segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Lição 12 - É Possível Vencer a Tentação ?



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 22 de Dezembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Versículo do Dia
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10.13) 

Para Impactar
A tentação tem uma única e exclusiva função, tentar fazer o homem se afastar de Deus. A tentação é multiforme, mas em um mesmo objetivo: derrubar o ser humano.


Mateus 4.1-11
1 - Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
3 O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães".
4 -  Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
6 "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,
e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra".
7 -  Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus".
8 Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
9 -  E disse-lhe: "Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares".

10 -  Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”.
11 - Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.


Introdução
Nesta aula, trataremos um tema que atinge diretamente o nível de comunhão do homem com Deus, a tentação. A tentação é uma das maneiras mais terríveis e sorrateiras para desfazer a intimidade do homem para com Deus.

#pontochave
"Segundo a Palavra de Deus, a tentação que sofre o cristão é de ordem maligna, isso significa que a tentação tem a função de separar o homem de Deus, sendo que a Bíblia classifica o diabo como o tentador."

1 - O que é Tentação ?
Tentação é o impulso para cometer algum ato censurável ou ilícito; biblicamente tentação é o convite ou o estímulo para o homem pecar.

1.1 - Entendendo a Tentação
Segundo a Palavra de Deus, a tentação que o cristão sofre, sempre é de ordem maligna, isso significa que a tentação tem a função de separar o homem de Deus, sendo que a Bíblia classifica o diabo como tentador.
"E, chegando-se Ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães" (Mt 4.3).

1.2 - Todos podem ser Tentados
Muitas vezes nos enganamos, achando que estamos imunes a tentação [...] Jesus, o maior homem de toda a história, passou por tentações, mesmo tendo Jejuado por quarenta dias, não foi poupado de sofrer as tentações do diabo.
Foram três as ofertas por parte do tentador:
(1) Transformar pedras em pães (Mt 4.3);
(2) Atirar-se do pináculo do templo para os anjos agissem (Mt 4.6);
(3) ofereceu-lhes os reinos do mundo e a glória dos homens (Mt 4.8);
Qual era a intenção real das tentações do diabo ?
Era fazer com que Cristo se prostrasse diante dele e o adorasse, pois esse sempre será o proposito da tentação, envergonhar o homem diante do Criador, e distanciá-lo da glória de Deus. 


2 - Deus Jamais Tentará Alguém
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta" (Tg 1.13).

2.1 - A Tentação não faz Parte do Caráter de Deus
Deus jamais tentará alguém, pois tudo o que Deus faz baseia-se em Santidade, Justiça e Verdade. A tentação fere os princípios de Deus, pois se baseia em engano, mentira e condenação.
Deus jamais tentaria alguém. Ele não proporcionaria ao ser humano dor, tristeza e afastamento dEle mesmo.

2.2 - Tentação não é Prova
Apesar de Deus jamais nos tentar, Ele pode nos provar (1Ts 2.4), mas talvez você pense: Não é a mesma coisa ? Não !
Enquanto a tentação tem um objetivo maligno, que é afastar o homem de Deus, a prova tem o intuito de aproximar o homem de Deus [...]
Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças.


3 - Vencendo as Tentações 
"Porque, naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." (Hb 2.8)

3.1 - A Palavra de Deus
Ele (Jesus) conseguiu vencer às tentações pelo poder da palavra de Deus. Diante de três tentações, Jesus respondeu por três vezes: "Está escrito !", através da Palavra de Deus temos condições de vencer as tentações. "Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele", (Pv 30.5)

3.2- Vigilância e Oração
"Vigia e orai, para que não entreis em tentações; na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26.41).
A oração nos deixa mais próximos de Deus, e consequentemente mais atentos as ciladas do diabo, isso significa que o Senhor está disposto a nos ajudar a vencer as tentações e, quando possível, desviar desse caminho de perdição.

Conclusão
Para vencer as tentações é fundamental manter a Palavra de Deus viva na mente e no coração, pois através dela Deus nos dará forças para não ceder. É necessário também contínua vigilância, conforme disse o apóstolo Pedro "vosso adversário, o demônio anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resistir-lhe FORTES NA FÉ" (1 Pe 5.8-9).

Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019

                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

Clique Aqui - Lição Betel - Jesus Venceu a Tentação e o Tentador

Clique Aqui - Lição Completa CPAD - Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes



Tentação e Provação são distintas
Rev. Hernandes Dia Lopes (IPB)



A Tentação de Jesus no deserto implicava
que Ele poderia pecar e arruinar o plano de Salvação ?

Debate - Programa Vejam Só

                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário