sexta-feira, 9 de abril de 2021

Lição 3 - Dons de Revelação

      
















Prof. Pr. Éder Tomé

Subsídio





Texto Áureo
"Que farei, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." (1Co 14.26)
Nos cultos ao nosso Deus, seja cantando um louvor, lendo a Palavra de Deus, pregando a Palavra de Deus, Testemunhando, tocando um instrumento musical e fazendo uso do exercício dos dons espirituais devemos ter o amor como principal fonte de motivação.


Leitura Bíblica em Classe
      1 Coríntios 12.8,10
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.                    
Atos 6.8-10
8 - E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9 - E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos Cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão.
10 - E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.

Daniel 2.19-22
19 - Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu.
20 - Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força;
21 - ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes.
22 - Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.

Introdução


É por intermédio dos Dons de Revelação (ou Dons do Saber) que a Igreja de Cristo manifesta sabedoria, ciência e discernimento sobrenaturais.
Eles são de grande necessidade aos santos, habilitando-os a entenderem muito mais e a combaterem os espíritos do erro e suas artimanha por toda parte. Considere-se a proliferação, inclusive dentro das igrejas, de falsas doutrinas, de imitação dos dons, de modernismos teológicos, de inovações antibíblicas, de falsos avivalistas, de "milagreiros" ambulantes, etc. (Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 2T - 2009)

Dons de revelação. São três: a Palavra da Sabedoria, a Palavra da Ciência e o Discernimento de Espíritos. Esses três dons revelam a sabedoria de Deus de modo sobrenatural. São habilidades concedidas pelo Espírito para compreender a essência e o propósito das coisas, e para discernir circunstâncias, relacionamentos e pessoas. Cada um desses dons merece um estudo à parte. (Pr.Elienai Cabral - Revista CPAD - 1T - 2001)

I -  Palavra da Sabedoria 

1 - Conceito
"Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria" (1Co 12.8a)
Esta sabedoria abordada pelo apóstolo Paulo refere-se a uma capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis.
Através do Dom da Palavra da Sabedoria o cristão é usado para trazer uma mensagem de Sabedoria com toda autoridade e poder através do Espírito Santo.
É o saber extraordinário e sobrenatural, outorgado diretamente pelo Espírito. O profeta Daniel tinha este dom, segundo relata (Dn 1.17; 5.11,12; 10.1) (Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 2T - 2009)
É um dom de manifestação da sabedoria sobrenatural pelo Espírito Santo, necessário ao pastoreio, na administração e liderança. (Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006)

2 - A Bíblia e a Palavra de Sabedoria





3 - Uma Liderança Sábia



II - Palavra da Ciência
As Palavras da Ciência e da Sabedoria se completam.
A primeira permite conhecer os segredos divinos; a segunda leva o crente a aplicar corretamente os conhecimentos revelados.
(Revista Discipulado - Novos Convertidos)

É um dom de manifestação de conhecimento sobrenatural pelo Espírito Santo; de fatos, causas, ensinamentos, etc (Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006)

1 - O que é?


Este dom provê um conhecimento extraordinário e sobrenatural. Ele certamente operava nos profetas Elíseu (2Rs 5.25,26) e Aías (1Rs 14.1-8). 
(Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 2T - 2009)
O profeta Eliseu desmascarou seu servo Geazi que foi atrás de Naamã para mentir pedindo em nome de Eliseu um talento de prata e duas mudas de roupa para pagamento da sua cura de lepra (2Rs 5.25,26). Geazi ficou leproso por vender esta cura através dos dons de Eliseu.

2 - Sua função
A manifestação sobrenatural deste dom tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou artimanha do maligno.

3 - Exemplos bíblicos da palavra da ciência
 




III - Discernimento dos espíritos

1 - O dom de discernir os espíritos
É a identificação sobrenatural de operações de espíritos quanto à sua origem e intenções: espíritos enganadores, demoníacos e humanos.
É um dom defensivo que evita que sejamos enganados pelo adversário. 
Paulo tinha o dom de discernimento de espíritos (At 16.16-18 abaixo)
(Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 2T - 2009)
16 - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saia dela. E na mesma hora saiu.  (At 16.16-18)
Ajuda o crente a separar o falso do verdadeiro, o puro do impuro, o santo do pecador, o joio do trigo e, especialmente, a intenção dos corações (Leia 1 João 4.1) (Revista Discipulado - Novos Convertidos)

É um dom de manifestação de conhecimento e revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo para não sermos enganados por Satanás e pelos homens (Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006)
 
2 - As fontes das manifestações espirituais


3 - Discernindo as manifestações espirituais




Conclusão
1 - A Igreja de Jesus necessita dos dons de revelação para discernir entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso.
2 - Os falaciosos ensinos e as manifestações malignas podem ser desmascarados pelo dom do discernimento dos espíritos.
3 - Que Deus conceda à sua igreja dons de revelação para não cairmos nas astutas ciladas do maligno.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário