segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Lição 9 - O Poder de Jesus para Transformar a Família


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 01 de Março de 2020

                                                                                                                                                 








                                   CLIQUE AQUI PARA BAIXAR QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR   

                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
244 - Louvai a Jesus Amoroso

254 - Mais Perto de Jesus

493 - Ao Pai Voltai


                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir este Subsídio ao Professor

Texto Áureo
"Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (Jo 2:11)

Verdade Aplicada
A presença de Jesus em nossa vida traz segurança. Alem de revelar sua gloria e propósito para nossas famílias.Ele pode transformar o que for preciso

Objetivos da Lição
Explicar que devemos convidar Cristo a participar das nossas vidas
Mostrar o que acontece quando agimos em unidade fé e confiança.
Ressaltar a presença de Jesus em nosso lar é o segredo da transformação.


João 2.2,3,7-10
2 - E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3 - E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
7 -  Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 - E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

10 - E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Introdução

1 - Água Transformada em Vinho
Professor, para introduzir a lição faça a seguinte indagação: “Quem já experimentou do poder transformador de Jesus?” 
Complemente mencionando a transformação na casa do carcereiro (At 16.31-34)

1.1 - Quando o Milagre Aconteceu?
O milagre realizado naquele casamento evitou possíveis Traumas na formação de um novo lar. Se você está vivendo, ou enfrentando dificuldades no lar, assim como Jesus interveio nas bodas de Caná, Ele pode entrar com providência hoje mesmo em sua casa e realizar um grande milagre da transformação.
A transformação da água em vinho:
O Senhor da Criação primeiro sinal que Jesus realizou foi em uma festa de casamento, em Caná da Galileia (Jo 2.1-12) — segundo a tradição, celebrações desse tipo costumavam durar sete dias. Diz o texto bíblico que, em determinado momento da festa, o vinho acabou (Jo 2.3). Nos tempos bíblicos, esta bebida estava associada à alegria (Sl 104.15), sendo, portanto, um elemento extremamente importante na recepção aos convidados — considerava-se vergonhoso seu término, antes do fim da cerimônia. Ao ser avisado por Sua mãe sobre o incidente (Jo 2.3), com uma resposta abrupta, mas não indelicada, Jesus declarou: Ainda não é chegada a minha hora (Jo 2.4). Em outras palavras, o Filho de Deus disse que não havia chegado o tempo de Ele revelar-se publicamente. Em razão disso, este primeiro sinal foi parcialmente público, pois somente Maria, os serventes e os discípulos — que haviam sido convidados para a festa — ficaram sabendo do que acontecera (Jo 2.2,5, 9,11).
Maria, não obstante, disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser (Jo 2.5). Jesus, então, ordenou que as talhas usadas para as purificações fossem cheias de água, e, em seguida, que os empregados servissem ao mestre-sala (Jo 2.6-8). Quando a água chegou até o responsável pela festa (NAA), já se havia transformado em vinho (Jo 2.9).
João conclui essa narrativa dizendo: assim [...] Jesus manifestou a sua glória (Jo 2.11a). Com este sinal, o evangelista destaca o poder do Filho de Deus sobre a Criação; fazendo, assim, aumentar a fé de Seus discípulos (Jo 2.11b).( Lições Bíblicas nº 57,Central Gospel,Pr.Renan Di Melo)

1.2 - Onde o Milagre Aconteceu?
"Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.” (João 2.1-11) Utilize um mapa para localizar a cidade:
Fonte: Geodabiblia.blogspot.com(palestina nos tempos de Jesus)
Cana era uma pequena vila da Galileia situada nas terras altas a oeste do lago de genezare,distante uns sete quilômetros de Nazaré, onde Jesus fora criado. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 1984 » 2º Trim,N Lawrence Olson)

1.3 - Porque o Milagre Aconteceu?
Um dos motivos foi a angustia de Maria(Jo 2.3)
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Maria relatou a Jesus o vexame da falta de vinho,esperando que ele tomasse uma providencia no caso.Certamente se lembrou das profecias a seu respeito. (Lc 1.28-35 ; Lc 2 8-19) (Lições CPAD Jovens e Adultos » 1984 » 2º Trim,N Lawrence Olson)


2 - A Fé Coopera com as Obras 

2.1 - Fazei Tudo Quanto Ele Vos Disser
No milagre da transformação da água em vinho a fé e a obediência foi muito importante para que o milagre acontecer:
Como fez a mulher siro fenícia, Maria não levou a mal a observação de Jesus, que também não teve por alvo afetar lhe a fé. Antes ela demonstrou rara humildade,sujeitando-se a sua opinião,bem como revelou profundo discernimento espiritual.Sua fé lançou mão da palavra:”Ainda não é chegada a minha hora”sabendo que esta hora viria ainda.Revelou esta fé ao dizer ao serventes que obedecessem a Jesus.A fé e a obediência sempre operam juntas!Uma viva fé sempre leva o crente a confiar em Jesus e obedecer a sua palavra.
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 1984 » 2º Trim,N Lawrence Olson)
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.(Hb 11:6)

2.2 - Crer Acima das Circunstâncias
Quando tudo parece não ter mais jeito para a família, aparece Jesus que resolve as causas impossíveis. Veja exemplo de uma situação que prejudicava diretamente a felicidade da família.
Senhor tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde àquela hora o menino sarou. ( Mt 17:15-18)

2.3 - A Fé não nos Dispensa de Agirmos
Neste tópico o nosso comentarista nos chama à responsabilidade ao mostrar que temos um papel a ser cumprido no matrimonio. Portanto não podemos pedir a Jesus, aquilo que podemos fazer.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. (Jo 2.7)
Encher as talhas significa o nosso papel como marido ou mulher, somos nós que temos que cumprir, ou seja, encher as talhas é humanamente possível.
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;( Ef 5:22 )
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5:25)


3 - Lições para minha Família

3.1 - A Realidade da Vida nesta Terra
Nos contos de fadas o final da historia é: E os dois viveram felizes para sempre...
Veja abaixo a realidade:
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Tomar cada dia a cruz. “...tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23c). Só toma a cruz quem já decidiu seguir a Cristo. Tomar a cruz significa renunciar ao seu próprio “eu” (o viver segundo a carne, fazendo a nossa própria vontade), e de bom grado sofrer por amor de Cristo. E isso acontece com todo o crente fiel, sincero, humilde e obediente. Jesus disse: “...no mundo tereis aflições...” (Jo 16.33; ver 2 Tm 3.12). A cruz inclui aflições, tribulações, perseguições, de modo claro e explícito. Há crentes, infelizmente, que, dominados pelo relativismo e pelo modernismo, entendem que a vida deve ser de tal forma que não tenha qualquer sofrimento. Muitos são adeptos da falsa Teologia da Prosperidade, que prega o paraíso na terra, sem pobreza, sem doença, sem aflições, contrariando a Palavra de Deus. (Lições CPAD Jovens e adultos »  2000 » 2º Trim.)

3.2- O Poder da Renovação
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. (Jo 2.10)
O vinho melhor somente pôde ser provado depois dos momentos de dificuldade que aquele casal atravessou, estando submetidos a um possível vexame que se transformou em benção ao servir aos convidados um vinho de sabor inigualável.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5:3-5)

3.3 - Estejamos Atentos aos Propósitos de Deus
* O milagre como sinal e manifestação da gloria de Jesus (Jo 2.11)
O milagre fez mais do que salvar os noivos da vergonha e da tristeza. Foi acima de tudo um sinal. Um sinal repleto de verdades espirituais, indicando que Jesus era o filho de Deus
A fé despertada
Os discípulos, por presenciarem tão poderosa demonstração do poder divino alcançaram novo nível de fé e confiança em Jesus. ( Lc 17.5 )
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 1984 » 2º Trim,N Lawrence Olson)
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. (Romanos 8:28)
Professor é muito importante explicar que tal convicção e segurança são gerados em nós pelo Espírito Santo. Jesus prometeu que nos enviaria o consolador e Ele estaria conosco. Esta promessa tem se cumprido na vida daqueles que nasceram de novo.
È o espírito Santo que testifica dentro de nós que somos filhos de Deus, e que o mesmo está no controle de nossas vidas independente das circunstancias. Reforce a idéia que aflições e dificuldades não são sinônimas de ausência de Deus, mas pode estar dentro de um propósito de Deus.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (Jo 14:16,17)
Obs. È o Espírito Santo que nos faz entender os propósitos da Deus em situações adversas.


Conclusão
Como reacender a chama do amor em nossos relacionamentos? O ponto principal é nunca deixar Jesus fora deles, pois não importa o que estiver acontecendo, Jesus sempre sabe transformar as situações mais complicadas de nossas vidas e dar-lhe novo sentido e alegria [Jo 10.10].


Fonte
Referência : Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - nro. 114.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   







                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

                                                                                                                                                 

9 comentários:

  1. A paz do Senhor.
    Gostaria de saber quando sairá o Slide dessa lição. Sempre uso ele para lecionar... ele é bem completo. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, a paz do Senhor, sempre estou postando na quarta-feira, as vezes ocorre de postar na quinta-feira. Acabei de Postar !

      Excluir
    2. Ok.
      Que Deus continue abençoando suas vidas.
      Aguardando a lição 10 :)

      Excluir
  2. É uma pena que o evangelho de CRISTO pregado atualmente foi transformado em sinônimo de prosperidade e não de salvação; JESUS não subiu naquela cruz para nos dar casa; carro; família e sim SALVAÇÃO e PERDÃO pelos nossos pecados.

    ResponderExcluir
  3. Poderia liberar a revista completa bara baixar, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Excelente licao. Deus continue abençoando rica e abundantemente!

    ResponderExcluir
  5. Muitas famílias se deterioriza por que a presença de Jesus não é solicitado em vossas vidas, sendo que precisaria Ele estar no começo, no meio, e no fim de todo projeto conjugal e familiar, porque sem o qual, nenhum relacionamento subsistiria. O casamento tem que ter como base (inicio), a presença de Jesus, construindo suas vidas sobre a rocha, eliminindo qualquer intempéries que querem derrubar este enlace; Formação (meio) com tudo que envolve este enlace que precisa ser esclarecido, e ser orientado por ELE, a fim que possa nos dar as direções certas, para fortalecemos na fé, na união, e na confiança; E o importante é Ele ser a proteção (fim), deste empreendimento espiritual, contra os ataques ardis de todos aqueles que querem descriminar o termo familia, sendo que familia é um projeto de Deus, para o bem estar social, moral, e espiritual. Oh! Glória!

    ResponderExcluir