sexta-feira, 16 de abril de 2021

Lição 4 - Dons de Poder

       














Prof. Pr. Éder Tomé

Subsídio





Texto Áureo
"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus ." (1Co 2.4,5)
Paulo, pelo seu conhecimento, poderia fazer um discurso para impressionar seus ouvintes, todavia, optou em transmitir uma mensagem simples e objetiva, contando com a ajuda do Espírito Santo para uma pregação eficaz.


Leitura Bíblica em Classe
      1 Coríntios 12.4,9-11
4 - Ora, há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo.
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como sequer. 


Introdução


Dons de poder são o dom da fé, os dons de Curas e a Operação de Maravilhas. Há uma interrelação entre esses dons porque são dotações extraordinárias que o Espírito concede à Igreja para que o evangelho seja proclamado com autoridade, milagres e testemunho.
São dons que operam na área física, psicológica e material.
(Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD Adultos - 1T - 2001)

I -  O Dom da Fé (1Co 12.9) 

1 - O que significa Fé?
Quando falamos em Fé, precisamos diferenciar os tipos de fé, a saber:
Fé Natural - Aquela que nós utilizamos na vida cotidiana, como pegar o metrô crendo que vai chegar ao destino desejado. Esta Fé natural todas as pessoas possuem, sejam elas crentes ou descrentes.
Fé Salvífica - Aquela relacionada para a conversão, ou seja, quando você creu que Jesus Cristo é o teu Salvador pessoal, esta é a fé que salva.
Fé como fruto do Espírito - Aquela que é produzida no interior do crente segundo Gálatas 5.22
Fé como Dom - Aquela que é sobrenatural, realiza coisas que transcendem à esfera natural da vida.


2 - A Fé como dom
A fé, como dom do Espírito Santo, opera de forma diferente do simples ato de crer de uma pessoa. É uma impulsão do Espírito para a realização de proezas em nome do Senhor. (Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD Adultos - 1T - 2001)

Dom da fé é um dom de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo, a fim de que a igreja supere os obstáculos, sejam quais forem (Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD Adultos - 3T - 2006)

É a operação sobrenatural da fé para a realização de coisas tidas como impossíveis na expansão do Reino de Deus. O profeta Elias tinha o dom da fé segundo o relato de 1 Reis 1.10-12 (Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD Adultos - 2T - 2009)

3 - Exemplo bíblico do dom da Fé



II - Dom de Curar (1Co 12.9)

1 - O que são os dons de curar?
Os dons de curas indicam que há uma pluralidade de formas de curas de enfermidades. (Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD Adultos - 1T - 2001)

Os dons de curar são dons de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo para a cura das doenças do corpo, da alma e do espírito, dos crentes quanto dos incrédulos. (Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD Adultos - 3T - 2006)

Os dons de curar são um dom plural na sua constituição e operação. A palavra "curar" está no plural no texto grego, indicando diferentes "curas" para vários tipos de moléstias ou enfermidades. (Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD Adultos - 2T - 2009)

2 - A redenção e as curas



3 - A necessidade desses dons
Os dons de cura são concedidos como uma solução divina capaz de amenizar o sofrimento humano, através da fé em Jesus Cristo. Todas as enfermidades estão sujeitas à cura divina. Deus, de um modo sobrenatural, comunica, saúde e força aos corpos afligidos.
Jesus deixou o exemplo. Ele dedicou grande parte do seu ministério para curar enfermos (Leia Tg 5.15; At 14.8-10) (Revista Discipulado 1 - CPAD)
O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coraçao, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lc 4.18,19)



III - O Dom de Operação de Maravilhas

1 - O dom de operação de maravilhas
A operação de Maravilhas (também chamada Operação de milagres) visa demonstrar o poder de Deus para a realização de coisas extraordinárias e miraculosas(Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD Adultos - 1T - 2001)

Dom de operação de maravilhas - estes dois vocábulos que designam este dom, no original, estão no plural. São operações de milagres extraordinários, surpreendentes e espantosos para levar os incrédulos à conversão; convencer os céticos e fortalecer os crentes fracos e duvidosos quanto à suficiência infinita de Deus. Ver Jo 6; At 8.6,13; At 19.11; Js 10.12-14. Moisés, Elias, Eliseu, Paulo, e inúmeros outros servos de Deus tinha esse dom.(Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD Adultos - 2T - 2009)
 
2 - Exemplos bíblicos





3 - Distorções no uso dos dons de curar e de operação de maravilhas




Conclusão
1 - Deus pode conceder a seus servos o dom da fé, dons de curar e o de operação de milagres, mas sempre de acordo com a Sua vontade e graça.
2 - Os Dons de Poder contribuem para legitimar a pregação do Evangelho.
3 - Infelizmente, há pessoas que querem utilizar essas dádivas para obterem lucros financeiros e enriquecimento pessoal.















2 comentários: