domingo, 27 de setembro de 2020

Lição 1 - A Necessidade de Restauração na Alma

       









CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)

CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)



Texto Áureo
"Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei" (Jeremias 31.25) 

Verdade Aplicada
Somente Deus conhece o íntimo da sua criatura, podendo então lhe trazer a cura de suas mais profundas dores e frustrações.

Texto de Referência
Salmos 31:2,5,7,9,14
2 - Inclina para mim os teus ouvidos, livram-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que  me salve.
5 - Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.
7 - Eu me alegrarei e regozijarei  na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.
9 - Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
14 - Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.


Introdução
Neste trimestre, falaremos de assuntos concernentes à cura da alma. Sendo assim, nesta lição abordaremos conceitos do corpo, alma e espírito. Também apontaremos o amor de Deus expresso na manifestação da Sua graça trazendo-nos salvação [Tg 2.11].

1 - Conhecendo a Estrutura do ser Humano
Em Gênesis 1.26 a primeira parte do versículo diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Esta afirmação nos dá a idéia de como o ser humano foi formado [...]
Certamente nesta revista deste trimestre ou nessa lição 1, não vamos estudar Antropologia Bíblica ou Doutrina do homem em detalhes,  nosso comentarista aborda a questão da estrutura do ser humano neste tópico para entendermos o que é a alma, visto que o foco do trimestre será sobre a restauração da alma, quais são os resultados do processo de salvação na alma, mente, vontades e emoções da pessoa que se converte, como a graça de Deus atua na nossa velha natureza e nos liberta de lembranças passadas (o diabo não quer que alcancemos a cura, tenta nos acusar de atos pecaminosos que Jesus já nos perdoou para atrapalhar nossa comunhão plena com Deus) (Prof. Éder Tomé)

1.1 - O espírito Humano
Por intermédio do espírito, entramos em contato com Deus. Por isso, deve o nosso espírito ser quebrantado (Sl 51.17), voluntário (Sl 51.12) e reto (Sl 51.10). Testemunha o apóstolo Paulo que servia a Deus em seu espírito (Rm 1.9). Quando de nossa morte, entregamos a Deus o espírito (Lc 23.46; At 7.59). O espírito dos ímpios, Deus o lança no inferno (Lc 16.19-31; Sl 9.17; Mt 13.40-42; 25.41,46). Não podemos separar a alma do espírito, pois ambos formam uma unidade indivisível. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2006 » 4º Trimestre)

1.2 - A Alma do ser Humano
Através da alma, é-nos possível, utilizando-nos de nossos sentidos, entrar em contato com o mundo exterior. Não podemos esquecer-nos de que, na Bíblia, a palavra alma aparece como sinônimo de espírito (Gn 2.19; Sl 42.2). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2006 » 4º Trimestre)

1.3 - O Corpo Humano
Nosso corpo não é a realidade final de nosso ser. O seu movimento é proveniente do sopro que do Criador recebemos (Gn 2.7). Através dele, cabe-nos glorificar a Deus, pois não é instrumento de imundície, mas de santificação (1 Co 6.18-20).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2006 » 4º Trimestre
Nosso

Nesse tópico na revista dos professores, o comentarista enfatiza que "devemos ter cuidado com nosso corpo tanto no aspecto da saúde física como mental" ,  Se devemos ter os devidos cuidados com o corpo ao qual vivemos neste breve período de tempo, quanto mais cuidados devemos ter com nossa alma que é eterna. 
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma ? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 10.26)
Quando não conhecemos Jesus Cristo, fazemos escolhas como se não houvesse vida após a morte, e agora que somos convertidos temos realmente levado em consideração que o corpo dessa vida é apenas a introdução para a eternidade ? Reflita isso com seu aluno.
Quantos irmãos tem desgastado seu corpo em busca das mais altas honrarias sociais ou cívicas se esquecendo que isso não nos dará lugar no céu, muitos desses não tem tempo para cuidar da sua própria alma, não tem tempo para falar com Deus. Um certo pregador itinerante que vivia com sua agenda cheia viajando de lá para cá, ouviu a voz nítida de Deus: Pare, preciso de seu tempo, preciso falar contigo.
Leve seu aluno a reavaliar seu estilo de vida a partir de uma perspectiva eterna, isso poderá mudar seus valores e suas decisões. (Prof. Éder Tomé)

2 - Obra-prima da criação
No tópico 2, o comentarista dá umas pitadas da temática Criacionismo Bíblico e de Hamartiologia (doutrina do pecado) para entendermos que Deus criou tudo perfeito, dando livre arbítrio ao homem, e que a escolha de Adão de descumprir a única ordenança de Deus, levou a queda da raça humana, trazendo as doenças,  a morte física e morte espiritual. (Prof. Éder Tomé)

O ser humano é obra-prima da criação do Eterno, criado conforme sua imagem e semelhança [Gn 1.26a]. Assim, trata-se de uma criação distinta das demais.Sobre o versículo Gn 1.26-27 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn1.26a) "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", (Gn 1.27) "imagem e semelhança”, esclareça que ser imagem e semelhança de Deus não se refere a forma física, mas sim ao caráter de Deus, pois Deus não tem forma física, Ele é espírito. Mateus 4.24

A Imagem de Deus

1. Tselem e demuth. O trecho de Gênesis 1.26,27 fala sobre o homem (incluindo o macho e a fêmea) como criado à imagem e semelhança de Deus. ‘Imagem’ (no hebraico, tselem) [...]. No ser humano, implica num reflexo de algo existente na natureza de Deus. ‘Semelhança’ (no hebraico, demuth) é palavra usada para indicar padrões e formas, que se parecem um tanto com o que retratam. Indica que existe em nós algo parecido com Deus.[...]

A imagem natural  inclui elementos da personalidade ou do próprio ‘eu’, comuns a todas as pessoas, quer humanas quer divinas. Intelecto, sensibilidade, vontade — estas são as categorias que compõem a personalidade e formam uma clara linha de separação entre os seres humanos e os animais irracionais.

A imagem moral  inclui a vontade e a esfera da liberdade, onde podemos exercer nossos poderes de autodeterminação. Ela torna possível nossa comunhão e comunicação com Deus”.

(MENZIES, W. W., HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas: os fundamentos da nossa fé. 5.ed., RJ: CPAD, 2005, p.69-70.)  


2.1 - Um Lugar Apropriado à nossa cultura
Por que Deus fez tudo isso? Qual a razão para a existência do universo, da terra e do ser humano? ... a Palavra do Senhor nos dá a resposta ...
"porque nEle foram criadas todas as coisas que há os céus e na terra, visiveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1.6).

2.2 - O Propósito de Deus levou em conta o erro humano
Arbítrio é o poder de decisão por sua vontade, ou seja, o livre-arbítrio é o poder de decidir que o homem tem por sua própria consciência, Na qual Deus permite que o homem faça sem sua interferência.

Soberania de Deus e livre-arbítrio são temas que geram conflitos e levam muitos a tomadas de posições extremadas. Por conceder o livre-arbítrio ao homem, Deus deixa de ser soberano? De maneira nenhuma! Isso só denota o seu poder em criar uma pessoa que, sendo imagem e semelhança de Deus, decide seguir ou não o caminho da Justiça. Mas é bem verdade que, nalgumas circunstâncias, o Eterno intervém sem respeitar o arbítrio humano (Ml 1.2,3 cf. Rm 9.14-16). Há contradição nisso? De forma alguma! O homem continua livre em seu arbítrio e Deus eternamente soberano. Nas Sagradas Escrituras, o livre arbítrio e soberania divina são essencialmente dialogais. (Pr.Ezequias Soares, 2012)
 Vontade permissiva e livre arbítrio.
 Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. O que faz dele um ser moralmente semelhante ao Criador, é justamente a capacidade de fazer suas próprias escolhas; inclusive, aquelas que não estão de acordo com a vontade divina. Isto é o que se entende por vontade permissiva. O Eterno tem poder para impedir que o homem faça o mal ou bem, entretanto, lhe dá o direito de escolha (Gn 2.15-17; 3; 4.7; Dt 30.15-20; Gl 6.7-10). Na vontade permissiva, a soberania e a onipotência de Deus não violam o livre-arbítrio humano. (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2008 » 4º Trim.)

2.3 - A Bondade Divina
O Senhor Deus não apenas criou o ser humano, como também tem interesse em manter relacionamento com o mesmo. Desde o início o Criador toma iniciativa na busca de relacionamento (Gn 2.18-22; 3.8-9). A resposta às orações é mais uma demonstração do interesse de Deus movido pelo amor para conosco.[...] há vários textos bíblicos que manifestam o interesse de Deus que os Seus servos se comuniquem com Ele (Sl 27.8; 34.17; Jr 33.3; Fp 4.6-7). Disse Jesus: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (Jo 15.7).

 O Deus abençoador. [...] iremos destacar a atitude abençoadora que caracteriza o relacionamento de Deus com Sua criação, bem como identificar os diversos sentidos da palavra bênção nas Escrituras Sagradas e a importância de termos consciência de que Deus sempre age tendo em vista Seus propósitos. Ou seja, as ações de Deus não são isoladas ou meramente “acidentes de percurso”. Elas não são separadas do processo existente na relação de Deus com Suas obras, pois fazem parte do mesmo, visando alcançar o propósito divino (Pv 16.4; Is 55.11; Rm 8.28). (Lições BETEL Jovens e Adultos »  2018 » 1º Trim.)

Jó passou a entender muito bem este mistério: Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.(Jó 42:1,2).


3 - Quadro Atual da Alma do homem
Neste tópico, o comentarista relata algumas consequências do pecado de Adão e Eva que cada dia mais se faz presente na vida das pessoas através de doenças na alma como: depressão, ansiedade e transtornos psíquicos que será estudado em detalhes nas lições 7, 8, 9.  Portanto professor não esgote seu tempo se aprofundando em detalhes sobre estas doenças nesta primeira aula. Assim como o povo de Israel foi curado no deserto ao olhar para a serpente de bronze sobre uma haste, hoje somos curados por Jesus levantado na cruz. (Prof. Eder Tomé)  

3.1 - A Alma humana em colapso Total
Milhares de pessoas em todo mundo estão atualmente se voltando para a psiquiatria e para a análise em busca de alívio para males mentais e espirituais dos quais padecem ...

3.2- É preciso fazer uma autoanálise
O nosso comentarista nos ensina neste tópico que há respostas para as nossas inquietações, realmente, vivemos dias que há uma necessidade de buscar ao Senhor intensamente devido ao caos que estamos passando neste ano de 2020. Muitos perderam parentes e amigos, a igreja está se reorganizando novamente após um período de isolamento Social, porque muitos não estão clamando por socorro e amparo do Senhor?
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.( Sl 46:1-2)

Doença da Inquietação
Não são poucos os que vivem ansiosos com a mente ocupada antes do tempo; dominados por uma idéia negativa fixa, inquietos e sobressaltados; não conseguem pensar em mais nada, a não ser nas suas dificuldades. É preciso reconhecer constantemente os fatos da vida, aceitá-los, conviver com eles, mas não deve considerá-los problemas. Não se pode resolver coisas que não podem ser resolvidas, por isso não se deve gastar tempo pensando nelas.
Os fatos da vida do crente estão nas mãos do Deus a quem ele serve. Ele os administra, para que concentre a atenção nas coisas que Ele deu e que podem ser feitas. Por isso, o conselho do apóstolo Paulo é para o crente não estar inquieto, sofrendo, ansioso porque esse estado contínuo traz doenças (Mt 6.25). Saiba que a preocupação exagerada desagrada a Deus.
(Revista Lições da Bíblia - 09 - Ano 2 - Pr. Silmar Coelho)

Escravidão da Culpa
O pecado de Adão e Eva trouxe quatro consequências: 
1 - Culpa
2 - Juízo
3 - Condenação
4 - Morte Física e Espiritual
(Revista Lições da Bíblia - 09 - Ano 2 - Pr. Silmar Coelho)

Uma vez que aceitamos Jesus Cristo como Salvador e pedimos perdão dos pecados, Cristo de fato nos perdoou, Deus nos justificou.
Não devemos mais conviver com este inimigo da paz e as sombras do passado.Enquanto estivermos nesse corpo, estamos sujeitos a violar à vontade de  Deus e ficar com esse sentimento de culpa novamente, nesse caso o que fazer?  se arrepender e buscar o perdão aos pés de Cristo (Prof. Éder Tomé)

Outra situação que acontece com bastante constância é que, às vezes, a pessoa sente-se culpada por uma ação cometida. Mas pelo fato de tantas outras pessoas cometerem a mesma ação e não serem punidas aquele "policiamento" que produz a culpa acaba se desfazendo, ou melhor, relaxando; a pessoa, então, acostuma-se ao erro, o que vai levá-la a uma consciência insensível. (Esse caso é pior que a escravidão da culpa) (Revista Lições da Bíblia - 09 - Ano 2 - Pr. Silmar Coelho)

3.3 - Não somos autossuficientes para vencer

Conclusão
O amor de Deus pode suportar e pode perdoar todas as deformações da alma, mas o amor dEle jamais pode reconciliar-se a um objeto que cause desamor. Ele jamais poderá, portanto, reconciliar-se com o seu pecado, mas Ele pode reconciliar-se à sua pessoa, porque esta pode ser restaurada.






    















11 comentários:

  1. Boa tarde na paz do Senhor, agradeço a Deus pela vida das pessoas responsáveis por este site, vocês tem sido canal de bençãos em minha vida e na vida da minha igreja, que Deus continue abençoando cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus!
      Que alegria em saber que estamos vos auxiliando.Em nome da Equipe agradeço por confiar e utilizar os materiais que postamos.

      Excluir
  2. Bom dia. Que Deus continue todos os envolvidos nesse maravilhoso trabalho de disponibilizar subsídios e opções para melhorar a qualidade das aulas aos nossos queridos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém,se possível não se esqueça de nos incluir em vossas orações.

      Excluir
  3. PARABÉNS! DEUS CONTINUE VOS AVENÇOANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém,se possível não se esqueça de nos incluir em vossas orações.

      Excluir
  4. Irmãos Bom dia! A Paz do Senhor tudo bem com vcs gostaria de parabenizar as pessoas que incansavelmente tem lutado para este site continuar, que Deus possa grandemente continuar dando coragem e sabedoria a todos os envolvidos neste trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor Jesus!
    Em nome da equipe agradecemos pelas palavras motivadoras, se possível não se esqueça de nos incluir em vossas orações.

    ResponderExcluir
  6. Uma boa tarde na paz do senhor, gostaria de saber se mais uma vez vocês vão nos ajudar, com o subsídio da segunda lição, do quarto trimestre da Betel desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde na paz do Senhor, aqui e a missionaria Dilmar agradeço a Deus pela vida de todos os responsáveis por este site, vocês tem sido canal de bençãos em nossas vidas e na vida da minha igreja, esses textos complementares tem nos orientado e enriquecido a nossa escola dominical.

    ResponderExcluir