quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Lição 2: A Criação de Eva, a Primeira Mulher

 


                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 12 de Janeiro de 2020

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
116 - Livre Estou

131 - De Valor em Valor

156 - A Ovelha Perdida


                                                                                                                                                 



Gênesis 2.18-25
18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19 - Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 - Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

                                                                                                                                                 







                                                   


Texto Áureo
"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada." (Gn 2.23)
Verdade Prática
Na criação divina, a mulher é tão importante quanto o homem: ambos se completam e são igualmente importantes ao Reino de Deus.
Não há espaço para a ideia de que um sexo é superior ao outro. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - Pág.10).

Objetivo Geral
A missão do homem outorgada pelo Criador é glorificar a Deus, propagar a espécie e administrar o planeta.

Objetivos Específicos
I - Apresentar a mulher no plano de Deus;
II - O Descrever a criação da mulher;
III - Apontar a missão da mulher.


Introdução
Nesta lição, mostraremos o lugar da mulher na criação divina e no âmbito familiar [...] Aos olhos de Deus, Eva era tão importante quanto Adão. Embora iguais, cada qual tinha uma missão específica a cumprir. 
Todavia, foi ao homem que Deus confiou a chefia do lar e o governo da Igreja. Mas, para que a missão do esposo e do pastor seja bem-sucedida, a participação de uma mulher virtuosa e cheia do Espirito Santo é imprescindível.
Na Lição passada, estudamos sobre a criação de Adão o primeiro homem, e nesta lição vamos estudar sobre a criação de Eva, a primeira mulher. Enfatize para seu aluno que Deus criou o homem e a mulher distintos e com objetivos específicos. O homem e a mulher são distintos, todavia, se ajusta perfeitamente.


I - A Mulher no Plano de Deus.
criação de Eva não foi um ato improvisado de Deus, para contornar a solidão do homem; a mulher sempre esteve nos planos divinos.
O Criador não fez o ser humano para viver na solidão. Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Este texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de Deus ao criar a família. fica evidente que a célula mater da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia. O propósito divino ao estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. (Pr. Elinaldo Renovato - 2T - 2013 - p.5) 

1 - A Mulher já estava nos Planos de Deus.
Quando, no sexto dia da criação, Deus anunciou a criação do ser humano, tinha Ele em mente tanto o homem quanto a mulher; sem esta ou sem aquele, a humanidade seria impossível.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra." (Gn 1.26).
De que maneira fomos criados à imagem de Deus ?
Em termos bem simples, ter a "imagem" e "semelhança" de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que "Deus é espírito" (João 4.24) e portanto existe sem um corpo. Entretanto, o corpo de Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em prefeita saúde e não ser sujeito à morte.
A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ele separa o homem do mundo animal, e o encaixa na "dominação" que Deus pretendeu (Gn 1.28), e o capacita a ter comunhão com seu criador.
É uma semelhança mental, moral e social.
Mental : o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha: em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas. Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus.
Moral : o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Nossa consciência, ou "bussola moral" é um vestígio daquele estado original. Todas as vezes que alguém [...] volta atrás em relação ao mal, louva o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de que somos feitos à própria imagem de Deus.
Social : O homem foi criado para a comunhão [...] No Éden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus (Gn 3.8 indica comunhão com Deus), e Deus fez a primeira mulher porque "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18). Toda vez que a pessoa se relaciona com outra pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus. (https://www.gotquestions.org/Portugues/imagem-de-Deus.html)
"E criou Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou." (Gn 1.27)
Deus criou o homem e a muher à sua imagem. Nenhum deles tem mais a imagem de Deus que o outro. Desde o começo, a Bíblia coloca tanto o homem como a mulher no pináculo da criação de Deus. Nenhum dos dois sexos é exaltado acima do outro, nem depreciado.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - Pág.11).

2 - A Decisão de Formar a Mulher.
A formação de Eva foi um ato mui particular de amor e bondade de Deus Pai para com o homem [...] Ao contemplar a solidão e a tristeza do homem, declarou o Pai Celeste: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18).
É interessante, Deus fez a mulher para o homem não viver só e para propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento, infelizmente nos tempos atuais o homem está voltando a viver só, não existe um investimento em relacionamento. Os relacionamentos são mais frios, as vezes com um grau elevado de indiferença ... Jesus disse que no final dos tempos "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mt 24.12).
Também é inegável que a tecnologia que veio para nos ajudar em diversos aspectos da vida tem também arruinado os relacionamentos, estamos chegando ao ponto de que a pessoa com quem dividimos uma mesa no restaurante é menos importante do que o que quer que esteja acontecendo no celular, e isso está afetando negativamente nossas interações sociais e, especialmente, nossos relacionamentos românticos. (megacurioso.com.br)













3 - A Mulher, uma Pessoa Necessária.
Se, por um lado, a mulher proveio do homem; por outro, todo homem (exceto Adão) provém da mulher (1 Co 11.12). Portanto, há, entre ambos os sexos, harmonia e perfeita completude.
Adão foi criado em um ecossistema perfeitamente equilibrado, um ambiente sem problemas e dificuldades, seu trabalho era coroado por experiências de alegria, momentos satisfatórios, cheios de contentamento, mas porque Adão precisava de uma mulher ?
Solidão! Solidão foi a primeira emoção que Adão teve com a qual não podia lidar [...] Ainda que no frescor do dia Deus viesse conversar com Adão, este precisava de alguém como ele mesmo - outro ser humano - com quem pudesse se comunicar durante o dia. 
A mulher não foi criada para ser objeto sexual. Antes, foi criada para ser ouvinte incentivadora e comunicadora dinâmica. Era tão fundamental esse relacionamento, que o casal recentemente formado foi instruído a ensinar seus filhos a deixar pai e mãe e apegar-se aos seus respectivos cônjuges (Gn 2.24). Deus criou o homem e a mulher para uma vida de relacionamentos mútuos e com Ele. (Pr. Raymond Carlson - Livro Teologia e Práticas Pastorais. 3 Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp.45-36)


II- A Criação da Mulher.
A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma "anestesia" natural, um procedimento cirúrgico.
Preferiu criar a Mulher da carne e dos ossos do homem :
O trabalho criativo de Deus não foi completo, até que Ele criou a mulher. Ele poderia tê-la criado do pó da terra, como criara o homem, mas preferiu criá-la da carne e dos ossos do homem. Ao fazer isso, Ele ns exemplificou que, no casamento, o homem e a mulher são, simbolicamente, unidos como uma pessoa só. Esta é uma união mística dos corações e das vidas do casal. Por toda a Bíblia, Deus trata essa parceria especial com muita seriedade. Se você é casado, ou planeja se casar, você está disposto a cumprir o compromisso que faz dos dois cônjuges uma só pessoa ? O Objetivo no casamento deve ser mais que amizade; deve ser a unicidade. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - Pág.11).
Criação da Mulher : O último dia da criação foi pleno de atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas tarefas, a nomeação dos animais, a feitura da mulher e, finamente, a instituição do casamento.
Para completar a felicidade de Adão e por fim à sua solidão, Deus criou Eva, nossa mãe. O Pai, na formação da mulher, simplesmente declara:"Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18).
A Matriz da raça humana, enfim, estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar, multiplicar-se e espalhar-se por toda a terra. (Pr. Claudionor de Andrade - 4T - 2015 - P.23).

1 - A Primeira Anestesia.
Em primeiro lugar, o Criador, agora também cirurgião, coloca Adão para dormir. E, assim, o homem adormece profundamente (Gn 2.21).
Na criação de Eva, Deus atuou como anestesista, cirurgião e geneticista.
Anestesista. Antes de tudo, Deus seda o homem, para que este adormeça profundamente. E assim, o Senhor dá início, bem ali no Éden, a uma ciência que só viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a anestesiologia. (Pr. Claudionor de Andrade - 4T - 2015 - P.23).
Deus, como anestesista, no começo do mundo, fez uma cirurgia sedando o homem, como se fosse uma anestesia geral que conhecemos hoje.
Quantos séculos demoraram para a ciência chegar na técnica do uso de anestesia como Deus usou no início do mundo, houve situações em que o gelo e a neve não congelava a região a ser operada satisfatoriamente, houve situações que o recurso de embriagar ou hipnotizar o paciente de nada adiantava, e as cirurgias eram realizadas a frio, com os doentes imobilizados à força, hoje mudou, a anestesia é um procedimento médico de altíssima segurança. 

2 - A Primeira Cirurgia.
Estando Adão já adormecido, Deus abre-lhe o peito e extrai-lhe uma das costelas. Em seguida, fecha-lhe a cisão com carne (Gn 2.21). A cirurgia é bem-sucedida; a plástica, perfeita (Jó 5.18). Deus conhece plenamente a nossa estrutura, porquanto é o nosso Criador (51103.14). O seu Filho também é um perfeito cirurgião (Lc 22.50,51).
Cirurgião. Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma intervenção cirúrgica: "e tomou um das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar" (Gn 2.21). A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente aquele que nos conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão perfeita (Sl 103.14).  (Pr. Claudionor de Andrade - 4T - 2015 - P.23).
Por quê Deus fez a mulher de uma das costelas de Adão ?
Uma linda tradição judaica observa que Deus não tirou Eva do pé de Adão, para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, Deus tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar ao longo da vida" (Ricahrds, Lawrence, Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. RJ: CPAD, 2012,p.26).

3 - A Primeira Engenharia Genética.
Observemos que, da costela de Adão, o Criador coleta o material genético ideal do homem, para a formação da mulher.
Salientamos que Deus não criou Eva como um clone de Adão. Antes, criou-a como uma pessoa autônoma e consciente de sua existência e missão no mundo.
Geneticista. Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu de Adão uma das suas costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início a engenharia genética. Nesse processo, Deus vai além da mera clonagem: traz à vida um ser autônomo e cônscio de si. (Pr. Claudionor de Andrade - 4T - 2015 - P.23).


III - A Missão da Mulher. 
Qual gentil e solícito Pai, o Senhor Deus conduziu Eva, a primeira mulher, a Adão, que, ao recebê-la, compôs este poema: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" (Gn 2.23).

1 - A Missão de Esposa.
Nessa missão, a mulher ajudará o esposo com os seus conselhos sábios e oportunos, com as suas orações e com o seu trabalho no gerenciamento da casa. (Pv 31).
Deus criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o com sabedoria e prudência. A idoneidade da mulher é pormenorizada em Provérbios 31. (Pr. Claudionor de Andrade - 4T - 2015 - P.23). 

2 - A Missão de Mãe.
Em relação aos filhos, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos.
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe" (Pv 1.8).
O Pai deve instruir, a Mãe esta autorizada a educar (doutrinar) seus filhos, ambos fazendo uso das palavras. Pelas palavras a missão de ambos é transmitir aos filhos os valores e a moral. Todavia, os atos praticados pelo pai e pela mãe no dia a dia falam mais alto do que as palavras, esta ai a maior dificuldade de cumprir esta missão, leve seu aluno a refletir nesta questão.

Educar não consiste apenas em suprir os meios de subsistência e proporcionar o bem-estar necessário à família. Cabe também aos pais educar os filhos na admoestação do Senhor (Ef 6.4), promover o diálogo e o amor mútuo no lar (Ef 6:12). A família cristã não pode perder a referência bíblica na educação de seus filhos. (Pr. Douglas Baptista - Revista CPAD - 2T - 2018)

3 - A Missão como Súbita do Reino de Deus.
Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã. Haja vista o exemplo de Áquila e Priscila, os orientadores espirituais do erudito e eloquente Apolo : "Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus." (At 18.26).
A mulher cristã deve ensinar e pregar a palavra de Deus com ousadia, assim como Priscila e seu marido Áquila, que pregaram e trouxeram o eloquente Apolo que somente conhecia o batismo de João mais pontualmente para o caminho de Deus, agora para viver Jesus o Cristo.
Nem todo o trabalho de um ministro ou missionário é trabalho penoso, adversidade ou sofrimento. Atos 18 é triunfante, e mostra vitórias em cidades importantes, e o acréscimo à igreja de novos e entusiasmados líderes, como Priscila, Áquila e Apolo. Alegre-se nas vitórias que Cristo traz, e não permita que os contratempos criem uma mentalidade negativa. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - Pág.1607).

Alguns casais sabem como tirar maior proveito da vida. Complementam um ao outro, fortalecem-se e tiram proveito dos pontos fortes de cada um, formando uma dupla imbatível. seus esforços unidos afetam aqueles que estão ao seu redor. Áquila e Priscila eraa m um casal assim. Eles nunca foram mencionados separadamente na Bíblia. No casamento e no ministério cristão, trabalharam como um só pessoa.
Priscila e Áquila conheceram Paulo em Corinto durante a segunda viagem missionária do apóstolo. Tinha acabado de ser expulsos de Roma por um decreto do imperador Cláudio contra os judeus. A casa em que viviam era tão móvel quanto as tendas que faziam para se sustentar.
Abriram-na para Paulo, e este se uniu a eles na fabricação de tendas, para obter o sustento. Paulo compartilhou com o casal sua rica sabedoria espiritual.
Priscila e Àquila tiraram o maior proveito possível de sua educação espiritual. Ouviram cuidadosamente os sermões de Paulo e avaliaram o que ouviram. O resultado foi que quando Apolo falou, Priscila e Áquila ficaram impressionados com a habilidade dele, mas perceberam que suas informações não estavam completas. Em vez de confronto aberto, o casal levou Apolo para sua casa e compartilhou com ele o que era necessário conhecer. Até então Apolo conhecia apenas a mensagem de João Batista a respeito de Cristo. Priscila e Áquila lhe falaram sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, e também da realidade de que o Espírito de Deus habita o interior de cada um de nós.
Apolo continuou a pregar poderosamente, mas agora conhecia a história completa. Quando a Priscila e Áquila, continuaram usando sua casa como um lugar terno para o ensino dos cristãos e para adoração a Deus. De volta a Roma, anos mais tarde, foram os anfitriões de uma das igrejas que se desenvolveu em casa.
Em uma época em que o foco estava principalmente no que acontece entre o marido e a esposa, Áquila e Priscila são um exemplo do que pode acontecer por intermédio de um marido e sua esposa.
A efetividade que apresentaram para trabalharem juntos é o resultado de um bom relacionamento conjugal. A hospitalidade deles abriu a porta da salvação para muitas pessoas. O lar cristão ainda é uma das melhores ferramentas para a divulgação do evangelho. Seus convidados encontram Cristo em sua casa? (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoa - CPAD, p.1525).

                  Conclusão
O Senhor Deus criou a mulher com a nobre missão de auxiliar e complementar o homem. Juntos, formam a humanidade. Sozinhos e isolados, tendem a desaparecer [...]

Para Refletir
1 - O que podemos dizer quanto à formação de Eva?
A formação de Eva foi um ato mui particular de amor e bondade de Deus Pai para com o homem.

2 - Fale sobre a mulher, uma pessoa necessária.
Se, por um lado, a mulher proveio do homem; por outro, todo homem (exceto Adão) provém da mulher (1 Co 11.12).

3 - Por que a criação da mulher foi mais complexa do que a do homem?
A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma "anestesia" natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.

4 - Quais as tarefas da mulher como esposa e mãe?
Na missão de esposa, a mulher ajudará o esposo com os seus conselhos sábios e oportunos, com as suas orações e com o seu trabalho no gerenciamento da casa. Na missão de mãe, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos (Pv 1.8).

5 - Que lugar ocupa a mulher na Igreja de Cristo?
Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã.

Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Raça Humana Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 1 Trimestre 2020.


                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       
















                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links com material de apoio desta lição.

Estimado Professor e Aluno, encontramos na internet muitos ensinamentos afirmando que Adão não foi o primeiro homem (por uma interpretação incorreta de Gênesis 1.26) e que Eva não foi a primeira mulher.

Alguns afirmam que Lilith foi a primeira mulher, criada antes de Eva.
Irmãos, Lilith é uma personagem mitológica que não aparece na bíblia, essa história não tem nenhum fundamento bíblico, por isso deve ser ignorada. Quer saber mais sobre esta tal de Lilith ? 


                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário