sábado, 15 de fevereiro de 2020

Lição 8 - O Desafio da Criação dos Filhos


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 23 de Fevereiro de 2020

                                                                                                                                                 








                               CLIQUE AQUI PARA BAIXAR QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR     

                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
141 - Guia-me Sempre meu Senhor

306 - A Palavra de Deus é um Tesouro

505 - As Palavras de Jesus





                                                                                                                                                 








Texto Áureo
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Provérbios 22.6

Verdade Aplicada
O primeiro meio social que a criança tem conhecimento é a família. Que os lares cristãos sejam ambientes saudáveis para as crianças.

Objetivos da Lição
1 - Mostrar que os pais devem preparar seus filhos para o futuro
2 - Explicar acerca do respeito, dos limites, e da honra que os pais devem ensinar a seus filhos
3 - Ensinar que os pais devem estar conscientes da sua responsabilidade



Deuteronômio 11.18-21
18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos,
19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 - E escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 - Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos
na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos
céus sobre a terra.

Introdução
A criação e educação dos filhos é uma responsabilidade muito grande. Porém, devemos crer que, para toda missão que nos é dada pelo Senhor, Ele tem uma maneira de nos orientar e nos conduzir ao êxito.
"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade". (Salmos 127.3-4)
É muito frequente que os filhos sejam considerados como responsabilidades ou obrigações, e não como bens, mas a Bíblia diz que os filhos são "herança do Senhor", uma recompensa. Podemos aprender lições valiosas de suas mentes inquisitivas e de seus espíritos confiantes. Os que consideram os filhos como uma distração ou um aborrecimento devem, em vez disso, considerá-los como uma oportunidade para formarem o futuro. Não ousamos tratar os filhos como uma inconveniência quando Deus os valoriza tanto.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.644)


1 - Filhos: Herança do Senhor
"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;" (Dt 11.18-19)
Deus exigia que todos os israelitas fosse circuncidados, todavia, queria muito mais além, que guardassem a sua Palavra no coração.
A Ordem direta de Deus aos pais é essa : guardar a Palavra de Deus no coração para ensiná-la aos filhos.
Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de qualidade, pois eles são "herança do Senhor" e a nossa grande recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de gratidão, procure ensiná-los no temor do Senhor (Ef 6.1-4). Não seja negligente com a educação deles (Pv 22.6). (Pr. Elinaldo Renovato - Revista CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.54)
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele" (Pv 22.6).
Nos textos acima, encontramos tanto o princípio da obediência que os filhos devem ter com os pais, como a autoridade que os pais deve ter em relação aos filhos.

1.1 - Filhos são Dádivas Divinas
Os filhos são recompensas da parte de Deus.
São bens ativos e não dívidas.
O Senhor espera que sejamos bons despenseiros na criação e educação dos filhos. Eles são privilégios dados a nós.
É uma bênção usufruirmos durante a vida da companhia, do carinho e do amor dos filhos. Não podemos abrir mão da missão deliciosa que Deus nos confiou. (Revista Betel - 1T - 2013 - ano 26 - nro.98)

1.2 - Filhos são Flechas nas Mãos dos Pais
"Como flechas nas mãos do valente são os filhos nascidos na juventude" (Sl 127.4)
Para entender este versículo sugiro a leitura a reflexão de Luciana Subirá
Clique Aqui - Luciano Subirá - Flechas na Mão do Valente
Podemos resumir este tópico da seguinte forma: Quando os pais investem em cuidado, amor, tempo, atenção, preparação dos filhos para a vida colherá para a família um ambiente de conforto, segurança, bem-estar e responsabilidades.
Enfatizar neste subtópico que é errado um pai projetar seus sonhos não realizados nos filhos.  Um pai pode conduzir seus filhos a não repetirem os mesmos erros, mas não deve escolher e obrigar os filhos a seguir suas vontades. Muitos pais criam expectativas quanto ao futuro das crianças com base em sonhos não realizados do passado, por exemplo: determinar a carreira profissional que o filho deverá seguir.

1.3 - Filhos: a Continuidade da história
A questão neste subtópico é Qual é o legado que estou deixando para os meus filhos ? Os pais como discípulos de Cristo tem cumprido a missão de ensinar a Palavra de Deus para seus filhos ? Os pais tem deixado uma boa influência como pessoa e como cristão para os filhos ?
Exemplo Antigo Testamento
No livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão (Js  4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. Ao verem  esse memorial, as crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.
Exemplo Novo Testamento
As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da Lei. Mesmo havendo essas "escolas" a educação no lar era prioritária.
Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24, 39-42). Em sua pré-adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundir os doutores no Templo (Lc 2.46,47).
Em o Novo Testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no Templo. Temos também o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino (2Tm 1.5-6, 14-17).
Na Atualidade
A Escola Dominical é a maior e a mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém, a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6.1-4).
(Pr. Elinaldo Renovato - Revista CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.57) 


2 - Relacionamento entre Pais e Filhos

2.1 - Pais devem Impor Limites aos Filhos
A responsabilidade por um filho não se limita a mantê-lo alimentado, vestido e obrigado. Os pais, que estão cientes de suas obrigações, sabem que uma criança sem limites éticos, cabíveis e lógicos, não é realmente livre e, muito menos, feliz. Todavia, a que aprendeu a observar os limites impostos pelos genitores, sentir-se-á segura, visto que tais medidas proporcionam-lhe um comportamento mais saudável e produtivo (Pv 20.11).
Negar o pedido de um filho não é tarefa fácil. Entretanto, o "não" dito na hora certa, e de maneira correta, gera um fator positivo na formação do caráter da criança, levando-a compreender qual o seu papel na vida.
Com o passar dos anos, o filho aprenderá a caminhar por si só; o que lhe valerá, no futuro, não é a presença constante dos pais, nem tampouco os muitos presentes que deles recebeu, mas os valores que lhe transmitiram os genitores (Pv 6.20-24). Assim educada, a criança acaba por entender que, por não ser adulta, não tem condições de dirigir a si mesma e, muito menos, a seus pais. (Pr.Eliezer Lira - Revista CPAD Adultos - 2T - 2004 - Pág. 34-35).

2.2 - Os Filhos devem Respeitar os Pais
Um filho deixa de respeitar os pais, por falta de autoridade deles.
Pr. Eliezer de Lira, pontuou que à falta de autoridade dos pais ocorre devido dois fatores :
1 - Pouca ou nenhuma presença do pai no processo formativo dos filhos
2 - Ausência de limites
A Bíblia orienta honrar os Pais (Êx 20.12) , não deixe de enfatizar os pontos mencionados pelo Pr. Estevam Ângelo de Souza, que escreveu que honrar os pais é :
1 - Procurar agradá-los
2 - Demostrar confiança neles
3 - Ajudar nas necessidades
4 - Comportar-se dignamente

2.3 - Filhos Obedientes aos Pais no Senhor
A orientação da Palavra de Deus é que os filhos sejam obedientes ao pais : "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor." (Cl 3..20)
O dever essencial dos filhos é obedecer aos pais "no Senhor". Não à moda dos pais, mas segundo o ensino do Senhor nas Escrituras.
Obedecer não é uma opção dos filhos; é uma ordem de Deus. Muitos filhos hoje sofrem, inclusive de maneira misteriosa e inexplicável, por ter quebrado esse preceito divino (Êx 20.12). A má sementeira da desobediência e rebeldia dos filhos trará logo mais a sua colheita de males (Gl 6.7). (Pr.Eliezer Lira - Revista CPAD Adultos - 2T - 2004 - Pág.43).


3 - Pais Conscientes da Responsabilidade
É preciso resgatar o ensino bíblico da responsabilidade dos pais na
educação dos filhos. Para tanto, é mister que busquem a sabedoria que
vem do Senhor e procurem agir com ensino, influência, esforço, atenção
e oração (Pr. Abner Ferreira)
Segundo o dicionário Houaiss, a palavra EDUCAR vem do latim e significa "criar uma criança; cuidar, instruir". 
"Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. (Pr.Elinaldo Renovato - Revista CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.56)
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não a lança em rosto; e ser-lhe-á dada." (Tg 1.5)
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." (Tg 3.17) 
Neste tópico, precisamos enfatizar que os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, eles é que devem construir o caráter dos seus filhos. Muitos pais ignoram isso delegando esta responsabilidade para a escola secular e para a igreja, todavia, a família é a principal instituição.

3.1 - Pais são Inspiradores
"E estas palavras que hoje te ordeno estarão em seu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Dt 6.7)
Neste subtópico, o comentarista nos leva a refletir sob a responsabilidade dos pais serem Inspiradores. A questão chave aqui é de que forma os pais podem ser Inspiradores para os filhos ?
"Os hebreus foram extremamente bem-sucedidos em fazer da religião uma parte integral da vida. A razão para seu sucesso era o fato de que a educação religiosa era direcionada à vida, e não à informação. Eles usavam o contexto da vida diária (diálogo, lazer, brincadeiras, culto doméstico, passeios, refeições em família) para ensinar a respeito de Deus. O segredo para ensinar seus filhos a amarem a Deus está declarado de maneira simples e clara nestes versículos. Se você quer que seus filhos sigam a Deus, deve fazer de Deus uma parte de sua experiências diárias. Você deve ensinar seus filhos diligentemente para que vejam Deus em todos os aspectos da vida, e não apenas nos relacionados à igreja." (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.301)

3.2- Pais Planejam ter Momentos com seus Filhos
Vimos na aula anterior, que infelizmente muitos pais abriram mão de ter momentos com os filhos, e tem deixado-os prostrados diante da Televisão, da Internet, consumindo todo tipo de má educação.
"Os pais podem trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da educação de seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade" (Pr. Elinaldo Renovato - Revista CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.35)
Reflita com seus alunos, a necessidade dos pais reservarem um tempo para terem momentos agradáveis com seus filhos, lá na frente, restará essas lembranças, o tempo passa depressa, e a idade dos filhos também. Você está curtindo cada faixa etária do seu filho ? Elas não vão retornar mais. O dinheiro pode dar muito conforto para sua família, mas não compra os momentos não vividos. Eis aqui um paradoxo: devemos trabalhar mais para garantir o conforto da família abrindo mão da convivência com os filhos, ou trabalhar menos, ganhar menos, mas ter mais tempo para conviver e curtir os filhos ? Tem pai que só conseguem ver os filhos acordados nos finais de semana, visto que quando saem de casa os deixa dormindo e quando retorna do trabalho encontra-os dormindo. 
O Palestrante Marcos Piangers escreveu um texto que viralizou no facebook, conquistando 164 mil curtidas e mais de 70 mil compartilhamentos sobre este paradoxo: Passar o tempo com os filhos ou trabalhar mais para lhes dar conforto. Se desejar ler segue o link Clique Aqui - Por Marcos Piangers - Não vamos ficar ricos
"O caminho indicado por Piangers, autor do best-seller O Papai é pop!,  é saber que o tempo vale mais que o dinheiro e que é muito melhor renunciar a certas regalias e se ater ao necessário do que se tornar um figurante na infância dos filhos" (Jornal Gazeta do Povo)
"Sem a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas. Muitas vezes elas convivem com pessoas que não tem a menor capacitação para educá-las. por outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em frente da "babá eletrônica", a televisão, ou com a "mestra eletrônica", a internet. Ali são "educadas" pelo heróis artificiais. 
As figuras do pai e da mãe presentes estão cada vez mais escassas. Tal ausência é sentida quando os filhos entram na adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas."
(Pr. Elinaldo Renovato - Revista CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.35)

3.3 - Pais Transmitem Exemplo e Segurança

Neste subtópico o comentarista nos leva a refletir que os pais precisam dar bom exemplo aos filhos. De que adianta um pai ensinar o caminho correto aos filhos, todavia viver no caminho incorreto, dando mau exemplo. Instruir é melhor do que ensinar, ou seja, enquanto o ensino lida com o saber (teoria), a instrução tem o poder de influenciar através do bom exemplo (prática). Timóteo foi instruído e ensinado na sua família : "trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que tabém habita em ti." (2Tm 1.5)
No versículo acima, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino.
Enfatize para seus alunos que devemos proteger nossos filhos com equilíbrio, pois, enquanto a proteção transmite segurança, a superproteção traz insegurança. Sabia que existe pais helicópteros ou pais superprotetores ? para saber mais clique no link abaixo e leve esta importante colocação para sala de aula :
Clique Aqui - Artigo - Pais Superprotetores


Conclusão
A missão desafiadora de criar filhos requer dos pais atitudes que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos filhos diante do Senhor e da sociedade.
Que o Espírito Santo e a Palavra de Deus continuem capacitando a família cristã na formação de uma geração que sirva ao Senhor. (Pr.Abner Ferreira)

Fonte
Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - nro. 114.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   








                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.


                                                                                                                                                 

12 comentários:

  1. Paz do senhor gostaria de saber se está lição vai ter sllaide, pois é muito bom quando é publicado nos ajuda muito, fico no aguardo dessa lição e da lição 7 sem mais obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Sim, nossos Slides são postados todas semanas na Quarta ou na Quinta-feira.

      Excluir
    2. Sim mas o da semana passada não teve, eu adoro seus estudos me ajuda muito nas minhas aulas está faltando a lição 7
      Obrigada fico no aguardo

      Excluir
    3. Revista Conectar + , vamos colocar tudo em ordem nesta semana. Tivemos problemas e não deu tempo, além do Blog temos outras atividades, infelizmente as vezes não dá tempo. Mas vamos resolver tudo isso e o nome do Senhor será glorificado !

      Excluir
  2. Realidade dos membros das igrejas,
    Filho criado apenas pela mãe onde a mesma trabalha fora para o sustento;
    Filho órfão criado pela avó já de idade avançada;
    Filho órfão de mãe criado pelo pai que praticamente só chega em casa quando o filho esteja dormindo...
    nos três casos variam temporalmente entre vizinho que olha, parente que "olha" sem aquela responsabilidade e quando não, empregada doméstica sobrecarregada.

    Partindo do princípio que somente teremos bons adultos com as condicionantes da lição em voga, como aconselhar a criação dos casos acima?

    Professor, não custa nada reservar um tempinho da escola para orientações desses casos;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Mendes, muita coisa para ensinar nesta aula, assunto amplo, por exemplo : no subtópico 3.3 diz que os pais devem ser protetores, pois os filhos precisam de proteção. O professor aqui pode enfatizar que a superproteção também não é bom na criação dos filhos. É preciso haver um equilíbrio. Enquanto a proteção traz segurança, a super proteção traz insegurança. Alguns pais não deixam os filhos fazerem nada, decidem tudo por eles, não deixam os filhos passarem dificuldades e resolvem suas adversidades da vida... serão no futuro filhos "bananas" que não sabem resolver nada sozinho, serão dependentes dos pais até mesmo depois de casados por não saberem resolver seus próprios problemas.

      Excluir
  3. Tudo é bonito quando o filho é criado em uma família evangélica e na admoestação de Deus, os meios não justifica os fins, ou seja, neste caso o que tem que ser feito pelos pais, é educar os filhos no caminho do Senhor, mas sobre a mãe que precisa ser pai ao mesmo tempo e precisa trabalhar ao mesmo tempo, o pai que chega do serviço e encontra o filho dormindo, e os avós que mesmo em idade avançada cria os netos e as netas. Explico: O quão importante é a família e a sua grande responsabilidade em mantê-la, não que é culpa dos pais certos filhos sairem fora dos caminhos do Senhor, e outros nem querer entrar. Digo sobre estes três casos acima citado, e os colocarei na posição de filhos pródigos; não que os tres casos não os instruíram no caminho do Senhor, mas será nescessário se não derem ouvidos a instrução do Senhor, não importando de qual fonte é, terão as suas próprias experiências com Deus. Por isso que o importante de uma família e a criação dis filhos, é preciso ter uma base, que é Deus, caso contrário tudo ficará mais difícil, mas não impossível. Porque as instruções tem o seu valor e não será aniquilada por ninguém naquele dia diante de Deus, ou seja, ninguém poderá dizer que não sabia que estava fazendo o errado. Fato!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, podemos levar na aula um debate com nossos alunos : Porque a população carcerária tem o predomínio de evangélicos e filhos de evangélicos ? O IBGE apontou no censo que entre 2000 e 2010 teve um aumento de 61% de evangélicos nas prisões do Brasil. O que tem de encarcerados com o nome de profetas não está escrito: Elias, Ezequiel, Isaias, Eliezer, Samuel, Eliabe ... algo está acontecendo de errado nas famílias dos evangélicos ou não ?

    ResponderExcluir
  5. Correto! Infelizmente isto deveria ser no indice mais baixo possivel, das duas, uma, ou os pais não estão cumprindo o seu papel; ou os filhos não obedecem seus pais, então neste estudo os pais precisam se posicionsr na pratica da palavra de Deus para educação dos filhos, e os filhos pela a sua desobediência adquirirão experiência com Deus, como o foi o filho pródigo. Fato!

    ResponderExcluir
  6. meus nobre, sinto a necessidade de auxilio para as matérias da revista dos jovens, gostaria de auxilio nesta matéria. não seria correto fazer parcerias para poder termos conteudos para melhor suprir as necessidades deste blog .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeldia em sua maioria! aqui em Brasilia é essa realidade

      Excluir
  7. Por favor liberem a Lição não tão liberando mais

    ResponderExcluir