quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lição 4 - O terror da pornografia

Aula Presencial dia 24 de Abril de 2016

OBJETIVO DA LIÇÂO
1 - Explicar para os alunos que a relação conjugal não é pecado;
2 - Revelar como age a pornografia;
3 - Ensinar o que fazer para não ser atingido por esse mal.

TEXTO ÁUREO
"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons
(Pv 15:3)

VERDADE APLICADA
A pornografia virtual é uma arma do diabo que tem por finalidade perverter um bem
precioso fornecido por Deus ao homem: o relacionamento conjugal. 

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que haja crescimento espiritual e emocional para viver um vida digna em Cristo.

LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda - Gn 1:28              Terça - Sl 91:3                 Quarta - Lc 11:34      
Quinta - 2 Co 12:10              Sexta - Gl 6:7                 Sábado - Fp 4:8

TEXTO DE REFERÊNCIA
Salmos 119:9-11, 15-16
- Com que purificará o mancebo o seu caminho ? Observando-o conforme a tua palavra.
10 - De todo o meu coração te busquei, não que deixes desviar dos teus mandamentos.
11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
15 - Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.
16 - Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a 
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários 
estarão neste estudo em textos escritos em letras vermelhas.

TENHA UM BOM ESTUDO !


INTRODUÇÃO
Abordaremos nesta lição um assunto que tem assombrado e destruído a muitos. Mas, como servos de Deus, podemos nos esconder por trás de tabus, não reconhecendo o mal que nos cerca cada vez mais de perto.

                                                     1- A RELAÇÃO CONJUGAL É BÍBLICA
Ao contrário do que pregam algumas religiões, a relação conjugal entre Adão e Eva não foi a ação pecaminosa que os afastou do Criador, visto que o próprio Deus ao criar o homem e a mulher determinou que frutificassem e multiplicassem (Gn 1:28). A relação conjugal não é pecado, pois foi criada por Deus para perpetuação da raça humana e prazer mútuo do casal.

1.1. Uma só carne. Este é o maior desafio para o casal, porque se trata de duas pessoas com cultura, hábitos, costumes e manias diferentes. E, quando começam a viver juntos, logo tudo aflora. O relacionamento interpessoal deve ter um objetivo comum: "até que a morte nos separe" (Mt 10:9). Os dois devem empregar esforços para vencer a si mesmos nos pontos que os conflitam e procurar avançar mais nos aspectos que os unem e os aproximam. Um relacionamento perfeito só é possível quando há harmonia e, para viver em harmonia, é preciso que ambos sejam um e não dois. O casal não pode perder a capacidade de controlar todos os impulsos e reações que venham colocar a união em perigo, produzindo desarmonia.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Explique para os alunos que, desde a criação do homem, o diabo tem tentado de todas as maneiras destruir a comunhão entre ele e Deus. Sempre que descobre uma possibilidade de tirar o indivíduo da presença do Senhor, o maligno investe pesado em busca do seu intento. As tentativas de Satanás são diversas e a pornografia virtual talvez seja sua arma mais eficaz atualmente. O inimigo tem conseguido destruir relacionamentos familiares e casamentos. Levando homens e mulheres a esta prática terrível. A pornografia é um vicio e devemos eliminá-la.

1.2. Mudando a visão. Ao sabermos que o relacionamento íntimo entre o homem e mulher, casados, não é pecado, passamos então a entender que devemos fazer o possível para procurarmos ter uma vida e um relacionamento saudável. O usuário de pornografia virtual muda a sua maneira de ver o sexo como algo divino e passa a vê-lo com a visão pervertida do diabo. No início, a visão pode parecer atraente, contudo, com o passar do tempo, começa a produzir sofrimento.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Comente com os alunos que, em suas diversas artimanhas para destruir o homem, o diabo induz à perda de percepção. Quando a ovelha perde a percepção, ela se torna uma presa fácil para o todo. Em Lucas 11:34, Jesus adverte que se os olhos forem bons o corpo se enche de luz, mas se os olhos forem maus o corpo se enche de escuridão. Da interpretação deste versículo surgiu a expressão de Edgar Allan Poe: "os olhos são as janelas da alma". Assim, o diabo fornece de todas as formas imagens que irão contaminar as nossas almas e assim nos afastarão do Senhor. Em Filipenses 4:8, Paulo diz para enchermos nossas mentes de tudo o que é bom, puro, agradável e decente, para assim termos almas puras.

1.3. Prejuizo para a vida. 
Se ao enveredar pelo caminho da pornografia virtual, o indivíduo sofrerá com as consequências malignas dessa obra da carne. O uso da pornografia tem por finalidade deturpar o significado natural do sexo, mudando completamente a visão do que é uma relação sexual saudável. A pornografia visa também mudar o significado divino nas relações sexuais. O homem tem o direito de escolher o que fazer ou ver, mas não podemos esquecer que o que escolhemos hoje fará de nós o que seremos amanhã (Gl 6:7). O interesse do diabo é que nos foi presenteado pelo Criador para termos uma vida feliz e saudável em todas as áreas de nossas vidas.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Esclareça para os alunos que não é preciso assistir um vídeo pornográfico para ter noção do que deve ser mostrado neles. assim como não é necessário comer veneno de rato para ter certeza de que isto irá matá-lo. O inimigo em muitas situações usa este tipo de desculpa para levar o indivíduo a ter seu primeiro contato com a pornografia. Os videos pornográficos contêm cenas que pervertem as relações intimas que devem existir entre marido e mulher. O jovem solteiro que os assiste terá contaminado a sua mente, trazendo prejuízo ao seu futuro casamento.

                                                            2- AÇÂO PORNOGRÁFICA.
É bom que fique claro que a pornografia age no cérebro igual às drogas. Da mesma forma que os jogos virtuais, por exemplo, a pornografia leva o indivíduo a uma dependência, aprisionando-o em uma vida fugaz e irreal que o levará à condenação.

2.1. Poder altamente viciante. Mas uma vez vemos um componente tecnológico agindo no corpo humano alterando o seu funcionamento normal, como fazem as drogas psicoativas. O efeito da pornografia é como se fosse uma dependência cruzada de cocaína e heroína. Enquanto a cocaína causa euforia, a heroína produz uma sensação de relaxamento. Com a pornografia ocorre sensações semelhantes a essas. Com o contato, o indivíduo experimenta uma euforia instantânea, vindo em seguida o relaxamento produzido pelo orgasmo induzido. O grande problema é que, como ocorre com o usuário de drogas, a necessidade de consumir pornografia aumenta agindo de maneira viciante.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Diga para os alunos que a pornografia na internet tem enorme pode de criar sensações de prazer, inclusive mais do que a dopamina, potencializada pelo uso da cocaína. A pornografia virtual altera a constituição do cérebro, aumentando a necessidade de acesso a conteúdo pornográfico na busca de recompensa por prazer. Ela formata o cérebro criando um padrão distorcido das relações sexuais.

2.2. A negação é evidente. Um dos primeiros sintomas que se apresenta no viciado em pornografia é a  perda de concentração. As atividades simples e cotidianas se tornam extremamente difíceis de serem realizadas. Junto a isso surge também a negação. O usuário de pornografia não se acha um viciado. Ele costuma dizer que o acesso a sites com conteúdo pornográfico se dá de forma controlada e consciente. Entretanto, a perda de controle é evidente quando este prefere ficar em casa na frente do computador do que sair e realizar atividades em grupo. O motivo do afastamento de seus amigos quase nunca é identificado. O usuário de pornografia não tem por costume revelar seu novo hábito com medo de se expor e ser criticado.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Destaque para os alunos que, atualmente, existe um grande número de indivíduos que estão sofrendo com este problema. Muitos imaginam que este tipo de vício atinge somente o público masculino, mas é cada vez maior o número de mulheres viciada em pornografia virtual. Este tipo de prática surge em sua maioria na adolescência por falta de vigilância dos pais ou por uma postura liberal em relação aos filhos. Entretanto, estresse, ociosidade e a solidão têm levado, cada vez mais, pessoas a este universo de perversão, tornando-se um assunto muito comum em rodas de bate papos. Para muitos acessar pornografia é normal (1 Jo 5:19).

2.3. Um perigo para o casamento. Muitos relacionamentos têm sido diretamente atingidos pelo crescimento de acesso à pornografia virtual, sejam eles de amizade ou conjugal. O que tem se descoberto através de pesquisas com dependentes é que viciados em pornografia desenvolvem perda de líbido, ou seja, não tem interesse em se relacionar com um parceiro de forma física, sua mente está sempre focada em imagens produzidas pelos videos. Homens e mulheres se tornam prisioneiros de fantasias, abandonando o seu companheiro(a) em desobediência à Palavra de Deus (1 Co 7:3-4). Os  jovens se desinteressam por relacionamentos, ou então, se enveredam por relacionamentos ilícitos com relações pervertidas.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Explique para os alunos que, baseado em Mateus 5:28, acessar pornografia é adultério. Se partirmos do princípio que os nossos corpos pertencem aos nossos cônjuges, como disse Paulo aos 1 Coríntios 7, estamos adulterando quando permitimos que tais imagens penetrem nossas mentes, nos desviando do interesse que devemos ter um pelo outro. A situação piora quando lemos 1 Coríntios 6:19 e descobrimos que quem acessa a pornografia está jogando lixo fétido dentro do templo do Espírito Santo. 

                                                                       3- LIÇÔES PRÁTICAS
Não é difícil encontrarmos pessoas aparentemente normais fazendo propaganda de pornografia e até dando dicas de como e onde acessá-la. O mesmo não acontece com a droga. Não é tão comum encontrar um traficante distribuindo panfleto. Isso torna a pornografia um vício mais difícil de ser controlado.

3.1. Resistindo a tentação. A pornografia tem se tornado um gigante a ser derrotado. A igreja do Senhor tem sido para muitos o único meio de se manterem firmes contra este ataque. Entretanto, infelizmente, temos a cada dia viste este mal invadindo nossas defesas e destruindo muitos relacionamentos e famílias. A igreja, que é o exército do Senhor, não deve desistir da batalha, pois tem o Espírito Santo como estrategista.



SUBSÍDIO DIDÁTICO
Ressalte para os alunos que vencer a batalha contra a pornografia pode não ser fácil, mas ser vencedor é uma coisa comum para aquele que escolhe seguir a Jesus. Não podemos esquecer que o amor nos ajuda a vencer (Rm 8:37). Ao desenvolvermos o amor, que é fruto do Espírito Santo, iremos valorizar os relacionamentos, deixando de lado as coisas que nos aprisionam ao pecado.

3.2. A banalização da sensualidade. O apelo da mídia tem a cada dia sido mais forte. Jornais, revistas, novelas e programas de TV têm bombardeado a sociedade com ofertas indecentes que invadem nossas casas sem pedir licença. Nossos filhos são expostos a todo tipo de informação pornográfica cada vez mais cedo. O Propósito de Satanás é tornar o uso da pornografia uma coisa natural, banalizando a sensualidade, com o intuito de transformar a humanidade em verdadeiros robôs teleguiados por um conceito deturpado e pervertido acerca do sexo. Cenas chocantes, protagonizadas em novelas  e minisséries por atores sem nenhum compromisso com aquilo que é certo, surpreendem o dia a dia das famílias. Tais atores e atrizes visam apenas a fama e o dinheiro, não se importando com o resultado que as suas atuações irão produzir.

                                                               SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fale para os alunos que a escolha de consumir pornografia é do indivíduo, logo cabe a ele e somente a ele buscar ajuda para livrar-se deste mal. O diabo está apenas realizando a sua obra de matar, roubar e destruir. A sua realização está em matar o corpo, roubar a alma e destruir o espírito, levando o homem a uma total degradação material no corpo, moral, na alma, e espiritual no espírito. O amadurecimento do fruto do Espírito irá produzir o antídoto necessário contra as doenças produzidas na mente do maligno. Jeremias 29:13 nos fornece a fórmula para alcançarmos o bem das mãos do Senhor que nos livrará do laço do passarinheiro (Sl 91:3).

3.3. Operando Deus quem impedirá ? A força para resistir às tentações vem exclusivamente do Senhor. Uma vida devotada de oração e leitura das Sagradas Escrituras é o único meio pelo qual alcançaremos a vitória contra os ataques sofridos da parte do diabo (Sl 55:17; 119:11; 1 Ts 5:17). Quando bem utilizada, a tecnologia não nos causa dano algum. Devemos sempre colocar as nossas vidas nas mãos do Eterno Deus para resistirmos a Satanás e suas ferozes investidas (Tg. 4:7; 1 Pe 5:6).

SUBSÍDIO DIDÁTICO
É preciso estar atento para não sofrermos com os danos provocados pela mídia e a tecnologia. Ser tentado não é pecado. O próprio Cristo padeceu por nós tentações (Hb 2:18), contudo venceu a todas (Hb 4:15). Podemos escolher pecar, mas não  pecar depende de reconhecermos nossa fraqueza e permitirmos que o Espírito Santo nos aperfeiçoe (2 Co 12:10; Tg 1:16-17).

CONCLUSÃO
Quando o indivíduo se prostitui, consumindo pornografia virtual, perde o interesse pela sua companheira(o) e a comunhão com o Criador, se afastando daquilo que de melhor o Senhor tem para lhe dar. Amadurecer o fruto do Espírito é um bom começo para uma vida de pureza moral.

                                                           COMENTÁRIO DO NOSSO BLOG

Vale a pena ler



QUESTIONÁRIO
1) Qual é o maior desafio do casal ?
     R. Tornar-se um só carne (Gn 2:24)

2) Qual a finalidade da pornografia ?
     R. Deturpar o significado natural do sexo

3) Qual o propósito de Satanás ?
     R. Tornar o uso da pornografia uma coisa natural (Fp 4:8)

4) Qual o único meio pelo qual alcançaremos vitória contra os ataques do diabo ?
     R. Uma vida devotada de oração e leitura das Sagradas Escrituras (Sl 55:17).

5) O que devemos fazer para resistirmos a Satanás e suas ferozes investidas ?
     R. Devemos colocar as nossas vidas nas mãos de Deus (Tg 4:7)
   
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Jovens e  Adultos - 2 Trimestre 2016 - Editora BETEL, 2016, ano 26, n.99,p.1-XXX

Lição 03 - Jogos: largos passos em direção ao abismo

Aula Presencial dia 11 de Abril de 2016

OBJETIVO DA LIÇÂO
1 - Revelar o perigo que os jogos representam;
2 - Mostrar como o jogo pode tornar-se uma doença;
3 - Ensinar o caminho a ser tomado para reverter a dependência causada pelos jogos.



TEXTO ÁUREO
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas
já passaram; eis que tudo se fez novo" 
(2 Co 5:17)

VERDADE APLICADA
O fruto do Espírito é capaz de refrear a dependência emocional
causada pelo uso descontrolado de jogos virtuais. 

MOTIVO DE ORAÇÃO
Suplique pela ação do Espírito Santo despertando os corações para a Palavra.

LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda - Ne 8:10               Terça - Jo 8:44                     Quarta - Jo 15:16        
Quinta - At 2:42                    Sexta - Gl 5:22                    Sábado - 1 Tm 3:5

TEXTO DE REFERÊNCIA
João 10:7,8,10,12,14
- Tomou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 - Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram
10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenha vida e a tenham com abundância.
12 - Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
14 - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a 
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários 
estarão neste estudo em textos escritos em letras vermelhas.

TENHA UM BOM ESTUDO !


INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos, um grande número de pessoas dedica muito tempo aos jogos virtuais, que têm, cada vez mais, aprisionado a muitos, levando-os, em diversos casos, a uma situação de total dependência.

                                                               1- UM MUNDO DESCONHECIDO
Quando alguém é apresentado a um jogo virtual, nunca é advertido acerca do perigo que está correndo, caso se deixe levar pelos diversos caminhos que surgirão diante dele à medida que vier a se tornar um exímio praticante. Os jogos virtuais, geralmente, tendem a levar o indivíduo a lugares onde haverá uma grande possibilidade da perda de controle, transformando-o em um consumidor dependente de tais jogos.

1.1. O começo do hábito Sempre que chega em casa, aquele que está começando a vida que o irá transformar em prisioneiro virtual, mal cumprimenta os presentes e segue direto ao local onde está a máquina (seja ela qual for). Nem sempre quem tem esse tipo de comportamento é um dependente de jogos. Muitos são dependentes da internet, pois a rede virtual está repleta de outros atrativos que podem levar o indivíduo ao vício. Entretanto, o nosso foco é mostrar o que pode sofrer aquele que se transforma em um dependente de jogos. Devemos ressaltar que os indivíduos com esse comportamento alegam que não são dependentes, mas sim que desfrutam, apenas, de alguns momentos de distração, o que não é verdade.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Explique para os alunos que indivíduos com esse tipo de comportamento podem sim ser dependentes de tecnologia e de jogo. Psiquiatras atestam que a compulsão por jogos virtuais, ou on-line, como são conhecidos, é um problema cada vez mais real. Este comportamento, associado ao vício em internet, poderá desencadear uma série de problemas. Em casos de rotina diária alterada, a dependência é um fato.

1.2. Uma arma perigosa. A comunidade científica tem cada vez mais estado alerta no que diz respeito ao surgimento daqueles que eles consideram uma das categorias mais perigosas de jogos on-line: os chamados MMORPG (sigla em inglês para os jogos de interpretação de personagens on-line para vários jogadores). Estes tipos de jogo são extremamente perigosos, pois criam uma situação onde o jogador tem que criar um avatar (personagem virtual) para viver situações falsas de guerras travadas, em sua maioria na Idade Média. Esse ambiente fictício sugere que as missões vencidas outorgam mais poder ao avatar, fazendo com que este jogador seja admirado pelos outros jogadores.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Reforce para os alunos que o pai da mentira é o diabo (Jo 8:44). Toda vez que ele tenta ludibriar a humanidade esta é a arma principal que dispõe. Sendo assim, em um ambiente fictício, ele tem como criar meios para levar o indivíduo à perdição. Ao observarmos tais jogos com olhos espirituais, não é difícil perceber mais uma artimanha do inimigo aprisionar o homem em meio as suas mentiras. O fato de se tornar vitorioso faz com que o usuário seja cada vez mais admirado por outros jogadores, ficando assim preso ao jogo por muito tempo, tendo comprometida a sua vida social e, consequentemente a sua comunhão com Deus. A falsa realidade do jogo é um agravante para causar dependência.

1.3. Outras armas perigosas. 
Assim como o MMORPG, existem outros tipos de jogos muito perigosos, como MOBA e FPS Online. Tais categorias de jogos aprisionam o usuário pelo fato de o mesmo, a medida em que se torna vitorioso, ganhar notoriedade. Outro perigo é o fato de o jogador, em busca de ter mais poder, passar a pagar por isso. O jogo então invade outra área da vida do indivíduo: a financeira. A partir de então, este começa a ter o seu orçamento comprometido, entrando em um caminho de dívidas. Como agravante, temos hoje os aplicativos de jogos para tablets e smartphones, que têm invadido o mercado de forma voraz, aumentando assustadoramente o número de dependentes e usando o prazer pela recompensa como agente viciante.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Informe aos alunos que os jogos virtuais estão sendo cada vez mais procurados. Nas duas primeiras lições desta revista, vimos como a tecnologia foi apresentando os meios de comunicação e relacionamentos virtuais. Agora, estamos diante de algo mais preocupante que tem  transformado personalidades. Muitos usuários da Internet têm perdido horas preciosas jogando e se endividando com esse tipo de "diversão". A grande maioria desses jogos enfatizam a violência como forma de atração. A obra do diabo é matar, roubar e destruir (Jo 10:10). Logo, não podemos desprezar o componente maligno nos jogos.

                                                            2- A PROVA DA DEPENDÊNCIA.
Existem muitas discussões acerca de até onde a compulsão por jogos pode chegar. Muitos entendem que o viciado em jogos sobre do mesmo tipo de dependência que o usuário de drogas psicoativas. Inclusive, já existem estudos que comprovam a semelhança dos tipos de dependência.

2.1. O prazer produzido pelo Espírito. A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar no cérebro. Assim como o uso de drogas, o jogo está associado à liberação de dopamina, que age no sistema de recompensa do cérebro que busca por sensações agudas de prazer. No entanto, a Palavra de Deus afirma que a alegria provém do Espírito Santo (Ne 8:10). Aquele que tem  o Espírito Santo não busca prazer em agentes externos, pois a verdadeira alegria é produzida em seu interior pela ação do amadurecimento do fruto do Espírito, do qual uma das características é o gozo, que pode ser traduzido também por alegria (Gl 5:22). O indivíduo quando está pleno do Espírito Santo tem em si a alegria permanente.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos esclarece que não devemos buscar prazer em nenhuma substância que possa nos tirar da nossa razão (Ef 5:18). O homem quando está embriagado perde a capacidade de tomar decisões corretas em relação aos outros e a sí próprio. Entendemos assim que, por agir no cérebro no mesmo sítio que agem as drogas, o jogo tira do indivíduo a experiência de uma alegria verdadeira.


2.2. Em busca de reconhecimento. Na maioria dos casos em que identificamos um indivíduo com compulsão pelo jogo, o mesmo está vivendo uma crise de baixa autoestima. O fato de o jogo lhe presentear com o reconhecimento virtual promove uma sensação de prazer, fazendo com que ele, cada vez mais, fique aprisionado no ambiente do jogo. Um avatar poderoso ganha muitos seguidores e também muitos adversários virtuais, que irão tentar derrotá-lo. Tanto os seguidores como os adversários funcionam como combustível, alimentando e motivando-o a continuar jogando, pois, no ambiente do jogo, o indivíduo recebe o reconhecimento que não experimenta no mundo real. Ser vitorioso no jogo aciona vários pontos que elevam a sua autoestima.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Comente com os alunos que existem pessoas que vivem uma vida miserável em busca de reconhecimento. Um fato que essas pessoas desconhecem é que a humanidade já foi escolhida por alguém que foi capaz de dar a sua vida para perdoar os seus pecados (Jo 15:16). Ser valorizado por homens nunca será suficiente para quem sofre um vazio existencial, que só o Espírito Santo preencherá. João 15:16 nos mostra o porquê de termos sido escolhidos: para darmos frutos. Se ficarmos em um mundo de mentiras oferecidos por jogos, estaremos fora do propósito do Senhor para nossas vidas.

2.3. Um mercado em crescimento. O número de gamers, como são chamados os jogadores virtuais, tem aumentado cada vez mais por todo o mundo. isto tem atraído em grandes proporções gigantes da área de tecnologia e de entretenimento que, associados a empresas produtoras de jogos, têm fornecido um número sem fim de  atrações e produtos voltados para este mercado. Feiras como a E3, em Los Angeles (Estados Unidos), e a Gamescom, em Colônia (Alemanha), embalam em ritmo frenético o crescimento deste mercado. Mentes cada vez mais brilhantes têm se dedicado a criação de novos jogos, buscando cada uma delas abocanhar a maior fatia deste que tem se apresentado como o mercado mais promissor da área de tecnologia no século XXI.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Informe aos alunos que, em busca do crescimento diversificado, as grandes produtoras  de filmes também têm emprestado seus personagens para a industria de jogos. Em alguns casos, são os personagens de jogos que ganham a sua versão para as telas dos cinemas, criando, assim, um mercado conjunto que atrai cada vez mais um número imenso de seguidores. Os executivos deste ramo só visam o lucro, não se preocupando em nada com a saúde de seus usuários, da mesma forma como agem os traficantes de drogas. Em breve, este poderá se tornar um problema de saúde pública.
                                                                       3- LIÇÔES PRÁTICAS
O acesso a determinadas informações pode, para muitos, causar espanto e, para outros, desdém. Entretanto, quem detém a informação sempre sai na frente. O propósito desse estudo é justamente colocar a Igreja na vanguarda dos fatos.

3.1. Inofensivo ou perigoso. Todo mal começa em pequenas proporções e hoje muitos fabricantes de jogos têm acessado os usuários, através dos aplicativos de smartphones, com jogos aparentemente inofensivos. Entretanto, estes podem ser uma porta para um caminho sem volta.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Comente com os alunos que o aumento na produção de jogos busca formatar um novo tipo de comportamento que deverá pré-estabelecer um modelo de sociedade alienada dos fatos reais. A Igreja, como sempre, deve sociabilizar o indivíduo e apresentar a única verdade que o preencherá completamente (Jo 14:6).

3.2. Restaurando a comunhão perdida. Existe sempre algo orquestrado contra a humanidade para destruí-la. Quando não atinge seu objetivo, surge uma outra estratégia que visa destruir a mais perfeita das criaturas de Deus. Estamos diante dessa nova estratégia, onde os jogos vêm tomando o espaço que deveria ser dedicado a uma maior comunhão com Cristo, em busca das coisas concernentes ao Reino de Deus (At 2:42). Preencher a mente com a Palavra de Deus certamente é um meio que libertará a muitos da prisão virtual provocada pelos jogos. Quanto mais se afastarem de tais práticas, mais abrigarão espaço para um contato íntimo com o Criador. A leitura bíblica é o melhor exercício para quem tem uma mente ativa em busca da superação de seus limites.

                                                               SUBSÍDIO DIDÁTICO
Superar limites é a tônica principal apresentada nos jogos. É isso que buscamos? Precisamos conhecer mais e mais quem tudo fez para que pudéssemos ter uma vida abençoada. Não basta conhecer a Deus, é necessário prosseguir em conhecê-lo (Os 6:3). Somente o caminhar com Ele será capaz de afastar o indivíduo da prática do jogo, lhe proporcionando uma vida saudável e repleta de realizações. Experimentar o quanto é bom viver uma vida em Cristo fará do homem um ser vitorioso com novas características e sem a necessidade de criar um avatar (2 Co 5:17).

3.3. Entrando pela Porta verdadeira. Em seu discurso aos judeus (Jo 10:7-14), Jesus se apresenta com o bom Pastor e apresenta o diabo como ladrão e mercenário. Muitos têm sido instrumentos de Satanás para tirar a pessoa de Cristo do centro de nossas vidas. Os jogos se apresentam como uma opção de lazer e distração, uma porta falsa para a felicidade. Quando identificamos a Porta verdadeira e entramos por ela, passamos a viver uma felicidade real, que só é encontrada no bom Pastor (Jo 10:10).

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Quando alguém se envolve com jogos, começa a desenvolver uma falta de interesse em todas as outras áreas da sua vida. Para o servo de Deus, esta falta de interesse atinge diretamente a sua comunhão com o criador, provocando o esfriamento da sua fé. Ao perceber este tipo de comportamento, entre seus membros, a igreja deve cerrar fileiras em oração, pois só a oração tem poder para reverter a situação.



CONCLUSÃO
Muitos são os fatores que estão levando o indivíduo em direção ao abismo que são os jogos. A única maneira de se livrar deste mal é através do amadurecimento do fruto do Espírito, que produz no homem um sentimento de conforto, tranquilidade e prazer.

COMENTÁRIO DO NOSSO BLOG


QUESTIONÁRIO
1) Cite uma categoria perigosa de jogos on-line ?
     R. Os MMORPG (Jo 8:44).

2) O que é um avatar ?
     R. É um personagem virtual criado para viver situações falsas de guerras travadas (Jo 8:44).

3) O que dopamina ?
     R. A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar 
         no cérebro (GL 5.22

4) Qual o espaço que os povos vêm tornando ?
     R. O espaço que deveria ser dedicado a uma maior comunhão com Deus (At 2:42)

5) Como Jesus se apresenta para nós ?
     R. Como o bom Pastor  (Jo 10:10)
   

LINKS  INTERESSANTES   SOBRE  O   ASSUNTO
China Trata Viciados em Internet e Jogos Virtuais



Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Jovens e  Adultos - 2 Trimestre 2016 - Editora BETEL, 2016, ano 26, n.99,p.1-XXX