domingo, 29 de dezembro de 2019

Lição 1 - Família: Um Projeto Elaborado por Deus



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 05 de Janeiro de 2020

                                                                                                                                                 









                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
56 - Tudo em Cristo

154 - Doce Nome de Jesus

396 - Muito Além do Entendimento


                                                                                                                                                 








Clique Aqui - Visualizar e Imprimir este Subsídio ao Professor

Professor neste trimestre busquemos ao Senhor para conseguirmos trazer muitas famílias para a EBD. Este trimestre será uma benção.A família está sob ataque.Sinto que o Senhor conta conosco no fortalecimento e até mesmo resgate de muitas famílias.
Antes de iniciar o estudo apresente o comentarista que será o Bispo Abner Ferreira, faça uma síntese dos temas que serão estudados. Boa aula,excelente trimestre a todos!

Texto Áureo
"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele." (Gênesis 2.18).
Em 2007, a média de duração de um casamento civil poderia ser estimada em 17 anos. Dez anos depois, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio caiu para 14 anos, segundo as Estatísticas do Registro Civil 2017, do IBGE.
A pesquisa mostra que entre 2016 e 2017 o número de uniões registradas diminuiu 2,3% e o número de divórcios aumentou 8,3%. A gerente da pesquisa, Klívia Oliveira, mostrou que este é o segundo ano consecutivo com aumento do número de divórcios e diminuição de casamentos. “A proporção é de três casamentos para cada divórcio”, comenta.
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

Verdade Aplicada
A Família é uma instituição divina, como parte do projeto da criação e estabelecida antes do pecado da humanidade.
A familia foi estabelecida por Deus e sua continuidade depende inteiramente do criador. Não podemos permitir que o secularismo venha invadir a família.
Lembre-se que o secularismo é a doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.(dic. teológico CPAD).
Uma família secularizada despreza os valores espirituais fundamentados na bíblia e aderem a valorização dos princípios humanos e materiais. Quando isso acontece o certo passa ser errado e vice-versa.

Objetivos da Lição
Ensinar acerca do propósito do matrimônio;
Mostrar a importância da família à luz da criação;
Apresentar o modelo de Deus para o casal.
Motivo de Oração
Ore para que o Senhor fortaleça as famílias ao redor do mundo.


Gênesis 2.21-25
21 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu, e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da Costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher,  e trouxe-a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne, esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 - E ambos estavam nus, o homem e sua mulher, e não se envergonhavam.


Introdução
Iniciaremos esta série de lições sobre família pontuando aspectos revelados nas Escrituras Sagradas sobre sua origem divina, instituída com propósitos e padrão bem definidos.
Professor, para introduzir a lição, sugerimos que reproduza conforme suas possibilidades a tabela abaixo. Inicie a aula com a seguinte indagação: “Quais são os principais desafios da família atual?”. Ouça os alunos com atenção. À medida que forem falando, preencha a primeira coluna do quadro. Em seguida afirme que muitos são os desafios da família e, por isso, precisamos da sabedoria divina para vencê-los. Logo após faça a seguinte pergunta: “Como podemos vencer esses desafios?”. Ouça as respostas e preencha a segunda coluna do quadro. Esta atividade incentivará a participação ativa dos alunos e a sua aprendizagem. 


Fonte: Lições CPAD Jovens e Adultos »  2013 » 2º Trimestre.


1 - A Origem do Matrimônio
A primeira instituição criada por Deus foi a família.

Professor enfatize que Deus criou a família de uma forma toda especial (conf. Texto de referencia). Pergunte para a classe: “que lugar o Senhor ocupa em sua família“?

1.1 - O Primeiro Casal
O relato bíblico nos assegura que a família tem origem no jardim do Éden através da união entre Adão e Eva. Quando Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).
“Criado para relacionamentos
[...] A Bíblia começa nos dizendo que Deus em afinidade — Pai, Filho e Espírito Santo — criou o homem e a mulher para uma vida de relacionamentos mútuos e com Ele (Gn 1.16,17). Ambos refletem a glória de Deus. O homem foi criado primeiro (Gn 2.7), seguido pela mulher, que foi tirada do homem (Gn 2.21-23). A mulher foi criada, porque Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele [ou seja, uma auxiliadora para satisfazer-lhe as necessidades]’ (Gn 2.18).
Mas que necessidade tinha Adão e com a qual não podia lidar no utópico Éden com seu ecossistema perfeitamente equilibrado e a atmosfera livre de substâncias tóxicas? Solidão! Solidão foi a primeira emoção que Adão teve com a qual não podia lidar [...].
Ainda que no frescor do dia Deus viesse conversar com Adão, este precisava de alguém como ele mesmo — outro ser humano —, com quem pudesse se comunicar durante o dia. A mulher não foi criada para ser objeto sexual. Antes, foi criada para ser ouvinte incentivadora e comunicadora dinâmica. Era tão fundamental esse relacionamento, que o casal recentemente formado foi instruído a ensinar seus filhos a deixar pai e mãe e apegar-se aos seus respectivos cônjuges (Gn 2.24)” (CARLSON, R. et al. Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 3 ed., RJ: CPAD, 2005, pp.35-6).
Professor explique que o relacionamento entre os membros da família fortalece a família, lógico que falamos de relacionamento pessoal. Sabemos a importância das redes sociais,principalmente o WhatsApp que atualmente é uma ferramenta importantíssima de comunicação familiar,todavia não substitui um caloroso relacionamento  familiar.

1.2 - A Família e sua Influência na Sociedade
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural, universal, e fundamental da sociedade.
A deterioração da sociedade acontece por causa da deterioração da família. É nosso deve cuidar da família (Dt 6.6-9).
A igreja precisa estar atenta para a tendência mundana de desvalorizar a  influência da família na sociedade.
Afinal, é na família que tudo começa [...]
Por que a família é a base da sociedade?
A família é onde se aprende a viver em sociedade, se aprende a obedecer, a dividir, a ajudar, a economizar, é como se fosse uma mini sociedade dentro de uma casa.
“Como realmente influenciar a sociedade”
A esse respeito, criar filhos — não a política, não a sala de aula, não o laboratório, nem mesmo o púlpito — é o lugar da maior influência. Supor o contrário é ser cativo da ilusão secular atrofiada. Devemos entender que é através da família cristã que a graça de Deus, uma visão de Deus, os erros do mundo e um caráter cristão são mais poderosamente transmitidos.
No Antigo Testamento, quando Deus escolheu guiar o seu povo, a Bíblia repetidamente indica que Ele procurou uma pessoa (veja Is 50.2,10; 59.16; 63.5; Jr 5.1; Ez 22.30). Um único indivíduo santificado pode fazer toda a diferença neste mundo.[...]. Pais, não abandonem o seu lugar de influência. […] Acredite” (HUGHES, Barbara; Kent. Disciplinas da Família Cristã. RJ: CPAD, 2006, p.20). 
5 Da mesma forma, trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti.(2Tm 1.5)

15 Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus.(2Tm3.15)

1.3 - Uma Definição de Família
O dicionário define a família como uma instituição, parentesco, organização e sociedade, mas não se refere à sua origem.
A sociedade vê a família como uma instituição humana, na qual cada membro tem direitos [...]
Conceito. A família traduz-se como um grupo social indispensável para o estabelecimento de uma civilização forte e duradoura. Ela é a célula-mãe de todas as instituições sociais. A definição de família, à luz do direito, pode, entretanto, assumir várias conotações, dependendo da cultura e da época da sociedade que se analisa. Contudo, independentemente da cultura ou mesmo dos aspectos históricos, há certa convergência em estabelecer que a família se constitui no grupo social composto por pessoas ligadas pela consanguinidade, afinidade e/ou pela existência de vínculos matrimoniais. Entre os hebreus é certo garantir que a expressão família abrangia muito além de cônjuges e descendentes, pois incluía também os parentes por afinidade e os escravos (Gn 47.12), não obstante somente os filhos pudessem herdar os bens. A exceção era para o caso de não haver filhos, em que a herança iria para o escravo mais antigo, nascido na casa (Gn 15.2-4).

(Lições CPAD » Jovens 2016 » 2º Trim.)


2 - A Família à Luz da Criação
Deus criou a família com propósitos e a fundamentou com princípios para que sempre fosse forte e dirigida por Ele. A relevância da família é atestada, também, ao ser usada para ilustrar o relacionamento entre Cristo e a Igreja (Ef 5.32).

2.1 - O Desenho Original para a Família
[...] O capítulo 2 do livro de Gênesis detalha como se deu a criação do homem e da mulher. O Senhor Deus observou que estava faltando uma companheira para o homem e agiu para suprir.
O Senhor então criou a mulher a partir do homem e a apresentou, dando instruções de como deveriam viver unidos (Gn 2.18-25).
O padrão divino. No livro de Gênesis Deus estabeleceu o padrão para a família. Está escrito: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). E Jesus complementou: “Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (Mc 10.9). A família começa, assim, com homem e mulher, quando eles deixam a casa de seus pais e se unem para formar um novo núcleo familiar. Simples assim.
Qualquer outra variação familiar carece de respaldo bíblico. A poligamia, por exemplo, foi tolerada por Deus em determinados períodos, mas vê-se claramente, na Bíblia, as funestas consequências sofridas por quem andou por esse caminho (Gn. 30.1,2; 1Rs 11.3). O fato é: o padrão de Deus para o casamento é que ele seja monogâmico (cada qual deve ter apenas um cônjuge), heterossexual (realizado entre homem e mulher), monossomático (os cônjuges devem se tornar uma só carne) e indissolúvel (deve durar para sempre). (Lições CPAD » Jovens 2016 » 2º Trim.)

2.2 - Unir para Multiplicar
[...] Mas o propósito de Deus ia além. Ele os uniu em matrimônio para que juntos pudessem dar frutos e se multiplicarem sobre a terra (Gn 1.27-28).
Gênesis 1
27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 — E Deus os abençoou e disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Após o dilúvio Deus novamente repete as mesmas palavras:
A bênção divina. Reconstruir a sociedade humana era tarefa nada fácil. Noé e sua família teriam de recomeçar um processo civilizatório que, por causa da grande inundação, perdera quase dois mil anos de invenções, descobertas e avanços tecnológicos.
Nessa empreitada, o patriarca e seus filhos necessitariam da plenitude da bênção divina. Bem-aventurando-os, ordena-lhes o Senhor:
“Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela” (Gn 9.7).
( Lições CPAD Jovens e Adultos »  2015 » 4º Trim.)

2.3 - Deus fez tudo sobre Medida
[...] Deus é o idealizador da família. Isso significa claramente que Deus fez com propósitos definidos para esse mundo (Ml 2.15).
Ora, não foi o SENHOR que fez deles um só? Eles lhe pertencem em corpo e espírito. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência santa e abençoada! Portanto, cuidai atentamente de vós mesmos: Ninguém seja infiel para com a sua esposa, a mulher da sua mocidade. (Ml 2.15) (BKJ)
Jesus confirmou essa instituição original e legal, conforme a Lei de Deus: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?” (Mt 19.4,5; cf. Gn 2.24).

* origem do casamento como instituição divinamente estabelecida. 


3 - Um Modelo Estabelecido no Princípio
Veremos como é a matriz do casamento no projeto original, que começa com a união entre um homem e uma mulher.

3.1 - Deus fez Homem e Mulher
[...] no projeto original, Deus não uniu dois homens do mesmo sexo, nem tampouco duas mulheres. De acordo com o projeto original, Deus desejava que eles se reproduzissem e pessoas do mesmo sexo não se reproduzem (Gn 1.27-28).
[...] o modelo bíblico para o casamento sempre será um homem e uma mulher, o que passar disso é invenção humana e maligna (1Tm 4.1-3).
Então podemos concluir neste tópico que o primeiro aspecto do casamento é que ele deve ser heterossexual (entre um homem e uma mulher).
O princípio da heterossexualidade. Nas Escrituras, Deus definiu para o casamento o princípio da união heterossexual: um homem e uma mulher unidos para sempre sob as bênçãos divinas. 
Quando Gênesis 2.24 estabelece o princípio monogâmico e heterossexual, o texto identifica o homem que deixa a casa do pai e da mãe, para unir-se à sua mulher, tornando-se “ambos uma só carne”. Ao lado da monogamia, a heterossexualidade é o princípio inegociável em qualquer tempo ou lugar. Entretanto, cabe aqui uma advertência bíblica e séria: esses dois princípios só sustentam o casamento se forem vividos sob a égide do verdadeiro e sacrifical amor de ambos os cônjuges (Mt 22.37-40; cf. Ef 5.22-25). Por isso, lute por seu amor; ame o seu cônjuge; renove os votos matrimoniais periodicamente. 

3.2- Casamento Monogâmico
Outro aspecto da matriz do casamento apresentada no livro de Gênesis é o monogâmico, ou seja, um homem se une com uma só mulher. Tal característica aponta que o projeto divino é que o casamento não fosse desfeito.
O princípio da monogamia. No plano original de Deus para o casamento, o princípio da monogamia está declarado assim: “Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gn 2.24). Mas, infelizmente, após a Queda, o homem desviou-se do plano divino, e distorceu as diretrizes básicas de Deus para o matrimônio. Por exemplo, a Bíblia narra a história de Lameque, filho de Metusael, que deu início à prática da bigamia (Gn 4.19). Assim, com o passar do tempo, a poligamia também foi temporariamente aceita na comunidade hebreia. 
Quando o ser humano se rebela contra a vontade monogâmica de Deus quanto ao casamento, um abismo passa a chamar outros abismos: incesto, homossexualismo, pedofilia, zoofilia, necrofilia e outras abominações semelhantes. 
Diante de um quadro tão grotesco e estarrecedor, a Palavra de Deus impõe-nos o padrão monogâmico, heterossexual e indissolúvel como a vontade original do Criador para o matrimônio (1Co 7.1,2).  

“No século XXI, a família está sob ataque das forças do inferno de maneira sistemática e insidiosa. Em todos os tempos, esse ataque tem sido real. Mas nunca como nos dias presentes. Satanás tem conseguido mobilizar governos, sistemas judiciários, escolas e faculdades, para minar as bases da instituição familiar. Só em Cristo a família pode resistir às investidas satânicas.
Formadores de opinião trabalham para a destruição da entidade familiar, tal como Deus a criou, pela união de um homem e de uma mulher através do casamento. A sociedade sem Deus admite outros ‘arranjos’ de família.
Hoje, porém, com a influência dos meios de comunicação, os costumes têm mudado drasticamente, alcançando todos os rincões do país. Seja nas grandes capitais, seja nos menores distritos, vilas e povoados, a influência nefanda desse falso ‘progresso’ tem chegado, dominando as mentes e as consciências.
Infelizmente, os governos estão alinhados com o espírito do Anticristo. Quase sem exceção, todos estão de acordo com as mudanças perniciosas que se voltam contra a família. Até porque, com a ‘nova visão de mundo’, a família tradicional é considerada ultrapassada. O casamento monogâmico e heterossexual é retrógrado e precisa dar lugar a ‘novas configurações de família’” (RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2013, pp.40-42).


3.3 - Uma União Submissa a Deus
A terceira característica da matriz da união conjugal é a submissão a Deus, visando um contínuo relacionamento [...] É preciso resgatar a consciência de que sendo a família instituída por Deus, deve a Ele sua origem, lealdade e adoração.
O ambiente familiar também deve ser cúltico. Para tanto, faz-se necessário o cultivo da leitura bíblica, oração e louvor em família.
Segundo o Pr. Eliezer de Lira e Silva (2004) “A falta de tempo para se refletir na Palavra de Deus, em família, é uma ameaça contra a estabilidade espiritual dos filhos e dos cônjuges. Levemos em conta que os dias atuais são mui difíceis, em virtude de seus perversos ensinos tentarem neutralizar os valores bíblicos e espirituais que devem nortear a casa e a igreja.
O mundo impõe um padrão de conduta que nada tem a ver com o do cristão. É no lar que a criança deve adquirir convicções que a tornem capaz de resistir aos valores deturpados do mundo. Portanto, muito cuidado! “Se o culto doméstico e o ensino sistemático da Palavra forem negligenciados pelos pais, a família estará fadada ao fracasso, às vezes, irreversível.”
“O povo de Deus é sábio. Reúne condições de cuidar prioritariamente de sua vida espiritual, pois tem nas mãos a Bíblia, a fonte da sabedoria e das revelações divinas, que ‘o tesouro mais precioso que conquistamos’. A maioria dos crentes pratica o culto doméstico — um exercício espiritual que tantos benefícios têm trazido aos filhos de Deus, à igreja e ao mundo. Sem prolongados comentários, anotemos três das razões que justificam a importância do culto doméstico:
1. É uma obra sagrada. A leitura bíblica e a oração envolvem a todos, tornando o ambiente familiar mais doce. Além disso, contribuem para estruturar a comunhão entre os membros da família... É fator de harmonia. Estabelecer uma convivência digna de Deus, contribuindo para evitar as desavenças e a desunião no lar, pois é um exercício espiritual.
2. Produz despertamento. Estimula os filhos na caminhada com Cristo, por tratar-se de um recurso eficaz que lhe desperta a vocação cristã. Estabelece relação com o futuro dos púlpitos e determina o bem-estar dos filhos nesta vida e na eternidade.

3. Proporciona melhores condições espirituais. Habilita toda a família para servir melhor a Deus e glorificá-lo. Em qualquer situação, mesmo as mais difíceis, as condições espirituais produzem no servo do Senhor a confiança” (...E Fez Deus a Família.CPAD, pp.192,193).

Conclusão
Deus criou o matrimônio para que fosse indissolúvel e tudo o que precisamos para uma vida matrimonial bem-sucedida está registrado na Escritura. Deus não somente criou a instituição família, mas também estabeleceu princípios para que seus alicerces não ruíssem diante das tempestades (Mt 7.26-27).

Fonte
Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - nro. 114.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   





                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

Clique Aqui - Lição CPAD sobre Ideologia de Gênero e Casamento Bíblico
Clique Aqui - Lição CPAD - Sexualidade no Casamento


                                                                                                                                                 

59 comentários:

  1. Quando falamos de família, vem a mente fraternidade, união, amor e acima de tudo vem Deus, o seu idealizador, etc.., com o propósito de através dos primeiros seres criados no Éden, (Adão e Eva), multiplicar os propósitos de Deus em comportamentos dignos de uma instituição divina, através de suas proles consequentemente, visando nos ensinar, como cada ser humano deveria se comportar para manter o bem comum entre as pessoas, firmando gerações, sociedade, país, e o mundo, e todos baseado em pessoas de Deus e do bem, visando respeito, sinceridade, fidelidade, acima de tudo Glorificar a Deus, porque a verdadeira igreja precisa começar em casa, e uma família sem Deus, não subsistirá diante da ideologia do mundo que é contra os valores de Deus para ela, e digo: os propósitos de Deus para a família sempre será superior ao que o mundo dita, ou seja, famílias sem mácula, emquanto que a do mundo, vai de mal à pior, e desonrando assim o seu Criador. Fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo a igreja é um reflexo da família. Muito obrigado por este subsidio.

      Excluir
    2. Por que não tem questionário está lição

      Excluir
  2. Que lições importantes e necessárias teremos nesse trimestre. Um vez que o conceito de família tem sofrido alterações aos olhos da nossa sociedade. Mas a palavra do Senhor Deus não muda! Gostei muito desta lição 1 e ensinaremos segundo os preceitos de Deus. Obrigada pelos recursos disponibilizados aos professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida a lição desse trimestre vai ao encontro da realidade de muitas famílias que que estão agregando à igreja e também para os que já pertencem a ela.Agradecemos por sua participação.

      Excluir
  3. paz do senhor a todos, fico feliz por participar deste trimestre que se inicia, com um tema de grande importância na atualidade, parabéns aos elaborados desta rica e abençoada lições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor,
      É mesmo este tema é sempre atual,que o Senhor nos dê graça para transmiti-lo.Oremos para que famílias sejam abençoadas e edificadas.

      Excluir
  4. Paz do Senhor!!! gostaria de saber se ainda vão postar as aulas desse trimestre em PowerPoint?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior a paz do Senhor Jesus!
      A lição está postada em Power Point.Verifique (acima)

      Excluir
    2. Por que não tem questionário nesta edição 2020

      Excluir
  5. A PAZ DO SENHOR COMO EU FAÇO PARA BAIXAR O QUESTIONÁRIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos a paz do Senhor!
      É o questionário complementar?
      1- Clique em baixar questionário (acima)
      2- Você tem a opção de fazer download na parte superior direita,onde poderá salvar ou imprimir o questionário.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Paz do Senhor, o Slide estará disponivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio a paz do Senhor!

      Sim os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  7. Olá, vc ainda fará os slides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sim os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  9. A paz!
    Quando serão liberados os slides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor!
      Os slides normalmente são liberados até quinta feira.Os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Sim os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  11. Esse trimestre tem slides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os slides são elaborados pelo Eder Tomé e todas as semanas são disponibilizados.

      Excluir
  12. Teremos sim irmãos, com certeza, pois o da CPAD já saiu, o nosso deve tá saindo. Que Deus continue nos abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Jairo, Deus abençoe pela confiança no nosso Trabalho !

      Excluir
  13. É sugestivo esclarecer a passagem de 1 Coríntios 7.38, a saber:

    "De modo que, aquele que se casa com sua noiva faz bem; mas quem não se casa faz melhor".

    Isoladamente de seu contexto pode induzir o crente a desistir de efetuar um matrimônio e em seguida não realizar nenhuma obra dentro e fora da igreja local e ainda correr o risco de fornicar (namorar com a realização de sexo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua observação,com certeza durante o trimestre haverá um espaço para esta abordagem.

      Excluir
  14. Cuidado!

    Na MESMA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, a ONU em 2011 já deixou bem claro o que pretende para o futuro, DENTRE OUTROS:

    1)Revogar leis que criminalizam a homossexualidade, incluindo toda a legislação que criminaliza a conduta sexual privada entre adultos. Certificar-se de que indivíduos não sejam presos ou detidos com base em seu orientação sexual ou identidade de gênero e que não estejam sujeitos a qualquer tipo de exames físicos degradantes destinados a determinar sua orientação sexual.

    2)Garantir as liberdades de expressão, associação e reunião pacífica para todas as pessoas LGBT e garantir que qualquer restrição a esses direitos - mesmo quando tais restrições pretendam servir a um propósito legítimo e sejam razoáveis e proporcionais - não seja discriminatória em razão da orientação sexual e identidade de gênero. Promover uma cultura de igualdade e diversidade que englobe o respeito aos direitos das pessoas LGBT.

    O senhor aluno ou professor de EBD enxergou né???????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendes é verdade os pecados de Sodoma eram semelhantes e não foram tolerados.
      28 Da mesma forma ocorreu nos dias de Ló. O povo dedicava-se a comer e beber, comprar e vender, plantar e construir.
      29 Todavia, no dia em que Ló abandonou Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. … Lc 17.28-29

      Excluir
    2. Mendes, obrigado pela participação, enriquece nosso blog, de fato temos que ter muito cuidado com a questão dos DIREITOS HUMANOS (no Brasil ela costuma inverter valores, por exemplo: ela protege mais os meliantes do que as vitimas, não se pronuncia quando um pai de família é assassinato , todavia, faz o maior barulho quando um meliante morre enfrentando a policia) referente a ONU , bem sabemos que ela é a base da Nova Ordem Mundial e do Governo do Anticristo que breve será revelado.

      Excluir
  15. Apz do senhor alguem tem a revista em pdf ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor!
      Este blog não disponibiliza a revista em Pdf em respeito aos direitos autorais.

      Excluir
  16. PABÉN PELO CONTEÚDO, DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão continue nos visitando e se possivel ore por este trabalho e divugue-o.Um forte abraço.

      Excluir
  17. Parabéns, muito importante este conteúdo estamos precisando.

    ResponderExcluir
  18. Glória a Deus, é de suma importância as vídeos aulas e todo conteúdo de auxilio tem acrescentado muito, e a revista desse 1º Trimestre trás uma matéria de muitíssima importância que é a família só posso agradecer a Deus pela vida de cada irmão que Deus continue abençoando a todos em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nome da equipe agradeço por confiar e utilizar os materiais postados.

      Excluir
  19. A paz do senhor
    Que licao
    Estávamos precisando dessa licao .....
    Parabéns a todos vcs
    Mas um ano
    E tbm a todos todos feliz ano Novo
    A paz do senhor a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor amado irmão(a)
      Certamente este trimestre será uma benção, temas muito oportunos.

      Excluir
  20. Só lamento esta revista não abordar um assunto tão importante dentro deste tema da Família: o divórcio. O inimigo número 1 da família é ignorado. Infelizmente as igrejas tem se acovardado diante desse assunto. Não se prega mais a verdade, isto provavelmente porque a maioria das igrejas está recheada de membros e líderes que tem violado os mandamentos de Deus quanto ao casamento e divórcio. Que Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia a paz do Senhor!
      Concordo plenamente que não podemos deixar de enfatizar o divorcio,até mesmo porque ficaria incompleto a proposta do trimestre "Família".Acompanhe os subsídios que serão postados semanalmente,se possível,nos dê um retorno se ficou claro o sub-tema.
      Obs.A abordagem ocorrerá oportunamente durante o trimestre.

      Excluir
  21. A lição está muito interessante, precisamos orar para Deus nos manter firmes no que aprendemos, pois o inimigo quer minar nossas mentes e destruir nossos objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim precisamos orar,pois é um assunto que quando abordado incomoda as hostes espirituais da maldade.Fica o seu alerta à todos os professores.

      Excluir
  22. Olá bom dia !!! A Paz Do SenhorJesus Cristo.
    Amei a lição. É de facil entendimento. Deus continue abençoando a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor!
      Em nome da equipe agradeço e ficamos felizes em saber que este trabalho está alcançando o seu objetivo (auxiliar os professores).

      Excluir
  23. Infelizmente os tópicos estão faltando texto contido na revista, e está difícil a compreensão de entender as cores das letras. Uma sugestão é uma legenda que mostre a cor que representa seu significado. Contudo agradeço a disponibilidade em que separa seu tempo para realizar isso para nos, que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão não podemos publicar a revista na integra porque respeitamos os direitos autorais.Quanto a legenda está localizada antes do texto áureo.Muito obrigado por sua participacão.

      Excluir
    2. Amado irmão não podemos publicar a revista na integra porque respeitamos os direitos autorais.Quanto a legenda está localizada antes do texto áureo.Muito obrigado por sua participacão.

      Excluir
  24. Paz do senhor, a lição em si é muito boa, aborta bem a família e pouco a igreja ao meu ver, a revista mudou muito, acho que poderia ser como antes mais com esses topicos adicionados.
    Uma pergunta?
    Porque tiraram as perguntas do questionário?

    ResponderExcluir
  25. A paz do Senhor!
    O nosso foco este trimestre é "família".Quanto ao questionário serão publicados os dois modelos conforme os trimestres anteriores. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer muito a um grande lançador de feitiços chamado Dr.Azaka, que trouxe de volta minha felicidade, trazendo de volta meu ex-amante depois de muitos meses de separação e solidão. Com isso estou convencido de que você é enviado a esta palavra para resgatar pessoas de desgostos e também a solução para todos os problemas de relacionamento. para aqueles que têm um problema de relacionamento ou outro, por que não contatar o Dr.Azaka em seu e-mail: Azakaspelltemple4@gmail.com

    ResponderExcluir