domingo, 17 de novembro de 2019

Lição 8 - Carga Explosiva



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 24 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor

Versículo do Dia
"Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que forma uma cidade." (Pv. 16.32)
O mesmo versículo em outra tradução (NVI), ou seja, nova versão internacional.
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. (Pv 16.32 – NVI).
Gostamos de pertencer ao grupo.
As crianças tem a turminha e os adolescentes tem a tribo. Todos nós buscamos relacionamentos com quem temos afinidade. O problema, porém, surge quando estamos próximos de pessoas com quem não nos identificamos.
Como lidar com um parente, com um vizinho, com um colega de trabalho ou (pasmem!) com um irmão na fé, cujas características nos incomodam? Ou pior, quando ele nos provoca intencionalmente?
( Revista palavra e vida nº 59) 
É sobre isto que estudaremos nesta lição

Para Impactar
O ser humano possui características inatas ou adquiridas que formam sua personalidade.


Gálatas 5.22-26
22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 - Contra estas coisas não há lei.
24 - E os que de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 - Se vivermos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


Introdução
Mesmo vivendo dias difíceis e estressantes, a Bíblia nos mostra que é possível vencer essa multiplicidade de sentimentos e viver de acordo com que Cristo deseja.

#pontochave
"A Personalidade ou o Temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade Ele nos escolheu." 

1 - Discernindo entre Temperamento e Caráter
Existem muitas confusões concernentes a temperamento e caráter, algumas pessoas pensam ser a mesma coisa, porém, são duas características muito diferentes.

1.1 - O que é Temperamento ?
Temperamento é um comportamento inato (que pertence ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural), determinado por herança genética.
Hipócrates e posteriormente Galeno chegaram a conclusão que o homem tem quatro tipos de humores (temperamentos).


APLICAÇÃO PESSOAL
Nosso temperamento, embora inato, pode e deve ser controlado pelo Espírito Santo. Uma vez que o temperamento, a personalidade e o caráter fazem parte integral do ser humano, o homem que deseja ser guiado por Deus deve entregá-los completa e totalmente ao Espírito do Senhor: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14). Ser guiado em tudo! No sentir, pensar e agir!
Quão maravilhoso é para o crente ter o seu temperamento controlado pelo Espírito Santo! “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5.25). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2007 » 3º Trimestre)

1.2 - O que é Caráter ? 
Caráter é o conjunto de hábitos aprendidos e adquiridos pelo meio.
O meio é tudo que influencia o indivíduo de forma externa, ou seja, família, cultura, educação, amigos e etc.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Cl 3.1).
Caráter: Conjunto das qualidades de uma pessoa que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesma e ao próximo.
Para esta aula, faça uma tabela antitética apresentando aos alunos os aspectos positivos e negativos do caráter, conforme a tabela abaixo. Oculte qualquer uma das colunas e solicite aos alunos que descrevam o aspecto oposto.



2 - Entendendo a Personalidade
Personalidade é a Carteira de Identidade do Comportamento Humano.

2.1 - O que é Personalidade ?
Personalidade é a soma do comportamento adquirido (Caráter) com o comportamento de herança genética (Temperamento).
A ação de uma pessoa é o reflexo de sua personalidade.
A “pessoa difícil” de conviver traz um grande custo a si mesma e àqueles que estão em seu entorno. Ela sofre de um mal em sua personalidade que afasta as pessoas. Alguns especialistas chamam isso de “halitose de personalidade”. A halitose é responsável pelo mau hálito e, aplicada ao contexto, indica a pessoa que afasta as outras de si por causa de seu comportamento irritante. Falta-lhe aquele “bom cheiro de Cristo” (2Co 2.14-16) que aguça o caráter e a personalidade e torna a pessoa querida e amada (Ct 1.3). Geralmente esses indivíduos precisam de aconselhamento especializado (Cf. Pv 12.20; 13.10; 8.14-16; Cl 3.16).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2015 » 4º Trimestre)

2.2 - O Sermão da Montanha
Em Mateus 5, Jesus direciona lições a pessoas que apresentam diversos tipos de comportamento muito próprios.
Ele trata com pessoas mansas, pacificadoras, misericórdias e outras, demonstrando que a personalidade ou o temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor.
Mesmo imperfeitos em nossa personalidade, Ele nos escolheu.
"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome." (João 15.16).
O Sermão da Montanha.
Encontramos nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus os princípios estabelecidos por Jesus para todos os que querem fazer parte do Reino dos Céus. Um dos princípios do Mestre é a mansidão (Mt 5.5). Os judeus estavam sob o jugo dos romanos, por isso, ansiavam por um messias que viesse fazer uma revolução e os libertasse da opressão política. Mas Jesus mostrou que seu reino não era desse mundo, e felizes não eram os que se envolviam em pelejas e motins, mas os mansos e os pacificadores. O que significa ser manso? Ser manso significa ser humilde e submisso a Deus. Significa que entregamos tudo ao Pai. No Sermão do Monte, há uma recompensa para os mansos: “[...] eles herdarão a terra” (Mt 5.5). (Lições CPAD Jovens e adultos  » 2017 » 1º Trimestre )


3- Controlando Quem Eu Sou
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que renunciando a impiedade e as concupiscência mundanas, vivamos neste presente século, sóbria, e justa, e piamente." (Tt 2.11-12).

3.1 - Tendo Domínio Próprio

Ser temperante é uma escolha do homem.
Ao criar o homem, o Criador lhe deu uma opção de escolher como iria caminhar sobre a Terra. Conhecida como livre arbítrio, é cercada por um limite estabelecido pelo próprio Deus. É importante ressaltar que nunca será a intenção dEle invadir este limite, pois se Ele quisesse ter o homem como um fantoche em Suas mãos, assim teria feito. Deus criou o homem para que O louvasse e o louvor só tem valor se for espontâneo (Sl 118.1ª). O propósito sempre foi guiar o homem. Sendo assim, Ele providenciou para que recebêssemos o fruto do Espírito. Ao desenvolver a temperança o homem passa a viver segundo o padrão divino.
( Lições CPAD Jovens e adultos  » 2017 » 1º Trimestre )
  
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Explique para os alunos que viver uma vida segundo o padrão divino passa a ser para o indivíduo extremamente gratificante. Ter uma vida baseada na verdade e no equilíbrio proporciona ao homem momentos inesquecíveis de alegria, paz e amor. Temos aprendido que o fruto do Espírito Santo, apesar de ser dividido em três seções e contar com nove características, é apenas um; e, seu amadurecimento deve ser inteiro e igualmente. Comente com os alunos que escolher ser temperante é viver neste mundo de forma irrepreensível com a certeza de desfrutar no futuro das bênçãos celestiais (Tt 2.12-13).(Prof. Eder Tomé )

3.2- O Ajudador Espírito Santo
Aprendemos que a personalidade de uma pessoa não pode ser modificada , porem sabemos que outros podem ser influenciados pelo meio. Considerando esta verdade é possível a transformação de caráter.O espírito Santo é o nosso ajudador.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. ( Rm 8:6 )
 A experiência de Deus em Cristo, por meio do Espírito Santo é antes de tudo transformadora (Jo 7.38-39). Toda e qualquer experiência do Espírito sempre remeterá o crente ou a comunidade a Cristo (2Co 3.17,18). Ele é o Espírito de Jesus (Gl 4.6; Fp 1.19). Assim, Jesus é o critério para discernir as experiências autênticas do Espírito, pois elas levam a Cristo (1Co 12.3; 1Jo 2.22,23; 4.1-6; 5.5-9). ( Lições CPAD Jovens » 2015 » 4º Trimestre )



Conclusão
Melhor do que tentar entender os ministérios da personalidade humana, é saber que o Espírito Santo tem plenas condições de instruir e auxiliar o ser humano a se tornar alguém diferente, fazer com que o indivíduo se torne realmente imagem e semelhança de quem o criou.

Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

Estimado Aluno e Professor, quer saber mais sobre Caráter e Personalidade ? Então clique no link abaixo e leia o Slide abaixo :

Clique Aqui - Lição Completa - CPAD - A Formação do Caráter Cristão




                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário