domingo, 3 de janeiro de 2021

Lição 2 - A Atuação do Espírito Santo no Plano de Redenção

     












Ponto Central
O Espírito Santo atua de maneira contínua e dinâmica para a salvação.


Texto Áureo
"Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo." (At 9.31)

Verdade Prática
A atuação do Espírito é contínua e dinâmica na igreja, na vida dos crentes e os conduz desde a conversão até ao final da jornada cristã.

Leitura Bíblica em Classe
      João 16.7-13
7 - Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: 
9 - do pecado, porque não creem em mim; 
10 - da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 - e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 - Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
                           

Objetivos Geral
Ensinar que o Espírito Santo atua no Plano de Redenção.

Objetivos da Lição
- Desenvolver o ensino sobre o Espírito Santo como promessa nas Escrituras;
- Destacar o Espírito Santo como "Consolador" e "Ensinador"
- Asseverar que o Espírito Santo tanto reprova como convence o mundo.

Introdução
Na criação de tudo que existe tivemos a participação do Deus Trino, como vimos na lição passada, provando que o Espírito Santo é uma pessoa Divina, assim temos também a participação do Deus Trino para a salvação da humanidade. 

Nesta lição veremos :
1 - Qual é a atuação do Espírito Santo no plano de Redenção;
2 - Qual é a diferença da atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento em relação ao Novo Testamento;
3 - O que significa a palavra grega "Parákletos" que foi utilizada cinco vezes no Novo Testamento;
4 - Veremos a atuação do Espírito Santo como  o Consolador, o Ensinador e o Ajudador;
4 - Veremos a atuação do Espírito Santo convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

I - O Espírito Santo como Promessa
A Salvação da humanidade foi um projeto de Deus Trino e Uno, planejado antes da fundação do mundo.


1 - A Promessa Messiânica
Cremos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima trindade, que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo, regenera o pecador, e que falou por meio dos profetas. (Revista CPAD - 3T - 2017)
Assim como tivemos os profetas messiânicos que profetizaram sobre o nascimento de Jesus Cristo (Miquéias, Jeremias, Daniel, Zacarias, Isaías), tivemos também alguns profetas que profetizaram de antemão a plenitude do Espírito Santo (Isaías 44.3; Joel 2.28-32).
"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões e também sobre os servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito." (Jl 2.28). 
Isso fala de algo da parte de Deus para todos, em  todos os países, povos e raças da mundo. Também da imparcialidade.
a) "vossos filhos e vossas filhas": Para a família, o lar; também sem distinção de sexo.
b)  "Vossos jovens e vossos velhos": Sem distinção de idade, pois Deus quer usar a todos, de um modo ou de outro.
c) "Servos e servas": Não há discriminação social. Deus abençoa os que são pequenos em si mesmos, mas elevados no Senhor (Sl 115.13; Hb 8.11).
Este manancial está a fluir desde o Dia de Pentecostes, "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel" (At 2.16). Este versículo não aponta apenas para o futuro mais para os dias atuais. (Pr.Antonio Gilberto - CPAD - 3T - 2006)
Bem sabemos que este texto de Joel 2 daria uma lição a parte. Todavia, enfatize aos alunos que esta profecia de Joel se cumpriu parcialmente, ou seja, A efusão do Espírito Santo começou com os apóstolos (Atos 2) e continua em nossos dias até a volta de Jesus. (Revista CPAD - 4T - 2012). 

A Bíblia mostra que a revelação divina sobre o Espírito Santo e sua identidade foi progressiva, Gregório Nazianzeno (329-390 d.C) afirmou: "
- O Antigo Testamento manifestou claramente o Pai e, obscuramente, o Filho.
- O Novo Testamento manifestou o Filho e, obscuramente, indicou a divindade do Espírito Santo.
- Hoje, o Espírito Santo habita entre nós e se dá mais claramente a conhecer" (Revista CPAD - 3T - 2017) Nesta dispensação da igreja, isto é, do corpo místico dos salvos em Cristo, o Espírito habita em toda pessoa por Ele regenerada e salva por Jesus (Jo 14.16,17;  1Jo 4.13; Rm 8.9) (Revista CPAD - 3T - 2006)

2 - Na Antiga Aliança
O Espírito Santo estava presente e já operava na história da salvação antes do Pentecostes (após o pentecostes, atuou de forma diferente), vejamos:

Atuação do Espírito Santo ANTES do Pentecostes
a) O Espírito Santo se manifestava ou agia na vida de algumas pessoas escolhidas por Deus (alguns reis, sacerdotes, juízes e profetas) para um propósito ou missão por um determinado tempo até que a tarefa fosse concretizada. Nos tempos do Antigo Testamento, o Espírito Santo, por via de regra, permanecia entre os fiéis (Ag. 2.5; Is 63.11). Há poucos casos de homens a quem Deus encheu do seu Espírito para missões específicas, como os costureiros de Êxodo 28.3; Bezalel (Êx 31.3; 35.31); e Josué (Dt 34.9). (Revistas CPAD - 3T - 2006)
b) Note que o Espírito Santo antes do Pentecostes, não "habitava" o ser humano como hoje.
c) O Espírito Santo era percebido como uma "Força divina" e não como a presença e ação que temos hoje. Não se tinha a revelação da Pessoa divina, da Trindade que temos hoje.

Atuação do Espírito Santo DEPOIS do Pentecostes
a) O Espírito Santo passou a atuar na vida dos que receberam Jesus Cristo como Salvador através dos dons espirituais e do fruto do Espírito.
b) O Cristão passou a ser o Templo do Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo habita no crente.
c) Hoje temos a revelação da Pessoa divina, da Trindade, ou seja, sabemos que o Espírito Santo não é uma "Força ou um poder" , e sim, que Ele é Deus, e que sua presença está em nós, que ele age em nós. 
d) Desde o ocorrido em Atos 2, TODOS cristãos tem o privilégio de desfrutar este novo modo de atuação do Espírito Santo, nosso Consolador prometido por Jesus.

3 - A Promessa do Consolador
"Convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós" (João 16.7)
Jesus morreu, ressuscitou, subiu aos céus, prometendo não nos deixar só, órfãos. Disse que se não voltasse ao Pai, o Espírito Santo não viria.
Quando Jesus estava na terra, devido ter além da natureza divina, também a natureza humana, sua presença era limitada a um lugar por vez ... hoje através do outro Consolador, Sua partida significaria que Ele poderia estar presente para o mundo inteiro, por meio do Espírito Santo. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1475)

II - O Espírito Santo Consola e Ensina
 
1 - O Consolador



2 - O Ensinador




3 - O Ajudador

A versão Revisada de Almeida traduz "parákletos" por "ajudador".



III - O Espírito Santo Reprova e Convence o Mundo
"E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" (João 16.8-11)
Três importantes tarefas do Espírito Santo são:
(1) convencer o mundo do seu pecado e chamá-lo ao arrependimento,
(2) revelar o padrão de justiça de Deus a todos os que crerem, porque Cristo não mais estaria presente, fisicamente, na terra
(3) demonstrar o juízo de Cristo sobre Satanás.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1475)

1 - O Espírito Santo Convence o Mundo do Pecado


A missão do Espírito Santo é convencer o pecador sobre seu estado de perdição eterna, caso não aceite a única providência divina para salvação da humanidade: a expiação do pecado mediante o sacrifício vicário de Cristo. O pecador não é forçado pelo Espírito Santo a decidir-se ao lado de Cristo, ou a reconhecer-se culpado. O Espírito não utiliza-se de argumentos da lógica humana; convence-o simplesmente pelo seu poderoso, amoroso e persuasivo testemunho. (Revista Lições Bíblicas - CPAD - Pr. Elienai Cabral - 1T - 2001)

2 - O Espírito Santo Convence o Mundo da Justiça


Ao convencer o pecador de suas transgressões e, consequente dependência de Deus, o Espírito da verdade apresenta convincentemente a única solução para o homem; a redenção mediante a "justiça de Cristo" (Rm 3.21-25). (Revista Lições Bíblicas - CPAD - Pr. Elienai Cabral - 1T - 2001)

3 - Na vida humana


Cristo recebeu a condenação da nossa culpa (Is 53.4,5) que foi o juízo imediato contra o pecado. Porém, aqui a palavra "juízo" possui, também, sentido futuro, ou seja, o juízo divino que será derramado sobre aqueles que rejeitarem a graça salvadora de Cristo oferecida hoje.
O Espírito Santo trabalha diuturnamente no sentido de convencer as pessoas acerca do inevitável juízo futuro contra o pecado, os pecadores e o Diabo. De certo modo, o juízo contra o Diabo já foi decretado na consumação da obra expiatória de Cristo (Cl 2.14,15).
Um dia todos os ímpios, de todas as eras, haverão de comparecer perante o grande Trono Branco no Juízo Final (Ap 20.11-15).
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - Pr. Elienai Cabral - 1T - 2001)

Conclusão
1 - Ficamos sabendo que o sentido de Consolador aplicado ao Espírito é inerente à sua natureza e obra.
2 - O Espírito Santo atua na igreja para guiar o povo de Deus de forma coletiva como as ovelhas individualmente.
3 - O Espírito Santo age também no mundo no processo da salvação.














8 comentários:

  1. Paz do Senhor gostaria de lhe dar os parabéns pelo trabalho aqui na AD Sede de morro da fumaça SC nos usamos os slides e nos facilita muito a dar as aulas parabéns Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá povo abençoado da AD Sede de Morro da Fumaça SC , Deus abençoe pelo retorno, a equipe agradece pela confiança no nosso trabalho !

      Excluir
  2. Paz do Senhor! Parabenizo pela nobre iniciativa, seus slides tem sido para e para muitos uma benção do céu! Eles Muito bem produzidos (eu sei que dá muito trabalho, pois sou da área de informática) e tenho usado eles nas aulas da congregação que dirijo, além disso, tenho compartilhado com superitendente, dirigentes e professores amigos aqui em Maceió/AL!
    Oro para que o Senhor continue vos abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Thiago, Deus abençoe pelo retorno e pelas palavras incentivadoras, fazemos tudo com muito carinho para ajudar os superintendentes e professores nessa nobre missão de levar adiante a EBD. Não visamos nada além de ajudar de forma simples o Reino ! A paz do Senhor meu nobre irmão.

      Excluir
  3. A Paz do SENHOR queridos, parabenizo pelo trabalho produzido. a Assembleia de Deus Jardim novo mundo em Goiânia Go também usa os slide e o comentário por vocês produzido, obrigado que DEUS continue abençoando a todos vós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Josias, que bênção, saber que nossos Slides estão sendo utilizados nos dá uma injeção de ânimo ! Tem muitas EBD do Brasil que utiliza e até no EUA já estão utilizando nosso material (abraço ao irmão John lá dos EUA) ... Oh Glória !!!

      Excluir
  4. A paz do Senhor a todos! Parabéns a todos pela grandeza de postar um material tão rico para o auxílio do professor da EBD e para a igreja de modo geral. Sinceramente, faltam-me palavras para agradecer! MAS TENHO CERTEZA QUE DEUS, O DONO DA OBRA, OS RECOMPENSARÁ GRANDEMENTE! (2Cr 15.7) Cordialmente,
    Anderson - AD Valença-BA.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor a todos! Parabéns pela grandeza de postar um material tão rico para o auxílio do professor da EBD e para a igreja de modo geral. Sinceramente, faltam-me palavras para agradecer! MAS TENHO CERTEZA QUE DEUS, O DONO DA OBRA, OS RECOMPENSARÁ GRANDEMENTE! (2Cr 15.7) Cordialmente,
    Anderson - AD Valença-BA.

    ResponderExcluir