domingo, 26 de janeiro de 2020

Lição 5 - A Unidade da Raça Humana

 


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 02 de Fevereiro de 2020

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
45 - Redentor Onipotente

382 - Olhando para o Calvário

453 - Deus é o Mesmo


                                                                                                                                                 



Atos 17.22-28
22 - E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
23 - porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.
24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
25 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
26 - e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação,
27 - para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;

28 - porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

                                                                                                                                                 







                                                   

Texto Áureo
"Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus?  Por que seremos desleais uns para  com os outros, profanando o concerto de nossos pais?" (Malaquias 2.10)

Verdade Prática
Apesar das muitas línguas, povos e nações, toda a humanidade provém de um único casal: Adão e Eva; nesse sentido, somos todos irmãos.

Objetivo Geral
Esclarecer que toda humanidade provém de um único casal: Adão e Eva.

Objetivos Específicos
I - Apresentar a Unidade Racial do Ser Humano;
II - Discorrer sobre a Unidade Linguística Original da Humanidade;
III - Refletir sobre a Unidade em Cristo.

Introdução
Na aula de hoje, estudaremos a unidade racial, linguística e divina do ser humano. Apesar da diversidade de línguas, povos e nações, toda a humanidade tem uma única origem, provimos de um único casal: Adão e Eva.


I - A Unidade Racial do Ser Humano.
Essa doutrina é suficiente, em si mesma, para destruir as bases ateias e anticristãs do evolucionismo.

1 - A Origem Divina do Ser Humano,
O aparecimento do ser humano, no universo, deve-se a um ato criativo do Todo-poderoso, e não a um processo de evolução.
"Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." (Gn 2.7)
Professor, coloque para seu aluno que defendemos o Criacionismo Bíblico e não compactuamos com as bases ateias e anticristãs do evolucionismo.
Enquanto o Criacionismo Bíblico aponta para Deus como o criador do ser humano conforme relatado no livro de Gênesis, o evolucionismo afirma que as espécies animais (incluindo a origem do ser humano) e vegetais existente na terra não são imutáveis, mas sofrem ao longo das gerações uma modificação gradual, que inclui a formação de raças e espécies novas (Apostila Antropologia - Universidade da Bíblia - Pág.36)

2 - A Unidade Racial do Ser Humano.
A Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua diversidade racial e linguística, provêm de um único tronco genético: Adão e Eva.
"e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação." (Atos 17.26)
Reflita com seu aluno: por que haveria entre nós cristãos e conhecedores da Palavra de Deus qualquer tipo de preconceito racial e qualquer forma de discriminação, se toda a humanidade veio de um mesmo e único tronco genético ?
Os antropólogos tem descrito várias raças baseado em um ou mais traços de evidência física, por meio do qual o homem pode ser classificado. Biblicamente falando, existe uma unidade racial do Ser Humano, independente da forma da cabeça, da pálpebra, da cor e forma do cabelo, do formato do nariz, da cor da pele, da cor e formato dos olhos e da altura ... todos nós viemos de um único tronco genético: Adão e Eva.
O termo "raça" indica, de modo geral, grupo de pessoas que têm características físicas em comum: cor de pele, estatura, etc... Essa falsa premissa é utilizada para considerar algumas raças superiores e outras inferiores, justificando o domínio de uma raça sobre outra. É nisso que se apoia o racismo. (coladaweb.com/geografia/racas-humanas). 
"E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos" (Gn 9.25)
Noé, o grande herói da fé, se embriagou um mau exemplo de piedade a seus filhos, todavia, a questão aqui é que a atitude zombadora de Cam revelou uma grave falta de respeito por seu pai e por Deus. O versículo acima tem sido usado, de maneira inadequada para promover o preconceito racial e até mesmo a escravidão, mas a maldição de Noé, não se dirigiu a nenhuma raça em particular, na verdade, ela se dirigiu a toda a nação dos cananeu, uma nação que Deus sabia que se tornaria ímpia. A maldição se cumpriu quando os israelitas entraram na Terra Prometida, e expulsaram os cananeus. (Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - Pág.22)
Não há base bíblica para usar Gn 9.25 para explicar origem de uma determinada raça, mesmo que os descendentes de Cam tenham historicamente se estabelecido na África, no litoral mediterrâneo da Arábia e na Mesopotâmia. (Revista Cpad Adultos - 2015 - 4 Trimestre 2015 - pág.72) 
A bíblia não identifica especificamente qualquer pessoa como sendo de pele negra ou branca. A grande maioria da Bíblia ocorreu no Oriente Médio, em e ao redor de Israel. Nem pessoas "negras" ou "brancas" eram comuns naquela região (esqueça este Jesus de olhos azuis e cabelos loiros que nos é transmitidos por figuras e imagens), A grande maioria das pessoas na Bíblia eram "semitas", ou seja, de pele marron claro ou escuro. Em última análise, não importa a cor da pele das pessoas na Bíblia. A cor da pele não tem nenhuma importância na mensagem da Bíblia (www.gotquestions.org)
Clique Aqui e Leia este Conteúdo por completo

3 - A Unidade Psicológica do Ser Humano.
Os seres humanos demonstram possuir uma unidade psicológica comum. "Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)..." (1Rs 8.46)
"Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque." (Ec 7.20)
As reações podem ser diversas, dependendo da educação e da cultura de cada povo, mas as bases psicológicas, repito, são comuns.


II- A Unidade Linguística Original da Humanidade.

1 - A Língua Original da Humanidade.
A fala é um dos maiores dons que Deus comunicou pessoalmente a Adão , pois ambos conversavam diariamente (Gn 3.8).
A língua falada por Adão e seus descendentes imediatos, até Noé, não era o hebraico, que viria bem mais tarde.
Sobre esta questão de qual foi a língua primitiva ou língua falada por Adão é um mistério. Nada pode ser afirmado, seria especular o tema, inclusive afirmar que a língua primitiva não era o hebraico.
Algumas bíblias de estudos comentam "Era então toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala (antes do dilúvio e imediatamente depois do dilúvio, havia um só idioma na face da terra, embora não tenhamos como saber concretamente, essa língua provavelmente era o Hebraico) (Bíblia de Estudo do  Expositor - 2 edição - revisada 2015)
Nosso comentarista Pr. Claudionor de Andrade, em 2015, se aprofundou muito neste ponto, explicando porque acha ilógico que a língua original da Humanidade seja o Hebraico, vejamos :
Naquele tempo (antes da Torre de Babel), a humanidade ainda era monolíngue; todos falavam uma só língua (Gn 11.1). Sobre o idioma original da humanidade, há muita especulação. Alguns sugerem o hebraico. Nada mais ilógico. Abraão, ao deixar a sua terra natal, falava o arameu (Dt 26.5) que, nos lábios de seus descendentes, sofreria sucessivas mudanças até transformar-se na belíssima língua hebreia. O interessante é que depois da cativeiro babilônico, os israelitas voltariam a usar o aramaico, inclusive Jesus (Mc 15.34).
(Revista Cpad Adultos - 2015 - 4 Trimestre 2015 - pág.72)

2 - A Confusão Linguística em Babel.
Após o Dilúvio, os filhos de Noé concentraram-se em Sinear, e, ali, intentaram criar um Estado secular e ateu ... (Gn 11.1-3).
Todos falavam uma única língua, lograram avançar em seus projetos, provocando um enérgica intervenção divina (Gn 11.7).
A fim de que os homens não prosseguissem nesse intento maligno, o Senhor confundiu-lhe a língua e dispersou-os por toda a terra.
Essa é a origem das línguas e dialetos existentes hoje no mundo.
Um dos fatores que levaram a primeira civilização humana à depravação total foi o monolinguismo. Entre os filhos imediatos de Adão e Eva, inexistiam fronteiras idiomáticas, culturais e geográficas...
Não sabemos quanto tempo de havia passado desde que Noé saiu da arca até a construção da torre de babel. De qualquer forma, seus filhos, Sem e Jafé, não puderam impedir seus descendentes de cair na apostasia de Caim.
Se por um lado o monolinguísmo facultava a rápida disseminação do conhecimento, por outro, propagava com a mesma rapidez as apostasias da nova civilização. E, assim, não demorou para que a revolta, misturada ao medo, se tornasse incontrolável. Por isso, revoltam-se os descendentes de Noé contra Deus "Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamos-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra" (Gn 11.4).
Se Deus não tivesse intervindo a situação ficaria mais insustentável do que no período anterior ao Dilúvio. 
Apesar das garantias divinas de que não haveria outro dilúvio, os filhos de Noé buscavam agora concentrar-se num lugar alto e forte. Entregando-se ao medo, acabaram por erguer um monumento à soberba e à rebelião.
A ordem do Senhor àquela gente era clara; espalhar-se até aos confins da terra (Gn 9.7; Mt 28.19,20). Séculos mais tarde, o Senhor Jesus Cristo também ordenou aos seus discípulos que fossem proclamar o Evangelho até os confins da Terra.
Quando não a obedecemos, edificamos dispendiosas torres, onde a confusão é inevitável. Cada um fala a sua língua, e ninguém se entende mais. (Revista Cpad Adultos - 2015 - 4 Trimestre 2015 - pág.72-73)

3 - Indícios da Linguagem Primitiva.
Os muitos idiomas existentes atualmente no mundo provieram de um tronco linguístico comum.
Mesmo entre os idiomas mais afastados entre si, como o português e o chinês, é possível encontrar um elo, às vezes, frágil, que os liga à torre de Babel.


III - Em Cristo, Todos Somo Um. 
A unidade humana não se dá apenas em termos raciais e linguísticos.
Todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao pecado e, também, quanto à redenção.

1 - O Pecado Universal de Adão.
Afirma o apóstolo Paulo que, através de um só homem, o pecado foi introduzido no mundo.
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Rm 5.12).
E, conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas consequências foram universais, porque ele é o pai e o representante de todos os seres humanos.

2 - As Consequências Universais do Pecado de Adão.
A consequência imediata do pecado de Adão foi : 
1 - A sua morte espiritual;
2 - A quebra de sua perfeita comunhão com Deus (Gn 3.23,24).
3 - A sua morte física.

3 - Em Jesus Cristo, o Segundo Adão, Todos podemos ser Salvos.
As consequências do pecado de Adão foram desfeitas por Jesus Cristo (1Co 15.45, Rm 5.15). Através de sua morte, Jesus venceu a morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15).


                  Conclusão
Aprendemos que todos os povos da terra, apesar de sua diversidade étnica, cultural e linguística, formam uma única família, porquanto todos viemos de Adão e Eva. Por esse motivo, o verdadeiro cristão não aceita ideologias racistas.
Todos os homens são irmãos. Em Jesus Cristo, nossa comunhão uns com os outros tornar-se ainda mais forte.

Para Refletir
1 - A que se deve o aparecimento do ser humano no Universo?
O aparecimento do ser humano, no Universo, deve-se a um ato criativo do Todo-Poderoso, e não a um processo de evolução.

2 - Segundo a Escritura, existe mais de uma raça?
Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua diversidade racial e linguística, provêm de um único tronco genético: Adão e Eva (At 17.26). Logo, existe apenas uma única raça humana (Ml 2.10).

3 - Qual a origem dos diversos idiomas?
A fim de que os homens não prosseguissem nesse intento maligno, o Senhor confundiu-lhes a língua e dispersou-os por toda a terra. Essa é a origem das línguas e dialetos existentes hoje no mundo.

4 - Por que todos pecamos em Adão?
E, conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas consequências foram universais, porque ele é o pai e o representante de todos os seres humanos.

5 - Como Cristo desfez o pecado de Adão?
Através de sua morte, Ele venceu a morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15).


Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Raça Humana Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 1 Trimestre 2020.


                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       


















                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links com material de apoio desta lição.

Professor, não deixe de ler a Lição abaixo do Pr. Geremias de Couto
Clique Aqui - Pr.Geremias do Couto - A corrupção da doutrina na regeneração

Professor, leitura imperdível para sanar algumas duvidas sobre a Unidade Linguística Original, vale a Pena, segue link abaixo :
Clique Aqui - Pr.Claudionor de Andrade - 2015 - A Origem da Diversidade Cultural da Humanidade


                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário