domingo, 21 de fevereiro de 2021

Lição 9 - Deus trabalha em favor dos que nEle confiam

  



Lição 9 - Deus trabalha em favor dos que nEle confiam

Ponto de Partida
O agir de Deus é perfeito.


Texto Áureo
"Então disse o rei: Que honra e galardão se deu por isto a Mardoqueu? E os mancebos do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez." (Ester 6.3)
Verdade Aplicada
O Senhor vela pelos que o temem e guardam os Seus caminhos.

Texto de Referência
Ester 6.1,6-8
1 - Naquela mesma noite, fugiu o sono do rei; então mandou fazer o livro das memórias das crônicas, e se leram diante do rei.
6 - E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradará o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?
7 - Pelo que disse Hamã ao rei: O homem de cuja honra o rei se agrada.
8 - Traga o vestido real de que o rei se costuma vestir, monte também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça.

Objetivos da Lição
- Perceber que Deus sempre socorre os seus filhos.
- Compreender que o agir de Deus é sempre perfeito.
- Entender que o socorro do Senhor chega na hora certa.

Introdução
O temor ao Senhor é a fonte para uma vida vitoriosa nesta terra.
Quando obedecemos a Ele, o Senhor nos dá ânimo para encararmos a vida e nos livra de muitos males.

1 - A vida muda quando Deus faz parte dela
Nossa vida é feita de momentos altos e baixos. Um dia Mardoqueu estava condenado à morte, no outro dia estava sendo honrado pelo rei. É assim que a vida do crente é. Quando pensamos que não tem mais jeito, o Senhor entra com providencia e muda a nossa história por completo. Que possamos aprender que Deus modifica acontecimentos que, para o homem, eram irreversíveis.

O Senhor Deus é imponente para realizar os Seus propósitos. Não há poder neste mundo capaz de frustrar os Seus projetos.A soberania do nosso Deus é a autoridade e poder que exerce sobre toda a criação, de forma ilimitada e plena, Isto é, ele é soberano sobre as nações, sobre a igreja, sobre Israel, enfim, sobre tudo e sobre todos. Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl24.1) 


Fale para sua classe a Transcendência a imanência de Deus:
Transcendência a Imanência
Transcender : ultrapassar, Deus transcende a criação porque Ele a ultrapassa e a sua glória está acima de tudo e de todos.
Imanente : aquilo que não se separa, no caso o Senhor é imanente, pois não se separa da sua criação.
(Revista Central Gospel - 1T - 2013)

1.1 - A aflição é o solo fértil para o milagre


"Tu, ó Senhor, o sabes; lembra-te de mim, e visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates por tua longanimidade; sabe que por amor de ti tenho sofrido afronta.", Jr 15.15

O cristão também sofre nesta terra, e muitas vezes não é por tomar decisão errada, e sim por tomar a decisão certa de seguir ao Senhor e lhe obedecer, mas há recompensa.

 A vida cristã é um misto de alegrias e tristezas; de lutas e vitórias. Jesus advertiu seus discípulos sobre as aflições da vida cristã (Jo 16.33). Para os que aceitam tomar a cruz (Mt 16.24), renunciando a si mesmos, a vida cristã é uma luta sem tréguas. Sua vida pode ser comparada a de um soldado que está na frente da batalha. É na luta, nos combates espirituais, “pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3), que o servo de Deus se fortalece e acumula experiências que lhe capacitam a ser mais que vencedor (Rm 8.37).

O lavrador (2 Tm 2.6). O agricultor precisa trabalhar com afinco a fim de preparar a terra para receber as sementes. Depois, precisa regar, adubar a semente para que surjam os frutos. Muitos querem colher sem esforço ou onde não plantaram. Esses não merecem a recompensa do Dono da “lavoura” espiritual que é a Igreja do Senhor Jesus. É preciso labutar na “lavoura de Deus” (1Co 3.9) até que os frutos apareçam. Há uma recompensa para aqueles que labutam com afinco. Paulo diz para Timóteo que quem primeiro deve gozar dos frutos da plantação é o “lavrador que trabalha” (2Tm 2.6).(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2015 » 3º Trim.)


1.2 - Deus está ao seu lado confie nisso
Como vimos no livro de Ester, é certo que Deus honra os Seus servos fiéis e que nada pode impedi-Lo de realizar Suas intenções. Sendo assim, necessitamos parar de olhar para as adversidades e nos concentrarmos no agir de Deus a nosso favor. Não tema se alguns obstáculos parecem impossíveis de contornar. Mardoqueu tinha uma única certeza: a graça do Senhor o alcançaria onde quer que estivesse [Et 4.14].

[...] porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia” (2Tm 1.12).

[...]. Nesta oportunidade, o apóstolo encontrava-se preso. É a última vez que ele falara da sua prisão, pois de onde estava o apóstolo, este iria para o “matadouro”, isto é, o martírio. Uma das características mais tocantes nesta carta é a comprovação da fé inabalável do apóstolo Paulo.[...] (Pr. Elinaldo Renovato de Lima,2015)

1.3 - O Senhor nunca se esquece de nós


livro das crônicas de Assuero poderia ser aberto em qualquer lauda, pois o rei não estava preocupado com nenhum assunto em particular. Solicitou apenas que lessem o livro. “Na ocasião em que foi abandonado por todos, Paulo recorda como Deus foi fiel: ‘Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto não seja imputado’ (2 Tm 4.16). [...] Paulo se recusou a ficar amargurado por esta experiência. Sua oração pelos que o abandonaram é quase idêntica à oração de Estêvão por seus assassinos: ‘Senhor, não lhes imputes este pecado’ (At 7.60).

Mas Deus permaneceu fiel: ‘Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão’ (2 Tm 4.17). O apóstolo está se referindo à preponderância que teve ao enfrentar ousadamente seus inimigos na audiência e ao testemunho fiel do evangelho de Cristo, de que recebeu capacitação para testificar na mesma ocasião. Ficar livre da boca do leão foi um triunfo interior e espiritual em toda essa dificuldade que os lacaios de Satanás puderam lhe causar” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9., 1.ed., RJ: CPAD, 2005, p.535).

2 - O agir de Deus é perfeito


2.1 - Nunca deixe de honrar ao Senhor
As lutas nos deixam mais fortes a cada dia, as provações nos ensinam a confiar somente em Deus. As lutas, as vitórias, os momentos difíceis, tudo está no controle do Eterno, nada, absolutamente, nada, foge do seu domínio [1Cr 29.11-12]. Devemos honrar o Senhor em meio às lutas, afinal a maneira que agimos diante delas apontam a condição do nosso relacionamento com o Senhor.

Eu estou muito preocupado com a falsa idéia sobre honrar ao Senhor, porque a maioria dos lideres vinculam tal pratica unicamente a dízimos e ofertas. Abaixo segue um comentário muito pertinente:

POR QUE DEUS ANSEIA SER HONRADO?

Sabemos que Ele é infinitamente perfeito. Logo, ele não tem nenhum problema de rejeição ou auto-aceitação. Então, por que Ele busca tanto ser honrado? Deus o faz pelo simples fato de que Ele deseja que nós sejamos abençoados! O Reino de Deus funciona por princípios. E um dos princípios que o Senhor estabeleceu é o seguinte:

“Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.” (1 Sm 2.30b – NVI)

Deus não está atrás de nossas ofertas, e sim da honra que deve ser expressa por meio delas. Quando a oferta não demonstra a honra que Ele espera, então ela passa a estar numa condição de não mais ser aceita pelo Senhor:

“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? – diz o Senhor dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais: A mesa do Senhor é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o Senhor dos Exércitos. Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? – diz o Senhor dos Exércitos. Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta.” (Ml 1.6-10)

Ao instituir as ofertas, Deus esperava ser honrado por meio delas. Ele jamais buscou a oferta em si. Por intermédio do profeta Malaquias, o Senhor está nos dizendo que Ele preferia o Templo fechado a receber uma oferta que não expressasse honra.[...]

Clique Aqui - se desejar continuar lendo este comentário

2.2 - Quem honra a Deus é por Ele honrado

O Senhor não honrou apenas a Mardoqueu, honrou também a sua prima Ester. Eles atuaram conforme o querer do Senhor, este foi o diferencial. E foi nessa diferença que Deus trabalhou. O salmista expressou: “Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne?” [Sl 56.4].

Ana soube honrar ao Senhor. Estava convicta da decisão que deveria tomar e de como deveria renunciar. Ela não agiu como algumas pessoas que na hora da dor e da angústia firmam alianças com Deus, e quando obtém o desejado se esquecem de tudo o que lhe prometeram (Ec 5.4-5). Deus sempre nos recompensa acima das nossas expectativas, Ele sempre nos surpreende (Ef 3.20). Quando Ana poderia pensar que seu sofrimento fazia parte de um plano que iria restabelecer o sacerdócio de uma nação, e que seu filho se tornaria profeta e sacerdote? Será que ela pensaria um dia em ser mãe de mais três filhos e duas filhas após Samuel? Deus sabe honrar a quem renuncia por sua causa. (Lições BETEL Jovens e Adultos »  2014 » 4º Trim.)

2.3 - Nossa confiança em Deus faz toda a diferença
É o tema da lição de hoje: “Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam” A postura de Mardoqueu diante do ódio de Hamã foi simplesmente demonstrar sua confiança em Deus [Et 4.14]. Esta confiança fez toda a diferença. Os que confiam no Senhor são vitoriosos, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis. A Bíblia nos diz: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.", Sl 20.7    
“O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angustia, e conhece os que confiam nele.” [Na 1.7]. 

3 - Deus nunca se esquece de honrar os Seus
[...]Agora Assuero tinha uma dívida de gratidão para com Mardoqueu. Nós, de igual modo, temos que expressar nossa gratidão, …pois não somos uma “ilha”, mas participamos de vários grupos sociais, nos quais há pessoas que nos auxiliam em diversos momentos.

3.1 - Não importa o período que passar
[...] Mais uma vez veremos a mão do Senhor atuando sobre a vida do seu servo. Quando parecia que o Senhor havia se esquecido de Mardoqueu, o Senhor fez ao rei mostrar o seu agradecimento e julgou que seu principal opositor seria a pessoa indicada para honrá-lo [Et 6.10].

Subsídio do Professor: Esta ordem do monarca foi uma grande infâmia para o orgulhoso Hamã. O orgulho nos faz pensar que somos melhores que os outros. O orgulhoso não se submete a Deus, porque acha que seu próprio caminho é melhor. Disse Jesus:

“E o que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e o que si mesmo se humilhar, será exaltado.” [Mt 23.12].

 Ao invés de Mardoqueu ser humilhado, porque não se prostrava perante Hamã, Hamã é que teve que honrar ao próprio Mardoqueu!

3.2 - O oponente não impede a honra a Mardoqueu
A Bíblia narra que Hamã tomou o vestido real, colocou-o sobre Mardoqueu, assentou-o no cavalo do rei, e saiu pela cidade, dizendo estas palavras: “Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada” [Et 6.11]. É óbvio que os papéis de Mardoqueu e Hamã se inverteram: “Depois disto, Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo à sua casa, anojado, e coberta a cabeça.” [Et 6.12].

Espero que ao estudarmos sobre a honra de mardoqueu não venhamos interpretar de forma errônea este texto, porque não devemos buscar a nossa própria honra, mas a Jesus seja toda honra e gloria.

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.",(1 Tm 1.17)

3.3 - Deus é poderoso para desfazer as ciladas
A Bíblia diz: “Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança.” [1Sm 2.3]. O rei Assuero promoveu o soberbo Hamã à posição mais elevada no seu governo [Et 3.1]. O livro de Provérbios relata que: “Vindo a soberba, virá também a afronta” [Pv 11.2].Hamã foi tão arrogante que mandou construir uma forca de cinquenta côvados de altura, tramando matar Mardoqueu, mas sendo ele mesmo condenado à morte; foi enforcado na forca que havia mandado construir para Mardoqueu.

Nos momentos mais difíceis, aprendemos que a vitória está em crer, obedecer e esperar no Senhor Deus.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.”2 Co 10.4

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

Conclusão
1 - Nenhuma arma preparada contra os filhos de Deus prevalecerá.
2 - A história de Mardoqueu conta que ele fez de sua vida uma entrega pessoal ao Senhor, e por isso foi honrado.
3 - Que possamos ser semelhantes a Mardoqueu e fazer o que o Senhor quer façamos.



    










5 comentários:

  1. Olá. Boa Tarde. A paz do Senhor! Eu quero dizer que sou apreciadora dos comentários da EBD desta pagina e a visito com frequência.
    Louvo a Deus pela vida de todos vocês pelo comprometimento, qualidade prestado aos que se esmeram pelo o estudo da Palavra. No entanto, venho notando que as lições tem sido postadas aos sábados e não às quinta-feira como de costume. Pra nós professores que prezamos pelo bom estudo e aproveitamos como uma das fontes de pesquisa, estamos achando uma falha. No mais obrigada a todos e fica aqui o meu registro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem toda razão, vamos melhorar nosso tempo de postagem !

      Excluir
  2. Boa tarde, a aula 10 da lição de adulto já liberou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta semana não publiquei a lição, devido a minha mãe ter passado para o Senhor na sexta-feira 05/03/21.

      Excluir
  3. ESTAMOS ORNADO PARA QUE DEUS ABRA AS PORTAS CADA DIA MAISE JUNTOS ALCANÇEMOS TODA A TERRA ANTES DA VOLTA DE JESUS!

    ResponderExcluir