sábado, 24 de outubro de 2020

Lição 5 - Mente, Vontade e Emoções Restauradas pelo Senhor

  







CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO

CLIQUE AQUI - BAIXAR QUESTIONÁRIO - PR. JULIO CESAR



Texto Áureo
"Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor," (Efésios 5.17)

Verdade Aplicada
Devemos buscar a Deus em todas as nossas decisões para saber qual é a Sua vontade e assim trilhar por esta.

Texto de Referência
Filipenses 4.6-9
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças.
7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Introdução
Nesta Lição vamos falar das áreas da alma que precisam de cura, a saber:

 
Muitas vezes, a bíblia usa o coração como o centro de nosso intelecto, emoções e vontades para descrever o homem interior (Pv 4.23). Somente Deus conhece o interior do ser humano (1Rs 8.39). Ele formou o nosso íntimo e os tecidos do corpo humano. (Pr. Esequias Soares - Revista CPAD - 2T - 2006)

1 - As três Áreas da Alma
Estudaremos as áreas da alma que estão ligadas à nossa essência e que precisam ser curadas. Bem sabemos que o pecado atingiu a integralidade do homem, sua integridade precisa de cura.
O CORPO ficou sujeito à fadigas e doenças (Gn 3.16-19) e até à morte.
A ALMA experimentou problemas emocionais (Gn 3.10; 1Jo 4.18; 2Tm 1.7). Seus sentimentos e suas emoções mudaram.
O ESPÍRITO perdeu a comunhão com Deus (Os 6.7). O homem tornou-se totalmente escravo do pecado.
Quando, em certa ocasião, uns escribas se aproximaram de Jesus perguntando-lhe qual era o primeiro mandamento, Ele respondeu-lhes:
"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o seu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças" (Mc 12.29,30). 
Isso significa amar e servir ao Senhor integralmente: espírito, alma e corpo.(Pr. Walmir Cohen - Revista Central Gospel - nro.12 - Ano 3).



1.1 - Mente, a líder da alma
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos (metamorphoõ, no grego) pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2)

Sem  uma mudança na mente gerada pela Palavra, não desfrutaremos do conhecimento pleno do Pai. 
A mente e o coração do cristão deve ser diferente das pessoas que não tiveram um encontro com Cristo, são egoístas e frequentemente trazem a corrupção. O Cristão não deve se conformar com esse mundo muito além do que acatar seus valores, comportamentos e costumes.
A mente e o coração do cristão deve sofrer uma transformação (Metamorphoõ), para isso pode contar com a ajuda do Espírito Santo que renova, reeduca e reorienta, e pode contar com a Palavra de Deus (Prof. Éder Tomé).

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4.8 ARA)
O apóstolo quer mostrar que a experiência de salvação, em Cristo, produz uma mudança contínua em nossa forma de pensar, a fim de evitarmos as futilidades mundanas que ocupam a mente das pessoas sem Deus. Paulo exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera a vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de Cristo" (1Co 2.15) (Pr.Elienai Cabral - Revista Cpad - 3T 2013 - Pág.75)

1.2 - O poder da mente
Infelizmente a mente foi canalizada para o mal, corrompida pelo pecado e hoje é um campo de batalha [Ef 6.12]
A fim de que toda impureza seja eliminada de sua vida, o crente tem de dar lugar para que o Espírito Santo limpe continuamente o seu coração e consciência (Pr.Elienai Cabral - Revista Cpad - 3T 2013 - Pág.76)

1.3 - A disputa pelo controle da mente
A formação dos pensamentos e das reações emocionais é um mistério, tanto são provocados pelo mundo exterior, como despontam em nosso mundo interior. De um modo geral, os pensamentos derivam de situações vividas. É claro que, de acordo com as pessoas, poderão ser fantasiosos, bons ou maus. (Pr. Walmir Cohen - Revista Central Gospel - nro.12 - Ano 3)


... Temos responsabilidade quanto ao que estará sendo alimentado em nossas mentes. Nossos pensamentos também precisam refletir a fé que professamos.
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra." (Cl 3.1,2)
Além da epístola aos Filipenses, o tema do processo de pensar é tratado por Paulo em muitas outras ocasiões (Rm 12.2; Cl 3.2). Pensar nas coisas que são de cima, por exemplo, não sugere que devamos viver uma espiritualidade irreal, e sim equilibrada, conjugando mente e coração a partir dos valores espirituais na vida terrena (conforme Jo 17.15,18; 1Co 5.9,10). Os maus pensamentos são frutos da inclinação humana para o mal. Daí a recomendação de que a nossa mente deve ocupar-se com a Palavra de Deus, com os princípios eternos do reino divino, "levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo" (2 Co 10.5). (Pr.Elienai Cabral - Revista Cpad - 3T 2013 - Pág.75)

2 - Vontade e Escolha
A vontade quando ativada, dá o passo rumo àquilo que foi escolhido.
Deus deu ao homem o poder de escolher corretamente em obedecê-lo e amá-lo.
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito" (Rm 8.5)
Use a Bíblia para descobrir as diretrizes de Deus, e então siga-as. Em cada situação desconcertante, pergunte-se: "O que Jesus quer que eu faça?" Quando o Espírito Santo lhe mostrar o que é certo, faça-o de maneira fervorosa ... entre para a categoria das pessoas controladas pelo Espírito Santo e não das que são dominadas por sua natureza humana.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1677)

2.1 - Somos capacitados para escolher
... para tomar decisões corretas precisamos conhecer a vontade de Deus : "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.20)  
(foi comentamos esse versículo no subtópico 1.1).

2.2 - Alguns defeitos da vontade
Nossa vontade é imperfeita e tendenciosa a escolha erradas.
Somos induzidos à inconstância, falta de iniciativa, procrastinação, derrotismo, medo de fracassar, falta de acabativa (falta de capacidade para terminar o que começou a fazer), obstinação, indecisão, vontade frouxa, etc

2.3 - Jesus buscava a vontade do Pai
Jesus sempre agradou ao Pai porque nunca fez a Sua própria vontade ... este é o caminho que devemos trilhar ...
"dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lc 22.42)
"e aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." (Jo 8.29)

3 - Emoções: expressando os sentimentos
Por meio das emoções expressamos amor, ódio, tristeza, alegria etc.
Deus não quer que sufoquemos nossas emoções, mas também não quer que caminhemos por elas. Por isso, nossas emoções precisam ser restauradas. 
No plano bíblico. A ferida interior é uma realidade incontestável. É manifestada por mágoas, ressentimentos, dores e tristezas. O Senhor Jesus afirmou que as feridas interiores somente serão curadas se houver perdão (Mt 18.33,34). As curas em o Novo Testamento eram efetuadas em nome de Jesus, por imposição de mãos, unção com azeite, perdão mútuo e meditação bíblica (Mc 6.13; 16.18; Tg 5.14-16). É a terapia do Espírito Santo que deve ser aplicada nos dias atuais. A Bíblia ensina que Jesus veio para "curar os quebrantados de coração" (Lc 4.18) e, ainda, a consolar os tristes (Is 61.2).
No Plano da psicanálise. O psicanalista austríaco, Sigmund Freud, partiu da premissa de que todos os problemas humanos são traumas provenientes de experiências dolorosas da infância. Freud era ateu, por isso negou a Bíblia e a existência do pecado. Apesar do reconhecimento do seu trabalho no mundo científico, seus postulados ainda são questionados, nem todos reconhecem, na totalidade, o resultado de suas pesquisas. É a terapia científica.
No Plano gedozista. Os promotores de encontros dos grupos conhecidos como G-12 (MDA, M12) negam a eficácia do poder de Jesus para curar feridas e traumas emocionais. Por isso, seus expositores trabalham com técnicas híbridas: misturando Bíblia, psicologia e hipnose. É a terapia pseudo-evangélica e ocultista. (Pr. Esequias Soares - Revista CPAD - 2T - 2006). "Um dos problemas em relação ao G-12 (MDA, M12) é a inserção de práticas, conceitos e ensinos antibíblicos, tais como o mapeamento espiritual, regressão psicológica, cura interior, quebra de maldição, escrever os pecados em pedaços de papel e queimá-los na fogueira, revelações extrabíblicas e outros" (Pr. Paulo Romeiro)

Nas próximas lições teremos uma abordagem detalhada de algumas doenças da vida moderna, como:  depressão, enfermidades psicossomáticas (quando os desajustes do sistema emocional transformam-se em doenças físicas), ressentimentos, solidão, outros)  
Como vimos : A fé em Jesus Cristo e na Sua Palavra é um excelente remédio para ajudar-nos a manter a saúde física e mental. Orar e meditar na Palavra de Deus também é uma forma eficiente de cuidado com a saúde (Pv 4.20-22). Caso esteja passando por um período de depressão, problemas emocionais (grifo nosso) , não se constranja. Ore ao Senhor e não deixe de procurar ajuda médica se achar necessário (Mt 9.12)
(Pr. Eliezer de Lira e Silva - Revista CPAD - 3T - 2012).

3.1 - A Vulnerabilidade das emoções
Não podemos basear nossa comunhão com Deus nas emoções, pois elas vão e vem [Jr 17.9]
"A evidência do Espírito Santo na vida do cristão é vista através do fruto e não por explosões de emoções" (John MacArthur)

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos, e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos  e segundo o fruto das suas ações" (Jr 17.9-10)
Deus deixa claro por que pecamos, esta é uma questão do coração. Nosso coração se inclina ao pecado desde o momento em que nascemos. É fácil cair na rotina de esquecer e abandonar a Deus. Mas ainda assim podemos escolher continuar ou não continuar em pecado. Podemos ceder a uma tentação específica, ou podemos pedir que Deus nos ajude a resistir à tentação quando nos depararmos com ela. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1677)

3.2- Restaurando nossos sentimentos
Podemos ter nossos sentimentos restaurados a partir do momento que olharmos as circunstâncias do ponto de vista de Deus.
É possível a confiança em Deus sobrepor o medo [Nm 14.6-9]

3.3 - Andemos por fé e não por sentimentos
É muito comum voltar ao hábito de tomar decisões e julgar nosso valores pessoais, ou nossa espiritualidade, baseados no que estamos sentindo.
Precisamos da ajuda do Espírito Santo e da Palavra de Deus para lidarmos com as emoções e sentimentos ...
Como vimos no subtópico 3.1 , enganoso é o coração, essa mania de dizer : "Eu estou sentindo de trocar o líder dos jovens, de trocar o professor da classe adultos, de trocar o fulano e o beltrano etc " Vai orar abençoado antes de tomar sua decisão.  Por causa disso, uma classe cheia de alunos pode ficar vazia, uma igreja cheia pode esvaziar-se ... Isso não é teoria é prática. Enganoso é o coração, Você diz : "Estou sentindo que estou bem espiritualmente", Está mesmo? (Prof. Éder Tomé)

Conclusão
Que possamos ajustar a nossa mente, vontade e emoções aos propósitos de Deus, sabendo que Ele deseja que vivamos Sua boa, agradável e perfeita vontade e desfrutemos de uma vida em abundância. Numa fé sólida, baseada em tudo que a Palavra diz, pois, a Palavra permanece para sempre.

Quanto a Mente
Disse alguém, certa vez, que "o homem é aquilo que pensa". Devemos, portanto, guardar a nossa mente de tudo quanto é vil, pernicioso, egocêntrico e imoral. Só desfrutaremos de uma vida cristã saudável e equilibrada se alimentarmos a nossa mente com tudo o que é do Alto.
Por isso, leia continuamente a Palavra de Deus. (Pr.Elienai Cabral - Revista Cpad - 3T 2013 - Pág.78)

Quanto a Vontade
Jesus fez a vontade do Pai, esse é o caminho que devemos trilhar.

Quanto as Emoções
Não podemos basear nossa comunhão com Deus nas emoções.





    











15 comentários:

  1. Essa lições tem sido uma benção, muito obrigado pelo maravilhoso material que vocês tem disponibilizado, Deus abençoe a vida de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz de Cristo Jesus, maravilhoso material,estou muito agradecido pelo empenho e dedicação de vocês na obra do Senhor Jesus, que Deus continue vos abençoando Grandissimamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antônio, a paz do Senhor, a equipe agradece ! Amém !

      Excluir
  3. Oi boa noite paz do Senhor, quando vai está disponível para abaixar o subsídio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, Bom dia e a paz do Senhor, já postamos o link para baixar o subsídio !

      Excluir
  4. Paz do Senhor Jesus Cristo
    Vai ter questionário disponibilizado pra esta lição ?
    Eu sempre imprimo e entrego após a escola bíblica.
    Eu uso como uma das formas de pontuação para os meus alunos, além de pontos por assiduidade e pontualidade para premiação de fim de ano da escola bíblica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor prof. Isaque, bom saber que faz uso de nosso questionário, acabamos de postar, esse teve a nobre ajuda do Pr. Julio Cesar do canal BOA SEMENTE no youtube.

      Excluir
  5. Paz do Senhor mestres! Excelente ajuda. Deus abençoe essa equipe de apoio à EBD.

    ResponderExcluir
  6. Aula maravilhosa uma benção mesmo obrigado pastor alexandre e a todos

    ResponderExcluir
  7. Que dia vai sair a lição número 6

    ResponderExcluir
  8. Quero agradecer aos irmãos por estas postagens. Pois tem me ajudado muito nas aulas da EBD. Deus abençoe 🙏.

    ResponderExcluir