sábado, 23 de novembro de 2019

Lição 9 - Fuja da Corrupção Mundana



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 01 de Dezembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor

Corrupção(definição): tópico 1
Efésios 4.18-21
As pessoas devem ser capazes de enxergar a diferença entre cristão e não-cristãos por causa da forma como os cristãos vivem. Devemos viver como filhos da Luz (Ef 5.8). Paulo instruiu os Efésios a deixarem a velha vida de pecados para trás, uma vez que agora eram seguidores de Cristo. Viver a vida cristã é um processo. Embora tenhamos uma nova natureza, nossos pensamentos não são todos bons e nossas atitudes não se tornam todas corretas, automaticamente, quando nos tornamos novas criaturas em Cristo. Mas se continuarmos a ouvir a Deus, estaremos mudando o tempo todo. Ao analisar o ano passado, você vê um processo de mudança para melhor em seus pensamentos, atitudes e ações? Embora a mudança possa ser lenta, ela vem à medida que você confia em Deus e permite que Ele transforme sua vida (Para saber mais sobre nossa nova natureza como crentes, veja Rm 6.6. Gl 5.16-26; Cl 3.3-8).(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1732).


Versículo do Dia
"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.", Tg 1.27
Guardando-se da corrupção (v.27). 

Além de recomendar a obrigatoriedade de visitarmos os órfãos e as viúvas, a Epístola de Tiago menciona outro aspecto da verdadeira religião: guardar-se da corrupção do mundo. A religião falsa está mergulhada no egoísmo, na corrupção e nos interesses maléficos do sistema pecaminoso. A igreja deve manter-se longe da corrupção. Estamos no mundo, mas não fazemos parte do seu sistema! O Evangelho nada tem com os seus valores e preceitos. Portanto, não flerte com o modo corrupto de viver do mundo (Tg 4.4). Amemos e desejemos o Evangelho de todo o nosso coração.

Para Impactar
Muita gente tenta combater a corrupção do mundo procurando o problema no outro, mas só se vence a corrupção quando começamos por nós mesmos.


2 Pedro 1.3-7
3 - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude,
4 -  pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,
5 -  e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência,

6 - e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade,
7 -  e à piedade, a fraternidade, e à fraternidade, o amor.


Introdução
Nesta lição trataremos sobre a corrupção. É interessante saber que o ser humano se indigna com o resultado da corrupção, porém ficaria surpreso se descobrisse onde a mesma se inicia.
A corrupção.
A corrupção acompanhou a raça humana desde a Queda; logo, não é uma novidade dos dias atuais. Cidadãos honestos, diante da corrupção, são considerados ultrapassados e em desacordo com a ordem vigente, que é obter vantagem em tudo. A corrupção não está apenas entre o meio político como muitos pensam; ela pode estar acontecendo ou sendo praticada por nós. Qualquer desvirtuação que altere o curso correto de um determinado caminho para que eu seja beneficiado com alguma vantagem é corrupção.(Lições CPAD » Jovens 2016 » 3º Trimestre)

#pontochave
"A verdadeira religião nos convoca a guardarmos a nossa vida da corrupção do mundo, e isso deve ser feita por ações concretas."

1 - O que é Corrupção ?
Corrupção é o ato de corromper alguém ou algo, visando benefício próprio, por meio fraudulento e ilícito, prejudicar alguém para se beneficiar.

1.1 - A Corrupção do Mundo
Quando o livro de Tiago diz que devemos nos guardar da corrupção do mundo, ele está se referindo a uma expansão de atos corruptos em todos o cantos da terra.
"Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta.", Am 5.12
E quando a corrupção ocorre entre nós?
1 — Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; (2 Tm 3.1)
Nos últimos dias (v.1).
Paulo inicia o capítulo três falando a respeito da extrema corrupção dos últimos dias. O termo “últimos dias” não se refere somente ao fim dos tempos escatológicos, mas faz referência ao ataque gnóstico sobre a Igreja. O apóstolo mostra a Timóteo o grande desafio que é permanecer fiel ao Senhor em tempos difíceis, quando os falsos mestres parecem se multiplicar. Ele faz uma lista com as características dos falsos mestres, homens sem Deus. Vejamos algumas:
a) Amantes de si mesmos. São homens que buscam os seus interesses em primeiro lugar, antes de valorizarem os outros e a obra do Senhor. Eles não têm amor, pois o verdadeiro amor “não busca seus interesses” (1Co 13.5).

b) Avarentos. São amantes do dinheiro, fruto do seu egoísmo. Hoje, há falsos obreiros, que só pregam ou fazem a obra de Deus esperando receber bens materiais (1Tm 6.10). .(Lições CPAD » Jovens 2016 » 3º Trimestre)

1.2 - A Corrupção de Cada Dia 
Os brasileiros estão indignados com tanta corrupção no país. Há desvio de dinheiro público, obras superfaturadas, verbas que não chegam às escolas, desvio de dinheiro da saúde e tantas coisas mais, porém, corrupção não se limita aos altos escalões da sociedade; está presente no nosso dia a dia e muitas vezes sequer percebemos.
Há pessoas que se revoltam com o governo, mas não se revoltam quando recebem seguro desemprego, mesmo quando já estando trabalhando; quando pulam por cima da catraca para não pagar o metrô; quando param o carro em lugar privativo para deficientes; quando compram um atestado falso para enganar o patrão; quando mentem para fazer um bom negócio; quando aceitam troco errado; compram produtos falsificados e etc.
Alguns textos bíblicos descrevem o mundo, no sentido espiritual, como um sistema que está em competição com Deus, pois adota um “modus vivendi” sem considerar a vontade de Deus e o relacionamento do discípulo de Cristo com o mesmo. Lembremo-nos de que o “espiritual” influencia todas as áreas da vida humana: Jesus disse que os Seus discípulos estão no mundo, mas não são do mundo (Jo 17.14, 16); pois o mundo aborrece os que são discípulos de Jesus (Jo 15.18). .(Lições BETEL » Jovens e adultos 2018 » 2º Trimestre)
O mundo odeia os cristãos, porque seus valores são diferentes dos do mundo, Como os seguidores de Cristo não cooperam com o mundo, e não o acompanham em seu pecado, torna-se acusações vivas contra a imoralidade do mundo. O mundo segue a programação de Satanás, e Satanás é o inimigo jurado de Jesus e do seu povo.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1475).

2 - As Consequências da Corrupção
"Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.E eis que bati as mãos contra a avareza que cometeste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.", Ez 22.12-13

2.1 - Deus Odeia a Corrupção
Quando o homem se corrompe em qualquer aspecto da vida, demonstra estar afastado de Deus.
Bem sabemos que as escolhas que fazemos trazem consigo consequências, e isto se aplica também à prática da corrupção.
"Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.", Sl 37.1-2
Precisamos de uma contínua renovação
Em Rm12.2, Paulo advertiu os cristãos: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
No texto acima Paulo advertiu os cristãos. Os cristãos sábios decidem que muitos dos comportamentos do mundo são proibidos para eles, porque, normalmente, são egoístas e frequentemente trazem corrupção. Nossa recusa em nos conformarmos com os valores deste mundo deve ir além do comportamento e dos costumes; ela deve estar firmemente plantada em nossa mente: "transformai-vos pela renovação do vosso entendimento..." é possível evitar muitos dos costumes mundanos e ainda ser orgulhoso, cobiçoso, egoísta, teimoso, rebelde e arrogante. Somente quando o Espírito Santo renova, reeduca, e reorienta nossas mentes somos verdadeiramente transformados.

(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1685).

2.2 - A Corrupção de Judas
Judas viveu e conviveu com Jesus três anos. Ele viu o Salvador curar, libertar, ressuscitar mortos e mesmo e mesmo assim não se converteu. Seu coração estava corrompido a ponto de entregar o Mestre Jesus por trinta moedas de prata (Mt 26.15).
Porém, após trair Jesus, Judas sentiu o peso do pecado cometido:
"E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.", Mt 27.5
"A luta contra a corrupção é moral e só pode ser vencida pelos que temem a Deus..."
Efésios 4.17-21
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

21 Se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,


3- Vencendo a Corrupção
"O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.", Is 33.15-16

3.1 - Guardando a Corrupção
O Apóstolo Paulo se negou a tolerar a corrupção porque queria fazer a vontade de Deus, "que não trata a ninguém com parcialidade, nem aceita suborno", Dt 10.17.
A luta contra a corrupção é moral e só pode ser vencida pelos que temem a Deus e pela "Espada do Espírito", a Bíblia Sagrada, Ef 6.17
A fé verdadeira tem um sério compromisso com o combate à corrupção em todos os níveis. Aquele que teve um encontro com o Senhor é aconselhado a não roubar mais e é também compungido a devolver o que defraudou (Lc 19.8). Não coaduna, portanto, com a prática de atos desonestos, fraudadores e corruptos, e nem com aqueles que assim agem (Rm 1.32). Se nova vida não combina com a vigarice, é inconcebível que a bênção de Deus esteja em negócios escusos e deletérios.(Lições CPAD » Jovens 2017 » 4º Trimestre)

3.2- Colocando-se na Posição Certa
Precisamos de um direcionamento para que possamos fugir da corrupção do mundo e nos aproximarmos de Deus. Ele mesmo nos ensina o caminho para fugir da corrupção:
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.", 2 Cr 7.14
Diferentes para fazer a diferença.

O chamado de Deus para que o Seu povo seja diferente vem desde o Antigo Testamento. Quando libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, antes de introduzi-lo na Terra Prometida, Deus os levou ao Monte Sinai. Ali, deu orientações e ordenanças que deveriam nortear a vida do Seu povo durante o restante da peregrinação no deserto e quando se estabelecessem em Canaã. Deus disse que o Seu povo não deveria viver  segundo os costumes do povo do Egito, onde haviam vivido tantos séculos, nem conforme os costumes do povo de Canaã, para onde o Senhor os estava levando (Lv 18.1-5). .(Lições BETEL » Jovens e adultos 2018 » 2º Trimestre)

Conclusão
O Senhor espera que o seu povo seja luz neste mundo em trevas, glorificando-o através do nosso testemunho de vida diário e, assim mostrar que é possível ser um cidadão de bem, próspero e feliz sem se corromper.

Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário