Estimule seus alunos a expressarem o que sabem sobre Deus, por exemplo, fazendo as seguintes perguntas: "Você conhece a Deus?" "Quanto você já experimentou do poder, amor e da sabedoria de Deus?" Dê um tempo para reflexão.
Explique que nenhum ser humano jamais poderá conhecer totalmente a Deus, por que Ele é infinito e seu poder é ilimitado. Mas o Pai deseja que tenhamos com Ele um relacionamento íntimo e pessoal e continuo a cada dia. “ Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor;”.(Os 6.3)
Néscios: Característica de quem não
possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência. ( www.dicio.com.br)
“Nossa maneira de compreender a Deus não deve basear-se em pressuposições
a respeito dEle, ou em como gostaríamos que Ele fosse. Pelo contrário: devemos
crer no Deus que existe, e que optou por se revelar a nós através das
Escrituras Sagradas. O ser humano tende a criar falsos deuses, nos quais é
fácil crer; deuses que se conformam com o modo de viver e com a natureza
pecaminosa do homem (Rm 1.21-25). Essa é uma das características das falsas
religiões. Alguns cristãos até mesmo caem na armadilha de se desconsiderar a
auto-revelação divina para desenvolver um conceito de Deus que está mais de
acordo com as suas fantasias pessoais do que com a Bíblia, que é a nossa fonte
única de pesquisa, que nos permite saber que Deus existe e como Ele é” (HORTON,
Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 1996, pp.126-7).
Na teologia esta categoria é identificada como Revelação Geral.
Revelação geral ou natural. É aquela em que o Senhor se revela por meio da natureza e da consciência humana. No que concerne à natureza, a Bíblia nos é clara: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1; Rm 1.19,20). Quanto à consciência, Deus se utiliza da comunicação não-verbal para revelar aos homens toda sua vontade, como vemos em sua Palavra"... os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rm 2.15). A revelação geral ou natural é dirigida a todos os homens, e pode ser absorvida pela razão. (Lições CPAD Jovens e Adultos 2008 » 4º Trimestre)
Eu SOU - O ‘Eu Sou’ de Êxodos 3.14 é ehyeh, em hebraico, Ehyeh Asher Ehyeh, ou seja, ‘eu sou o que sou’. A Septuaginta traduziu essa expressão por Ego Eimi ho On, ou seja, ‘Eu Sou o Ser’.[...] ‘EU SOU O QUE SOU’ revela o caráter e a natureza de Deus como o Ser que tem existência própria, que é imutável e que causa todas as coisas, logo, o que existe por si mesmo: aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno. O Senhor Jesus tem esse mesmo atributo, porque Ele é Deus igual ao Pai”. (SOARES, E. Manual de apologética cristã. RJ: CPAD, 2002, pp.104-5.)
Revelação especial. É
aquela em que Deus emprega duas formas especiais para se comunicar com o
homem: a Palavra escrita e Cristo.
a) Por
meio da Palavra. Deus ordenou a
Moisés que escrevesse sua mensagem revelada "num livro" (Êx 17.14). A
revelação escrita substituiu a tradição oral, como testemunho da existência e
comunicação de Deus (Êx 34.27; Jr 30.2; Ap 1.19). Essa revelação escrita é
chamada de Escritura (2 Tm 3.16), ou Escrituras (Mt 22.29; 26.56).
b) Por
meio Jesus Cristo.Essa revelação é
sublime (Jo 1.14,18). Não se trata de uma comunicação através das palavras de
um profeta, mas da revelação de Deus por meio de uma Pessoa santíssima e
co-eterna com o Pai (Jo 1.1; 14.9; Hb 1.1-3). O propósito da revelação especial
é conduzir o homem a Deus (Jo 14.6-11). Nela, encontramos o plano divino para a
salvação de todo ser humano. A revelação especial de Deus foi dada aos
homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de Deus. Estes são os mais
completos meios pelos quais Deus se revelou à humanidade (Mt 22.29; Jo
5.39). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2008 » 4º Trimestre)
Não devemos permanecer como crianças, aceitando todo vento de doutrina, mas, pelo contrário, conhecer a verdade e rejeitar os falsos mestres que induzem ao erro : "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." (Efésios 4.13-14)
REVELAÇÃO AOS PEQUENINOS Coisas ocultas aos sábios e entendidos (Mt 11.25). Jesus, elevando sua voz aos céus, dirigiu-se a Deus, e agradeceu-Lhe por haver ocultado “estas coisas aos sábios e instruídos”. “Estas coisas” a que se referia Jesus eram as profundas verdades, a “Palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos”, “...são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1.25-27). Quando Ele falou aquelas palavras, o mundo já tinha conhecido Sócrates, Platão, e tanto outros filósofos da antiguidade, sem contar os muitos sábios, ensinadores e mestres no reino de Herodes. Entretanto, desde o nascimento de Cristo na manjedoura, até à sublimidade de sua morte, nada foi revelado aos grandes daquele tempo. Da mesma forma, hoje, as verdades do evangelho estão ocultas àqueles que se consideram grandes, sábios e entendidos. A esses, falta a condição indispensável para ter acesso aos arquivos dos céus — a humildade.[...] Agora, também, só os humildes, sejam eles pobres ou ricos; sábios ou ignorantes; só a eles, os que temem a Deus, o evangelho é revelado pelo Espírito Santo. (Lições CPAD Jovens e Adultos » Sumário Geral » 2000 » 2º Trimestre)
A
presença do Espírito Santo é indispensável neste processo:
"Quatro passagens de 1 João mencionam o Espírito Santo. Duas delas
lidam com a confirmação para os crentes de que Deus reside neles. 1 João 3.24
afirma: 'E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem
dado'. De forma semelhante, 1 João 4.13 invoca a presença do Espírito na vida
dos crentes como garantia do relacionamento deles com Deus. (Lições CPAD Jovens
e Adultos 2009 » 3º Trimestre)
“Ora, o homem natural não
compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1Co 2.14).
“Quem dentre vós é sábio e
inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria” (Tg
3.13).
“As Ações Revelam as Origens da Sabedoria (3.13-18) Esse capítulo começa com Tiago prevenindo contra a soberba de sermos ensinadores, e pode estar ampliando esse conceito nos versos 13 e 14. A maneira mais adequada de demonstrar que alguém é ‘sábio e inteligente’ não é simplesmente colocar-se à frente dos semelhantes e discursar sobre seus conhecimentos, mas através de mostrar ‘pelo seu bom trato, as suas obras de mansidão de sabedoria’. A verdadeira sabedoria espiritual somente poderá ser demonstrada através da consistência entre palavras e obras, uma consistência que não só expressa a vontade de Deus, mas que também pratica essa vontade no mundo. Se a motivação que leva alguém a ser um ensinador for ‘amarga inveja e sentimento faccioso’, mostrará que seus desejos interiores, em seu coração, ainda estão divididos e que ela ainda não aceitou a ‘sabedoria’ como um dom de Deus. Gabar-se de sua ‘sabedoria’, como sendo uma conquista pessoal, é o mesmo que iludir a si próprio e ‘mentir contra a verdade’” (ARRINGTON, French L; STRONSTD, Roger. (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. 4ª Edição. RJ, CPAD, 2009, p.875).
“Se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão
que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e
foi-se, e logo se esqueceu de como era (1.23,24). O verbo traduzido como
‘contempla’ é katanoounti, que indica ‘um escrutínio atento’. Esta
pequena alegoria descreve uma pessoa que encontra um espelho e olha
intensamente para si mesma.
A alegoria depende de uma questão simples. Por que as pessoas olham-se no espelho? Embora alguns possam simplesmente desejar admirar-se, na maioria dos casos nós olhamos no espelho para guiar nossos atos. Como devo pentear o meu cabelo? Meu rosto está sujo? E nós agimos com base no que vemos. Mas o que acontece se olharmos com atenção, e nos afastarmos, simplesmente esquecendo a sujeira em nosso rosto, ou aquela mecha que fica em pé de maneira tão selvagem? Então o espelho terá provado ser totalmente irrelevante e nosso exame completamente sem significado. Da mesma maneira, Tiago argumenta que olhar para a Palavra de Deus e não agir de acordo com o que vemos ali significa que o que encontramos nas Escrituras não tem significado para nós. Não é a pessoa que conhece o que diz a Bíblia que é abençoada, mas sim a pessoa que faz o que a Bíblia diz.” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição, RJ: CPAD, 2007, p.514).
Subsídio do Professor: Bíblia de Estudo Pentecostal: “Como filhos nascidos de Deus [1Co 6.19; Gl 4.6], devemos desejar e ansiar pelo leite puro da Palavra de Deus. Um sinal seguro do nosso crescimento espiritual é um forte desejo de nos alimentar com a Palavra viva e permanente de Deus. Assim, devemos estar alerta quanto à perda de fome e sede pela Palavra de Deus, coisas estas que nossas atitudes erradas podem destruir [1Pe 2.1] e também não deixar que as preocupações, riquezas e prazeres desta vida sufoquem a vida espiritual.”
Abaixo temos algumas evidencias de um
cristão que não está crescendo espiritualmente:
1. O crente por sua falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus (Jo 5.44,47).
2. Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do reino de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo (Hb 7.19,25).
3. Por causa da aparência
enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante com ele na sua
própria vida (1 Co 6.9,10).
4. Por causa da dureza do seu
coração (Hb 3.8,13) e da sua rejeição dos caminhos de Deus, não faz caso da
repetida voz e repreensão do Espírito Santo (1 Ts 5.19-22).
5. O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30); seu fogo se extingue e seu templo é profanado (1 Co 3.16). Finalmente, Ele afasta-se daquele que antes era crente (Hb 13.14) (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, pág. 1903).
Confiar em Deus é estar convicto de que Ele está no comando de todas as coisas, esta convicção adquirimos quando nos aproximamos de Deus: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. (Tg 4.8)
Subsídio do Professor: Infelizmente, muitos dentro das igrejas só conhecem Deus de ouvir falar. Com Jó aconteceu o mesmo. Ele disse: “Com o ouvir dos meus ouvidos, ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” [Jó 42.5]. Quem não conhece não pode chamar para sua casa. Como você chama um estranho para entrar no seio da sua família?
Quem não conhece não tem como adorar.
Jesus disse para a mulher samaritana: “Vós adorais o que não sabeis; nós
adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.” [Jo 4.22]. Não pare
com o seu conhecimento de Deus, Ele ainda tem mistérios a nos revelar.
No caso deste cego, mais adiante (Jo 9.35-38), Jesus tem um novo encontro com este cego, agora curado, e conduziu-o a crescer no conhecimento, este creu em Jesus Cristo e o adorou :