terça-feira, 3 de março de 2020

Lição 10 - A Família e a Igreja


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 08 de Março de 2020

                                                                                                                                                 








                                   AGUARDE POSTAGEM DO QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR  

                                                                                                                                                 


Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
175 - Irmãos Amados

250 - Noiva de Jesus

304 - A Face Adorada de Jesus


                                                                                                                                                 









Texto Áureo
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.", Ef 2.19

Verdade Aplicada
A família e a Igreja são instituições divinas, estabelecidas de acordo com o plano divino e a glória de Deus.
 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!” (Sl 122.1).


Atos 2.42-47
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na
comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais
se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em
comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com
todos, segundo cada um havia de mister.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e
partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza
de coração,
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E
todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se

haviam de salvar.


Introdução
Nesta lição, refletiremos sobre a íntima relação entre família e Igreja, considerando que ambas são criação de Deus e fazem parte do plano divino de redenção da humanidade. Portanto, ambas têm sido alvo de ataques do inimigo.
Segundo a Declaração Nacional dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural, universal e fundamental da sociedade. Sem família não há sociedade. A degradação da sociedade acontece por causa da deterioração da família. A Igreja é uma família composta por famílias. Se uma família estiver edificada, a Igreja também estará. Todavia, se a família for destruída, a Igreja também será. É nosso dever cuidar das famílias. Se a sociedade se dissolve, o problema está na ausência de famílias solidificadas em Cristo.( revista EBD BETEL,2016 1ºtrim)


1 - A Relação Família a Igreja
É muito importante que a família esteja envolvida nas atividades de uma igreja local[...]

Irmandade e companheirismo. [...], sentimos o peso que tinha a comunidade cristã para Paulo e o valor do seu companheirismo (Rm 16.7,8). A igreja é o Corpo de Cristo. Ela é uma grande família. Conscientizemo-nos da importância que tem a fraternidade cristã para a saúde da igreja. Infelizmente a nossa espiritualidade segue mais um modelo de condomínio, onde ninguém conhece ninguém, do que de uma casa de família, onde todos se conhecem e se relacionam. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2016 » 2º Trim.) 

1.1 - Família e Igreja
Plano de Deus. A Bíblia enfatiza que a existência tanto da família como da Igreja na terra é resultado do plano de Deus para a humanidade [Gn 1.28; 2.24; Mt 16.18].
Comente sobre a necessidade de termos comunhão com uma igreja local. Aproveite para alertá-los quanto aos desigrejados.
 Os Desigrejados.


O fenômeno. O fenômeno dos desigrejados é novo, nasceu no final do século 20 nos Estados Unidos, e lá foi denominado de Emerging Church (Igreja Emergente). Há no Brasil adeptos dessa nova forma de “ser igreja”. Porém, não é este fenômeno específico apontado pelo censo 2010 do IBGE, mas algo que possivelmente faça parte do que o instituto classifica como sendo os “sem religião”. Esse “grupo” — que não tem nada em comum a não ser a crença, ou não, em Deus e o não nutrir simpatia por nenhuma denominação — já é o segundo maior do país. É possível que entre as pessoas pesquisadas haja adeptos do “movimento igreja emergente”, porém, tanto um quanto o outro, erroneamente, desistiram das igrejas convencionais (1Jo 2.19). Sabemos que “estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram” (Mt 7.14). (Lições CPAD Jovens » 20156 » 3º Trim.) 
  
“A Igreja Emergente e seus Pressupostos Enganosos
O modismo denominado igreja Emergente é muitíssimo novo. Nasceu no final do século XX, mas floresceu no início do século XXI. Trata-se de um movimento que prega a necessidade de uma nova compreensão do evangelho e da espiritualidade, e de uma nova teologia com uma nova abordagem da Bíblia. Um de seus mais famosos proponentes é o pastor americano Dan Kimball, que lançou em 2003 o livro The Emerging Church: Vintage Christianity for New Generations (Zondervan). Um pouco antes, porém, pesquisas de institutos cristãos já haviam constatado uma tendência diferente no meio evangélico dos Estados Unidos e que nada mais era do que o movimento já em formação. O livro de Kimball foi apenas o marco para que o movimento da Igreja Emergente finalmente ganhasse corpo, se cristalizasse e se tornasse uma realidade.
Em síntese, a Igreja Emergente ou a Igreja Pós-moderna, como também é chamada, é um movimento nascido no meio evangélico e que procura atrair cristãos influenciados pela pós-modernidade, principalmente aqueles cristãos sem igreja ou que se definem como desiludidos ou insatisfeitos com suas igrejas ou com todas as igrejas. Gente que se diz cansada ou frustrada com a organização e a tradição de suas denominações (o que chamam invariavelmente de ‘legalísmo’, termo que também tem outros sentidos para os emergentes) e com o ‘sistema’ e ‘jeito de ser’ do meio evangélico” (DANIEL. Silas. A Sedução das Novas Teologias. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2007, pp.30-31).

1.2 - A Igreja como Defensora da Família
São muitos os desafios para manter uma família dentro dos preceitos bíblicos.
A família foi estabelecida por Deus e sua continuidade depende inteiramente do criador. Não podemos permitir que o secularismo venha invadir a família.
Lembre-se que o secularismo é a doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.(dic. teológico CPAD).
Uma família secularizada despreza os valores espirituais fundamentados na bíblia e aderem a valorização dos princípios humanos e materiais. Quando isso acontece o certo passa ser errado e vice-versa.
Vejam alguns desafios da igreja com relação à família:
“No século XXI, a família está sob ataque das forças do inferno de maneira sistemática e insidiosa. Em todos os tempos, esse ataque tem sido real. Mas nunca como nos dias presentes. Satanás tem conseguido mobilizar governos, sistemas judiciários, escolas e faculdades, para minar as bases da instituição familiar. Só em Cristo a família pode resistir às investidas satânicas.
Formadores de opinião trabalham para a destruição da entidade familiar, tal como Deus a criou, pela união de um homem e de uma mulher através do casamento. A sociedade sem Deus admite outros ‘arranjos’ de família.
Hoje, porém, com a influência dos meios de comunicação, os costumes têm mudado drasticamente, alcançando todos os rincões do país. Seja nas grandes capitais, seja nos menores distritos, vilas e povoados, a influência nefanda desse falso ‘progresso’ tem chegado, dominando as mentes e as consciências.
Infelizmente, os governos estão alinhados com o espírito do Anticristo. Quase sem exceção, todos estão de acordo com as mudanças perniciosas que se voltam contra a família. Até porque, com a ‘nova visão de mundo’, a família tradicional é considerada ultrapassada. O casamento monogâmico e heterossexual é retrógrado e precisa dar lugar a ‘novas configurações de família’” (RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2013, pp.40-42).


1.3 - A Família como Promotora da Igreja
A família exerce forte influência na formação do pensamento das futuras gerações quanto à importância da igreja local. Já foi visto em lições passadas, que "família é onde tudo começa". Qual tem sido o conceito de Igreja que nossos filhos têm recebido no lar? [Sl 122.1; 84].
A família como extensão da igreja.

Além de a família ser o elemento básico da funcionalidade da igreja local, ela é a própria extensão desta. Descrevendo a respeito do culto doméstico, o saudoso pastor Estevam Ângelo disse: “Se a família quiser assistir(participar) a sete cultos a mais por semana, fazendo o culto doméstico, terá uma igreja em casa”. É verdade! Além de cultuar a Deus, a família representará o reino divino na vizinhança, no bairro e no mundo. O próprio Jesus falou: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.20). Portanto, podemos fazer de nossa família uma extensão da Igreja de Cristo e representar seu Reino neste mundo.


2 - A Igreja em Cooperação com a Família 
O inimigo vem tentando desestruturar a família e a Igreja por meio de perseguições, heresias, divisões, apostasias e conflitos. 

2.1 - Família e a Igreja em Corínto
Não é possível separar a família cristã da Igreja.
Comente: Famílias abençoadas, igrejas abençoadas.

A família e a Igreja.
A relação família e Igreja é fundamental para a existência de ambas. Enquanto os ditames do mundo bombardeiam as famílias moral e espiritualmente, a Igreja é a única instituição onde a família cristã pode refugiar-se e sobreviver aos ataques do maligno (Mt 16.18b).

 A EBD e a família.
Deus nos ensinou que só existe uma coisa que conduz Seu povo à perdição: a falta de conhecimento (Os 4.6). A Escola Bíblica Dominical é uma porta aberta para o ensino cristão. É um instrumento de crescimento espiritual para as famílias. Tanto a família quanto a EBD possuem o mesmo alvo: formar cristãos maduros e produtivos, que honram a Deus e o servem. Assim como os pais tem como obrigação instruir seus filhos no caminho do Senhor, a EBD age da mesma maneira com os filhos espirituais da Igreja.( revista EBD BETEL,2016 1ºtrim)

2.2 - Cada Família uma Igreja
A família é tanto uma extensão da Igreja, quanto a Igreja é uma extensão da família. Elas se fundem [Rm 16.5; 1Co 16,19; 1Tm 3.15].
A relevância do culto doméstico.
Quando um lar cristão abre as portas para a Palavra, abre tanto para a felicidade quanto para o êxito. Cultuar a Deus no lar nada mais é que cumprir uma ordenança divina (Dt 6.6-9; Pv 1.7-9; 6.20). Quando nos esforçamos em conduzir nossos filhos e família a um relacionamento pessoal com Deus através do ensino da Palavra, estamos não somente preparando-os para a salvação, mas conduzindo-os a uma vida saudável e sem contaminação. A igreja tanto é uma extensão de nossa casa, quanto nossa casa deve ser uma extensão da igreja. Tudo começa no lar e não existirá igreja forte se as famílias estiverem fracas. .( revista EBD BETEL,2016 1ºtrim)

2.3 - A Igreja Primitiva e a Família
Os relatos do Novo Testamento revelam a forte interação que existe entre a família e a Igreja, de tal modo que não era simples perceber onde uma começava e a outra terminava [Rm 16.5; 1Co 16.19; Cl 4.15; Fm 2].
Veja um exemplo:
3 — Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4 — os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
5 — Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo. (Rm16 3-5).
Reproduza o gráfico abaixo no quadro de giz ou numa cartolina e pergunte aos alunos o que a família pode fazer pela igreja e o que eles gostariam que a igreja fizesse por eles.



3 - Famílias Comprometidas
Facilmente, neste dias tão carregados de atividades, as famílias cristãs, caso não estejam atentas, distanciam das atividades da igreja local.
Professor neste tópico é importante destacar que na ordem de prioridade a família esta à frente, vejam: A Prioridade da Família. 


3.1 - Famílias Comprometidas com a Palavra de Deus
Quando o povo de Israel voltou do cativeiro babilônico, no tempo de Neemias, procurou envolver toda a família no grande encontro para ouvir e aprender a Palavra de Deus [Ne 8.1-3; 10.28-29].
Uma igreja que prioriza a palavra de Deus é uma igreja abençoada, mas infelizmente a Assembléia de Deus desde sempre, nunca priorizou a EBD,é um trabalho secundário onde os próprios lideres não freqüentam, transmitindo aos congregados um péssimo exemplo. É obvio que há exceções .O apostolo Paulo falou sobre isso:
11 Manda estas coisas e ensina-as.
12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis,
na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.(1 Timóteo 4:11-13)

A EBD ainda  é um culto oficial de ensino da Igreja, juntamente com o “culto de doutrina” também realizado semanalmente.

3.2- Famílias Comprometidas com as Atividades da Igreja
A Igreja em meio ao ativismo.
Até por uma questão de organização social, é praticamente impossível que, no tempo presente, consigamos reproduzir o “estar juntos” todos os dias à semelhança da Igreja do primeiro século (At 2.42). Entretanto, com as redes sociais e a televisão, a Igreja do século 21 tornou-se ainda menos comunitária. As reuniões semanais não são bem frequentadas como deveriam ser, enquanto o domingo à noite é bastante concorrido. Ocorre, porém, que, ao terminar o culto, devido às obrigações que já se iniciam na segunda-feira e a dificuldade com o transporte coletivo, os irmãos não têm condições de passar um período juntos. Essa desagregação, para dizer o óbvio, traz danos à saúde da igreja local.
( revista jovens, CPAD,2015 3ºtrim)

3.3 - Famílias Comprometidas com o Testemunho
É um dever da família cristã buscar com zelo, sabedoria e vigilância ser uma testemunha de Cristo perante os vizinhos, perante os amigos [Mt 5.13-16] - sendo sal e luz.
O testemunho da família é uma conseqüência de como é a sua relação com Deus, o texto abaixo deixa claro esta idéia. A família não pode testemunhar algo que não vive,pois os fariseus faziam assim.
SUBSÍDIO
“A família tem sido atacada no lado espiritual, com as investidas satânicas que propõem a sua destruição. Grande parte das famílias, em todo o mundo, não tem estrutura para enfrentar as mudanças rápidas e desintegradoras das famílias. A falta de Deus é o inimigo número 1 do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma atmosfera diferente, agradável e santa. O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus. Há harmonia entre todos. Há louvores. Há devoção sincera ao Senhor. As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar e o lar é uma continuação da igreja. Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. As coisas materiais estão em primeiro lugar. Só pensam em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversão e coisas mundanas! A casa é uma continuação mundo!
[…] É interessante que os que vão constituir família convidem Jesus para se fazer presente no seu lar, mesmo antes de se casarem” (RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2013, p.66). 

Conclusão
Que as famílias cristãs e cada igreja local sejam despertadas pela poderosa ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus para a necessidade de estreitarem a interação entre si, visando a edificação, o fortalecimento, o enfrentamento dos desafios e o cumprimento da missão entregue por Jesus para a glória de Deus.

Fonte
Referência : Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - nro. 114.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   







                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

                                                                                                                                                 

19 comentários:

  1. Como sempre, ótimos Slides e um excelente auxilio ao ministrante. Obrigado pelo desempenho dos irmãos nos ajudar. Que Deus em Cristo abençõe a cada um de Vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, a paz do Senhor, neste mês de março, vamos alterar o nome do nosso blog, será transparente para os irmãos esta fase transitória, tudo para melhorar nossa interação, o novo site terá o nome (ebdpanorama.com) iremos trazer Slides das Revistas Betel e CPAD, subsídios aos professores e também adicionaremos Estudos Bíblicos. Motivo da Mudança: tínhamos um Blog para Revista CPAD e um Blog para Revista Betel (agora vamos ter um site único), outra coisa, o nome do Blog EBD BETEL trazia confusão aos irmãos que entendiam que o Blog Betel tinha vínculo de venda de revista com a Editora Betel. A mudança é para melhor ! Contamos com a visita.

      Excluir
  2. Obrigada pelo material. Deus abençoe vocês. Tenho usado em minhas aulas e vejo que os irmãos têm aprendido muito.
    Só Deus para recompensar vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão pelo retorno, é importante para nós !

      Excluir
  3. Prof. Éder Tomé, meu respeito ao seu sincero trabalho, que Deus continue sempre te usando e te dando forças para continuar nesta jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianao, a paz do Senhor, neste mês de março, vamos alterar o nome do nosso blog, será transparente para os irmãos esta fase transitória, tudo para melhorar nossa interação, o novo site terá o nome (ebdpanorama.com) iremos trazer Slides das Revistas Betel e CPAD, subsídios aos professores e também adicionaremos Estudos Bíblicos. Motivo da Mudança: tínhamos um Blog para Revista CPAD e um Blog para Revista Betel (agora vamos ter um site único), outra coisa, o nome do Blog EBD BETEL trazia confusão aos irmãos que entendiam que o Blog Betel tinha vínculo de venda de revista com a Editora Betel. A mudança é para melhor ! Contamos com a visita.

      Excluir
  4. Parabéns prof.ÉderTomé, pela a firma comi Deus tem te usado pra ajudar os ptofessire da escola Bíblica dominical, que Deus continue te abençoando com saúde e muita Paz, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, estamos juntos nesse projeto. Vem novidades por ai, aguarde !

      Excluir
  5. Muito bom família projeto de Deus muito obrigado, estou aprendendo muito com os senhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção ! vamos ter uma mudança por ai, mas não afetará em nada nossa interação !

      Excluir
  6. Parabéns pelo trabalho desenvolvido por toda essa equipe, a equipe da EBD da AD madureira do Jd Santa Maria em Osasco agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado irmão Anderson, a paz do Senhor, neste mês de março, vamos alterar o nome do nosso blog, será transparente para os irmãos esta fase transitória, tudo para melhorar nossa interação, o novo site terá o nome (ebdpanorama.com) iremos trazer Slides das Revistas Betel e CPAD, subsídios aos professores e também adicionaremos Estudos Bíblicos. Motivo da Mudança: tínhamos um Blog para Revista CPAD e um Blog para Revista Betel (agora vamos ter um site único), outra coisa, o nome do Blog EBD BETEL trazia confusão aos irmãos que entendiam que o Blog Betel tinha vínculo de venda de revista com a Editora Betel. A mudança é para melhor ! Contamos com a visita.

      Excluir
  7. boa noite sou professor e quero lhe parabenizar pelo material disponibilizado, é um excelente auxilio, mas não encontramos material dos adolescente disponibilizado, é um desejo de ter esse material também para nos auxiliar em nossas lição, é um grande orientador para todos nós. meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não temos material de adolescente, a princípio somente Adultos e Jovens, por questão de tempo, quem sabe futuramente vamos conseguir também postar Slides e auxilio aos professores das outras faixas etárias.

      Excluir
  8. Parabéns pelo material maravilhoso 👏👏👏👏mais queria para os adolescentes
    !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não temos material de adolescente, a princípio somente Adultos e Jovens, por questão de tempo, quem sabe futuramente vamos conseguir também postar Slides e auxilio aos professores das outras faixas etárias.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A fusão da igreja e a familia está inserida nos propósitos de Deus de maneira que a igreja é o modelo para família, e a família é o espelho da igreja, e vice e versa; ambas tem a devida responsabilidade de se manter harmoniosamente bem, como também unidas, promovendo com realeza um bem estar material e espiritual, chamando a atenção daqueles que por uma força maior (política externa governamental) e que tem se corrompido, fazendo voltar, e se libertar deste mal pensamento, valorizando assim os valores divinos que Deus tem para ambas, porque estes valores precisam ser resgatados para que com ousadia e liberdade, apregoem a verdadeira razão da vida e felicidade que se completa em Jesus, pois fomos resgatados da nossa vã maneira de viver, ou seja, chamando-nos das trevas para sua maravilhosa luz, para que muitos sejam iluminados para que possam corrigir seus conportamentos errôneos que vivem, e que os levarão para perdição, a não ser que se arrependam do seus maus caminhos. Porque a familia que corresponde em propósitos com a igreja, terá uma sociedade sem corrupção para Glória de Deus. Fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, a paz do Senhor, neste mês de março, vamos alterar o nome do nosso blog, será transparente para os irmãos esta fase transitória, tudo para melhorar nossa interação, o novo site terá o nome (ebdpanorama.com) iremos trazer Slides das Revistas Betel e CPAD, subsídios aos professores e também adicionaremos Estudos Bíblicos. Motivo da Mudança: tínhamos um Blog para Revista CPAD e um Blog para Revista Betel (agora vamos ter um site único), outra coisa, o nome do Blog EBD BETEL trazia confusão aos irmãos que entendiam que o Blog Betel tinha vínculo de venda de revista com a Editora Betel. A mudança é para melhor ! Contamos contigo, não nos deixe sem seus comentários !

      Excluir