sábado, 27 de fevereiro de 2021

Lição 10 - A Vitória do povo de Deus

 



Prof. Pr. Éder Tomé




Lição 10 - A Vitória do povo de Deus

Ponto de Partida
A sabedoria divina é imprescindível para o cristão


Texto Áureo
"Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento." (Ester 7.3)

Verdade Aplicada
A  sabedoria divina é imprescindível na vida diária do cristão.

Texto de Referência
Ester 7.4-6,10
4 - Porque estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia, ainda que o opressor não recompensaria a perda do rei.
5 - Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?
6 - E disse Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
10 - Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou.

Objetivos da Lição
- Entender que Deus sempre protege Seus servos.
- Aprender que o auxílio de Deus chega na hora certa.
- Confirmar o zelo de Deus por Seus filhos.

Introdução
Veremos nesta lição a importância de Ester ter posto sua confiança apenas no Senhor dos senhores. Sua história é tão marcante e de uma contribuição inestimável às igrejas de hoje.

1 - Devemos ser ousados

1.1 - Confiar ou Duvidar

1.2 - Chegou a hora de Deus intervir na história

1.3 - Ester delata Hamã

2 - Quando tudo parece perdido, não está!

2.1 - Em Deus o impossível acontece

2.2 - Soberano para condenar e absolver

2.3 - Deus quebra a presunção do homem

3 - Deus tem Seus propósitos

3.1 - O inimigo não prevalecerá

3.2 - As promessas de Deus nunca falharam

3.3 - O Senhor cuida do seu povo

Conclusão
1 - O livro de Ester ilustra a providência divina a favor do Seu povo.
2 - Podemos perceber que Ester colocou sua confiança em Deus, tornando-se dependente dEle em tudo.
3 - Que possamos seguir as orientações de Deus, para que também possamos ter a vitória que o Senhor quer tanto nos dar.



    












9 comentários:

  1. Louvo a Deus, pelo carinho e empenho dos nossos professores, em nos ajudar, na ministração das aulas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Paz a todos, quero dizer que estou muito feliz pela direção que este site nos dá referente como devemos conduzir nossas aulas. Mas há um probleminha, é que gostaria de saber se teria como disponibilizar dias antes das aulas de EBD? Mas, fico feliz pela rica ajuda que este site me tem feito. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A bíblia não é um livro de procedimentos, a bíblia é um livro de princípios. Os procedimentos são presos ao tempo e ao espaço, já os princípios são eternos.
    A palavra chave no livro de Ester é providência. A trama desse livro muito se parece com uma partida de xadrez, onde os jogadores movem as peças, mas não tem os seus nomes citados. Deus usa Ester e Mardoqueu, enquanto o Diabo usa Hamã. O livro de Ester mostra Deus trabalhando nos bastidores.
    Até a ascensão de Ester ao trono e a trama de Hamã, os judeus eram apenas mais um povo cativo no poderoso império Persa, eles podiam ter voltado pelo decreto de Ciro, cerca de 50 anos antes dos fatos narrados no livro de Ester. Mas a saga dos judeus mostrada no livro de Ester, colocou os judeus numa posição de bem quistos por todo o império persa, e com moral elevada, outros personagens da bíblia conseguiram aprovação do imperador sucessor para a restauração do templo e dos muros.

    ResponderExcluir
  4. 1. 1 Confiar ou duvidar. Há um poder de escolha que está em nós, podemos escolher confiar ou duvidar. É a pergunta de Jesus: Queres ficar são?
    1. 2 Deus não perdeu o controle da história, o que Ele faz é para honrar o nome dEle, lembra-se de Lázaro ? E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. João 11:4
    1. 3 Tudo tem o seu tempo determinado. Nessa era do imediatismo, esperar um computador ligar parece uma eternidade. Precisamos lembrar que se perde menos por esperar do que por se precipitar. Paciência é a ciência da paz. Somos comandados pelo tic-tac do relógio. Apressamos os processos, e a maturação ocorre de maneira errada comprometendo a qualidade dos frutos.
    Eu ensinei que os planos do Senhor são para bem Jr 29 v. 11

    ResponderExcluir
  5. 2 Conta-se que uma mãe matriculou o seu filho na escola de piano, e na fase inicial ele aprendeu a fazer o chamado bife, que á sequencia dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó; e vai repetindo. É um exercício simplíssimo e serva apenas para dar habilidade para os alunos iniciantes. Pois bem, iria fazer na cidade um concerto de paino ninguém mais ninguém menos que o grande Ignacy Jan Paderewski, e a mão toda empolgado comprou 2 ingressos na primeira fila, e foi com o garoto para o concerto, foram os primeiros a chegar. Sentaram-se na frente do palco com um enorme piano. As pessoas foram chegando, e faltando poucos minutos para o evento começar, o salão estava lotado, e a mãe deu um vacilo e o menino sumiu. Quando a mãe viu, ele estava sentado no bando do pianista e começou a tocar o bife. Todos pararam e o estafe do pianista veio rapidamente para tirar o garoto do palco, ao que o próprio Paderewski os interrompeu e disse: _Eu vou lá. Saiu de trás das cortinas e se aproximou tranquilamente, assentou ao lado do garotinho e perguntou: _ o que você está tocando. O menino riu e respondeu:_ O bife, minha professora me ensinaram. O grande pianista disse: _Continue, continue. E começou a tocar belas melodias em cima do solo simples do garoto. Assim somos nós, sabemos tão pouco da vida, mas o grande pianista, vem e em cima de nossas limitações ele toca melodias tão belas que ficam eternizadas.
    2. 1 Deus age no impossível. ” Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Lucas 18:27 Se tu podes crer tudo é possível ao que crê. Marcos 9 v 23 Ó Eterno, meu Deus!Tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido, nada é impossível para ti! Jr 32 v 17
    2 . 2 O SENHOR é soberano, se ele absolve não há razão para nos culparmos
    2 . 3 Dizem que um santo estava viajando pelos Alpes, para realizar alguma atividade. O diabo, sabendo que o santo estava prestes a fazer alguma coisa que causaria grande dano ao seu reino, quebrou uma das rodas em que o santo viajava. Diante de tal situação, Bernardo o chamou e disse: _ Você acha que pode me impedir agindo assim? Agora é você quem vai sofrer as consequências disso. Então pegou o diabo, torceu-o até fazer dele uma roda, prendeu-o a carruagem e seguiu vigem. O sentido dessa alegoria é que quando a enfermidade ameaça impedir a nossa utilidade você deve usá-la a favor do reino de Deus.

    Eu ensinei que: Deus não trabalha para nos abençoar utilizando-se apenas dos meios convencionais.
    Um grupo de fazendeiros plantavam algodão e tinham uma vida estável, até que apareceu o gorgulho do algodão, uma praga tão devastadora que assolou toda a safra. Mas os fazendeiros, decidiram firmemente, “se não podemos plantar algodão, vamos plantar amendoim” Por incrível que pareça, o amendoim trouxe mais lucro para os fazendeiros que o algodão. Então os fazendeiros perceberam que aquilo que um desastre se transformou em uma dádiva. Erigiram então um monumento ao gorgulho do algodão. As crises são oportunidades disfarçadas, cabe a nós decifrá-las e utilizá-las.

    ResponderExcluir
  6. 3 Uma árvore é melhor medida quando está caída! Podemos ver e aprender os milenares princípios que atravessaram a história e podem hoje ser aplicados nas nossas vidas. Da mesma forma que ser fiel a Deus funcionou com Ester, irá funcionar conosco, nosso Deus não mudou! Ele tem propósitos a realizar, e nos honrará nos usando!
    3. 1 O inimigo não prevalecerá! O rei Ezequias se recusou a continuar pagando impostos ao rei da Assíria, e apesar de sofrer vergonhosas ameaças resistiu ao cerco, Ezequias temeu, recebeu cartas ameaçadoras do rei da Assíria e foi até o templo onde rasgou as suas vestes e se vestiu de uma roupa rústica num claro símbolo de desespero. Deus enviou o profeta Isaias a dizer que Senaqueribe seria envergonhado, e morto em sua terra, o que de fato ocorreu. Numa noite o anjo do Senhor saiu e matou 185 000 soldados de Senaqueribe que voltou para a sua terra, lá chegando foi ao templo de um dos deuses onde foi morto por seus próprios filhos. Alguém então contou o Salmo 46: 1-11
    Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
    Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
    Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
    Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
    Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
    Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
    O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
    Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
    Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
    Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
    O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

    3. 2 Entrar numa batalha confiado no Senhor, nos faz lutar com maior afinco que quando lutamos por a esmo: O experimento dos ratos: Um foi completamente imobilizado por um tempo, e posteriormente colocado numa grande vasilha com água e no escuro, nadou por 2 horas e começou a se afogar; o outro foi apenas colocado na mesma vasilha e colocado na mesma vasilha, só que agora com a luz, ele lutou por 6 horas, até começar a se afogar. O mundo luta em trevas, nós temos a luz, devemos nos esforçar mais para alcançarmos os nossos objetivos.
    Deus conhece o fim desde o começo!
    3 . 3 Deus requer de nós confiança plena. Deus requer de nós confiança. Por vezes a vida é injusta conosco, nessa hora o melhor a fazer é confiar em Deus. As injustiças da vida não justificam nossas escolhas ruins. Ester podia ter tomados péssimas decisões, com a justificativa de que Deus a abandonara. Mas ela tomou decisões em meio a luta, baseando se em princípios.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe ao irmão que se dispôs a colocar um subsídio desta Lição 10 no nosso espaço de comentários. Essa semana Pr. Éder Tomé e Pb. Gérson Tomé teve uma perda muito grande, sua mãe Yolanda passou para o Senhor, e ficamos ausentes !

    ResponderExcluir
  8. Meus sentimentos amados professores. Que o Espírito Santo de Deus posso consolar os familiares.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido irmão em Cristo, que o Espírito Santo nosso consolador amado, console sua família 😥

    ResponderExcluir