b. O Espírito Santo
nos socorre na oração. Ele junta-se a nós em nossas intercessões, a
fim de moldar a oração que não pode ser compreendida pelo entendimento humano.
Da mesma maneira que Jesus Cristo intercede por nós no céu (Rm 8.34), o
Espírito Santo, que conhece todas as nossas necessidades, intercede ao Senhor
pelos salvos (Rm 8.27).
c. O Espírito Santo habita no crente. Ser habitação do Espírito significa que Deus está presente na vida do cristão, mantendo uma relação pessoal com ele. Nós somos o templo do seu Espírito Santo (1 Co 6.19)! Nesse sentido, o Consolador torna a oração adequada à vontade de Deus. Ele conhece todas as nossas necessidades, anseios, pensamentos, falhas, sentimentos, desejos, frustrações e intenções. O Espírito Santo geme pelo crente com gemidos inexprimíveis diante de Deus (Rm 8.26,27).(CPAD, Jovens e Adultos,2010, 4º Trim.)
Subsídio do Professor: No evangelho de João Jesus afirma que enviaria “outro” Consolador [Jo 14.16]. Vine explica que a utilização do termo “outro” (do grego ‘allos’, outro do mesmo tipo) e não o termo “heteros” (outro, de diferente tipo), denota que assim como Jesus, o Espírito Santo possui natureza divina, e assim como o Filho de Deus estava com Seus discípulos em todas as circunstâncias, o Espírito Santo não os deixaria órfãos. É interessante que assim como Jesus é o nosso advogado [1 Jo 2.1], e intercede a nossa causa diante do Pai, o Espírito também intercede por nós, mas, sentindo em nós as nossas dores e gemidos.
"Todavia, digo-vos
a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o consolador não
virá a vós, mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei" (Jo 16.7).
"É difícil
sugerir que um dos títulos ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante
que outro. Tudo o que o Espírito Santo faz é vital para o Reino de Deus. Há, no
entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo
que se tem dito a respeito dEle até agora não passa de palavras vazias: o
Espírito Santo é o penhor que garante a nossa futura herança em Cristo: 'Em
quem [Cristo] também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o
Espírito Santo da promessa; o qual é o senhor da nossa herança, para redenção
da possessão de Deus, para louvor da sua glória' (Ef 1.13,14)" (HQRTON,
Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1996, p. 401).
Em seguida, Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito onde foi tentado pelo
diabo [Mt 4.1]. O Espírito estava com Jesus em todo Seu ministério, pois, Seus
atos poderosos eram oriundos do Espírito [Lc 12.10]. Após ressuscitar, Jesus
deixou o Seu Espírito sobre os Seus discípulos [Jo 20.22], que hoje é a Sua
Igreja. Assim como Ele esteve com Jesus e em Seu ministério, Ele está conosco,
nós não estamos sozinhos [Jo 14.17-18].
Lucas, mais do que
todos os outros evangelistas, associa a pessoa do
Espírito Santo ao ministério de cura de Jesus (Lc
4.16-18). O texto de Lucas 5.17 diz que antes da cura do paralítico de
Cafarnaum a “virtude do Senhor estava com ele para curar” (Lc 5.17). A palavra
“virtude”, do grego dynamis é a mesma usada em Atos 1.8 para
se referir ao poder do Espírito Santo. Dymanis é o poder do
Espírito Santo para realizar milagres. Jesus curava os enfermos porque a unção
do Espírito Santo estava sobre Ele. Esse é um fato relevante na teologia de Lucas. Ele
retrata Jesus como sendo cheio do Espírito Santo (Lc 4.1),
capacitado por esse mesmo Espírito para realizar milagres e também para curar
os doentes (Lc 4.14; 5.17). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2015 » 2º Trim.)
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26).
O Espírito Santo além de Companheiro, também é Mestre por excelência, pois Ele também nos ajuda a compreender aquilo que não sabemos e nos fará lembrar de tudo aquilo que temos lido na Palavra de Deus, para que possamos ser úteis na sua obra, e para nos edificar.
“Vida segundo o Espírito”, professor(a), experimente perguntar aos alunos o que seria essa vida segundo o Espírito? e veja as respostas, tente aproveitar e comentar algumas respostas. Uma boa resposta seria: é a vida na qual o Espírito Santo nos ajuda nos guia e capacita. Viver segundo o Espírito Santo significa estar sob o seu domínio e seguir suas orientações.
11 — E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.
Tendo em vista que
Jesus é a verdade [Jo 14.6], o Espírito da Verdade é aquele que revela o Cristo.
Assim como o Filho revela o Pai, o Espírito revela o Filho. Na dinâmica
trinitária, Deus Pai envia o Filho e não é enviado; o Filho é enviado e envia o
Espírito; o Espírito é enviado do Pai pelo Filho. É Ele quem convence o homem
do pecado, da justiça e do juízo [Jo 16.8]. Uma vida pautada no Espírito é
pautada na verdade que aponta para Cristo. Verdade aqui é uma relação sincera e
exclusiva com Deus através de Seu Unigênito. Diante de um mundo onde a verdade
se tornou relativa, temos o Espírito da Verdade.
Jesus se referiu ao Espírito Santo
como sendo o Espírito da verdade. O cristianismo foi fundamentado sob a verdade
que o próprio Jesus declarou: “... eu sou a verdade...” (Jo 14:6). O “Espírito
da verdade” porque faria com que os discípulos lembrassem, entendessem toda
verdade de Deus em Cristo Jesus. O Espírito Santo seria aquele, na promessa e
ensino do Mestre, que daria ênfase à revelação plena e completa de Deus, que é
Jesus. A obra do Espírito no crente seria de enfatizar o que fora revelado,
trazer luz e entendimento.
A Verdade de Deus, que é Jesus,
estava com os discípulos, por isso eles teriam este Espírito da verdade. Quem
não tem a verdade, não tem o Espírito de Deus. O mundo não o recebe porque não
tem esse Espírito. É na experiência de conversão, ao nascer de novo, que recebemos
a verdade que é Jesus e, por conseguinte, o Espírito da verdade. Toda obra ou
compreensão das Escrituras que se opuser à vida e obra de Jesus não é do
Espírito da verdade. Jesus disse que o Espírito faria com que os discípulos se
lembrassem de tudo que o Ele havia ensinado. “Mas aquele Consolador, o Espírito
Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos
fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14.26). A obra do Espírito,
aqui no ensinamento de Jesus, está relacionada com a obra e ensino dEle mesmo.(
Ensinador cristão,CPAD)
"Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito
Santo habita em vós?" (1Co 3.16).
“Templo do Espírito Santo”. Essa expressão aparece numa pergunta retórica de Paulo em 1 Coríntios: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (6.19). É um alerta do apóstolo aos crentes de Corinto para não darem lugar ao pecado, ou seja, não deixarem que o corpo fosse contaminado pela prostituição (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2019 » 3º Trim)