quarta-feira, 18 de março de 2020

Lição 12 - As Bênçãos de Deus para a Família


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 22 de Março de 2020

                                                                                                                                                 








                                   AGUARDE POSTAGEM DO QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR  

                                                                                                                                                 


Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
244 - Louvai a Jesus Amoroso

254 - Mais Perto de Jesus

493 - Ao Pai Voltai





                                                                                                                                                 










Texto Áureo
"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16.31)

Verdade Aplicada
Deus planejou, instituiu, abençoou e instruiu a família, além de usá-la em Seu plano redentor à humanidade.


Gênesis 12.1-3
1 - Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 - E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Atos 3.25
25 - Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.


Introdução
Nesta lição o comentarista mostra a família como agência de Deus, colocando o lar como um lugar de bênçãos para toda a família e para a sociedade. 

1 - A Família e a Bênção Divina
O Criador não desistiu de continuar usando a família para levar adiante o Seu plano redentor.
Desde a Lição 1 por repetidas vezes foi afirmado que Deus criou a família para ser perfeita. Por vezes, nas redes sociais deparamos com fotos de famílias felizes e perfeitas, todavia, é sabido, que apesar de Deus ter criado a família com os melhores objetivos possíveis, com a queda do homem (Gn 3), a família passou a sofrer sérias consequências; com isso embora aparente nas redes sociais, não existe uma família que seja perfeita, nem é por isso que ela deixa de ser uma bênção para a sociedade, para os filhos e futuras gerações.
Não existe uma família que seja perfeita. Um exemplo disso é a família de Davi. Ele era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). A sua família passou por terríveis conflitos. Satanás fez de tudo para destruir esta família da qual sairia o Messias. O inimigo também vai fazer de tudo para que os planos de Deus não se realizem em sua família. Tenha Cuidado !
Davi teve muitos filhos. Um deles, chamado Absalão, era um jovem bonito, mas rebelde. Ele deu muito trabalho para seus pais. Matou um irmão (2Sm 13.23-36), tentou tomar o lugar do pai no trono, que fugiu para não ter que matar o próprio filho (2Sm 15). As maldades de Absalão não param por ai. Ele envergonhou o pai (2Sm 19.5). Mas Davi amava seu filho e pediu que ele fosse poupado (2Sm 18.5). Os problemas e conflitos foram muitos na família de Davi. Porém, se fôssemos relatar tudo o que aconteceu de ruim nessa família, faltaria espaço.
Como é sua família? Talvez você também tenha sérios problemas, como Davi. Ele não deixou que seus problemas o afastassem da presença do Senhor. Certamente, derramou muitas lágrimas, mas seus lábios não se calaram. Davi adorava a Deus e amava estar na casa do Senhor (Sl 122.1). Não deixe que os problemas enfrentados em sua família os afastem da presença de Deus. Lembre-se de que não existe família perfeita. Ter isso em mente o ajudará a viver melhor em família.
(Revista CPAD - Classe Juvenil - 15 a 17 anos - Mestre 6 - Ano 2)
Davi mesmo tendo uma família problemática, conseguiu com que Deus realizasse seu plano através dela. Jesus, o Messias, filho de Davi, nasceu desta família problemática para nos salvar. Da família de Davi, veio a bênção divina para todos nós.

1.1 - A Família é uma Agência Divina
Mesmo após o pecado de Adão e Eva, Deus não desistiu de abençoar e usar a família. A Família é uma agência divina na Terra.

1.2 - Ensinando o Caminho da Bênção
Não podemos arrefecer (esfriar) quanto à missão de ensinar as futuras gerações os caminhos do Senhor.
Os filhos das famílias cristãs devem receber no lar os primeiros ensinos e esclarecimentos
"E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é esse vosso ? Então, direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou." (Êx 12.26-27)
"E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam essas pedras ? fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão." (Js 4.21-22)
O memorial das doze pedras deveria ser um lembrete constante do dia em que os israelitas cruzaram o rio Jordão em solo seco. Seus filhos veriam as pedras, ouviriam a história, e aprenderiam a respeito de Deus. Você tem tradições - datas especiais e lugares especiais - para ajudar seus filhos a aprender sobre a obra de Deus na sua vida ? Você dedica algum tempo para conta a eles o que Deus fez por você - perdoando e salvando você, atendendo suas orações, suprindo sua necessidades? Narrar sua história ajudará a conservar as lembranças da fidelidade de Deus vivas, em sua família. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.350) 

1.3 - A Bênção e as Futuras Gerações
Não basta prover ou suprir as necessidades básicas da sua família e preciso preparar as futuras gerações.
"Porque Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos." (Sl 78.5)
Deus ordenou que as histórias de seus poderosos atos na história de Israel e suas leis fossem transmitidos, de pais para filhos. Isto mostra o propósito e a importância da educação religiosa: ajudar cada geração  obedecer a Deus e  depositar suas esperanças nele. É importante impedir que os filhos repitam os mesmos erros que seus antepassados. O que você está fazendo, para transmitir a história da obra de Deus para a próxima geração ? (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.14)
Transmita para seus filhos o máximo que puder sobre o seu Deus, para que quando venha crescer não se desvie dos caminhos. Se seu filho tiver uma base bíblica sólida, jamais será levado pelo fundamento do naturalismo, humanismo, pluralismo, e tantos outros "ismos" que aprenderá na educação secular que são contrários à Bíblia.
Prepare seu filhos, sua geração futura, eles serão contestados da educação infantil até o ensino superior, algumas vezes, ridicularizados, e não poucas, ignorados. As teorias empregadas por algumas instituições são fundamentadas no ateísmo, antropocentrismo e no relativismo moral. Os livros didáticos costumam priorizar o evolucionismo e a autonomia espiritual e moral do homem. Muitas dessas escolas são conhecidas pela excelência e qualidade, entretanto, suas filosofias são contrárias a Palavra de Deus. A prioridade delas não é a formação do caráter segundo os princípios divinos, mas capacitar o educando para o mercado de trabalho levando-o a ser mais competitivo numa sociedade que prioriza o TER em vez do SER. (Pr.Wagner dos Santos Gaby - Revista CPAD Adultos - 3T - 2008 - Pág.87-88).


2 - Algumas Bênçãos de Deus às Famílias

2.1 - Sabedoria, Inteligência e Conhecimento
Deus dá a Sabedoria, Inteligência e Conhecimento para a edificação de todos os membros da família e também para a administração dos recursos no lar. Peça para Deus !
SEM a sabedoria, inteligência e conhecimento do Alto seremos contaminados pela cobiça, inquietações, incertezas (sensação de falta de segurança).
COM  a sabedoria, inteligência e conhecimento do Alto haverá a fidelidade que enriquece o justo em todos os seus caminhos (Pv 10.6; 28.20), haverá a prosperidade em todas as coisas (Ef 3.20,21; 2Co 9.8-11).

2.2 - Presença e Participação de Deus
A família cristã, pode contar com a bênção da presença e participação de Deus no lar. Destacamos no Salmo 127 o Senhor Deus agindo no contexto familiar para edificar, guardar e prover.
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Sl 127.1)
As Famílias estabelecem lares, e as sentinelas protegem cidades, mas essas duas atividades são inúteis, a menos que Deus esteja nelas. Uma família sem Deus nunca poderá sentir o vínculo espiritual que Ele traz aos relacionamentos. Uma cidade sem Deus desmoronará, pelo mal e pela corrupção que há em seu interior. Não cometa o erro de deixar Deus fora de sua vida. Se o fizer, todas suas realizações serão inúteis. Faça de Deus sua maior prioridade, e deixe que Ele se encarregue da construção.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.644)

2.3 - Segurança da Família
Outra bênção que Deus concede a família cristã é a segurança.
Não apenas a segurança da nossa integridade física, mas em todas as áreas da nossa vida que precise da proteção e livramento divino. 


3 - Atitudes para Desfrutar das Bênçãos

3.1 - Família: Um Lugar onde há Temor a Deus
Quando há temor a Deus, há constante vigilância, perseverante oração e permanente interesse em viver de acordo com os princípios bíblicos.

3.2- Família: Um Lugar onde há Trabalho e Contentamento
É necessário trabalhar e ter contentamento

Trabalho: Dignifica e proporciona os recursos para suprir as necessidades da família, contribuir com a igreja local e ajudar os mais necessitados.
"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Sl 127.2)
Deus não é contra o esforço humano. O trabalho árduo honra a Deus (Pv 31.10-29). Mas o trabalho que exclui o descanso ou causa a negligência em relação à família pode encobrir uma incapacidade de confiar que Deus proverá a favor das nossas necessidades. Todos nós precisamos do repouso adequado e de momentos para nos revigorarmos espiritualmente. Por outro lado, este versículo não é uma desculpa para a preguiça (Pv 18.9). Seja cuidadoso para manter um equilíbrio: trabalhe confiando em Deus, e também descanse confiando nele.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.644) 

Contentamento: É um antídoto contra a avareza, preocupação e ocupação excessiva com as finanças e os bens materiais [1Tm 6.6-10; Hb 13.5-6]

Onde não existe o contentamento, há a fé vascilante e os cuidados excessivos com a vida.
Fé Vascilante
A Fé Vascilante em Deus é a principal causa da ansiedade (Mt 6.30-34). Uma fé fraca e inconstante pode resultar em uma série de "medos". São sentimentos de grande inquietação ante um perigo real ou imaginário: medo do insucesso, de enfermidades, de rejeição, de perder o emprego, de falência, do futuro, e até da morte (Sl 39.6; Ec 4.6; Lc 10.41; 12.29; 21.34).
Cuidados excessivos com a Vida
Vejamos os principais: 
a) Cuidados com a ascensão social. Querendo ou não, em algumas situações, somos forçados a competir o tempo todo. Na vida profissional, por exemplo, muitos disputam promoções, nem sempre de forma leal. O esforço para se manter em constante ascensão social e profissional é uma das principais causas de ansiedade no mundo moderno. A inquietação ansiosa de Saul, em razão do sucesso de Davi, trouxe ao rei intensas perturbações e sérios problemas de ordem física, mental e espiritual (1Sm 18.7-16).
b) Cuidados com o acúmulo de bens materiais. Muitos compram uma casa pequena hoje, desejam outra maior amanhã, depois uma mansão, e mais tarde um castelo (Pv 15.16; 30.15). Segundo a Bíblia, "não há fim" para o trabalho dos homens e "nem os seus olhos se fartam de riquezas" (Ec 4.8). Contudo, somos admoestados pelo Senhor a vivermos uma vida piedosa e cheia de contentamento (Lc 3.14; Fp 4.11; 1Tm 6.6-8)
(Pr. Wagner dos Santos Gaby - Revista CPAD - 3T - 2008 - Pág.13-14)

3.3 - Família: Um Lugar de Adoração a Deus
A Família deve ser um lugar de Adoração a Deus. A Família que tem atitude de adoração :
1 - Obedece e guarda os ensinamentos Bíblicos
2 - Louva à Deus, com hinos, cânticos, palavras e orações
3 - Faz a vontade de Deus
Não existe uma formula ou receita para adorar a Deus, nem um estilo definido para a prática da adoração a Deus, João 4:23 diz que Deus procura os verdadeiros adoradores, aqueles que adora o Pai em espírito e em verdade. 


A primeira ação de adoração registrada na Bíblia ocorreu num contexto de família
"E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta." (Gn 4.3-4)
Deus avalia nossas intenções, e também a qualidade do que lhe oferecemos. Quando damos a Deus devemos ter um coração alegre, pelo que somos capazes de dar... devemos dar, alegremente, a Deus o melhor ... (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.14) 
O Salmista escreveu sobre a atitude de transmitir à "geração futura os louvores do Senhor" : "Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez." (Sl 78.4)

Conclusão
Que cada família cristã esteja consciente do interesse e poder de Deus em abençoá-la, usá-la em Seus planos para abençoar outras famílias.

Fonte
Referência : Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - nro. 114.


                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   








                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

                                                                                                                                                 

22 comentários:

  1. Tenho desfrutado nas lições aqui comentadas, mas acho, como ardoroso aluno, uma demora muito grande para as postagens, como o Franscisco, nosso colega já se expressou, no que apoio com todas as letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Colaborador está tendo dificuldades na entrega do comentário da Lição, está com pouco tempo. o site se compromete a resolver esta questão, prometo aos irmãos que estarei postando todo o material antecipado. Este site está passando por mudanças para melhor, os irmãos vão perceber isso ainda esta semana ! A Paz do Senhor !

      Excluir
    2. Obrigada e Deus abençoe! Fiquem na Paz!

      Excluir
  2. Olá, boa tarde na Paz do Senhor, a lição desse domingo ñ haverá aquele material de apoio como tinha as lições anteriores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Este site está passando por mudanças para melhor, os irmãos vão perceber isso ainda esta semana !

      Excluir
    2. Esta semana foi muito atípica e difícil,não consegui postar o comentário/aula como é feito normalmente.Na escola onde trabalho as aulas foram suspensas por tempo indeterminado,todavia nós professores ficamos incumbidos de preparar aulas não presenciais aos alunos para até o dia 30/04/20,em caráter de urgência.Peço perdão à todos pelo atraso e ressalto que tenho prazer em dar uma pequena contribuição ao blog que é administrado com excelência pelo meu amado irmão duas vezes Eder Tomé.Um forte abraço a todos no amor de Jesus.
      Pb. Gerson Tomé

      Excluir
  3. Vão liberar o slide no Power Pointe pra baixarmos ele?

    ResponderExcluir
  4. nao estou conseguindo baixar atrazez do power point.

    ResponderExcluir
  5. Deus Abençoe cada um de vocês. É Bênção de Deus esse trabalho me ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  6. Este blog tem me ajudado a entender mais a palavra de Deus e também a lição. Que Deus continue abençoando suas vidas, lhes dando sabedoria e discernimento do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  7. O Ev. Jeferson Vicente não postou o seu auxílio ao professor. Fiquei E
    esperando gosto do seu comentário assim como os demais. Concordo plenamente com os outros colegas e irmãos em Cristo que já postaram a demora nos comentários.

    ResponderExcluir
  8. Este blog tem me ajudado a entender mais a palavra de Deus e também a lição. Que Deus continue abençoando suas vidas, lhes dando sabedoria e discernimento do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor a todos!
    É uma perseguição idiota com relação à EBD. Uma desculpa esfarrapada por causa de direitos autorais. O trabalho que vcs fazem é muito relevante aos professores da EBD. O material disponibilizado pela Editora Betel para os professores é muito inferior aos que vcs postam.
    Fica aqui a minha indignação.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite e A Paz do Senhor a todos, o irmão tem slide de estudo do Livro de Daniel??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hércules, a paz do Senhor, estaremos reformulando nosso site, vamos desenvolver slides de todos os temas bíblicos, no momento não temos, aguarde em breve !

      Excluir
  12. Resumo

    A distinção entre inteligência, conhecimento e sabedoria.

    Todos os seres humanos são dotados de inteligência, uns usam-a mais que os outros, porque ela vem da sabedoria de Deus. O que difere uns dos outros, para torná-los sábios, é reconhecer à Jesus Cristo como a sabedoria de Deus, os que o reconhecem com a inteligencia que Deus dá, faz com que o conhecimento buscado com esforços, os tornará sábios, porque mesmo que não encontrem resposta para tudo, não perderá o sentido da vida, antes saberá que Deus tem a resposta para tudo. Enquanto que os que não reconhecem Jesus como sabedoria de Deus, não será sábio o suficiente, mesmo que tenha a inteligencia e busque com esforços por conhecimento, e não encontrando as respostas para tudo, o sentido da vida para eles perderá o seu valor, porque só Deus tem as respostas para tudo.
    Digo que a maior bênção da família é não se corromper, abandonando os valores de Deus, mas sim ser um modelo da sabedoria de Deus ao lado do mestre Jesus, para também ensinar outras famílias a se firmar nos propósitos e valores de Deus. Oh! Gloria!

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe os irmãos estou esperando o site novo....

    ResponderExcluir
  14. GLORIAS A DEUS POR ESTA NOTICIA MARAVILHOSA, SOU ADMIRADOR DESTE TRABALHO QUE VOCÊS DESENVOLVEM
    ESTOU ANSIOSO PRA CHEGAR O PRÓXIMO TRIMESTRE

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor. Deus abençoe os administradores deste abençoado blog.
    Gostaria de saber se os slides continuarão sendo disponibilizados também em Power-Point.
    Aproveito para parabenizar os amados pelo empenho em oferecer o melhor suporte possível à todos os professores e alunos de EBD!

    ResponderExcluir
  16. Aprendi a importância do culto no lar é pára o fortalecimento da família e contra as investidas do adversário de nossa alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentindo falta das outras lições q não foram comentadas...

      Excluir