito [Gn 6.22; Hb 11.7].
Ele não se deixou dissuadir pela zombaria e incredulidade das pessoas. Que
possamos aprender com seu exemplo, pois, ao ouvir o alerta de Deus, seu coração
foi movido de temor. Sua fé estabeleceu uma linha divisória entre a maldade do
mundo descrente e a justiça de Deus. O resultado foi a salvação de toda a sua
família [Gn 7.7].
“Para que sejais irrepreensíveis e
sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e
perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp 2.15).
Devemos
influenciar a sociedade em que vivemos, por meio de atitudes que enalteçam o
nome do Senhor.
“Uma
reputação justa
Contra
o pano de fundo de uma cultura escurecida pelo mal, Noé viveu uma vida exemplar
e brilhante. Ele foi o único seguidor de Deus em sua geração, e assim sua
família foi escolhida por Deus para sobreviver ao dilúvio. De certo modo, ele
tornou-se o segundo pai da raça humana. Ao concluir a construção do bote
gigante que os levaria através das águas do juízo divino, Noé demonstrou
fidelidade, obediência e paciência (a tarefa levou cem anos!). A Segunda Carta
de Pedro 2.5 também chama Noé de ‘pregador da justiça’, implicando que ele
avisou seus amigos e vizinhos sobre a catástrofe vindoura.
Noé
não era perfeito. Ele demonstrou falta de autocontrole posteriormente, quando
ficou bêbado com o vinho de sua própria videira. E, ainda assim, quando a
Escritura resume sua vida, Noé é chamado de homem justo que andou com Deus - em
agudo contraste aos outros dos seus dias.
Se alguém hoje fosse resumir sua vida numa frase ou duas, o que ele ou ela diria sobre você? Qual é a sua reputação? O que o faz conhecido? Se você realmente leva a sério a vontade de viver de uma forma que agrade a Deus, deve fazer essas perguntas a um amigo de confiança. As respostas podem surpreendê-lo ou até ferir seus sentimentos, mas também lhe darão algumas idéias claras sobre que áreas da sua vida precisam de mudança. A forma como você vive determinará como você será lembrado.”. (KENDRICK, M. 365 lições de vida extraída de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999, p.10.)
“Abraão”
Abrão, cujo nome Deus mais tarde
mudou para Abraão, nasceu em uma das fabulosas cidades do mundo antigo, Ur. Nos
dias de Abrão, 4.100 anos passados, Ur era o centro de uma rica cultura, uma
cidade localizada ao longo do rio Eufrates, que ostentava uma arquitetura
monumental, enorme riqueza, moradia confortáveis, música e arte. Em sua terra
natal, Abrão ‘servia a outros deuses’ (Js 24.2). No entanto, quando recebeu o
chamado de Deus, Abrão deixou sua civilização e peregrinou para Canaã, onde
viveu como nômade em tendas por quase cem anos. Abrão trocou a desvanecente
glória deste mundo por um relacionamento pessoal com Deus — e ganhou fama
imortal. Hoje ele é reverenciado por adeptos de três grandes religiões
mundiais: judaísmo, islamismo e cristianismo. O Antigo Testamento o reconhece
como patriarca do povo escolhido de Deus, os judeus. E o Novo Testamento o
dignifica como o pai espiritual de todos que ‘andam nas pisadas daquela fé de
Abraão, nosso pai’ (Rm 4.12).
Qual a importância de Abraão para nós? Primeiro, não podemos entender o Antigo Testamento até que o notemos como a realização na história das promessas que Deus deu a essa figura altaneira. Segundo, quando meditamos nos relatos sobre Abraão, encontramos muitos princípios que podemos aplicar hoje para enriquecer nosso relacionamento pessoal com o Senhor” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.33).
“Sara
Depois de esperar por tanto tempo (em
vão) por uma criança, Sara tornou-se céptica, talvez até cínica. Sua pele de
noventa anos estava enrugada. Sua visão estava falhando. Seus ossos estavam
estalando. Não há dúvida de que seus pensamentos estavam voltados para assuntos
geriátricos - não pediátricos! Todavia, aqui estava Deus dizendo a Abraão e a
ela que eles estavam prestes a tornarem-se pais.
O pensamento para eles era absurdo e
digno de uma risada. E foi isso que Sara fez - ela riu sozinha. Será que foi
uma risada de zombaria? Será que foi uma risada de embaraço e choque. Não somos
informados. Mas Deus ouviu seu riso reprimido e confrontou-a sobre isso. Sara
tentou negar a sua incredulidade de um modo muito semelhante ao que fazemos.
Que situação ‘desesperançosa’ você
está enfrentando hoje? Ao invés de olhar para o lado do seu problema, por que
não meditar no lado do seu Deus? Nada - nada mesmo - é difícil demais para
Deus. Você vai confiar nEle e permitir que Ele trabalhe em sua vida hoje? Deus
é Todo-Poderoso!”.
(KENDRICK, M. 365 lições de vida
extraída de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999, p.14.)
Um
bebê é salvo
No
livro de Êxodo encontramos a biografia de Moisés, o autor. Vemos que ele foi
salvo da morte porque seus pais, em especial sua mãe, eram pessoas de fé. A fé
fez com que Joquebede acreditasse que Deus poderia salvar seu filho da ira de
Faraó. A fé fez também com que ela elaborasse um plano brilhante que livraria
seu bebê e o colocaria em segurança até a idade adulta. O plano de fé de
Joquebede ainda permitiu que seu filho recebesse uma educação de primeira,
sendo que ela ainda receberia o pagamento por isso. Este é o primeiro milagre
narrado no livro de Êxodo. A vida de Moisés foi um milagre de Deus. Você crê em
milagres? Deus não mudou. Ele também tem poder para livrar sua família e seus
filhos do poder destruidor do Inimigo.(subsidio ensinador cristão,CPAD)
25
- Ede
igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando
recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?
26
- Porque,
assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
“Raabe,
a Prostituta
Dois espiões foram enviados a Jericó, a grande fortaleza
cananéia, a qual tem de ser subjugada em primeiro lugar para que a invasão
tenha esperança de sucesso. Israel tem de considerar o custo de possuir a
herança. Encontrando abrigo na casa de uma prostituta, os dois espiões ficaram
sabendo que Jericó era praticamente deles. O medo de Deus tinha caído sobre o
povo, e a própria Raabe já era mais que ‘meio-crente’ no Deus de Israel. Em
virtude de sua generosidade para com os espiões e devido à sua fé, foi poupada
quando Jericó caiu. Mais tarde, casou-se com uma das famílias de Judá,
tornando-se, pela graça de Deus, uma ancestral de Davi e de Cristo.
Atravessando o rio Jordão pela fé, Israel fez o primeiro movimento rumo à vitória na terra. O rio Jordão fala de morte. Surgindo no alto, ao norte das montanhas de Canaã, este rio desce rapidamente e é chamado ‘O Descente’. Por fim, deságua no mar Morto, onde não há saída. A travessia do rio Jordão simboliza a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Sem esta etapa não pode haver conquista de Canaã para Israel, e nem posse da herança em Cristo para o crente”. (PHILLIPS, J. Explorando as Escrituras. RJ: CPAD, 2004, p.50).
Subsídio do Professor: Fritz Laubach (Comentário Bíblico Esperança) sobre Raabe: “De acordo com o próprio testemunho dos espias enviados por Josué [Js 2.1-21], seu povo conhecia a história recente dos israelitas, e por causa disso o seu coração ficou paralisado de medo. O que no seu medo foi transformado em fé? 1) Ela percebeu o plano de Deus; 2) ela aceitou o plano de Deus e se ajustou a ele; 3) ela agiu de acordo com a sua nova lealdade, mesmo arriscando a própria vida; 4) ela reuniu sua família e amarrou o cordão de fio de escarlate [Js 2.18; 6.25]”. Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “A fé frequentemente requer a convicção de que Deus pode realizar o que parece impossível”.
1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
2
- Porque,
por ela, os antigos alcançaram testemunho.
3
- Pela
fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira
que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4
- Pela
fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou
testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela,
depois de morto, ainda fala.
5
- Pela
fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o
trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que
agradara a Deus.
6
- Ora,
sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima
de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.(Hb11.1-6)
“Encorajamento palas vitórias da fé
(Cap.11). O autor, neste capítulo, destaca a fé como sendo a grande
característica e o denominador comum do verdadeiro povo de Deus em todos os
tempos (cf. 10.38,39). Ele menciona detalhadamente os heróis da fé que viviam
sob a antiga aliança e cujos exemplos nos incentivam a sermos leais a Deus,
hoje.
O versículo 1 é muitas vezes citado
como uma definição de fé, porém, na realidade é mais uma explicação das
características da fé. Em poucas palavras, a fé é simplesmente confiança em
Deus e sua palavra (cf. Rm 10.17). Parafraseando o versículo, poderíamos dizer:
‘A fé significa que somos confiantes; temos a certeza (algo que serve de base
ou apoio a qualquer coisa, como um alicerce, um fundamento, uma promessa ou um
contrato) daquilo quer esperamos receber, a convicção da realidade das coisas
invisíveis’.
Foi com essa atitude de fé que,
naquele tempo, os heróis enfrentaram o futuro e aprenderam as coisas
invisíveis. Os antigos alcançaram testemunho e o próprio Deus também testificou
da fé que possuíam, a qual superou todos os obstáculos, sendo seus feitos
registrados na Bíblia como homens de fé (v.2).
A crença em Deus como Criador de
todas as coisas do universo é imprescindível para a vida de fé, qualquer que
seja sua manifestação (v.3). ‘Por isso, em primeiro lugar, o autor declara essa
ação primária da fé, pela qual chegamos à plena certeza de que o mundo - a
História e as eras - não resultou do acaso; é uma resposta à expressão da
vontade de Deus’ (Westcott)” (Comentário
Bíblico - Hebreus, CPAD, pág.158).
Subsídio do Professor: Craig Keener (Comentário Histórico-Cultural da Bíblia): “Depois de definir fé em 11.1 e introduzir sua tese em 11.2, o autor apresenta um panorama da história bíblica para dar exemplos de fé. Conforme a definição deste capítulo, fé é a certeza das promessas futuras de Deus, uma certeza que capacita a pessoa a perseverar [Hb 10.32-39].”
“Creia que ele existe (Hb 11.6). Este versículo descreve as convicções integrantes da fé salvífica. (1) devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem cuidado de nós. (2) Devemos crer que Ele nos galardoará quando o buscarmos com sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do próprio Deus. Ele é nosso escudo e nossa grande recompensa (Gn 15.1; Dt 4.29; Mt 7.7,8 nota; Jo 14.21 nota). (3) Devemos buscar a Deus com diligência e desejar ansiosamente a sua presença e graça” (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, pág.1916.).
Subsídio do Professor: Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “Da fraqueza tiraram força. À primeira vista, parece um paradoxo, mas alguns casos podem ser lembrados, como, por exemplo, o de Ezequias [Is 38], ou, talvez mais vividamente, o caso trágico de Sansão. Seu último ato desesperado foi considerado um ato de fé. Um exemplo neotestamentário pode ser visto na revelação feita ao apóstolo Paulo de que a força se amadurece na fraqueza [2Co 12.9].”