segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Lição 4 - A Atualidade dos Dons Espirituais



 













Prof. Pr. Éder Tomé





Ponto Central
Os Dons Espirituais são atuais para a Igreja.


Texto Áureo
"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." (1Co 12.4)

Verdade Prática
Ser pentecostal significa crer na atualidade das manifestações do Espírito Santo, e isso envolve o batismo no Espírito e os dons espirituais.

Leitura Bíblica em Classe
      1 Coríntios 12.1-11
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 - Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
                        
Objetivos Geral
Apresentar a atualidade dos dons espirituais.

Objetivos da Lição
- Apontar a necessidade dos dons espirituais hoje;
- Situar a função dos dons espirituais;
- Reconhecer que os dons revelam a unidade na diversidade.

Introdução
Professores, muitas perguntas poderão ser feitas pelos seus alunos nesta importante lição durante a sua aula presencial, a saber:

1 - O que são os dons espirituais?
Os dons espirituais são uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente, para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela. Os dons espirituais não são qualidades humanas aprimoradas e abençoadas por Deus. (Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006 - Pág.37)

2 - Qual é a necessidade dos dons espirituais na atualidade?
Precisamos dos dons para testemunhar de Cristo e servir com eficácia.
Através dos dons espirituais a igreja de Cristo recebe dotações para saber, agir, e falar de acordo com a graça de Deus.  Os dons espírituais são outorgas especiais de poder divino com o intuito de realizarmos a obra do Senhor, sendo assim, não há como questionar sua necessidade aos membros do corpo de Cristo.(Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 1T - 2005)

3 - Quais sãos os propósitos dos dons espirituais?
São propósitos dos dons espirituais:
a) A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14)
b) A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3,4)
c) O Crescimento em quantidade e qualidade da obra de Deus (At 6.7; 19.20; 9.31; Rm 15.19)
d) A edificação espiritual da Igreja (1Co 12.12-27)
e) O aperfeiçoamento dos santos (Ef 4.11,12)
(Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006 - Pág.37)

4 - Qual é a lista dos dons espirituais?
(veja abaixo - há um subtópico sobre esta questão)

5 - Qual é a classificação dos dons espirituais?
(Veja abaixo - há um subtópico sobre esta questão)

6 - Os dons espirituais são para os dias de hoje?
Sim, cremos no batismo no Espírito Santo e na continuidade dos dons espirituais para os dias atuais.

7 - Qual dom espiritual é o mais importante?
Não há um dom mais importante que o outro, alguns ensinam que, por estarem alistados em último lugar, os dons de inspiração ou elocução (profecia, variedade de línguas, interpretação de línguas) são de menos importância que os demais, mas isso não tem fundamento, por exemplo, o dom de variedade de línguas é tão importante para a igreja quando os demais apresentados em 1 Coríntios 12.

8 - Existe diferença dos dons Espirituais do Antigo e Novo Testamento?
Podemos afirmar que no Antigo Testamento há vislumbres dos dons divinos concedidos a pessoas peculiares como reis, sacerdotes, profetas e outros. Todavia, os dons divinos não estavam acessíveis ao povo de Deus da Antiga Aliança como observamos no regime da Nova Aliança.
Na Nova Aliança, os dons de Deus estão disponíveis para que a Igreja, em nome de Jesus, promova a libertação dos cativos, ministre a cura aos doentes e proclame a salvação do homem para a glória de Deus. O Novo Testamento também deixa claro que todos os crentes têm acesso direto a Deus através de Cristo Jesus e, por isso, podem receber os dons do Espírito. (Pr.Elinaldo Renovato - Revista CPAD - 2T - 2014)

9 - Como receber os dons espirituais?
Antes de responder essa pergunta, precisamos entender que as expressões em 1 Coríntios 12.4-7 designam que estas manifestações do Espírito Santo são dádivas, logo:
1 - Não é algo que o ser humano consegue por recursos próprios;
2 - São expressões do poder divino, não de potencial ou talento humano;
3 - Não dependem do nosso mérito.
(Revista Editora Betel - 4T - 2017)
Uma vez batizado no Espírito Santo, devemos buscar os dons espirituais através da oração, todavia, Deus é sábio e sabe qual será o dom ou os dons para que você seja mais produtivo para o Seu reino. Será que Deus vai dar o dom que eu pedir em oração? Romanos 12.3-8 e 1Co 12 deixam claro que cada cristão recebe os dons espirituais de acordo com a escolha de Deus. Leia mais

10 - Dom é sinal de superioridade espiritual?
Não, os irmãos agraciados pelos dons espirituais não são mais espirituais que os outros. Quando uma pessoa recebe do Senhor os dons do Espírito, não significa que ela é mais perfeita ou que é mais merecedora das bênçãos divinas do que outras. Assim como o crente não é salvo pelas obras, mas pela graça divina (Ef 2.8; Tt 3.5), os dons do Espírito são concedidos pela graça de Deus para que ninguém se engrandeça (Rm 12.6).(Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006 - Pág.37)


11 - Uma Igreja local dotada de muitos dom e manifestações espirituais pode ser considerada como espiritual e que vive em santidade?
Não, a igreja de corínto "nenhum dom" lhe faltava (1Co 1.7), além de ser uma igreja que não usava corretamente os dons que recebera do Pai, tinha em seu meio divisões, inveja, imoralidade sexual, etc. Como pode uma igreja evidentemente cristã ser ao mesmo tempo carnal e imoral.  Uma igreja onde predominam a inveja, contenda e dissensões, nem de longe pode ser chamada de espiritual, e sim de carnal. (Pr.Elinaldo Renovato - Revista CPAD - 2T - 2014)


I - A Necessidade dos Dons Espirituais Hoje

1 - Exortação a conhecer os dons.
A primeira responsabilidade do crente quanto aos dons é conhecer os dons, entender os dons e a sua finalidade.
No quadro abaixo, pontuo as responsabilidades do crente quanto aos dons, a saber :





(Fonte: Pr.Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006)


2 - Pneumatikós e Chárisma
Pneumatikós e Chárisma são os dois termos gregos básicos usados pelo apóstolo para "dons espirituais" , vejamos o significado desses termos :


3 - O que são os dons espirituais?
Os dons espirituais são uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente, para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela.
Os dons espirituais não são qualidades humanas aprimoradas e abençoadas por Deus.
Concernente os dons espirituais, dois princípios deve ficar patentes:
1) Quando uma pessoa recebe do Senhor os dons do Espírito, não significa que ela é mais perfeita ou que é mais merecedora das bênçãos divinas do que outras.
2) Assim como o crente não é salvo pelas obras, mas pela graça divina (Ef 2.8; Tt 3.5), os dons do Espírito são concedidos pela graça de Deus para que ninguém se engrandeça (Rm 12.6).
(Pr. Antonio Gilberto - Revista CPAD - 3T - 2006 - Pág.37)


Algumas considerações que aprendemos nesta Lição:
1) Os dons espirituais podem ser concedidos de repente em qualquer fase da experiência cristã após o batismo no Espírito Santo.
2) Os dons espirituais são operados até quando a igreja estiver na terra.
3) Todos nós devemos buscar os dons espirituais a qualquer momento.
4) Os dons espirituais é uma realidade para os dias atuais.


II - A Função dos Dons Espirituais
 
1 - As listas dos dons


Fonte: Ivan S. Vargas - www.is5.com.br/ivan


2 - Classificação Teológica



Dons de Revelação
Estes são concedidos aos servos de Deus para o aconselhamento e orientação da Igreja do Senhor, são eles: 
Palavra de Sabedoria: refere-se a uma capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis.
Dom necessário ao pastoreio, na administração e liderança.
A habilidade do rei Salomão em resolver causa complexas, igualmente, é um admirável exemplo de dom da sabedoria no Antigo Testamento (1Rs 3.16-28; 4.29-34)
Palavra de Ciência: Este dom muito se relaciona ao ensino das verdades da Palavra de Deus, fruto do resultado da iluminação do Espírito acerca das revelações dos mistérios de Deus. O dom da palavra da ciência não é um dom de adivinhação, mas conhecimento, concedido sobrenaturalmente, da parte de Deus.
No Antigo Testamento, um exemplo foi quando ao profeta Eliseu foram revelados os planos de guerra do rei da Síria (2Rs 6.8-12). No Novo Testamento, esse dom foi manifesto quando o apóstolo pedro desmascarou a mentira de Ananias e Safira (At 5.1-11).
Discernimento de Espíritos: É um dom de conhecimento e revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo para não sermos enganados por Satanás e pelos homens (Pr.Antonio Gilberto). É uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. O dom de discernir os espíritos tem o papel essencial de preservar a saúde espiritual da congregação.

Dons de Poder
São os dons com capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo, por intermédio das quais a Igreja pode agir de forma extraordinária.
Através do dons de poder, pessoas que outrora sem fé, passam a crer no evangelho, arrependendo-se dos seus pecados (Mc 16.17,18; At 3.11-26; 4.23-31). Os primeiros cristãos sobejavam os dons de poder. O Ministério terreno de Jesus foi marcado por inúmeros milagres, principalmente curas.
Dom da Fé : É a capacidade que o Espírito Santo concede ao crente para este realizar coisas que transcendem à esfera natural da vida, objetivando sempre a edificação da igreja. Aqui não se trata de fé salvífica e nem a fé relacionada ao fruto do Espírito (Gl 5.22)
Dom de Curar: São recursos de caráter sobrenatural para atuarem na cura de qualquer tipo de enfermidade.
Operação de Milagres: Este dom realiza obras extraordinárias além do poder humano. O dom de operação de maravilhas altera a ordem natural das coisas consideradas impossíveis e impensáveis.

Dons de Inspiração
Dons de Inspiração ou Elocução: ação ou efeito de enunciar o pensamento por palavras, são manifestações sobrenaturais vindas de Deus, e não podem ser utilizadas na igreja de forma incorreta. Os propósitos destes dons são os de edificar, exortar e consolar a igreja de Cristo (1Co 14.3).
Dom de Profecia : Refere-se a  mensagens espontâneas, inspiradas pelo Espírito, em uma língua conhecida para quem fala e também para quem ouve, objetivando edificar, exortar ou consolar a pessoa destinatária da mensagem. Não poucos crentes e igrejas locais sofrem com as consequências das falsas profecias. As Escrituras orienta-nos a que examinemos "tudo", julgando e discernindo, pelo Espírito, o que está por trás das mensagens. Toda profecia espontânea deve ser julgada (1Co 14.29-33).
Variedade de Línguas : Habilidade de falar uma língua que o próprio falante não entende, para fins de louvor, oração ou transmissão de uma mensagem divina. Nem todos os crentes batizados no Espírito Santo recebem este dom (1Co 12.30). Este dom tem o propósito da edificação da vida espiritual do crente (1Co 14.4). As línguas, ao contrário da profecia, não edificam ou exortam a igreja. Á medida que o servo de Deus fala em línguas estranhas vai sendo também edificado, pois o Espírito Santo o toca e renova diretamente (1Co 14.2).
Interpretação de Línguas : É um dom de manifestação de mensagem verbal, sobrenatural, pelo Espírito Santo. Não se trata de "tradução de línguas", mas de "interpretação de línguas". Tradução tem a vem com palavras; interpretação com mensagem. Embora haja semelhança entre dom de interpretação e de profecia, ele são distintos. O dom de interpretação de línguas necessita de outra pessoa, também capacitada pelo Espírito Santo, para que interprete a mensagem e a igreja seja edificada. Fonte: Revista CPAD (2T - 2014) e (3T - 2006)


3 - Classificação Bíblica



4 - "Para o que for útil"
O Espírito Santo distribui os dons aos crentes "a cada um para o que for útil" proveitoso para edificação espiritual e crescimento numérico da igreja. Os dons, portanto, não são atestados de espiritualidade e nem de santidade; eles são concedidos para a edificação da igreja e o aperfeiçoamento espiritual dos crentes.



III - Os Dons revelam a Unidade na Diversidade

1 - Diferentes Dons
Deus está completamente envolvido na concessão dos dons, no uso dos dons e na capacitação das pessoas que recebem os dons. Os dons, os locais de serviço e as atividades variam, mas todas estas coisas resultam em seus melhores efeitos quando edificam o corpo de Cristo, a igreja.
Deus cria um lugar único neste corpo para cada crente. Os dons e os ministérios podem se sobrepor, mas cada crente tem um papel especial que lhe é dado por Deus.
Parte da empolgante aventura de seguir a Cristo envolve descobrir nossa contribuição especial de serviço e, em seguida, disponibilizá-la para Deus. Faça do serviço  a Deus e ao seu povo sua motivação à medida que você utiliza seus dons.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1630)


2 - Unidade
Temos diversidades de dons, de ministérios e de operações :


Conclusão
1 - A Manifestação dos dons espirituais vai continuar durante todo o tempo em que a igreja peregrinar na terra ...
2 - A igreja atual necessita tanto do poder de Deus como nos dias apostólicos.
3 - A missão da igreja de hoje em nada difere de sua missão no passado.
4 - Hoje não é diferente, dependemos do poder sobrenatural na virtude do Espírito (Rm 15.19).
















Nenhum comentário:

Postar um comentário